Qual deles será o herói do Euro 2012 ? (1)
* ANDRES INIESTA - ESPANHA *
É mais parecido com uma pessoa afeiçoada aos livros do que um dos melhores médios do mundo. É um génio criativo a conduzir a orquestra mais afinada da actualidade e a sua extraordinária leitura de jogo e invulgar «finesse» na execução de passes para os «tubarões» à espreita da baliza, permite à Espanha jogar o estilo de jogo que adora e que muitos resultados tem produzido. Aos 28 anos, e no topo do seu jogo, os destinos da selecção espanhola dependerão muito do sucesso da sua campanha.
*******************************************************
* ZLATAN IBRAHIMOVIC - SUÉCIA *
Será este Euro 2012 finalmente o seu momento de glória?... Com o seu enorme talento, tem a capacidade para elevar o jogo a um nível que permitirá à selecção sueca o muito desejado sucesso, mas a dúvida, como sempre, reside com a imprevisibilidade da sua «performance». Há justa razão para o apelidar «Ibracadabra», porque quando ele quer, o seu jogo é mágico. Tem tudo para um ponta-de-lança: altura, finesse, força, técnica apurada, poder de remate com os pés e com a cabeça. Ibrahimovic cria espaços e golos, mas o seu eterno problema é a falta de regularidade no palco mundial, neste caso da Europa. Ele está presentemente no topo do seu jogo e é muito possível que este seja o seu momento para brilhar, como nunca.
******************************************************
* JOE HART - INGLATERRA *
Tudo indica que Joe Hart vai ser o guarda-redes titular inglês. Por muito bom que seja, é de esperar algumas dificuldades pela incerteza da equipa à sua frente. Há dois anos na África do Sul foi Robert Green que teve um enorme lapso perante os E.U.A. e, posteriormente, David James, já no fim de carreira. A Adidas, como é seu costume, vai estrear uma bola nova «Tango 12» e tanto o guardião inglês, como o nosso Rui Patrício e todos os outros, esperam que resulte melhor do que a infame «Jabulani» utilizada no Mundial 2010, detestada pela sua imprevisibilidade.