Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Há quintas que deveriam ser todos os dias, e que são como certas quartas!

Há quintas que deveriam ser todos os dias, e que são como certas quartas, apenas por isto:

Futsal (UEFA Futsal Cup, apurados para a Ronda de Elite):

Sporting 7 - 1 Nikars Riga

 

Ténis de Mesa (Liga dos Campeões):

Sporting 3 - 1 KS Dartom Bogoria Grodzisk

 

 Futebol (Taça de Portugal):

Oleiros 2 - 4 Sporting

Sobre Voleibol e uma vitória fantástica

Eu avisei que tínhamos equipa. 22 anos depois, numa tarde quente e num pavilhão magnífico, com cerca de 1500 adeptos a torcer do princípio ao fim, a equipa de Voleibol do Sporting obteve uma vitória fantástica sobre o benfica por 3-1. 

A8ED3C30-2B46-4B92-9D47-631A71ECC447

E1F69AF2-EB41-4FA6-A0BC-6F0FED5AEC5D

85BA0EA5-994F-46E0-B26A-EB0C37AD53F5

 

O apoio dos Sportinguistas foi importante, os jogadores sentiram bem esssa força e retribuíram. Perdoem-me os restantes, mas há um jogador que é obrigatório destacar: Miguel Maia. Também ele regressou 22 anos depois! Jogou, vibrou com os adeptos, um verdadeiro leão. Não engana, é do Sporting

Hoje foi uma tarde inesquecível.

ler mais em:

https://www.dn.pt/desporto/interior/comentario-sporting-vence-campeao-benfica-no-primeiro-derbi-de-voleibol-desde-199394-8827781.html

 

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/voleibol/2017-10-08/o-doce-sabor-do-regresso

Não, não é sobre futebol!

Em dia de Seleção (com convocados lesionados que não se percebe), não é sobre futebol que escrevo. Dia de “derbies” no futsal e no hóquei, quero apenas lembrar que amanhã, domingo, é dia de Voleibol no Pavilhão João Rocha. Após 22 anos aí está a equipa do Sporting, que joga contra o benfica às 17 horas. E promete, pois vencemos os dois torneios de pré temporada, um deles contra o slb, ainda campeão nacional. Seria muito interessante converter em presenças de adeptos no Pavilhão João Rocha as lágrimas choradas durante anos pela falta de um pavilhão ou as palmas da inauguração. 

D24AD9F3-CF06-45C5-8D66-AA46053D95FF

 

Para saber mais sobre derbis há 22 anos atrás:

http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/o-regresso-do-voleibol-625466

 

Curiosidades...

Sou assíduo no novo pavilhão, comprei gamebox. Não é barata mas permite assistir tranquilamente aos jogos das modalidades. Já assisti a 2 jogos de futsal e 2 de andebol. Entra-se facilmente no recinto, está magnífico. Só que passo a vida a ajudar a esclarecer pessoas que se dirigem a mim por estar no lugar errado. Estando no lugar certo, apenas são induzidos em erro. De início achei normal, mas agora tornou-se um pouco cansativo. Talvez quem tenha responsabilidades na organização possa fazer uma pequena alteração na sinalética existente. Basta pensar um pouco...e mudar. Para perceberem o que digo, reparem na fotografia:

IMG_0273

Aí está o Voleibol do Sporting. A ganhar!

Para começar não está nada mal. Vitória em 2 torneios, sendo que a de hoje teve sabor especial pois foi contra o slb, por 3-1. Ler mais em:

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/voleibol/2017-09-24/leoes-vencem-torneio-das-vindimas

No mais recente regresso do Sporting a modalidade coletiva, e após 22 anos de ausência, a equipa do Sporting parece estar aí para as redes. Lá estarei no 1° Jogo do campeonato em 7 de outubro, justamente contra o slb.

Quem quiser conhecer o calendário:

http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=111574

IMG_0272

 

Reescrever a história

Digam o que quiserem sobre a performance das equipas portuguesas ontem na Champions, mas houve uma equipa que ganhou 3 pontos e 1,5M€, e outra que ganhou...nada. Bem podem tentar reescrever a história...mas a técnica, de tão velha e tão estafada, só traz boa disposição e lembranças de outros tempos.

