Só observando os posts deste blogue, o que podemos concluir:
1 - desde o "benfica-sporting" da apoca passada, a quantidade de pots sobre o Capela e os favorecimentos ao benfica, foram imensos, recorrentes, e obsessivamente repetitivos.
2- Começou a epoca, os resultados do Sporting aparecerem....e de repente, misteriosamente, aqueles que levaram mais de 6 meses a falar obsessivamente de arbitragens e erros....de repente silenciaram a sua indignação sobre os erros dos arbitros.
3- Durante algumas jornadas, era um espetaculo, os arbitros eram perfeitos (mesmo existindo erros nos jogos a favor do Sporting - vide golos em fora-de-jogo)
4- Hoje, renasceu a indignação...
Diagnostico : selectividade...será ?
Efeitos Secundarios : Descredibilização total e completa do autor. (com efeitos imediatos!)
Uns são expulsos, os do Guimarães, outros não... tipo Siqueira... Mas pronto, os lampiões até se podem queixar de um penalty claro não marcado... As palavras do profeta masca-pastilhas jasus tiveram o efeito desejado e a coisa dos terceiros resultou. Eh pah e viram o justiceiro das madeixas a bater no polícia? Muito bom. Na próxima bata nos bombeiros, apanha-bolas... Siga o circo!
Se fosse qualquer de nós a fazer o que ele fez teríamos sido conduzidos à esquadra mais próxima, talvez até algemados. Com ele, não houve problema algum: só faltou ir buscar-lhe um chá de tília para acalmar os nervos. Cada vez mais me convenço de que o princípio da igualdade de todos os cidadãos perante a lei, consagrado na Constituição Portuguesa, é letra morta.
Não vi o jogo todo, pois estava a jantar em Freixo de Espada à Cinta e os meus colegas de mesa, estavam sempre a desviar-me a atenção do ecrã da TV.
Por isso, não vou comentar o jogo, para não escrever alguma bacorada.
Fiquei satisfeito porque verifico que em Portugal, a democracia está para durar, pois a igualdade entre os cidadãos é cada vez mais visível. No entanto fico preocupado quando existem pessoas imunes a qualquer acto menos digno, que são puníveis pelas leis em vigor.
Com certeza que me estou a referir a essa figura ímpar do desporto em Portugal, que por artes magicas consegue sobreviver, quando o mais racional seria o seu afastamento dos relvados, pois em qualquer profissão as pessoas têm deveres e regras para cumprir.
É público que este profissional não tem a mínima consciência dos actos que pratica e por isso de vez em quando os seus atletas não o respeitam, como no caso do jogador Cardoso.
Por outro tem mau relacionamento com alguns colegas de profissão e com jogadores que não respeita. Não vale a pena citar exemplos, pois são conhecidos os desmandos que pratica.
Como tem necessidade de dar nas vistas, esta semana teve mais uma cena de Rambo , que começou com a afirmação que os seus adversários eram beneficiados pelos apitadores . Em relação ao meu SCP de facto é verdade, que duas jogadas de fora do jogo, tiveram influência no resultado. Não lhe dou crédito nesta afirmação, pois não contou toda a verdade, em relação ás patadas que os nossos jogadores sofreram e cujos adversários ficaram em campo. Estes lances, qualquer pessoa que seja imparcial, deve dizer que só na TV se viram que de facto os jogadores em questão estavam em posição irregular. Voltando ao jogo, em Guimarães, tivemos mais uma secção de boxe, como disse, mas esta com uma particularidade é que tudo o que mexe ele derruba a soco. Se me permitem gostaria que me informassem o que me aconteceria se perdesse o juízo e fizesse umas carícias nos policias. No DN leio muitas vezes que as pessoas que "insultam" os policias ficam logo presas. Este profissional que defende sempre os seus atletas e os adeptos está imune das irregularidades que pratica. O apitadores são enxovalhados por este exemplo de imparcialidade, pois chama-lhe nomes e os castigos que deveria apanhar vão para o cesto dos papeis, o que demonstra que os mesmos não são filhos de boa gente, pois consentem nomes que eu não gostaria de ouvir em relação á minha pessoa.
Concluindo, ainda vamos no principio e já temos casos que não deveriam acontecer, pois não dignifica quem os pratica.
