Caro Francisco Gonçalves, Depois de ler isto, o "Zezinho do Bolhão" vem, humildemente, pedir desculpa e perguntar se pode mudar para o Sporting. Por mim, aceito-o e até posso escrever o prefácio da biografia do ex-andrade, arrisco mesmo um título: "Do Bolhão a Leão"; sub-titulo: "Deixei de acreditar no Matusalém das Antas e na bruxa de Matosinhos, agora só tenho uma crença: Sporting, és a nossa fé"
Quais as classificações do Sporting nos últimos 50 campeonatos disputados em Portugal: 6 X Campeão (12%). 10 X Vice Campeão (20%). 22 X 3º classificado (44%). 9 X 4º classificado (18%). 2 X 5º classificado. 1 X 7º classificado.
Como é que uma equipa que nos últimos 50 anos, em 12 Campeonatos ficou fora dos 3 primeiros lugares, pode aspirar a ser regularmente Campeão? Nesses últimos 50 anos, qual é o padrão classificativo do Sporting? O 3ª lugar, ficou nessa posição em 44% dos campeonatos disputados nos últimos 50 anos. Nos últimos 50 anos, os rivais directos do Sporting, na luta pelo 3º lugar, foram habitualmente, Boavista, VSC de Guimarães, e Braga. Uma equipa que disputa o 3º lugar com o Boavista ou Braga, tem legitimidade para se queixar da arbitragem, ou disputar campeonatos? Por exemplo, passado recente, o Sporting na temporada 2019/20, ficou no 4º lugar, e o Braga no 3º lugar, Braga que nessa mm temporada, aceitou transferir o seu treinador para o Sporting, a troco de 12 M€, mesmo assim, o Braga com 4 treinadores distintos (Sá Pinto, Amorim, Custódio e Artur Jorge), ficou no 3º lugar, e o Sporting do Amorim resvalou para o 4º lugar,
O FC Porto neste século XXI, venceu uma Champions, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, e uma Liga Europa. No plano interno, o FC Porto venceu neste século XXI, 11 Campeonatos Nacionais, a que distância pontual ficou o Sporting do FC Porto, nesses 11 campeonatos? 02/03, Sporting 3º, ficou a 27 pontos do FCP. 03/04, Sporting 3º, ficou a 9 pontos do FCP. 05/06. Sporting 3º, ficou a 7 pontos do FCP. 06/07, Sporting, 2º, ficou a 1 ponto do FCP (já lá vou, porque não "martelo" nada). 07/08, Sporting 2º, ficou a 20 pontos do FCP. 08/09, Sporting 2º, ficou a 4 pontos do FCP. 10/11, Sporting, 3º, ficou a 36 pontos do FCP (repito, 36 pontos). 11/12, Sporrting, 4º, ficou a 16 pontos do FC Porto. 12/13. Sporting 7º, ficou a 36 pontos do FCP (7º lugar, e novamente a 36 pontos...) 17/18 Sporting 3º, ficou a 10 pontos do FCP. 19/20, Sporting, 4º, ficou a 22 pontos do FCP.
Neste século, em que ciclo o Sporting foi mais competitivo, e de forma regular? No quadrienio de Paulo Bento. Vamos lá à mão do Ronny no Campeonato 2006/07? Na jornada 3 desse campeonato, setembro de 2006 (com 27 jornadas por disputar), o Paços marcou em Alvalade um golo irregular com a mão (hoje com VAR seria invalidado). Esse erro mt grosseiro do "pode ser Ferreira", foi cometido à 3ª jornada, o Sporting durante todo esse campeonato, não teve tempo para recuperar aqueles pontos? Aquele erro à 3ª jornada, foi premeditado, porque era já sabido que o Sporting iria disputar esse campeonato?
Enfim, não há obra literária (mesmo escrita pela Fofa Leonor com U) que consiga mascarar, justificar, ou explicar, a incompetência do Sporting. Quem tem melhores jogadores, tem melhores planteis, melhores equipas, e naturalmente, ganha mais vezes, se juntarmos bons treinadores, e estabilidade diretiva, fica explicada a receita para os bons resultados, internos, e externos do FCP. A talhe de foice, quantos presidentes teve o Sporting nos últimos 50 anos? Foram 12 ou 13? ... Está explicado, "apitó comboio", porque quem ganha lá fora, precisa de arbitragens para ganhar cá dentro...
