A horas do derby lisboeta
Por muito que custe aos adeptos de FC Porto, o derby lisboeta entre Sporting e clube de Carnide será sempre um jogo diferente. Destes desafios contam-se e hão-de contar-se muitas estórias e episódios. Falam-se ainda hoje de lances e golos marcados e sofridos. Jogos, ora empatados, ora ganhos e até perdidos, sob o signo de uma rivalidade que se pretende vincada nas suas posições, mas sadia.
A horas de mais um derby, é preciso saber mostrar a todos os amantes do futebol que, não obstante o mau lugar na classificação, o Sporting será SEMPRE um dos grandes de Portugal. Doa a quem doer, custe o que custar!
O mais difícil destes jogos não é lidar com os adversários, mas sim com a própria massa associativa, que no actual contexto não mostra muita paciência para (re)ver maus jogos e um empenhamento em campo a raiar o sofrível.
Independentemente da sua posição na tabela classificativa e da diferença pontual entre ambos os contendores, tem de ser o Sporting a mandar no jogo, a não deixar o clube de Carnide “respirar”.
Hoje pode ser um bom dia (ou será boa noite?) para nós. Não nos interessa ganhar o campeonato da segunda circular, mas outrossim mostrar que ainda temos capacidade para discutir o jogo com os adversários, sejam eles quais forem.
Para isso é obviamente necessário mostrar abnegação, espírito de sacrifício e acima de tudo vontade de ganhar. Podemos até perder, mas nunca se pode desistir. O jogo só acaba quando o árbitro apita. Até lá, caso se esteja a ganhar ou a perder, há que mostrar total empenho e tenacidade.
Boa sorte para logo… Pois a sorte é o único factor que (ainda) ninguém controla…
Saudações leoninas!