IMG_0263

Ser feliz em Coimbra

Fui feliz em Coimbra há umas décadas quando lá estudei, e hoje voltei a sê-lo. Afinal pode-se e deve-se voltar onde já se foi feliz. Graças a um conjunto de leoas que nunca desistem de lutar e não entregam o ouro ao bandido. Numa jornada singular, votada ao desprezo pela Federação. Cabe aqui e desde já, uma breve referência à distribuição dos bilhetes, cabendo ao Sporting a pior localização nas bancadas que estiveram sempre expostas a um calor tórrido, quando 80% do estádio estava vazio, incluindo muitos setores à sombra. E a relação era de 75% de apoiantes do Sporting e 25% do Braga. Conclusão: as magníficas bancadas centrais que estiveram sempre à sombra estavam orgulhosamente quase despidas de público. Fosse outro o clube a marcar presença... Depois da participação de Portugal, como estreante, num Europeu, a par do investimento do Sporting em todas as camadas do futebol feminino, não seria altura de alguém das muitas dezenas de inscritos na folha de salários da Federação, olhar seriamente para o futebol feminino? Valeu a RTP, desta vez sem cortes ou concertos paralelos e o entusiasmo dos cerca de 4.000 sportinguistas (nota negativa para a ausência das claques do clube. Inexplicável). Atente-se desde logo na hora e no dia escolhidos. Domingo, 15 horas. Mais de 30 graus. Para ser diferente e melhor bastava que tivesse sido no dia anterior ao final da tarde! Todas as jogadoras foram verdadeiras heroínas e inexcedíveis no empenho em proporcionar um espetáculo digno. Todas elas de parabéns. Depois, as nossas. É um gosto ver as nossas leoas a lutar até ao fim. Mesmo quando o desânimo e a descrença ameaçavam instalar-se nas bancadas, ei-las a superarem-se, a jogar como habitualmente e a ganhar como sempre. A cereja que faltava para uma época deslumbrante: a Supertaça. Coimbra foi uma lição de sonho e tradição. Não destaco nomes, nem no relvado nem no banco. Foram todas feitas de Sporting. E é delas que o Sporting é feito: esforço, dedicação, devoção, glória.

IMG_0077

IMG_0085

PS1- uma palavra para os bravos do Andebol, que segui em simultâneo pela emissão televisiva via Twitter. Foram espetaculares. Temos equipa na Champions. 

PS2- o Museu do Sporting ficou mais bonito este fim de semana, com estes dois troféus: as Supertaças de futsal seniores masculinos (soube muito bem, especialmente por ter sido ganha a quem foi...) e a de futebol seniores femininos. A crescer!

 

Fim de semana de modalidades

Em primeiro lugar informo que já cá canta a game box das modalidades. E dia 6 estarei na estreia do pavilhão com o andebol, no início do campeonato. No entretanto, em Coimbra vencemos a Supertaça de Futsal (masculinos), ao derrotar o benfas por 3-2. Auspicioso início de época. Hoje, dia 3, também em Coimbra, também Supertaça mas no feminino, com as nossas leoas a defrontarem o Braga. Lá estarei. E o andebol, por terras da Eslováquia lá vai fazendo o seu percurso rumo à Liga dos Campeões. O Sporting Clube de Portugal joga este domingo a final de acesso à liga de campeões com os austríacos do Alpla HC Hard [15 horas]. No sábado o Sporting venceu a equipa finlandesa do Rieman Cocks por 31-27, enquanto o Alpla derrotou os eslovacos do Presov por 26-25.

IMG_0231

 

Pela verdade desportiva, a luta continua

De acordo com o jornal O Jogo, "A Federação Inglesa (FA) puniu esta quarta-feira Aleksandar Mitrovic com três jogos de suspensão devido a conduta violenta num lance com Manuel Lanzini, no encontro entre o Newcastle e o West Ham, da terceira jornada da Premier League. O avançado dos "magpies" não foi alvo de ação disciplinar do árbitro durante o jogo em questão, mas a consulta de imagens televisivas permitiu ao órgão federativo punir o internacional sérvio."

