O implacável veredicto do Tribunal
O Tribunal do diário O Jogo é unânime: o Sporting foi ontem roubado na Luz pelo senhor João Capela.
Segue o veredicto, em discurso directo.
Sobre a carga de Maxi Robocop Pereira a Capel aos 8 minutos que o árbitro decidiu não sancionar:
Pedro Henriques - "Capel ganha a frente a Maxi Pereira, que, ao falhar a intersecção da bola, acaba por empurrar o adversário com o braço direito. Simultaneamente, com a perna direita tocou e rasteirou o pé direito do jogador leonino. Grande penalidade e cartão vermelho por impedir uma clara ocasião de golo."
José Leirós - "Ficou por assinalar uma grande penalidade para o Sporting, pois Maxi, perdendo o controlo da jogada, atinge a perna de Capel, derrubando-o. O cartão poderia ser amarelo, pois Capel ainda não tinha a bola controlada nem havia uma clara oportunidade de golo."
Jorge Coroado - "Maxi Pereira derrubou Capel de modo inadvertido, numa situação passível de grande penalidade, mas não de cartão vermelho."
Sobre o derrube de Viola, aos 88 minutos, novamente por acção do Robocop e outra vez com o árbitro a fazer vista grossa:
Jorge Coroado - "Maxi, com o braço esquerdo colocado no ventre de Viola, impediu-o de prosseguir, segurando-o e contribuindo para a sua queda. O gesto foi rápido e, por isso, o árbitro não terá assinalado a grande penalidade."
José Leirós - "Não há grandes penalidades forçadas. Maxi desinteressa-se da bola, procura o contacto com Viola, desequilibrando-o. Grande penalidade por assinalar."
Pedro Henriques - "Lance apenas possível de analisar com acesso a repetição e onde fica a ideia de que Maxi Pereira impede a progressão de Viola. Era, portanto, passível de grande penalidade."