10 Ago 17

Isto de se andar pelo Twitter tem que se lhe diga. Pelo menos dá matéria prima para umas linhas aqui, num sítio sério e recomendável.

Primeira situação- um jornalista do Record "twittou" o seguinte: "Excelentes arranques de #FCPorto e #Benfica. Vitórias justas, sem espinhas. Dragões arrasadores, águias sólidas. Temos campeonato. Cool!".

Claro que vários sportinguistas vieram a terreiro pelo que esse jornalista teve de justificar-se dizendo que só se referiu aos que jogaram hoje e, enfastiado, comentou com desagrado que "já não há pachorra". É verdade, mas enquanto os sportinguistas sentirem que o jornal, em muitas situações, é discriminatório e persecutório relativamente ao Sporting, usando dois pesos e duas medidas no tratamento jornalístico relativamente a outro(s) clube(s), até por questões comerciais pois embarcou na lenga lenga dos 6 milhões de adeptos e achando que assim vende mais umas centenas de jornais, só podemos estar atentos e críticos. E denunciar os atropelos sempre que a manipulação, tão em voga em certos jornais desportivos, nos atinja. Enquanto nos lembrarmos, entre outras coisas, disto:

IMG_0214

IMG_0213

 

Este apagar do símbolo do Sporting Clube de Portugal, intencional, legitima a desconfiança sobre os desígnios do jornal e dos seus responsáveis. Na altura (2011), apenas gerou uma desculpa esfarrapada do então diretor Alexandre Pais. Mas a desigualdade de tratamento desde então não melhorou, pelo contrário. Portanto, que os jornalistas do Record não se surpreendam quando os sportinguistas os criticam. Primeiro, porque não estão livres da crítica, como qualquer outro profissional, e depois porque existem razões fundadas para o fazermos. No caso dou o benefício da dúvida, mas elogiar o arranque de Porto e Benfica, sem falar na vitória do Sporting, a única fora na condição de visitante... 

 

Segunda situação- num twitt do Record lê-se, a propósito do jogo com o Braga e a formação seixalíada: "Fotogalerias - Os jovens da formação lançados por Rui Vitória: Diogo Gonçalves aumenta a lista".

Patético título e enganador. Apenas porque faltou dizer que a jovem promessa do Seixal entrou aos 91 minutos, ou seja, nem deu para tocar na bola. Grande lançamento... ainda se deve estar a ouvir o estrondo da queda do rapaz. Isto é que é formação!

Tags:

comentar ver comentários (11)
06 Ago 17

A época futebolística começou bem para o Sporting Clube de Portugal, na versão B, na II Liga.  Com vários jogadores que subiram dos juniores e depois de começarem a perder já na segunda parte, conseguiram a reviravolta e venceram por 2-1 a equipa serrana nos minutos finais.

ver comentário em: 

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-b/2017-08-06/reviravolta-na-vitoria-dos-bes-na-covilha

Bom augúrio para a tarde... será mesmo a estrelinha a brilhar?

IMG_0211

 


comentar ver comentários (1)
03 Ago 17

A mais que improvável conjugação de resultados aconteceu, e o Sporting Clube de Portugal é cabeça de série no sorteio do playoff da Champions. O que faz diferença.

Noticia o Record que "O cenário era altamente improvável... mas aconteceu mesmo. Seria preciso quase um 'milagre' para o Sporting ser cabeça-de-série no sorteio do playoff da Liga dos Campeões mas a conjugação de resultados necessária para tal veio mesmo a ocorrer e os leões passaram de possíveis adversários como Sevilha, Liverpool, Nápoles, CSKA e Ajax para Nice, Young Boys, Steaua Bucareste, Basaksehir e Hoffenheim. Teoricamente bem mais acessíveis."

Espero que estejamos à altura do "milagre" e passemos à fase de grupos. Bem precisamos de amealhar o dinheiro da participação nessa fase, pois o que já lá vai em contratações...

Depois da introdução do VAR (Monaco e Fiorentina, e agora na liga), o "milagre" de cabeça de série. A época promete. Estrelinha da sorte, estrela de campeão?