Termino, o FC Porto nos últimos 40 anos, venceu 7 Taças Internacionais, já o Sporting, nos últimos 50 anos, venceu 6 Campeonatos Nacionais, qual é a explicação racional para isto? "apitó comboio"...
Mais uma vez faltou acrescentar que a esmagadora maioria desses campeonatos ganhos pelo Porto foram cheios de ilegalidades e como pode o Sporting aspirar a ganhar mais campeonatos quando era sistematicamente prejudicado e não foi só a mão de Rony e claro
Subscrevo Leão de Queluz, quando o Sporting fica a 10, 16, 20, 22, 27, ou 36 pontos (2 X) do Porto, esses campeonatos estão cheios de ilegalidades, porque o Sporting era (já não é?) sistematicamente prejudicado!
É frustrante tanta investigação que bem podia ser resumida ao tal pensamento do século: um bandido será sempre um bandido e, no final, um bandido será sempre recordado como um bandido.
Zezinho do Bolhão, vossemecê já não convence nem sequer o seu presidente. Vá lá, leia a literatura sugerida e se tiver dificuldades de interpretação, peça ajuda à moça de Matosinhos.
Na semana em que o eloquente Varandas sugeriu ao Dinis a alargar o museu de Leiria, no fim de semana o Sporting perdeu nos Açores.
Esta semana, o carismático Dr Varandas deu uma "entrevista" ao diretor de comunicação oficioso do Sporting, e no fim de semana, o voltou a perder, neste caso com o Braga!
Em que semana o arrebatador Dr Varandas volta a ter uma intervenção pública?
Nem tudo é mau, independentemente dos resultados de amanhã, o Sporting continua a ter a melhor defesa deste camperonato, isto apesar de ter sofrido 7 golos, nas 4 últimas jornadas!
Pelo facto de o Sporting Clube de Portugal ter sido derrotado, em casa, pelo Sporting Clube de Braga, não significa que vossemecê seja menos Zezinho.
Se reparar bem, na, sua matriz comportamental, a forma como alude ao Sporting Clube de Portugal, assim como a sua constante preocupação com o clube de Alvalade, evidenciam um trauma qualquer que só pode ser uma vontade indómita de ser adepto leonino.
Não fora os exames psicotécnicos e eu até suspeito que teria algumas hipóteses. Assim, nada feito. Fica para a próxima encarnação.
Zezinho do Bolhão, não se esqueça de comprar a cana de pesca.
E o António Garrido? Correu mundo a niotícia de que foi alguém relacionado com Mourinho que deu ao jornal espanhol "Marca" a informação do jantar de António Garrido, Reinaldo Teles e Pinto da Costa com o árbitro holandês Bjorn Kuipers ( Porto 5 x Vila Real 1)no restaurante A Marisqueira, de Matosinhos. Garrido e Reinaldo Teles eram amigos de longa data.(jornal Record)
É verdade, Bjorn Kuipers 5 Villarreal 1, o holandês sózinho goleou nesse jogo no Dragão, o Falcao fez 4 golos nesse jogo, mas os 4 golos do colombiano, foram todos atribuidos ao Kuipers!
Leão de Queluz, nessa Liga Europa que o FC Porto viria a vencer em 2011, o FCP disputou 17 jogos, somou 14 vitórias, 1 empate, e 2 derrotas (estas com o Villarreal e Sevilha), o Porto de Villas Boas marcou "só" 44 golos em 17 jogos, e sofreu 16. Nessa campanha na Liga Europa, o FC Porto teve o beneplácito de 14 Kuipers, para somar 14 vitórias, com algumas goleadas pelo meio, por exemplo, o CSKA de Moscovo que meia dúzia de ano antes, tinha vencido em Portugal uma Taça UEFA, perdeu no Dragão, em Moscovo, e pelo caminho, e naturalmente, os russos também foram derrotados por um qq Kuipers!
