Os nossos jogadores (2): William Carvalho
É o homem do momento, o jogador de quem toda a gente fala e ainda por cima acaba de ser chamado à selecção nacional A para alinhar no play-off de apuramento para o Mundial2014, frente à Suécia. Finalmente, Paulo Bento viu o que todos já percebemos desde o início desta época: William Silva de Carvalho, nascido em Luanda (Angola), é o trinco que faz falta à selecção. Muito seguro, quer a defender, quer na transição para o ataque, William Carvalho impõe muito respeito em campo e dá tranquilidade ao 'miolo' do Sporting. Com ele em campo os centrais não andam na tremideira do costume e os outros médios têm tempo e cabeça para organizar o jogo da equipa leonina. Esta época, e depois de ter estado emprestado aos belgas do Cercle Brugge e ao Fátima, William Carvalho não largou mais o onze do Sporting - relegando o 'capitão' Fito Rinaudo para o banco - e Leonardo Jardim não abriu mais mão dele. Nem pode.
Com uma altura considerável para a posição (187cm), William Carvalho é um falso lento. Em duas ou três passadas, recupera a posição, ganha bolas que parecem impossíveis, sempre com uma facilidade impressionante. Para além disto, é um jogador correcto, que não exagera nas faltas (raro num trinco), e que, sobretudo, é de uma simplicidade e discrição que contrastam enormemente com o seu talento. Viu-se agora com a chamada à selecção e vê-se todas as semanas, seja num jogo a feijões ou num dérbi como o de hoje. Ele é sempre o mesmo e isso é coisa que não se vê muito entre os craques da bola.
William Carvalho estreou-se a marcar frente ao FC Porto e hoje esperamos todos, no mínimo, uma grande exibição frente ao Carnide. Hoje queremos que William Carvalho meta Matic 'no bolso' e mostre, mais uma vez, a razão para estar a despertar a cobiça de outros clubes grandes da Europa como a Juventus (a cláusula de rescisão é de 45 milhões de euros). William é grande e sabe que o Sporting é enorme, por isso recusou assinar com os encarnados quando era iniciado e estava no Mira Sintra. Acertou em cheio. Se tivesse assinado pelos nossos grandes rivais, hoje à noite não estaria certamente em campo porque no lugar dele entraria um qualquer estrangeirado, pago a peso de ouro. Felizmente no Sporting há uma Academia que produz jogadores deste calibre. Ontem, hoje e amanhã.