IMG_0209

 

Tags:

comentar ver comentários (6)
28 Jul 17

Depois de termos, há um ano, lido sobre a transferência de Renato Sanches para o Bayern e os valores envolvidos, 35M€ com fantasias de mais x milhões por objetivos (podia chegar aos 80...) e feito o balanço no final da época dos minutos jogados e a avaliação dos sócios e do próprio clube do jogador, bem como pela imprensa estrangeira, repito estrangeira, aqui está um fenómeno do Entroncamento, a fazer inveja aos pastorinhos de Fátima. Rummenigge, presidente do clube bávaro, afirmou: «Pelo menos 10 equipas estão atrás de Renato Sanches.» Que pena o Bayern de Munique não reconhecer o valor do seu jogador, pondo-o a jogar. Depois do Milan e dos hipotéticos 40M€ que estariam dispostos a pagar, agora é o leilão do empréstimo. Hoje é o Chelsea. Não tem fim. Lamento por Renato Sanches, que considero um bom jogador. A força que têm os agentes/empresários no futebol... talvez o verdadeiro fenómeno do Entroncamento do futebol!


comentar ver comentários (15)
25 Jul 17

Por razões profissionais e quando pesquisava matéria relacionada com navios, deparei-me com um blogue denominado "Restos de Colecção", de José Leite. Provavelmente não será desconhecido por quem demanda blogues, mas tem um interesse histórico assinalável. E, claro, porque tem uma Etiqueta Sporting que nos transporta aos primórdios do primeiro campo de futebol do Sporting e até conta a história do nosso gesto de boa vontade para com o clube da luz, quando lhes cedemos um campo, que já nem isso tinham... Recheado de fotografias antigas, vale a pena. Aqui fica o link: http://restosdecoleccao.blogspot.pt/search/label/Sporting

1907-Primeiro-estadio5

"Stadium do Lumiar" com as bancadas em construção

(fotografia extraída do blogue "Restos de Colecção")

 


comentar ver comentários (3)
24 Jul 17

Aí está, a 1ª vitória de Portugal na 1ª participação num europeu de futebol feminino. A determinação e o empenho das nossas jogadoras são dignas de realce. E oito delas são do Sporting Clube de Portugal: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Ana Borges, Ana Leite e Diana Silva.

Como curiosidade, ambos os golos de Portugal contra a Escócia têm a marca Sporting. O que dá a vitória é de Ana Leite, e o 1° é de Carolina Mendes que, em recente entrevista ao jornal A Bola,  à pergunta se tinha alguma equipa do coração, respondeu assim:

- O Sporting Clube de Portugal.

Pronto, e era só isto.

IMG_0208

 


comentar ver comentários (2)
14 Jul 17
Sporting campeão!
Ricardo Roque

Distraído, descobri apenas hoje um excelente texto do João Taborda da Gama sobre o Sporting, justamente com o título "Sporting campeão!". E, para não ceder à tentação de falar sobre a equipa e o contingente de jogadores que estão na Suiça, que após 2 jogos nos transmitem aquela sensação desconfortável de "déjà vue" da época passada, alternativamente partilho convosco esta declaração de sportinguismo: http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/joao-taborda-da-gama/interior/amp/sporting-campeao-8474896.html.  Um excerto para aguçar o apetite:

..."Devo ao Sporting horas intensas de um prazer que não há senão vivendo um estádio, senão amando um clube, a irracionalidade pura, cada vez mais acredito que é componente fundamental da vida (a religião preenche um espectro de não racionalidade bastante diferente; o amor, mesmo a paixão, muito mais racionais do que o clube e a religião). E não é ao futebol a quem devo esse prazer, é ao Sporting - não perdi, não perderei um minuto com um Real Madrid -- Barcelona, ou com uma final da Champions, por melhor que seja o futebol-desporto. No Sporting aprende-se a amar sem quase nunca ganhar. Mas também a odiar.".  

Vale a pena ler, ou reler se for o caso. Bom fim de semana.


comentar ver comentários (2)
05 Jul 17
Nojo e demência
Ricardo Roque

Hoje não pensava falar em mais contratações, para além da da Ana Borges. Isto porque Coentrão não foi surpresa, foi o concretizar de uma contratação anunciada. Mas, divagando nas redes sociais, vi a reprise da campanha negra feita aquando do ingresso de Jorge Jesus no Sporting. Difamam Fábio Coentrão e a família, vomitando ódio. Muitos destes comentários são de adeptos dum clube cujo presidente já foi sócio dos 3 grandes... Um nojo próprio de mentes dementes! Só por isso aplaudírei de pé o jogador quando fizer a estreia em Alvalade. E se o Fábio, profissional de futebol, se quiser reconciliar com o seu passado de sportinguista, tanto melhor. Agora é um dos nossos, é feito de Sporting. Bem vindo!


comentar ver comentários (18)

A notícia do dia. A contratação, a título definitivo, de Ana Borges. A influente jogadora que atuou no Sporting por empréstimo do Chelsea, assinou por 3 épocas. A equipa feminina promete com a estreia na Champions.

9E336F1D-1CC1-4C1B-B159-3CB4BE717DAD-5613-0000071173663971

 


comentar ver comentários (8)
25 Jun 17
As leoas a rugir
Ricardo Roque

Sporting vence a Taça Nacional de Juniores no Futsal Feminino, ao bater o Restauradores Avintenses por 4-3, tendo ganho todos os jogos da final four.