Enfim, já é praxe dos incompetentes, considerarem que estão a fazer um bom trabalho, porque a mãe e o pai da incompetência. tem um nome: o Kuipers
Essa Taça da 2ª divisão da Europa, conquistada ao SC Braga (esse colosso europeu) com um golo irregular de Falcão, traz à evidência as diferenças abismais, e que só o Zezinho do Bolhão não admite, entre o que é jogar na Liga dos Campeões e na Liga Europa.
Zezinho, na época em curso, o seu clubezeco está na 2ª divisão da Europa, mesmo que o Zezinho faça o mortal à retaguarda para tentar negá-lo.
Se for à pesca, não suje muito a piscina municipal.
Senhor invejoso, é desta que me vai contar as verdadeiras epopeias europeias do Sporting? Não se acanhe, partilhe pf
Vou partilhar as minhas, e por ordem cronológica: 1 Taça dos Campeões. 2 Supertaça Europeia. 3 Taça Intercontinental 1ª. 4 Taça UEFA. 5 Champions League. 6 Taça Intercontinental 2ª (para os invejosos que nada ganharam é a Taça Toyota). 7 Liga Europa.
Está quase a chegar o momento de dizer-lhe que para si nem palha nem paciência.
Chega a ser ultrajante ter que responder a um adepto de um clubezeco de bairro que compete na segunda divisão da Europa, mas ainda tenho um fardo de palha para oferecer-lhe. Então, aí vai, Zezinho do Bolhão:
A única personagem que pretende estabelecer comparações entre os percursos do FC Porto é o Sporting Clube de Portugal é a porca que o Zezinho transporta, acima do pescoço.
Contudo, ao pretender sobrevalorizar as conquistas da agremiação, a porca do Zezinho baralha tudo, confunde os títulos, mente à tromba estendida e inventa anos de serviço a quem está ao serviço do FC Porto.
A sua porca, Zezinho do Bolhão, aquela que vossemecê transporta entre as orelhas, até afirma, a pés juntos, que a coletividade nasceu no século XIX.
Vossemecê tem vários problemas existenciais, nos quais estão incluídos uns delírios próprios de quem sabe que nada sabe. Mas há um problema, em si, que se situa na fronteira da ausência absoluta da realidade: vossemecê não consegue perceber a diferença entre o adepto fervoroso e o imbecil e, por via dessa insuficiência, investe, temerariamente, para o campo da imbecilidade. Peça ajuda aos seus amigos.
Agora, sim, esgotei os fardos de palha. Deleite-se com este último.
Dedique-se à pesca, Zezinho do Bolhão, mas pedindo autorização ao proprietário da piscina.
Ó pobre criatura invejosa, os seus melhores argumentos são os insultos de tasca? Não sabe mais?
Ligas Experimentais na década de 30, ou a data da fundação do FC Porto, são dois temas que por exemplo, eu não domino, e quando não sei, não invento. Fica esclarecido?
Outra nota,. eu não minto, nem invento, porque tenho o hábito de sustentar a minha opinião com factos!
Deturpar ou manipular a verdade, não faz que a mesma se transforme numa qq verdade absoluta.
Criaturinha invejosa, repito, é desta que me vai contar as verdadeiras epopeias europeias do Sporting? Vai engasgar, ou insultar?
Pobre criaturinha invejosa, tão pálido, tão magro, tenta morder, mas não come nada ...
No cartão vermelho escutas apanham conversa entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa. O que estariam a tramar? Quem queriam lixar? Fáci, fácil, fácil, fácil SL
Você costuma ir ver a história... Dias da Cunha foi campeão, e depois veja o que aconteceu...
Ventos de mudança... Ou não teremos hipótese!!!
PS: o Porto vai ser levado ao colo, como você muito bem o expõe... No final da época, Varandas fará como Dias da Cunha e FSFranco... Dará os parabéns aos corruptos pela vitória!!! Ridículo.
Vocês acreditam nestes livros escritos por anti-portistas? Deixo aqui um bom conselho: Quando vos atirarem areia para os olhos, fechem os olhos senão é enorme o risco de ficarem cegos! De vez em quando, convém tirar os óculos verdes, azuis ou vermelhos, e ver o mundo como ele é.