Eu não vos perdoo
Deus sabe que vou arrepender-me de dizer isto: mas o senhor Vercauteren vai falhar. Vai falhar onde o Domingos falhou. Vai falhar onde o Sá Pinto falhou. Vai falhar onde o Oceano falhou. Vai falhar onde até o Mourinho falharia. O Sporting está numa dinâmica de falhanço há muito tempo e andamos a fingir que não vemos essa espiral a sugar-nos a vitalidade e o orgulho. Começámos por não ver porque o Paulo Bento foi ficando à frente do Benfica e nem sequer um ou outro enxovalho europeu (Bayern e Barça, lembram-se?) nos abriu os olhos. Depois, continuámos a não ver porque andámos novamente atrás do Benfica achando que era uma "luta a três" quando eles eram apenas dois. Não olhávamos para trás. Fingíamos que não víamos o Braga. O Braga que começa a ter dimensão europeia para jogar de nariz empinado com o Manchester United. O Braga que nos coloca na segunda divisão europeia e a perder com equipas de merda. Não arranjo melhor termo e não peço desculpa por isso. Hoje, fingimos que ainda vamos lutar pelo título quando vamos lutar pelas sobras do Braga para o terceiro lugar. Deus sabe que já estou arrependido de dizer isto, mas o senhor Vercauteren vai falhar e aqui têm em Outubro de 2012 o diagnóstico que vamos fazer em Junho de 2013:
1) O Sporting não tem uma gestão desportiva eficaz há demasiado tempo. Estou a falar de valorização dos activos: comprar bem e vender melhor. É fazer as contas. Dantes, vendíamos. Agora, damos. Damos mesmo. Demos o Pongolle literalmente. Demos em sentido figurado o João Pereira antes da valorização do Europeu. Somos uns gajos ricos.
2) Andam a fazer do Sporting uma casa de putas. Estou a falar de fugas de informação reles e de assassinatos de caracter de treinadores. Eu sei o que disseram do Domingos e logo a seguir do Sá Pinto. Eu sei mesmo. Já agora: o que teria sido do sucesso do F.C. Porto e do Vítor Pereira se os dirigentes deles fossem outros quando a pressão para o demitirem foi bárbara? Digam-me lá o que teria acontecido.
3) O Sporting não tem uma estratégia desportiva. Onde está o modelo de jogo que começa desde a formação até à equipa principal? Andamos a formar jogadores para 4x4x2 e depois jogamos em 4x3x3. E vice-versa. E novamente vice-versa. Já agora: digam-me lá como se articula o "projecto Odivelas" com a Academia de Alcochete? Vamos vendê-la às fatias para doer menos? Vamos ceder a propriedade e a gestão? É cara? É longe?
Estou cansado, sabem? Já tenho vergonha de levar a minha filha à Alvalade e isso, meus amigos, eu não vos perdoo. Não vos perdoo ir esta noite sozinho a Alvalade sabendo que virei de lá irritado.