Na Ginástica, Sílvia Saiote, Bruna Li e Maria João Estêvão conquistaram a Taça de Portugal em trampolim absoluto feminino.

No Atletismo, Catarina Karas sagrou-se campeã nacional juvenil no salto em comprimento, com o registo de 5,84 metros.

Parabéns, leoas.

IMG_0190

 

 


comentar
24 Jun 17

IMG_0187

 E a Taça Nacional de Juniores em Futebol Feminino também vai para o Museu do Sporting. A vitória foi alcançada frente ao Vilaverdense por 2-1, já no prolongamento. É a cereja no topo duma época fantástica do nosso futebol feminino, em que no ano do regresso apenas venceram tudo o que havia para ganhar em todos os escalões. Estas atletas são um motivo de grande orgulho para os Sportinguistas, não só pelas vitórias e títulos alcançados mas pela garra com que sempre se empenharam. Parabéns leoas.

 


comentar ver comentários (2)

O tempo está quente e seco. Demasiado. As circunstâncias funestas dos últimos dias inibem-me de brincar e jogar com palavras relacionadas com fogo e incendiários. Por isso vou direto ao assunto. A par do grande orgulho no nosso novo pavilhão, com o reconhecimento e agradecimento à atual Direção do Sporting pelo seu empenho na realização desta obra, não posso deixar de exprimir certa inquietude por alguns tiques cesaristas, implícitos e explícitos, no discurso e na pose de  pessoas com responsabilidades na nossa instituição. Foi assim na inauguração do Pavilhão João Rocha e, por ecos que chegam através da imprensa, também na assembleia geral. A definição de inimigos internos não me parece compatível com a ideia de clube dos sócios, pois todos os inscritos e com quotas em dia, são iguais em direitos e deveres. O Sporting nasceu em 1906, tem história e herança, não renasce a cada direção eleita. A nossa sociedade é democrática e plural, e a liberdade é um bem inestimável, pelo que não pode, na esfera pessoal de cada sócio, haver ditames sobre escolhas assentes nos gostos, nas amizades, com quem se priva ao almoço, etc, etc. Julgo que nada disto está abrangido ou sob alçada dos estatutos do Sporting. Linchamentos e "fogueira", assim como apagar da fotografia, são práticas que a história já condenou. A liberdade individual não pode ser "criminalizada" ou sujeita a contraordenações, pelo que a palavra expulsão não deve constar do nosso léxico relativamente aos comportamentos referidos. É elementar, como asserção.

Todos somos poucos para engrandecer o nosso clube. Os próximos tempos vão ser exigentes pois a nossa imensa massa adepta vive um estado de ansiedade relativamente a ver o Sporting campeão. Urge, sobretudo quando vemos que as vitórias e os títulos são uma realidade na nossa dimensão eclética. E até no futebol, onde o Sporting ganhou quase tudo o que havia para ganhar, incluindo no feminino. Falta a cereja no topo do bolo, a liga principal. E é para isso que temos todos de trabalhar: atletas, treinadores, dirigentes, sócios e simpatizantes. E é agora no estio, sem estiolar, que se prepara as próximas estações. Com esforço, com dedicação, com devoção. 

É uma verdade "La Palissiana" que o Sporting é dos sócios, e tem de sê-lo sempre. Por isso mesmo os eleitos têm de exercer o poder, que temporariamente lhes é conferido por todos os sócios, os que votaram e os que não votaram neles, legitimando-se permanentemente em comportamentos e decisões que respeitem esse mesmo mandato. O mesmo é dizer que têm deveres especiais de unir e não dividir, de cumprirem com o que prometeram, em suma obterem resultados. No respeito dos princípios e valores inscritos no nosso ADN, sem cedência a discurso fácil. Os resultados são a melhor sustentação para o reconhecimento e avaliação de um mandato. É o que espero desta Direção, que é a minha Direção, e deste Presidente, que é o meu Presidente. Sem esquecer que todas as Direções e Presidentes são efémeros e perene só mesmo a instituição. O que importa verdadeiramente é o Sporting Clube de Portugal. Eterno!

 


comentar ver comentários (6)
20 Jun 17

Florentino Perez confirmou em declarações à Onda Cero que Fábio Coentrão virá para o Sporting. Sem discutir o passado, reconheço valor ao jogador e acredito que pode ser uma mais valia importante para a equipa num setor tão frágil, quer à esquerda quer à direita. Com Coentrão a ala esquerda fica bem melhor. Faltará o outro lado.

Seria importante que a massa associativa lhe desse o benefício da dúvida, como fez com Bruno César, que foi bastante acarinhado, esperando eu que não seja outro erro de casting como o foi Markovic. E o jogador também tem que fazer por merecer. Tem aqui uma excelente oportunidade, assim queira e possa agarrá-la.

