Who the fuck is William Carvalho?
«Vimos William Carvalho em apenas quinze jogos. O "polvo" fez mais do dobro só na Liga dos Campeões».
Na véspera do Sporting/Porto de ontem, José Manuel Ribeiro, director de “O Jogo”, decidiu dedicar umas linhas de prosa erudita a comparar um dos melhores trincos do planeta, que já partilhou relvados com Ronaldo, Messi e Ibrahimovic, a uma grande promessa que, coitada, não tem jogos da Champions ou títulos conquistados como credenciais para apresentar.
Paulo Bento que se ponha fino mas é quando tiver de fazer as escolhas para o Mundial 2014! É que, nas palavras do sábio director, «não há, na verdade, qualquer comparação por agora».
Fernando, brasileiro naturalizado português merece muito mais ser convocado para o Brasil do que William Carvalho, de quem se ouviu falar apenas desde Julho…apesar de ter carreira feita nas camadas jovens da Selecção Portuguesa de Futebol!
Em tempos idos, qualquer director de jornal desportivo escreveria, legitimamente indignado, por que é que num Sporting – Porto uma equipa jogou com 6 portugueses e a equipa com o escudo nacional inserido na camisola jogou apenas com 2 portugueses.
Nos tempos que correm, um director de jornal desportivo português faz, de forma discutível (ainda que legítima), campanha pela convocação para a Selecção portuguesa de futebol de um jogador naturalizado em detrimento de um jogador com carreira nas Selecções de Portugal e, no que é mais extraordinário, enuncia um princípio que desconhecia relativamente aos critérios de convocação: entre dois bons jogadores para a mesma posição deverá ser convocado aquele que se conhece há mais tempo, não necessariamente o que está a jogar melhor.