Em Inglaterra, isto valeu 3 jogos de suspensão :

http://www.soccer-blogger.com/2017/08/26/gif-video-mitrovic-lanzini-incident-video-aleksandar-mitrovic-elbows-lanzini-goes-unpunished/

Em Portugal, isto valeu um pedido de desculpas do Conselho de Disciplina da Federação:

IMG_0229

Apesar das imagens, da opinião pública e, sobretudo, do Conselho de Arbitragem da Federação que considerou que Eliseu devia ter sido expulso no jogo contra o Belenenses, com vermelho direto.

Como fica demonstrado à saciedade, o  VAR não chega. Parece que o próximo instrumento a ser introduzido no nosso futebol não é muito moderno, diria até que é um clássico: a vassoura. É preciso uma valente varridela na promiscuidade do dirigismo, que varra de vez, não para debaixo do tapete mas diretamente para o lixo, uns quantos que fazem da mentira desportiva vida. Pela verdade desportiva, a luta continua. 

Talvez não tenham percebido

Ofuscados todos pelos 5-0, uma barriguinha cheia como há muito se não via, talvez não tenhamos percebido que nas camadas jovens obtivemos boas vitórias na respetiva jornada inaugural.

Em juniores vencemos o Alcanenense por 2-0. E em Juvenis tivemos uma vitória folgada por 5-0 frente ao Caldas. Lembro que na época transata, apenas não fomos campeões em iniciados. 

Em breve teremos o futsal, o hóquei, o andebol e o voleibol, já no nosso pavilhão. E as leoas, que são um grande motivo de orgulho para todos os sportinguistas, começam a sua participação no mais alto escalão europeu na próxima semana. Não se esqueçam e marquem nas vossas agendas o dia 3 de setembro para irem a Coimbra para apoiar o Sporting feminino na luta pela Supertaça. Depois da inesquecivel final do Jamor, a Supertaça.

Cultura de vitória, com esforço e dedicação. Na próxima 4a feira teremos o jogo da época, contra o Steua de Bucareste. Se mantivermos a classe e a competência demonstradas hoje contra o Guimarães, então acredito que a fase de grupos da Champions está ao alcance do Sporting. Importante pelo encaixe financeiro que permite e pela montra para o mercado que possibilita. Citando uma figura histórica, "eu acardito". Bom domingo 

No alto da madrugada

É sempre um bom momento para pensar e partilhar no blogue, o exercício interior que a madrugada nos permite. Dias de convulsão, onde a par da tragédia do terrorismo, aqui tão perto, temos a tragicomédia da administração Trump - só coisas que nos ralam -, a observação do estado de espírito de muitos Sportinguistas, nas redes sociais em especial, dá que pensar. Não há como nós para tudo questionar e pôr em causa, mesmo que, ou sobretudo, a procissão ainda vá no adro. Ainda nem cumprida que está a terceira jornada, e já se vaticina o pior. Calma. A equipa ainda não está a corresponder à expetativa coletiva, eu diria até à ansiedade generalizada, mas estamos no início. Nem se ganhou nem se perdeu nada.Temos de dar tempo ao tempo, de nos dar o benefício da dúvida. Há, sobretudo, um fator muito importante que precisamos de interiorizar. O Sporting precisa de unidade à volta da equipa, dos adeptos, do clube em geral. Se queremos vencer, temos de afastar uma certa bipolaridade emocional. Bem sei que pessoas com responsabilidade falam demais, ou fora de tempo. E que por vezes mais valia estarem calados. Mas a tentação do microfone à frente... Sou dos que acredita, sobretudo na nossa força e na nossa superioridade, a vários níveis (eles não gostam de ouvir... e querem calar-nos...eles!). Não é por acaso o tratamento noticioso que nos dedicam e as decisões disciplinares cirúrgicas para nos enfraquecer. Mas nisso devemos encontrar forças, resistências, engrandecermo-nos. Sendo um exemplo. Acredito no nosso lema, nas nossas cores, nos nossos atletas das várias modalidades, não entro em crise só porque empatamos um jogo. Vibro no andebol, no futsal, no ciclismo, no ténis de mesa, no judo, na natação, no atletismo, no goalball, etc., no masculino e no feminino, nos jovens e nos seniores. E na nossa obra social, na IPSS Leões de Portugal. Apenas porque o Sporting Clube de Portugal é tudo isso. Aquém e além mar. Sim, logo vamos vencer em Guimarães e dia 3 de setembro lá estarei em Coimbra para apoiar as leoas na supertaça de futebol. Se cada um de nós der mais um pouco de si ao clube, a fasquia da exigência sobe relativamente a todos os que nos representam, impondo-lhes mais esforço e mais dedicação. No alto da madrugada fica este pensamento. Temos de ter cultura de vitória, sim, e de conviver mal com a derrota, mas também espírito de unidade e de coesão à volta do clube, como temos demonstrado nas bancadas.Todos, sem exceção. Acreditar e ter esperança. Afinal temos tanta coisa para ganhar esta época!

