Frases do debate na RTP informação
CARLOS SEVERINO:
"Quando Jesualdo criticou Rui Patrício e Wolfswinkel, essa declaração desvalorizou completamente os jogadores. Resta saber com que sentido isso foi feito. Se houver vendas de jogadores, vamos impugná-las. Os direitos do Sporting têm de ser defendidos."
"Jesualdo Ferreira é o treinador de Godinho Lopes ou é treinador do Sporting? Se for treinador de Godinho Lopes, não poderei contar com ele pois sairá com Godinho Lopes."
"O meu plano B passa por um treinador que queira aceitar o meu projecto."
"Se não levar Jorge Jesus [para o Sporting] este ano, pode ser noutra altura."
"Se não fosse o Rui Patrício, nesta época provavelmente o Sporting estaria em último lugar."
"O presidente do Sporting, que está em gestão corrente, não deve estar a renovar com os jogadores. Deve deixar isso para o novo presidente."
"Os fundos ganham mais do que o clube com a venda de jogadores."
"Não vou receber um cêntimo do Sporting nem ninguém da minha lista receberá."
"Sugiro que cada um de nós apresente amanhã a sua declaração de IRS para daqui a três anos se perceber se cumprimos aquilo que estamos a dizer."
"O meu orçamento para a próxima época será, sensivelmente, de 22 milhões."
"Temos dois bancos portugueses que nos financiam com a liquidez necessária."
"Tenho um curso de gestão e de administração de empresas desportivas. Estou à-vontade: conheço bem o Sporting e o futebol português."
"Terei o Aurélio Pereira, o Manuel Fernandes, o Beto, o Nelson e o Vidigal. Ainda não falei com eles mas conto com eles."
"Não terei um director desportivo porque não necessito."
"Na estrutura do Sporting, fui campeão duas vezes. Ganhámos uma Taça de Portugal, ganhámos três supertaças e fomos à final da Taça UEFA."
"Vou aconselhar-me com o senhor Johan Cruyff."
"Não há um investidor, há uma mão-cheia de investidores [para o Sporting] que são arrastados pela Cruyff Football International."
"Se eu for presidente do Sporting, o Wilson Eduardo virá de imediato da Académica. O Salomão virá do Corunha, o André Santos... Esses regressarão todos."
"Os sportinguistas podem esperar títulos. A partir do terceiro ano, de certeza o Sporting será um forte candidato ao título."
"Ninguém fala do Izmailov... Eu sei porque é que o José Couceiro não fala do Izmailov. Porque o empresário do Izmailov é o mesmo empresário do José Couceiro para a Rússia, é aquele que o poderia colocar lá novamente e é aquele que tirou Caneira, Paulo Costa e Alhandra do Sporting. É o inimigo público número 1 do Sporting e é o empresário que o levou para a Rússia."
"Tu [Couceiro] queres iludir os sportinguistas. Vens aqui ter a tua terceira oportunidade para iludir os sportinguistas."
"Não me chamas ignorante. Porque se me chamares ignorante eu digo-te [Couceiro] que és um oportunista."
JOSÉ COUCEIRO:
"O Sporting vive o momento mais crítico da sua história desportiva."
"Alienar um jogador para suprir falhas de tesouraria demonstra bem a crise em que estamos."
"No futebol de alta competição e no desporto profissional as pessoas têm de estar em full time. O Sporting tem nos seus estatutos a possibilidade de uma comissão que decide a política de remunerações."
"Há dois anos houve quatro listas que me abordaram, entre elas a do Bruno de Carvalho. Eu disse a todas a mesma coisa: eu sou um profissional do Sporting e quando forem eleitos nós conversamos."
"Tentarei investir entre 27 e 28 milhões no futebol, na próxima época."
"Temos de garantir a tesouraria de curto prazo. Neste momento o Sporting está deficiente, não tem a força necessária para entrar em negociação."
"Vou conseguir abrir o capital social da SAD com um conjunto de investidores sportinguistas."
