Figo sim ou Figo não?
Adianto já que simpatizo muito com o jogador, mas simpatizo pouco com a pessoa. Mas encararia a hipótese de Figo ser presidente do nosso clube como normal - veja-se o exemplo do Bayern de Munique. Figo foi um grande jogador, tem uma experiência acumulada valiosíssima em clubes de top no mundo, conhece gente importante no futebol, desde dirigentes a jogadores e empresários. Poderia ser uma mais valia para o Sporting, se ele o quisesse. Não quis, muito ao seu estilo, paciência.
Acho normal, também, que um sportinguista como José Maria Ricciardi se preocupe duplamente com o clube, como sócio e como banqueiro. Tem esse direito, tal como outros têm de incitar ou desejar que A ou B sejam candidatos. Discordo totalmente que haja sócios com direitos diminuídos, apenas porque são isto ou aquilo profissionalmente. Ser banqueiro, neste caso, é uma vantagem para o Sporting, que, como outros clubes grandes, tem vivido dos favores da banca - para realizar operações e/ou para não falir. Só que, como é sabido (acho eu que o é...), os tempos são outros e a banca não financia mais.
Mas o Sporting deve-lhe dinheiro e confiança. Essa história de a banca ser o inimigo, indo de boleia com o palavreado político em voga em certos setores, é injusta duplamente. Sobretudo para o BES e para Ricciardi. Porquê? Porque, devendo o Sporting uma pipa de massa ao BCP e ao BES, ainda é o BES que tem mostrado maior abertura para uma reestruturação financeira favorável ao Sporting, a qual pode ir até a uma espécie de perdão de dívida muito substancial - levando o BCP na cola.
Não basta escrever bem, copiar os «inimigos» politicamente na moda. É preciso ter bom senso e saber que o Sporting, mais do que nunca, depende da boa vontade da banca (que, claro, não está interessada em matar o clube e quer recuperar ao menos uma parte do crédito que concedeu). É normal que a banca deseje alguem credível na direção do Sporting - e há dois bens aí que confluem. É normal que os sócios escolham democraticamente quem desejam para dirigir o clube. Como normal será que o façam sabendo quais os termos dessa responsabilidade.