IMG_3713.

Record: quem te viu e quem te vê

Isto de se andar pelo Twitter tem que se lhe diga. Pelo menos dá matéria prima para umas linhas aqui, num sítio sério e recomendável.

Primeira situação- um jornalista do Record "twittou" o seguinte: "Excelentes arranques de #FCPorto e #Benfica. Vitórias justas, sem espinhas. Dragões arrasadores, águias sólidas. Temos campeonato. Cool!".

Claro que vários sportinguistas vieram a terreiro pelo que esse jornalista teve de justificar-se dizendo que só se referiu aos que jogaram hoje e, enfastiado, comentou com desagrado que "já não há pachorra". É verdade, mas enquanto os sportinguistas sentirem que o jornal, em muitas situações, é discriminatório e persecutório relativamente ao Sporting, usando dois pesos e duas medidas no tratamento jornalístico relativamente a outro(s) clube(s), até por questões comerciais pois embarcou na lenga lenga dos 6 milhões de adeptos e achando que assim vende mais umas centenas de jornais, só podemos estar atentos e críticos. E denunciar os atropelos sempre que a manipulação, tão em voga em certos jornais desportivos, nos atinja. Enquanto nos lembrarmos, entre outras coisas, disto:

IMG_0214

IMG_0213

 

Este apagar do símbolo do Sporting Clube de Portugal, intencional, legitima a desconfiança sobre os desígnios do jornal e dos seus responsáveis. Na altura (2011), apenas gerou uma desculpa esfarrapada do então diretor Alexandre Pais. Mas a desigualdade de tratamento desde então não melhorou, pelo contrário. Portanto, que os jornalistas do Record não se surpreendam quando os sportinguistas os criticam. Primeiro, porque não estão livres da crítica, como qualquer outro profissional, e depois porque existem razões fundadas para o fazermos. No caso dou o benefício da dúvida, mas elogiar o arranque de Porto e Benfica, sem falar na vitória do Sporting, a única fora na condição de visitante... 

 

Segunda situação- num twitt do Record lê-se, a propósito do jogo com o Braga e a formação seixalíada: "Fotogalerias - Os jovens da formação lançados por Rui Vitória: Diogo Gonçalves aumenta a lista".

Patético título e enganador. Apenas porque faltou dizer que a jovem promessa do Seixal entrou aos 91 minutos, ou seja, nem deu para tocar na bola. Grande lançamento... ainda se deve estar a ouvir o estrondo da queda do rapaz. Isto é que é formação!

Estrelinha a brilhar?

A época futebolística começou bem para o Sporting Clube de Portugal, na versão B, na II Liga.  Com vários jogadores que subiram dos juniores e depois de começarem a perder já na segunda parte, conseguiram a reviravolta e venceram por 2-1 a equipa serrana nos minutos finais.

ver comentário em: 

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-b/2017-08-06/reviravolta-na-vitoria-dos-bes-na-covilha

Bom augúrio para a tarde... será mesmo a estrelinha a brilhar?

IMG_0211

 

Estrelinha da sorte...

A mais que improvável conjugação de resultados aconteceu, e o Sporting Clube de Portugal é cabeça de série no sorteio do playoff da Champions. O que faz diferença.

Noticia o Record que "O cenário era altamente improvável... mas aconteceu mesmo. Seria preciso quase um 'milagre' para o Sporting ser cabeça-de-série no sorteio do playoff da Liga dos Campeões mas a conjugação de resultados necessária para tal veio mesmo a ocorrer e os leões passaram de possíveis adversários como Sevilha, Liverpool, Nápoles, CSKA e Ajax para Nice, Young Boys, Steaua Bucareste, Basaksehir e Hoffenheim. Teoricamente bem mais acessíveis."

