As mulheres dos nossos jogadores (1): Frederica Sá Pinto
Como o Pedro relatou aqui, reclamo a autoria moral desta nova série no nosso blog, sobre as mulheres dos nossos jogadores. Confesso-vos que a tentação da maldicência é enorme, mas até nisto o Sporting e os sportinguistas fazem a diferença. Podia apresentar as mulheres do jogadores como candidatas a misses e tentar ser irónico, mas o caminho não é por aí. As mulheres dos nossos jogadores merecem o mesmo respeito que os nossos ídolos, que tantas vezes suam as estopinhas em campo pelo Sporting. Apoiam-nos, dão-lhes a serenidade e estabilidade e são, como em qualquer família, as primeiras confidentes das dúvidas e incertezas dos nossos jogadores. O seu bom-senso faz a diferença e a falta dele também.
Ao iniciar esta nova série, que felizmente não ficou abrangida pela ordem alfabética do blog – ou pelo menos não foi falado – perverto ligeiramente as regras e falo aqui de Frederica Sá Pinto.
A mulher de Sá Pinto é a referência de estabilidade do nosso treinador. Deu-lhe duas filhas lindas, a Leonor e a Constança, e tem sido incondicional ao seu lado, acompanhando-o ao longo da sua carreira, primeiro como futebolista e depois como treinador ao longo de 17 anos de vida em comum.
Em declarações à Caras, em 2009, Sá Pinto revelava:”O segredo é amor, sinceridade, frontalidade, carinho. É importante haver um equilíbrio entre as personalidades, somos um pouco diferentes, mas complementamo-nos bem. Tenho a felicidade de ter uma família fantástica, com uma mulher e filhas maravilhosas. Estamos em perfeita sintonia." Isso reflecte-se em cada um e, no que a nós diz respeito, na forma como Sá Pinto encara o desafio de treinar esta nossa grande Equipa.
* Foto: Nuno Miguel Sousa (Caras)