Será Viola o avançado desejado?
Muito tem sido noticiado sobre o alegado interesse do Sporting no jovem argentino Valentín Nicolás Viola, que está vinculado ao Club Racing de Avellaneda da 1.ª Divisão argentina. Cedo no período do defeso constou que o Sporting procurava reforçar-se com um defesa central e um avançado - leia-se -ponta-de-lança. Até à data já chegaram: Khalid Boulahrouz que joga as duas posições de central e ainda lateral direito - Marcos Roja, central e lateral esquerdo - Danijel Panjic, que faz quaisquer das três posições na ala esquerda - Gelson Fernandes, médio defensivo, e o jovem Zakkaria Labyad, médio ofensivo que tinha sido contratado em Janeiro. Isto, além dos regressados emprestados Wilson Eduardo, Adrien Silva, Cédric Soares e ainda com a alternativa de Nuno Reis, Pedro Mendes e Eric Dier que, em princípio, irão alinhar pela equipa B.
Considerando os extremos que já existem no plantel e apenas dois pontas-de-lança, Ricky e Rúbio, um terceiro faz perfeito sentido e Valentín Viola não aparenta preencher essa exigência, uma vez que a sua posição natural é a extremo. Faz 21 anos em Agosto, tem 1,80m de altura, internacional sub-20 pela Argentina, estreou-se como profissional no Racing em Setembro de 2010, com presenças em 36 jogos e 5 golos marcados. Considerando a sua grande margem de progressão e um eventual retorno no investimento - consta que custará entre 3 a 4 milhões de euros - é um caso a ponderar. Para satisfazer as necessidades imediatas do Sporting no miolo ofensivo, pouco ou nada indica que seja a aposta certa, comparado com um jogador com «tarimba» e versatilidade para complementar ou substituir o Ricky. O problema é que esse tipo de avançado escasseia no mundo do futebol e aqueles com algumas credenciais exigem o que o Sporting não pode pagar, tanto em termos de valores económicos como salariais. São de esperar novidades muito em breve.
Adenda: Segundo o que está agora a ser noticiado, já há um acordo entre o Sporting e o jogador por um vínculo de quatro anos com mais um de opção, no entanto, aguardam o parecer do Racing que pede 4 milhões para o libertar imediatamente, entre 3 a 3,5 milhões para o jogador sair apenas em Dezembro. Tudo indica que o negócio poderá ficar fechado nas próximas horas.