27 Jun 17
Tags:

comentar

«Pedro Martins como jogador era muito trabalhador, deixava tudo em campo, inconformado, sempre com um "ar" muito sério; está a fazer uma excelente carreira como treinador. Também gostaria de o ver um dia treinar o Sporting.»

Leão de Queluz, neste meu postal


comentar ver comentários (4)
Balanço (34)
Pedro Correia

 

OS CINCO MELHORES GOLOS DO SPORTING - IV

Bruno César, no Sporting-V. Setúbal

(3 de Dezembro de 2016)


comentar
26 Jun 17
Tags:

comentar ver comentários (2)
Tags:

comentar ver comentários (48)

«FIFA estuda jogos de futebol cronometrados, 60 minutos. Se for avante acabou o antijogo, como fez o Benfica na época 2015/16 em Alvalade: bolas enviadas para o relvado do banco de suplentes, guarda redes 6-7 vezes "lesionado", etc. Com video-árbitro, "padres" controlados ou substituídos por árbitros verdadeiros e com jogos cronometrados, lá se vai o penta.»

Leão de Queluz, neste meu texto


comentar ver comentários (6)
Balanço (33)
Pedro Correia

 

OS CINCO MELHORES GOLOS DO SPORTING - III

Gelson Martins, no Sporting-Varzim [ver 2' 05'']

(30 de Dezembro de 2016)


comentar ver comentários (2)
25 Jun 17

 

Gostaram desta meia dúzia? Não precisam de agradecer.

 

Tags: ,

comentar ver comentários (6)
Tags:

comentar ver comentários (4)
Tags:

comentar ver comentários (45)

«Cheira-me que, com o autocarro de cromos que vem aí, vamos ver muito disto na próxima época, experiências sobre experiências, e o Sporting a arder com os pontos...»

SportingSempre, neste meu postal


comentar ver comentários (7)
Balanço (32)
Pedro Correia

 

OS CINCO MELHORES GOLOS DO SPORTING - II

Bas Dost, o golo da vitória no Braga-Sporting [ver 4' 40'']

(30 de Abril de 2017)


comentar ver comentários (1)
24 Jun 17
Tags:

comentar

Sou contra anátemas. Sou contra a obsessiva procura do inimigo interno. Sou a favor da plena autonomia estratégica do Sporting, nunca subordinada a cartilhas alheias. Sou e serei sempre favorável à liberdade de expressão, dentro e fora de portas do clube.

Além disso, estou firmemente convicto de que o Sporting Clube de Portugal - e não por acaso escrevo agora o nome por extenso - só cresce e se engrandece mobilizando os adeptos pela positiva. Por isso aplaudo com entusiasmo a inauguração do Pavilhão João Rocha, para cuja construção orgulhosamente também contribuí.

Por agora é o que tenho a dizer. Ocasiões haverá para voltar ao tema enunciado em título.

Tags:

comentar ver comentários (3)
Balanço (31)
Pedro Correia

 

OS CINCO MELHORES GOLOS DO SPORTING - I

Bruno César, no Real Madrid-Sporting 

(14 de Setembro de 2016)


comentar ver comentários (4)
23 Jun 17

Quatro golos da cantera leonina contra a Macedónia no Europeu de sub-21: Bruma (2), Edgar Ié e Podence - este com uma soberba assistência de Iuri Medeiros. A selecção venceu 4-2, resultado no entanto insuficiente para transitar para as meias-finais, na sequência da anterior derrota frente à Espanha (1-3).

O pior em campo - a larga distância de qualquer outro - foi um tal Renato Sanches, que o treinador mandou retirar de campo aos 55 minutos. Uma nulidade.


comentar ver comentários (23)

SiamoSporting[1].jpg

 Imagem do blogue Mister do Café

 

«Só alguém muito mal formado se disponibiliza para eleger os piores jogadores (colegas) com quem já jogou, partilhou balneário e emoções.»

Palavras do nosso amigo José de Pina, dirigidas ao único ex-jogador formado no Sporting cujo nome me recuso a escrever ou pronunciar. Um fulano  capaz de qualquer golpe baixo para continuar a aparecer nas notícias. O mesmo que fez apaixonadas declarações de amor eterno ao nosso clube antes de atravessar a Segunda Circular, onde se aninhou no pré-fabricado e ali ganiu juras de paixão papoilenta como se tivesse mamado lampionismo desde o primeiro vagido que pronunciou no berço, com a fralda bem molhada.

Era leão, tornou-se camaleão. Quem não o conhecer que o compre.


comentar ver comentários (40)
Leoas as sextas
Pedro Correia

11067768_921267277894149_2890235105149896413_n[1].

