Um jogador memorável
Celebra hoje 50 anos de vida.
Todas as referências que se fizerem hoje à efeméride, em Inglaterra, na Dinamarca, ou em qualquer outro lugar do mundo, irão sempre incluir o nome do Sporting Clube de Portugal.
Ainda hoje parece inacreditável como é que conseguimos contratar, para a nossa equipa, um dos melhores guarda-redes do mundo da história do futebol. Recordo-me bem da inveja dos meus amigos portistas e benfiquistas por termos um guarda-redes daquela categoria a defender a nossa baliza.
Foi um regalo ver Peter Schmeichel jogar. Um espectáculo dentro do espectáculo. Quem não se lembra daquela recepção da bola com o peito, e consequente alívio com um pontapé de bicicleta, no jogo contra o Salgueiros que nos deu o título?
Outro episódio pitoresco foi o da final da taça de Portugal, contra o Porto, em que o jogo foi a prolongamento e no final dos 30m o árbitro deu por encerrada a partida. Peter Schmeichel pensava que o jogo seguia para os penalties quando alguém lhe explicou que no futebol à portuguesa, final que terminasse empatada após prolongamento dava em...finalíssima!
Um jogador extraordinário, campeão no meu clube e para sempre ligado à sua história. Valerá muito a pena, recordar, a entrevista que deu ao jornal do Sporting.