Parece que a perplexidade que muitos de nós manifestámos nos blogues e redes sociais surtiu efeito: acabo de saber que JJ foi constituído arguido, com termo de identidade e residência. Algo que sucederia inevitavelmente ao meu Amigo ou a mim se lembrássemos de insultar e agredir agentes da autoridade, com o País inteiro a ver em directo.
Espero que esse repasto em Freixo de Espada à Cinta tenha decorrido da melhor maneira. O convívio com gente amiga poupa-nos muito dinheiro em medicamentos.
Acho muito bem que o tenham constituído arguido (gostava de saber por que crimes). Dessa forma terá as garantias que se pode defender nos sítios devidos. E espero que este acontecimento não fique pela rama, como sempre, e finalmente se investigue e puna a selvajaria que acontece com os adeptos do Benfica sempre que visitam o campo da circunvalação, a pedreira ou o Afonso Henriques. Já chega de abusos por parte de vigilantes e polícias que, por terem um colete a dizer spotter, julgam que têm carta branca para bater antes e perguntar depois.
Sou frontalmente todas as erupções de violência nos recintos desportivos, sem excepções de qualquer espécie. Também por esse motivo há que dignificar e prestigiar os agentes da autoridade. Jorge Jesus, que anda demasiado nervoso desde Maio, agiu mal e deu um péssimo exemplo.
Caro Pedro, já passei por muito às mãos desses agentes para me preocupar com a sua dignidade (não estou a generalizar, aponto diretamente aos spotters). Os cidadãos que vão ao futebol também têm a sua dignidade. Por não se pensar neles é que vemos todos os fins de semana os estádios vazios.
Como sabemos tudo o que vimos foi mentira. Os jornais hoje dizem que está arrependido,. que pediu desculpa ao policia (?) e o advogado afirma que ele apenas quis acalmar as hostes vermelhas e então vá de distribuir fruta ( desculpem socos, porque fruta é outra conversa).
Tenho pena de ver estas cenas, seja em que estádio for, pois isto revela como o País se encontra, onde o respeito é uma palavra que não tem qualquer significado.
Estas pessoas, precisam de ir uns tempos para Trás-os-Montes , pois andam muito nervosas, ali respiram bons ares, uma excelente culinária, uns vinhos verdes fabulosos e uma paisagem que só existe naquela zona. Pena a maioria das pessoas não terem possibilidades financeiras para fazerem o trajecto dos barcos no rio Douro. Simplesmente maravilhoso. Qualquer País que tivesse estas condições naturais explorava esta mina de ouro, mas ainda são os portugas que mais viajam nos barcos. Gostei e se Deus quiser para o ano lá estarei pela terceira vez, , pois as estradas já não são o que eram antigamente.
Depois do almoço e quando me preparava para a sesta da ordem, fui á NET dar uma volta pelos jornais desportivos . Para lhe dizer a verdade fiquei mal disposto com o que li. Duas frases que transtornam qualquer ser humano e que passo a citar:
"O JJ é um homem generoso. Foi por generosidade que ele tomou aquela atitude de defesa dos rapazes que queriam levar as camisolas dos seus ídolos"
"O que se passou não tem qualquer relevância penal "
Lendo isto a primeira reacção que tive é que os nossos deveres como cidadãos não são para cumprir, ou seja podemos invadir os campos de futebol, bater nas autoridades, porque aparece sempre um generoso que nos defenderá dos policias que estão nesses locais para garantir a segurança das pessoas.
Só não percebo porque razão no nosso País existem pessoas imunes á justiça, pois qualquer cidadão que agride uma autoridade fica logo preso até ser presente a um juiz. As pessoas que trabalham no futebol não estão sujeitas às leis que regem o nosso País ?
As duas frases transcritas e outras foram ditas aos microfones da Renascença pelo actual PROVEDOR DA ÉTICA DO DESPORTO. Que tristeza.
Olha as vítimas... Eh pah, então não foram aqueles polícias todos que se meteram na confusão? Eh pah, então não foram os polícias que se meteram com o JJ? Eh pah, estou confuso. Aquilo aconteceu ou não? Acho que foi tudo uma ilusão e o JJ já estava no hotel... Eh pah, não tentem esconder e escamotear o que as imagens tão bem e à evidência demonstram. Sabemos, neste país vermelhusco, no pasa nada e o jj ainda vai levar uma medalha da polícia Haja decência! SL