Por mim, digo: Seja bem vindo quem vier por bem.

 


comentar ver comentários (5)
18 Jun 17

Um cansaço os feriados e os fins de semana, com o anúncio de mais um título. O ecletismo do nosso clube está bem e recomenda-se. Hoje foi a Taça de Portugal em Ténis de Mesa. Os lampiões estão desde já convidados a denegrir mais este triunfo, uma vez que não vibram nada com as modalidades, como se viu ontem no Hóquei em Patins... eu escrevi há dias, "Queira Deus...". Voltando ao que interessa, a nossa equipa de Ténis de Mesa obteve a dobradinha, ou triplete, consoante a perspetiva. Depois da Supertaça e do Campeonato, a Taça de Portugal.

E, também como já disse, a época desportiva ainda não terminou. A passagem das nossas meninas juniores, no futebol, à final da Taça Nacional promete mais um título, daqueles bem verdinhos. A acontecer, seria uma época de diamante para o nosso futebol feminino pois apenas ganharia tudo o que há para ganhar. E o futsal também promete, com a vitória no 1° jogo da final contra o Braga.

Pelos vistos, como diria a raposa de La Fontaine, os títulos não prestam, são como as uvas: estão verdes! Da Wikipédia a moral desta fábula: "Aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a depreciá-la, para diminuir o peso de seu insucesso." Podemos dedicar isto a quem?

 

IMG_3653

 

 

 


comentar ver comentários (2)
15 Jun 17

Foi no sábado, foi no domingo, e foi hoje dia feriado. Mais um saboroso título, o de Juvenis masculinos no futebol. Bicampeões. Interessante o ressurgir da nossa formação, campeões em bambis, infantis, juvenis e juniores (só em iniciados, apenas vice), sem grande reflexo nas convocatórias das seleções. No mínimo, estranho...

IMG_0182

 

 

 


comentar ver comentários (4)
11 Jun 17

Nada mau, para dia de descanso. Bicampeões em Judo (masculino), mais 10 títulos nos campeonato de Portugal de atletismo em pista (ontem já tinham sido 15), com destaque para o 10° título consecutivo para Patrícia Mamona no triplo salto, na Ginástica com Diogo Ganchinho em trampolim e Inês Martins no duplo mini trampolim e no Ténis de Mesa com 2 campeões nacionais em iniciados e juniores, respectivamente Tiago Abiodum e José Pedro Francisco.

E o ano desportivo ainda não terminou. Ainda há muito para ganhar, desde o hóquei em patins (formação) ao futsal, passando pelo futebol, as juniores femininas e os juvenis e o de praia. Pelo menos.

E dia 21 é inaugurado o Pavilhão João Rocha, pelo que na próxima época desportiva já jogamos em casa em muitas modalidades. 

A este propósito é devido o reconhecimento à iniciativa e empenho da direção do Sporting na concretização deste sonho dos sportinguistas, e aos milhares de sócios que contribuíram na Missão Pavilhão e que, merecidamente, irão ver os seus nomes gravados nesta casa das modalidades do Sporting Clube de Portugal.

IMG_0142

 


comentar

Quem consultar a imprensa desportiva online, em geral, fica com uma perceção aquém da realidade. Mas há mais vida para além daqueles títulos ou artigos. Há, sobretudo, o mérito baseado na resistência de muitos clubes, entre os quais o Sporting, que teimam em quebrar o "cordão sanitário" à volta da equipa socialite, que é uma espécie de namoradinha desse regime rendido ou vendido aos milhões que hipoteticamente lhes compram jornais ou garantem audiências. E depois há uns mais sofisticados que outros. Por exemplo, o benfica teve uma derrota escandalosa, ao ficar pelo caminho no futsal, não indo disputar a final com o Sporting Clube de Portugal. Uma passagem pelos desportivos e, ou não se lê a notícia, ou lá vem a subtileza de que o Sporting junta-se ao Braga no futsal. Pois é. A verdade é que a maravilha do clube da Luz perdeu na dita o segundo jogo e assim foi de férias mais cedo.

Outro pormenor. Nelson Évora sagrou-se campeão nacional do triplo salto. Nalguns jornais lá aparece o saltador do Sporting com o equipamento da seleção ou embrulhado na bandeira nacional. Incrível. O que lhes custa ver as listas verdes e brancas de leão ao peito. Elogios, sim para o hóquei benfiquista e a reviravolta operada com a Oliveirense. Insustentável silêncio sobre o que foram os últimos minutos do jogo e a atuação da arbitragem. Mas o último jogo é contra o Sporting. Queira Deus...

Para além da importância das quatro linhas e dos resultados, há assim como que esta asfixia antidemocrática a que temos que resistir, lutando incessantemente pelo pluralismo informativo e por jornalismo sério e isento. Nos jornais, nas rádios, nas televisões e nos online. 

