Sobre William Carvalho - O prodigioso!
Vários de nós têm escrito aqui sobre William Carvalho e na série Os nosso jogadores o Francisco Almeida Leite já destacou aquelas que são algumas das suas principais qualidades. Ponderei bastante, portanto, antes de escrever sobre o mais extraordinário jogador de futebol que vi jogar no nosso Sporting desde Cristiano Ronaldo.
Basicamente é isso: William Carvalho é para mim o epítome duma estrela do jogo da bola. O último jogo é paradigmático no que concerne a essa avaliação. O Duarte Fonseca perguntava se era possível fazer um jogo perfeito. Não sei se foi incólume de falhas (recordo-me de um ou outro passe mal feito) mas William Carvalho transpira classe, ponderação, tranquilidade e uma maturidade inacreditável. Como é que é possível que este menino tenha apenas 21 anos?
William Carvalho é o maior astro da nossa equipa e o principal responsável pelo primeiro lugar que ocupamos na tabela classificativa (estou-me nas tintas – como é evidente – para o que diz o tontinho do Manha). Não marcou tantos golos como Montero nem fez as defesas extraordinárias de Patrício mas deu tal consistência ao meio-campo que toda a equipa parece brutalmente confiante no momento de atacar ou defender. O homem raramente falha um passe, dificilmente perde uma bola e está, de jogo para o jogo, a tornar-se cada vez mais um exímio recuperador de bolas divididas.
Talvez possa não ser justo para William Carvalho em função das características do seu jogo que o tornam único mas é com alguma satisfação que afirmo que o jogador português de origem angolana me faz lembrar Patrick Vieira, Yaya Touré ou Juan Sebastián Verón, nomes maiores do futebol mundial das últimas décadas. William Carvalho encanta-me profundamente. Estou futebolisticamente apaixonado pelo seu talento!