E as reações alemãs
Como o Pedro Correia muito bem disse, há alturas em que se esbatem os clubismos e junto-me à homenagem neste blogue de sportinguistas. A notícia do falecimento de Eusébio teve naturalmente destaque na imprensa alemã. Além de se referirem os momentos mais altos da sua carreira e as reações de Cristiano Ronaldo e Luís Figo, reportam-se as palavras dos grandes do futebol alemão.
Franz Beckenbauer escreveu no Twitter: «Faleceu um dos maiores futebolistas de todos os tempos. O meu amigo Eusébio morreu na noite passada. Os meus pensamentos estão com a sua família».
Wolfgang Niersbach, Presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB) descreveu Eusébio como uma personalidade que o impressionou não só como desportista, mas também com a sua história de vida. E acrescenta: «Estamos de luto, junto com os nossos amigos da Federação Portuguesa, por uma lenda do futebol».
Uwe Seeler, uma lenda do futebol alemão, menos conhecida em Portugal, mas que chegou a jogar ao lado de Eusébio numa seleção europeia, disse: «Lamento muito. Eu sei que ele tinha problemas de saúde, mas era ainda relativamente novo (…) Era um jogador extraordinário, mas também, a nível particular, muito simpático e solidário. Era para mim sempre um grande prazer estar a seu lado».
Nota: estas declarações podem ser lidas no original aqui.