O que leva a outro ponto. A responsabilidade dos dirigentes quando falam. O ego nunca se deve sobrepor à missão. Na política, no desporto e noutros setores da vida, há uma tentação irresistível perante os microfones. Mas, no caso do dirigismo desportivo, todo o cuidado é pouco para quem não está dentro do citado cordão sanitário. Falar pouco e bem, impõe-se,  para não dar pretextos a cortinas de fumo. Até porque há mails bem mais graves que declarações em off...

Este tema tem bem mais importância do que parece. 


comentar ver comentários (14)
10 Jun 17

Já começa a ser um hábito. E saudável. Chega sábado, chegam mais títulos. E hoje foi um sábado juvenil.

Futsal: Sporting pentacampeão nacional de Juvenis (hoje, 5-2 ao slb);

Andebol: Sporting campeão nacional de Juvenis (hoje, 30-26 ao abc);

Futebol: Sporting vence taça nacional em Juvenis Femininos (hoje, 4-0 ao Viseu e 5-1 ao Albergaria).

Já agora, sempre podemos acrescentar que também nos Juvenis masculinos falta pouco para se sagrarem campeões. Quando restam 2 jogos por disputar, o Sporting tem 4 pontos de vantagem. Apesar das arbitragens inacreditáveis. Hoje o Sporting ganhou ao Porto 3-2, com ambos os golos portistas de penalti. E mais um jogador expulso (por acaso um que nada teve a ver com o lance). Já no jogo anterior o melhor jogador do Sporting, em lance banal, levou vermelho. E 3, 3 jogos de suspensão. Exatamente o que faltava disputar. Uma vergonha *.

É caso para dizer que os Juvenis de hoje são os Juniores de amanhã!

IMG_0141

 * para se perceber melhor: http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/06/criterio-disciplinar-incompreensivel.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

 


comentar ver comentários (6)
04 Jun 17

E foi assim, em modo dobradinha. Bateram-se como nunca, ganharam como sempre.

Com esforço, dedicação e devoção, as nossas leoas obtiveram a glória!

IMG_3399

 


comentar ver comentários (4)

comentar
Factos!
Ricardo Roque

A LENDA

IMG_0103

(Extraído do Record online)

IMG_0118

 


comentar ver comentários (1)
01 Jun 17

Estive lá, e só eu sei o que vivi em emoção. E depois, já muitos escreveram, e bem, sobre o assunto. Sobre andebol estamos conversados. Só ganhamos a Challenge e o campeonato nacional...falta a Taça de Portugal, já neste fim de semana. Mas, e domingo? Quem vai ao Jamor à final da taça de Portugal feminina? Eu vou lá estar. E lanço o repto a todos os sportinguistas para vestirem o Jamor de verde e branco...será um encanto! Aproveito para alargar a reflexão. A desilusão da equipa principal de futebol foi atenuada com sucessivas vitórias em diversas modalidades e escalões. Para se ver a importância que têm estes sucessos desportivos, basta ver o desdém com que os nossos adversários a eles se referem, numa espécie de "dor de corno" que lhes assenta muito bem. Por isso devemos apoiar tudo para ganhar tudo. Nem que seja ao berlinde. Cada êxito duma equipa do Sporting é uma espinha cravada na garganta dos nossos adversários. Efeito duplo: derruba-os e engrandece-nos. E é a partir de cada vitória destas que vamos gerando afirmação, atraindo atenção, criando simpatia, valorizando modalidades e atletas, ganhando poder. E colocamos a fasquia mais alta, tal alta que até pode contagiar aqueles que foram a tal desilusão. Se, no futebol, os nossos leões tivessem jogado com a determinação e o querer das nossas leoas, não estaríamos sujeitos a disputar o acesso à liga dos campeões, e teríamos porventura mais um título de campeões no museu do Sporting. Por isso devemos ir ao Jamor para fazer o que fizemos ontem em Odivelas do primeiro ao último segundo: apoiar incessantemente as nossas campeãs para a conquista da Taça de Portugal.


comentar ver comentários (2)
29 Mai 17

Será que o que parece é, também no andebol? Arbitragens "mal sucedidas" em jogos do Sporting num passado recente, ditaram que a nossa equipa ficasse com reduzidas hipóteses de voltar a vencer o campeonato, muitos anos depois. Eis senão quando, após um malogrado empate leonino na Madeira (com esta equipa formada em grande número por ex jogadores do Sporting), o Porto perde na Luz. E o Sporting passa a liderar, quando falta um jogo. Notícias da atualidade: o Porto apresentou recurso do jogo em que saiu derrotado, cujo resultado só se saberá depois da última jornada... está bonito. Também no andebol, Brutus? Tenho para mim que o que importa mesmo é nesta quarta feira, dia 31, 19:30h, enchermos e fazermos do pavilhão de Odivelas um inferno, respondendo ao apelo do Cláudio Pedroso: http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/andebol/2017-05-29/espero-que-facam-do-pavilhao-um-inferno

E esmagar as manobras de bastidores dos resultados de secretaria, fazendo prevalecer a verdade desportiva. E dar tudo em campo. Honrar o Sporting. Vencer. Essa será a melhor sentença ao tal recurso portista. Sem apelo nem agravo, e com trânsito em julgado!

