2012 em balanço (9)
VITÓRIA DO ANO: MEIA FINAL DA LIGA EUROPA
Foi há poucos meses, mas parece ter sido há uma eternidade. O Sporting fez alguns jogos internacionais que nos fizeram vibrar em aplauso incondicional à prestação da equipa. Pelo caminho foram ficando vários adversários: o Legia de Varsóvia, o Manchester City e o Metalist. Uma das vitórias mais saborosas aconteceu em nossa casa, corria o mês de Março e estava Sá Pinto no banco: cheio de megacraques, o City saiu de Alvalade com um golo sem resposta, de asa caída. A vitória por 3-2 na segunda mão, em Manchester, foi insuficiente para os ingleses virarem a eliminatória: a equipa que viria a sagrar-se campeã inglesa tombava assim, nos oitavos de final da Liga Europa, frente ao Sporting.
Sonhámos alto naqueles dias. E assim chegámos às meias-finais, contra o Atlético de Bilbau. Com a certeza da vitória, que parecia ao nosso alcance. E esteve mesmo: vencemos por 2-1 e convencemos naquele dia 19 de Abril. Com uma extraordinária exibição de Capel, autor do primeiro golo. E grandes prestações também de Insúa (que marcou o segundo golo, de cabeça), João Pereira, André Martins, Pereirinha e Izmailov. Este ainda muito antes de se chamar Izmaylov, como parece agora fazer questão, vá-se lá saber porquê.
Saímos do estádio eufóricos: a presença na final da Liga Europa parecia cada vez mais possível. Não foi: em Bilbau, na semana seguinte, perderíamos 1-3.
O sonho esfumou-se. Mas o doce sabor desta vitória em Alvalade já ninguém nos tirou.