2012 em balanço (4)
CONFIRMAÇÃO DO ANO: ANDRÉ MARTINS
Um dos jogadores que em 2012 mais tocaram o coração dos adeptos foi André Martins - um médio de garra, com grande apuro técnico, revelador da inconfundível fibra leonina adquirida na nossa academia. Um desempenho que acabou premiado com sucessivas convocações para a equipa principal em jogos que deixaram boa memória nas nossas bancadas - por exemplo, na vitória contra o Atlético de Bilbau. Esteve também em bom nível na pré-temporada, quando marcou um dos golos do triunfo do Sporting no jogo contra o Sheffield United, no torneio de Albufeira. E revelou-se um dos melhores marcadores de livres numa equipa que tem neste aspecto um dos seus défices mais notórios.
Foi pré-convocado para o Euro 2012, acabando por não viajar para a Ucrânia. Mas, se o tivesse feito, certamente não teria desiludido Paulo Bento. Tal como nunca desiludiu como titular da selecção sub-21 nem desiludiu Ricardo Sá Pinto, que na época passada apostou nele como titular da equipa B. Aposta ganha, a exigir voos mais altos, concretizados logo no início de 2012, com a chamada à equipa principal. O profissionalismo deste jovem jogador, de 22 anos, viu-se recompensado em Setembro ao ser designado um dos cinco capitães do Sporting.
Não falta quem anteveja nele, pelas suas características técnicas e pela grande maturidade que já revela, um novo João Moutinho - esperemos que com muito mais amor ao clube, algo que ele, aliás, faz sempre questão de sublinhar, nomeadamente numa entrevista em que deixou bem claro: "Nunca sairia como o Moutinho". Uma declaração digna de aplauso.
Após um período em que esteve lesionado, já com Vercauteren como treinador, André Martins reapareceu no Sporting B: julgo que será um regresso muito esporádico porque o seu lugar, como já demonstrou, é na equipa principal. E quanto mais depressa melhor.