2017 em balanço (7)
DERROTA DO ANO: 1-3 CONTRA O BELENENSES
O Sporting já estava afastado da corrida ao título e já fora posto fora das restantes competições, limitando-se a gerir o calendário enquanto começava a programar a época seguinte. Mas este jogo disputado a 7 de Maio, dia das Mulheres Com Garra, não era igual aos outros: o estádio encheu-se de famílias leoninas prontas a ver a nossa equipa em campo - excepto Gelson e Podence, afastados por castigos.
A hora convidava ao espectáculo, pois a partida iniciou-se ainda de manhã, às 11.45. O tempo estava primaveril, com sol aberto, e as bancadas povoaram-se de adeptos e adeptas de todas as idades.
Só isso foi bom. Tudo o o resto acabou por ser confrangedor.
Ao intervalo, registava-se um empate a zero: nem um remate nosso à baliza deles. Depois Bruno César marcou, aos 52'. Poderia até ser o início de uma goleada, mas os nossos jogadores desinteressaram-se, estavam apáticos, evidenciavam a atitude de quem fazia um monumental frete. A desconcentração foi tanta que sofremos três golos de rajada na última meia hora e deixámo-nos assim derrotar em casa, nesta jornada 32 da Liga 2016/17, por uma das equipas mais acessíveis do campeonato.
Foi uma vergonha, felizmente sem paralelo no ano civil que agora terminou. No final, ainda a quente, escrevi isto: «Falhou tudo nos jogadores comandados por Jorge Jesus: energia, criatividade, talento, velocidade, ousadia, atitude, firmeza, vontade. Parabéns pela vitória à equipa liderada por Domingos Paciência. Há 62 anos que a turma de Belém não vencia no nosso estádio.»
E voltaria a escrever estas linhas em idênticas circunstâncias. Que espero nunca mais ver repetidas em Alvalade.
Derrota do ano em 2012: final da Taça de Portugal (20 de Maio)
Derrota do ano em 2013: 0-1 em casa contra o Paços de Ferreira (5 de Janeiro)
Derrota do ano em 2014: 3-4 contra o Schalke 04 em Gelsenkirchen (21 de Outubro)
Derrota do ano em 2015: 1-3 contra o CSKA em Moscovo (26 de Agosto)
Derrota do ano em 2016: 0-1 contra o Benfica em casa (5 de Março)