Eu quero o sporting campeão!!!🎶💚🎶

Tags:

comentar ver comentários (5)
28 Mai 17

Percebo muito pouco de jornalismo e de fotojornalismo. Mas ainda acredito que a imagem tem relação direta com a mensagem.

Ressalvando subliminaridades, no caso do "A Bola" a mensagem é a imagem. Tem tudo a ver com o que lhes vai na cabeça...e no coração. Parece que os catalães têm uma visão diferente!

IMG_0091

 

Tags:

comentar ver comentários (3)
27 Mai 17

Confirma-se a beleza deste fim de semana, com a cereja no topo do bolo. O Sporting Clube de Portugal teve as suas duas equipas nos dois primeiros lugares e garantiu o segundo Campeonato Nacional, no segundo ano de projeto desta modalidade de desporto adaptado. 

IMG_0078

 

 


comentar ver comentários (1)

Mais um título. Sporting sagra-se campeão nacional de futebol em juniores masculinos. Fim de semana realmente promissor.

IMG_0088

 


comentar ver comentários (4)

O Sporting Clube de Portugal ganha a Taça Challenge pela segunda vez. Grande jogo, grande vitória sobre o AHC Potaissa Turda por 30-24. O Andebol está de parabéns e mais um troféu europeu a caminho do Museu Sporting. Agora queremos o campeonato e a taça de Portugal. Quarta feira é ganhar ao benfica e depois a taça, e farão história. Como havia escrito, fim de semana promissor!

IMG_0080

IMG_0082

 

 


comentar ver comentários (2)

Este fim de semana promete. Começou esta sexta feira à tarde com a vitória por 2-1 dos Juvenis masculinos (futebol) frente ao Braga, consolidando a liderança nesta fase de apuramento do campeão, quando faltam 4 jornadas.

IMG_0076

 

 

À noite o Sporting sagrou-se campeão nacional em ténis de mesa ao bater o Ponta do Pargo por 3-0, resultado idêntico ao do 1° jogo da final. 

IMG_0075

Tudo isto enquanto 13 "crentes" do nosso blogue reafirmavam a sua fé, em jantar anual de convívio e de trabalho. Reinou a boa disposição e alguns figurantes do chamado "fenómeno desportivo" ficaram certamente com as orelhas a arder (singelo por dobrado...)

IMG_7992

Mas isto foi só para começo de conversa. Neste sábado, na Roménia, a nossa equipa de Andebol joga a 2a mão da final da Taça Challenge com o AHC Potaissa Turda. No 1° jogo o Sporting ganhou por 37-28. O jogo dá na Sporting TV às 15 horas.

Também na Sporting TV mas às 17 horas poderemos ver os nossos Juniores masculinos a defrontarem o Porto. Em caso de empate sagram-se campeões nacionais (ou se o Guimarães não vencer o seu jogo). 

Estes são dois exemplos que nos podem trazer títulos importantes. Mas tão importante quanto as vitórias e os troféus é o ecletismo do Sporting Clube de Portugal. E destaco o Goalball, que terá também jogos em direto na Sporting TV durante a manhã deste sábado. Trata-se de uma modalidade em que o Sporting é o atual campeão nacional (venceu logo na estreia). "O Goalball é uma modalidade com uma atmosfera única dentro do recinto desportivo onde a audição e o tacto são dois sentidos essenciais. Com competições masculinas e femininas, o Goalball requer uma forte concentração e sentido de orientação, características essenciais para que pessoas portadoras de deficiência visual possam orientar-se também no seu dia-a-dia. Em 1946 surgiu pela primeira vez o Goalball. Na altura a modalidade surgiu como uma forma de reabilitar veteranos da II Guerra Mundial  que haviam perdido a visão. A modalidade desenvolveu-se ao longo dos anos e em 1976 o desporto foi integrado pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos" (in site do Sporting).