Espero que estejamos à altura do "milagre" e passemos à fase de grupos. Bem precisamos de amealhar o dinheiro da participação nessa fase, pois o que já lá vai em contratações...

Depois da introdução do VAR (Monaco e Fiorentina, e agora na liga), o "milagre" de cabeça de série. A época promete. Estrelinha da sorte, estrela de campeão?

IMG_0209

 

Fenómeno do Entroncamento

Depois de termos, há um ano, lido sobre a transferência de Renato Sanches para o Bayern e os valores envolvidos, 35M€ com fantasias de mais x milhões por objetivos (podia chegar aos 80...) e feito o balanço no final da época dos minutos jogados e a avaliação dos sócios e do próprio clube do jogador, bem como pela imprensa estrangeira, repito estrangeira, aqui está um fenómeno do Entroncamento, a fazer inveja aos pastorinhos de Fátima. Rummenigge, presidente do clube bávaro, afirmou: «Pelo menos 10 equipas estão atrás de Renato Sanches.» Que pena o Bayern de Munique não reconhecer o valor do seu jogador, pondo-o a jogar. Depois do Milan e dos hipotéticos 40M€ que estariam dispostos a pagar, agora é o leilão do empréstimo. Hoje é o Chelsea. Não tem fim. Lamento por Renato Sanches, que considero um bom jogador. A força que têm os agentes/empresários no futebol... talvez o verdadeiro fenómeno do Entroncamento do futebol!

Recuo ao tempo de gesto de boa vontade...

Por razões profissionais e quando pesquisava matéria relacionada com navios, deparei-me com um blogue denominado "Restos de Colecção", de José Leite. Provavelmente não será desconhecido por quem demanda blogues, mas tem um interesse histórico assinalável. E, claro, porque tem uma Etiqueta Sporting que nos transporta aos primórdios do primeiro campo de futebol do Sporting e até conta a história do nosso gesto de boa vontade para com o clube da luz, quando lhes cedemos um campo, que já nem isso tinham... Recheado de fotografias antigas, vale a pena. Aqui fica o link: http://restosdecoleccao.blogspot.pt/search/label/Sporting

1907-Primeiro-estadio5

"Stadium do Lumiar" com as bancadas em construção

(fotografia extraída do blogue "Restos de Colecção")

 

Portugal, futebol feminino e Sporting

Aí está, a 1ª vitória de Portugal na 1ª participação num europeu de futebol feminino. A determinação e o empenho das nossas jogadoras são dignas de realce. E oito delas são do Sporting Clube de Portugal: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Ana Borges, Ana Leite e Diana Silva.

Como curiosidade, ambos os golos de Portugal contra a Escócia têm a marca Sporting. O que dá a vitória é de Ana Leite, e o 1° é de Carolina Mendes que, em recente entrevista ao jornal A Bola,  à pergunta se tinha alguma equipa do coração, respondeu assim:

- O Sporting Clube de Portugal.

Pronto, e era só isto.

IMG_0208

 

Sporting campeão!

Distraído, descobri apenas hoje um excelente texto do João Taborda da Gama sobre o Sporting, justamente com o título "Sporting campeão!". E, para não ceder à tentação de falar sobre a equipa e o contingente de jogadores que estão na Suiça, que após 2 jogos nos transmitem aquela sensação desconfortável de "déjà vue" da época passada, alternativamente partilho convosco esta declaração de sportinguismo: http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/joao-taborda-da-gama/interior/amp/sporting-campeao-8474896.html.  Um excerto para aguçar o apetite:

..."Devo ao Sporting horas intensas de um prazer que não há senão vivendo um estádio, senão amando um clube, a irracionalidade pura, cada vez mais acredito que é componente fundamental da vida (a religião preenche um espectro de não racionalidade bastante diferente; o amor, mesmo a paixão, muito mais racionais do que o clube e a religião). E não é ao futebol a quem devo esse prazer, é ao Sporting - não perdi, não perderei um minuto com um Real Madrid -- Barcelona, ou com uma final da Champions, por melhor que seja o futebol-desporto. No Sporting aprende-se a amar sem quase nunca ganhar. Mas também a odiar.".  

Vale a pena ler, ou reler se for o caso. Bom fim de semana.

{ Blog fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D