2014 em balanço (4)
CONFIRMAÇÃO DO ANO: JOÃO MÁRIO
Sportinguista de formação e de coração, João Mário Eduardo foi um dos jogadores que mais deram nas vistas ao longo de 2014. Inicialmente com o estatuto de emprestado, ao serviço do Vitória de Setúbal, onde teve uma das melhores prestações individuais da segunda volta do campeonato 2013/14. Depois, no regresso a Alvalade, onde viria a ser aposta do treinador Marco Silva - primeiro como suplente mas logo de imediato como titular do nosso meio-campo, tendo-se estreado nessa condição a 21 de Setembro, em Barcelos, com três assistências para golo na vitória folgada do Sporting contra o Gil Vicente.
Dias depois, a 11 de Outubro, outro marco na carreira de João Mário: a estreia ao serviço da selecção nacional, num desafio particular frente à França, substituindo Cristiano Ronaldo aos 75'. Foi uma aposta deliberada do novo seleccionador, Fernando Santos, que certamente contará com ele durante a campanha destinada ao nosso apuramento para o Campeonato da Europa de 2016.
Revelando rara maturidade para os seus 21 anos, este médio polivalente - que tanto joga na posição 8 como na posição 6, podendo também actuar como avançado criativo, nas laterais ou no centro do terreno - tem uma enorme margem de progressão. Não por acaso, o contrato que o liga ao Sporting foi renovado em Agosto até 2018, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Os aplausos de sócios e adeptos pela sua prestação são unânimes. Mas em 2014 ninguém ficou tão satisfeito como o irmão mais velho de João Mário, Wilson Eduardo - também jogador do Sporting, agora emprestado ao Dínamo de Zagrebe: «Sempre disse que a qualidade está lá, bastava ele ter a oportunidade para a demonstrar.»
Nada melhor do que este elogio como remate do ano em que João Mário passou de promessa a certeza.
Confirmação do ano em 2012: André Martins
Confirmação do ano em 2013: Adrien