IMG_0078

(Foto da equipa de goalball do Sporting, atual campeão nacional) 

Não, o Sporting não é só  futebol. Nem selfies para o Instagram. Temos muitas estrelas que honram o desporto e o nosso clube com o seu esforço e com a sua dedicação, como o goalball (e muitas outras modalidades paralimpicas). E que nos enchem de orgulho. 


comentar ver comentários (1)
21 Mai 17

Mais logo despedimo-nos de mais uma época, sem glória. Apesar do esforço, da dedicação e da devoção de milhões de sportinguistas. Lá irei, não para responder a apelos para virar as costas, mas para apoiar o nosso clube. E para aplaudir vibrantemente, perante os milhares de sportinguistas presentes, a consagração das nossas leoas campeãs nacionais. Só por isso já vale a pena erguer o cachecol, único adereço que admito pois não uso lenços brancos. estou contente com o desempenho da equipa principal? Não. Claro que não. Mas estou feliz por estarmos na final esta tarde com os juniores femininos [edito o post para dizer as leoas mais novas se sagraram campeãs nacionais], a 1 ponto de sermos campeões nos juniores masculinos, de termos ganho 3-0 ao Porto em Iniciados, de termos ido ao Seixal espetar 2-0 no Benfica, em Juvenis e, claro está, nos 6-1 das leoas ao Boavista que nos deu o título, sem esquecer que a 4 de Junho estaremos no Jamor para a dobradinha, com a Taça de Portugal. E, calma, hoje ainda temos a final da taça challenge em Andebol, sendo que só falta ganharmos ao benfas para sermos campeões nacionais, ao fim de muitos anos. E de termos feito a dobradinha no râguebi, ontem mesmo com a vitórias das leoas na final da Taça de Portugal. É pouco? Não, é o ecletismo do Sporting Clube de Portugal. É o orgulho que todos devemos ter, pois somos um grande clube. Por isso, também por isso, logo lá estarei. Com o meu cachecol que tem a seguinte inscrição:

Sporting Clube de Portugal

Esforco, dedicação, devoção, glória! 

IMG_3274

 

IMG_3285


comentar ver comentários (3)
20 Mai 17
Sem palavras
Ricardo Roque

Apenas que estive lá. E fiz a festa. A esperança não foi em vão. Parabéns leoas!

IMG_3281

 


comentar ver comentários (2)

As nossas leoas jogam hoje aquele que poderá ser o jogo do título, contra o Boavista. Sem antecipar resultados nem entrar em euforias desmedidas, devo confessar que tenho uma enorme esperança que a nossa equipa feminina cometa a proeza de se tornar campeã nacional já neste sábado (também os juniores masculinos, em Alcochete...). Razão pela qual mais logo, pelas 16 horas, estarei em Ramalde, no campo do Inatel, com o meu cachecol a apoiar. Força leoas, vamos lá mostrar como se joga e trazer o caneco.


comentar
17 Mai 17

comentar ver comentários (1)
14 Mai 17

O meu estado resume-se ao Twitter dum sportinguista, que cito, e que, ainda assim, foi o que de mais elegante li a propósito:

"O melhor do #SportingCP são os adeptos!!

Estes jogadores deviam jogar o último jogo na academia! E as mulheres em Alvalade!"

Tags:

comentar ver comentários (4)
06 Mai 17

O Sporting venceu hoje a etapa final do circuito de sevens feminino, realizada em Coimbra, sagrando-se campeão nacional. Parabéns leoas!

(Ler mais em: http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/raguebi/2017-05-06/sporting-cp-campeao-nacional-de-sevens-feminino)

IMG_0063

 


comentar

Os juniores masculinos obtiveram mais uma vitória, consolidando o 1° lugar da classificação. A 4 jornadas do fim, têm uma vantagem de 6 pontos sobre o Belenenses e de 8 sobre o Guimarães (e ainda recebem em casa às duas equipas). O Clube que tem escola no Seixal averbou mais uma derrota caseira, estando em penúltimo lugar. Desconhece-se se o selecionador do escalão assistiu ao jogo dos vimarenenses. O Sporting no bom caminho para mais um título da sua formação!

IMG_0062

 

 


comentar ver comentários (1)
05 Mai 17
Esgotado!
Ricardo Roque

Aqueles que nos julgavam vencidos ainda têm muito para aprender e para assistir. Ser do Sporting não é ser dos que desistem, dos que mudam por "dá cá aquela palha". É ser eclético, é ter modalidades de inclusão, que orgulham qualquer português, é ter milhares de jovens a iniciarem-se em escolas e academias do clube por esse mundo fora (sim, muitos nunca viram o Sporting ser campeão, e daí?), é levantar-se um leão por cada um que cair, é ter uma ação social meritória como a IPSS, Leões de Portugal, ou uma Fundação Sporting. É um orgulho. É por isso que, a 3 jornadas do fim e quando para nós quase nada está em disputa, vamos encher o estádio de verde, com mulheres, homens e jovens que nunca desistem. É por isso que Alvalade está esgotado!

