2022 em balanço (4)
CONFIRMAÇÃO DO ANO: EDWARDS
Se há jogador que é craque sem margem para dúvida, neste plantel leonino 2022/2023, é o n.º 10. O inglês Marcus Edwards, que o Sporting contratou há quase um ano ao V. Guimarães. Com apenas 24 anos, o extremo esquerdino impôs-se naturalmente como titular da equipa sob o comando de Rúben Amorim, que lhe confia boa parte das tarefas ofensivas do lado direito em incursões da ala para o interior.
Reservado, pouco expansivo e nada falador, este avançado exprime-se da melhor maneira quando tem uma bola nos pés. Sabe tratá-la como poucos na sua posição: exímio na finta, quase imbatível nos confrontos individuais, muito engenhoso na forma como varia a velocidade de jogo e confunde as defesas adversárias com súbitas aceleradelas de olhos fitos na baliza. Gosta de marcar golos e não costuma pedi licença para esse efeito.
Edwards não engana: teve excelente aprendizagem no Tottenham, um dos principais emblemas da Premier League. Fez toda a formação nos spurs e chegou a estrear-se na equipa A, em desafio da Taça da Liga, decorria a temporada 2016/2017. Aposta sem sequência: no Verão de 2019 chegou a Guimarães, onde rapidamente deu nas vistas. Em Janeiro de 2021, a administração leonina pagou 7,5 milhões de euros para contratá-lo e fixou a cláusula de rescisão de 60 milhões. Sabendo que o Tottenham mantém metade do passe do jogador.
Só por miopia do seleccionador Gareth Southgate Edwards não foi chamado ao Mundial do Catar, onde a equipa nacional inglesa caiu nos quartos-de-final. Os números da presente temporada ao serviço do Sporting dizem muito: o ex-vimaranense actuou 1493 minutos em 24 jogos, registando nove golos marcados. Mais seis do que os obtidos em 15 desafios de Leão ao peito na meia-época anterior.
Imprescindível nas competições nacionais, brilhou sobretudo em dois confrontos da nossa equipa para a Liga dos Campeões precisamente contra o clube que o formou. Primeiro no embate em Lisboa (vitória leonina por 2-0), depois em Londres, ao marcar o golo do empate (1-1) que lá fomos arrancar e nos valeu merecidos elogios na imprensa britânica.
No desafio de Alvalade, protagonizou uma jogada excepcional, aos 45'+2, em que parecia imitar Maradona ou Messi ao entrar como faca por manteiga pela defensiva do Tottenham. Lance que só não deu golo (tal como outro, aos 67') devido a magnífica defesa de Lloris.
Edwards tem sido um dos artífices das melhores exibições leoninas: Amorim não esconde que quer mantê-lo pelo menos até ao final da temporada. Resta ver se a administração liderada por Frederico Varandas conseguirá resistir ao crescente assédio ao jogador, que tem contrato até 2026. Por vontade dos adeptos, irá cumpri-lo até ao fim.
Confirmação do ano em 2012: André Martins
Confirmação do ano em 2013: Adrien
Confirmação do ano em 2014: João Mário
Confirmação do ano em 2015: Paulo Oliveira
Confirmação do ano em 2016: Gelson Martins
Confirmação do ano em 2017: Podence
Confirmação do ano em 2018: Bruno Fernandes
Confirmação do ano em 2019: Luís Maximiano
Confirmação do ano em 2020: Palhinha
Confirmação do ano em 2021: Matheus Nunes