"Se não equilibrarmos a nossa conta de exploração, acontece o que acontecia no passado."
"O Sporting tem na sua estrutura dois directores financeiros. Portanto, eu tenho responsáveis financeiros dentro do Sporting."
"O Sporting não tem de depender de mecenas. Esse é um erro crasso."
"Nós temos de recuperar a credibilidade no mercado pelas nossas práticas, não pelas nossas palavras."
"O futebol profissional vai depender directamente de mim."
"Quero ter uma conversa com Jesualdo Ferreira."
"Fazer uma equipa demora algum tempo. Destruir uma equipa, é na hora."
"A pessoa que estará entre o treinador e o presidente será o Pedro Barbosa. Está mais que assegurado. É uma pessoa experiente, com conhecimento. É uma mais-valia para este projecto."
"Eu e o Carlos Severino manifestámo-nos sempre favoráveis a todos os debates. E você [Bruno de Carvalho] não quis debater."
"Em toda a minha carreira nunca fui despedido a meio de uma época."
"Onde é que você [Bruno de Carvalho] tem passado no desporto? Não tem nenhum. Você não tem passado no desporto, você não é ninguém no desporto, não sabe nada. Zero. Zero."
"Desculpa, mas tu [Severino] és ignorante."
"Quando entrei no Porto... no Sporting, em 2011, o Izmailov estava vendido ao Porto. E fui eu que proibi. Tenho a documentação. São factos."
BRUNO DE CARVALHO:
"Alguém que está demissionário não deve fazer negócios, seja de Wolfswinkel seja de Rui Patrício. Deve ser o novo presidente a fazer estes negócios."
"Não há necessidade nenhuma de o presidente demissionário estar a fazer qualquer negócio para pagar salários. É uma questão totalmente imoral. A partir de segunda-feira resolverei essas questões."
"Temos que dar todo o apoio à equipa técnica que temos, ao Jesualdo e a todos os jogadores. Para darmos ainda algumas alegrias aos sportinguistas. Não podemos andar neste momento com planos B, ou C, ou D. O Sporting já passou por demasiados treinadores nos últimos tempos."
"Não quero remunerações nem em comissões, que acabam por ser sempre negociatas com o próprio clube. Serei remunerado pelo valor que os sócios decidirem, seja ele qual for."
"Há dois anos convidei José Couceiro para fazer parte da estrutura. Ele aceitou."
"Vou investir entre 25 e 30 milhões na próxima temporada. Será esse o orçamento para o futebol."
"Não teremos necessidade de vender jogadores [para reestruturar a dívida]. Tudo o que seja compra e venda de jogadores terá a ver com a política desportiva e não com a gestão financeira."
"Vai ser feita uma auditoria de gestão. Se houver gestão danosa serão responsabilizadas as pessoas."
"É preciso fazermos as pazes com o nosso passado e perceber como é que chegámos de 40 milhões a 430."
"No futebol vou mandar eu."
"Gostaria de contar na SAD com Tomaz Morais e Freitas Lobo. São pessoas que me agradam, em termos do seu conhecimento e da sua valia."
"Eu sempre defini que devia haver dois debates."
"Nem toda as experiências na área do futebol são positivas. Se fosse pela experiência, todos os treinadores de Portugal podiam ser presidentes do Sporting. O Sporting precisa é de pessoas que tragam sucesso desportivo."
"Importante é os sportinguistas perceberem quem será o próximo presidente do Sporting, não o próximo treinador."
"Você [José Couceiro] passa duas vezes pelo Sporting e é afastado. São factos. Você vai ao Alverca e a equipa desce de divisão."
"José Couceiro, porque é que você não tem um responsável financeiro na sua lista?"
"Eu sou o único daqui que vai às assembleias-gerais."
"A guerra [no Sporting] vai acabar porque vai haver um líder, vai haver uma política desportiva de sucesso e uma reestruturação da dívida que fará com que isso deixe de ser um tema no Sporting."
(actualizado)