Honra, dedicação, devoção, glória. Eis o Sporting!


comentar ver comentários (12)
03 Mai 17

Referi aqui muito recentemente o mérito das leoas do Sporting e o desejo de voltar a vê-las a jogar no nosso estádio. Pois bem, cá está a notícia, fresquinha, do site do Sporting:

"Equipa feminina volta a jogar em Alvalade. Partida a contar para a 24.ª jornada, frente ao Valadares Gaia, disputa-se domingo às 17h".

IMG_0055

Portanto, levem a lancheira para Alvalade no dia 7, domingo, e divirtam-se pois vai haver golos para todos os gostos... e um recorde de assistência em jogos de futebol feminino para bater, apesar de já ser nosso: 9263 espetadores.

11:45h - SPORTING-Belenenses (será que o Bas Dost ultrapassa o Messi?)

17:00h - SPORTING-Valadares Gaia (quem marca mais? Solange, Diana, Joana ou Capeta?)


comentar ver comentários (2)
02 Mai 17
Não presta...
Ricardo Roque

Pois, mais 3 golos na meia final da Champions. Cristiano Ronaldo não presta. Superação atrás de superação, recordes atrás de recordes. Factos*:

Títulos (21):

3 Campeonato do Mundo de Clubes, 1 Torneio de Toulon, 1 Campeonato da Europa, 3 Liga dos Campeões,1 Supertaça Europeia, 1 Liga Espanhola, 2 Copa del Rey, 1 Supercopa de España, 3 Liga Inglesa, 1 The FA Cup, 2 Football League Cup, 2 FA Community Shield.

Golos (610):

Por clubes (senior): 714 jogos, 522 golos; Por seleção (senior): 138 jogos, 71 golos; Por seleção (outros escalões) : 33 jogos, 17 golos

Prémios (44):

4 World Soccer Footballer of the Year; 4 Golden Boot; 4 FIFA Ballon d'Or; 2 Ballon d'Or France; 3 Equipa do Europeu; 1 UEFA: Melhor Avançado; 1 UEFA: Melhor Jogador; 3 Espanha: Melhor Marcador; 1 Premier League: Melhor Marcador: 1 FIFA Club World Cup Golden Ball; 10 FIFA Team of the Year; 2 Premier League: Melhor Jogador; 1 FPF: Jogador do Século; 5 Liga dos Campeões: Melhor Marcador.

(*fonte:www.zerozero.pt)

Cristiano Ronaldo, orgulho do Sporting Clube de Portugal!


comentar ver comentários (3)
01 Mai 17
A hora das leoas
Ricardo Roque

Chegou o momento de valorizar o futebol feminino e a equipa do Sporting Clube de Portugal. Para além do tão falado derby com o Braga, em Alvalade, tenho visto na Sporting TV os jogos das meninas na Academia. E que futebol elas praticam. Encantam. Cheias de classe, de união e de dedicação ao jogo, têm somado goleadas atrás de vitórias. Se tudo correr com normalidade, serão campeãs nacionais pois estão 3 pontos à frente da equipa bracarense, e com vantagem nos jogos disputados (0-0 em Braga e vitória por 1-0 em Alvalade). Se não assistiram ainda a jogos das nossas leoas e querem ver o que é jogar à bola, então não percam a oportunidade. Espero que a direção do SCP decida fazer retornar a equipa a Alvalade, pelo menos no último jogo para o que se espera seja o jogo da consagração.  Aqui fica o calendário até final:

7/5: SPORTING-Valadares (Academia de Alcochete);

20/5: Boavista-SPORTING (Porto);

27/5: SPORTING-C.Futebol Benfica* (Alvalade?).

(*não confundir o prestigiado Fofó com qualquer outra agremiação de bairro só por causa do nome)

Entretanto a 14/5 ainda vão ao Estoril para a 2a mão da meia final da Taça de Portugal (vitória das leoas por 2-0 na 1a mão na Academia).

A jogar como jogam e o querer que demonstram em campo, quem sabe este 1° ano no escalão maior do futebol feminino, não é ano de dobradinha para o Sporting Clube de Portugal? E se querem ver bom futebol, vão apoiar as nossas meninas. Elas merecem e orgulham-nos. É a hora das leoas!


comentar ver comentários (8)
03 Dez 16
Marítimo
Ricardo Roque

Para que não se diga que aqui só se fala de futebol, um momento de poesia:

 

Marítimo

 

Minha essência é mudar.

Não me basta ser rio

se posso ser mar

 

Fábio Rocha

Tags:

comentar ver comentários (5)

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Frases eternas (2)

Postal aos nossos jogador...

O berço do campeonato

Mais do que desporto

Frases eternas (1)

Leoas às sextas

Ética - a morosidade da (...

A voz do leitor

264 visualizações por hor...

A primeira de muitas....

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

jogadores

benfica

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

formação

humor

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds