O adeus anunciado a Rui Patrício?
Leio hoje num diário especializado em futebol que a direcção do Sporting prepara a venda de Rui Patrício, a nossa jóia da coroa. "Não há margem em Alvalade para adiar o inevitável", anuncia esse jornal, antecipando que os responsáveis leoninos andam no mercado em busca de "um jovem guarda-redes com grande margem de progressão" para o lugar que por mérito próprio tem pertencido a Rui Patrício.
Já poucas decisões desta equipa directiva do Sporting me surpreendem. Mas para quê procurar "um jovem guarda-redes com grande margem de progressão" se já o temos nas nossas fileiras, foi formado por nós, é um valor indiscutível do futebol português e chama-se... Rui Patrício? Titular inquestionável da selecção nacional, com apenas 24 anos, brilhará certamente no Mundial de 2014, apenas daqui a um ano e meio (partindo do princípio que Portugal conseguirá o apuramento para o maior palco da modalidade). Devia evitar-se a repetição do erro cometido com a transferência de João Pereira para o Valência escassas semanas antes de ter sido titular na ala direita da selecção no Europeu deste ano, em que Portugal revelou óptima prestação e exibiu um dos onze mais bem cotados.
Em Agosto, Godinho Lopes antevia para Rui Patrício um destino semelhante ao de Vítor Damas, que defendeu durante duas décadas a nossa baliza. "Decidimos ficar com todos os jogadores que entendemos que têm valor", declarou na altura, assegurando que a venda do guarda-redes estava fora de questão. Decorridos escassos quatro meses, e precisamente quando se anuncia - e bem - um reforço da aposta na formação como base da equipa do futuro, a direcção sportinguista começa a preparar-se para dizer adeus ao maior e melhor fruto presente dessa formação.
Como dizia atrás, já poucas decisões desta equipa directiva me surpreendem...