 

Se queres ver um sorriso

sempre a brilhar neste rosto

só verde e branco é preciso:

a Leoa tem bom gosto.

Tags:

comentar ver comentários (2)

«O melhor dos melhores têm de demonstrar em campo que consegue fazer melhor que os adversários e com menos recursos. Só assim é que a história guarda a memória dos Heróis. (...) O Sporting tem de demonstrar em campo que é mais inteligente, melhor técnico-tacticamente e mais audaz. Se Jorge Jesus não tem capacidade que se vá embora.»

Leão da Estrela, neste texto do Rui Cerdeira Branco

 


comentar ver comentários (6)
Balanço (30)
Pedro Correia

transferir-1-4[1].jpg

 

 O que escrevemos aqui, durante a temporada, sobre BAS DOST:

 

- Frederico Dias de Jesus: «Assim nasceu um novo matador em Alvalade!» (24 de Setembro)

- Edmundo Gonçalves: «Pegou de estaca.» (24 de Outubro)

- Marta Spínola: «Temos bons centrais, um Schelotto que começa bem, descarrila pelo meio e corre para apanhar o fim, um Bas Dost que não tem culpa que não lhe chegue sempre a bola...» (29 de Outubro)

- José da Xã: «Assumo aqui e agora a minha desconfiança do jogador no início de época. Mas chegado a este ponto, Dost parece o homem certo no lugar certo. Basta que lhe façam chegar as bolas. Do resto trata ele!» (7 de Novembro)

- Ricardo Roque: «Valeu a categoria de Gelson na jogada do golo, com o acerto de Bas Dost, mas a nota dominante foram os golos falhados. Tanto desperdício poderia ter-nos custado caro.» (28 de Novembro)

- Francisco Vasconcelos: «Jorge Jesus mexe mal na equipa ao tirar Bruno César e  Bas Dost e precisa claramente de dois laterais como deve ser.» (11 de Dezembro)

- Alexandre Poço: «É fundamental manter Bas Dost na época 2017/18. Será pedra fundamental na terceira tentativa de Jorge Jesus para nos dar o tão almejado título.» (13 de Março)

- Rui Cerdeira Branco: «Um ponta de lança fora de série, a melhor contratação do ano, praticamente a única (talvez acompanhado de Alan Ruiz que demorou a render mas parece ser uma certeza). Não é jogador para sozinho dar um título (Jardel há só um) mas é claramente dos melhores que passaram pelo Sporting em muitos anos. Um jogador competentíssimo como matador e a pedir um criativo mais venenoso nas costas e melhores laterais a cruzar...» (14 de Maio)

- Eu: «Desde Mário Jardel que não tínhamos um artilheiro de pé (e cabeça) tão quente como ele. Além disso é um exemplo de companheirismo e camaradagem, no relvado e no balneário. Alguém com fibra de Leão: tem espírito de equipa, é leal na disputa dos lances, nunca nega o contributo para as vitórias e detesta sair do campo derrotado, mesmo que o jogo seja a feijões. Foi um verdadeiro reforço no Verão passado: por isso o aplaudimos em Alvalade como se tivesse sido sempre um dos nossos. É goleador máximo do campeonato português. E o vice-campeão dos goleadores da Europa, só suplantado por Messi.» (22 de Maio)


comentar ver comentários (5)
22 Jun 17

«É difícil olhar para as contratações de Fábio Coentrão e Mathieu (esta ainda por confirmar) sem pensar de imediato que o Sporting pode estar a correr riscos semelhantes aos que assumiu quando avançou para Markovic e Elias. Há um ano, tanto o sérvio quanto o brasileiro pareciam soluções muito boas para Jorge Jesus e afinal foram verdadeiros flops. A um faltava ritmo competitivo; o outro já não o tinha.

Contratar jogadores pelo que se viu deles há dois ou três anos não é boa ideia. O momento é, quase sempre, tudo. E qual é o momento de Fábio Coentrão e Mathieu? Em rigor, não o sabemos. Porque o lateral português na última época foi utilizado em apenas seis jogos, no intervalo de lesões; porque o central francês, na última época, foi utilizado apenas 16 vezes, entre lesões arreliadoras, quando está a poucos meses de completar 34 anos.

Já se percebeu que para Jesus esta dupla terá papel decisivo na próxima época. Por quanto tempo? É essa a questão fundamental.»

José Ribeiro, hoje, no Record


comentar ver comentários (32)

«Quando se anda uma época inteira à procura de um segundo avançado para junto do Dost e não se encontra, a culpa é de quem? Na falta de um "10" o Pizzi foi inventado pelo Rui Vitória e foi um dos grandes obreiros da vitória [do SLB]. Queixamo-nos de quê?»

Luís Moreira, neste postal


comentar ver comentários (10)
Balanço (29)
Pedro Correia

617297958[1].jpg

 

 O que escrevemos aqui, durante a temporada, sobre CASTAIGNOS:

 

- Luís de Aguiar Fernandes: «Podem dizer que o André, Campbell, Castaignos e afins são piores que o Matheus.» (31 de Outubro)

- Eu: «Castaignos, o avançado incapaz de marcar golos, é um novo Barcos.» (4 de Janeiro)

- Francisco Chaveiro Reis: «Gastamos de mais em jogadores que jogam de menos. Douglas, Meli, Petrovic, Paulista, Elias, Castaignos, Markovic ou André têm as portas de saída escancaradas.» (19 de Janeiro)

- Edmundo Gonçalves: «Quando [Jesus] fez sair os homens que estavam melhor (Alan e Bruno) e fez subir William, um jogador que pede gente rápida na frente, a entrada de Joel e do inenarrável Castaignos foram apenas uma decisão tola tomada por equívoco, ou foi uma tola decisão tomada por teimosia?» (5 de Março)

- Luciano Amaral: «Castaignos faz de propósito para falhar golos. Jesus faz de propósito para que o Sporting não jogue nada. Bruno de Carvalho faz de propósito para que os sportinguistas passem a vida a levar enxertos de pancada. Se não é verdade, pelo menos parece.» (8 de Maio)

- Alexandre Poço: «Já vendemos o Luc Castaignos?» (10 de Maio)

- Rui Cerdeira Branco: Este ano foi um daqueles anos em que mais suspirei por vários jogadores que já são nossos, da Academia, e que, ou não estavam ao nosso serviço, ou permaneciam arredados do plantel. Fi-lo sempre que Castaignos tocou na bola.» (22 de Maio)

- José da Xã: «Chamo aqui Campbell, Castaignos, Meli ou André Filipe. Nenhum deles mostrou ser reforço, o que me leva a perguntar como aparecem estes atletas no plantel. Pior… com a sua chegada atiraram alguns jogadores da Academia para a segunda liga ou para outras equipas. Um erro que foi demasiadamente caro.» (27 de Maio)


comentar ver comentários (4)
21 Jun 17

image[1].jpg

 

O melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, garantiu mais três pontos à selecção nacional. Na vitória de hoje frente à Rússia - turma anfitriã do torneio - na Taça das Confederações. Portugal, com três jogadores do Sporting no onze titular, venceu e convenceu. Um golo solitário bastou para nos garantir os três pontos. Assinado pelo suspeito do costume, que marcou 14 golos nos últimos dez desafios disputados ao serviço da equipa das quinas.

Fica à atenção dos fãs domésticos de Lionel Messi, o segundo melhor jogador do futebol actual. Até eles já devem estar rendidos.


comentar ver comentários (6)
Tags:

comentar ver comentários (4)

pavilhao[1].jpg

 

Um dia grande para o desporto português e para a cidade de Lisboa, um dia inapagável na história do Sporting. O dia de hoje, com a inauguração do Pavilhão João Rocha. Um sonho antigo da nação leonina tornado realidade pelo presidente Bruno de Carvalho, com o apoio firme de milhares de sócios e adeptos que não ficaram esquecidos neste empreendimento. 

Há que dar o mérito a quem é capaz de passar das intenções aos actos neste país onde sobram palavras e escasseiam obras. Agora que venham as enchentes. E as vitórias.


comentar ver comentários (20)

«O que fez Bruno de Carvalho? Possivelmente agindo por impulso, completamente dominado pelo sentimento clubístico anti-benfiquista, só pensou mesmo em dar um tiro no porta-aviões benfiquista, com a clara intenção de lhe provocar um rombo, roubando-lhe um treinador que ajudou o Benfica a ganhar diversos títulos.»

Orlando, neste texto do Edmundo Gonçalves


comentar ver comentários (3)
Balanço (28)
Pedro Correia

OriginalSize$2017_03_02_12_28_42_1231493[1].jpg

 

 O que escrevemos aqui, durante a temporada, sobre FRANCISCO GERALDES:

 

- Eu: «O jovem jogador, com apenas 21 anos, deve retornar a Alvalade. Depois de duas épocas em destaque no Sporting B e deste empréstimo ao Moreirense, precisamos dele na nossa equipa principal. Sem favor algum, Jorge Jesus deve equacionar o seu regresso sem mais demora.» (4 de Janeiro)

- Edmundo Gonçalves: «Considerar a participação de Francisco Geraldes neste jogo com o Varzim na equipa B como uma despromoção só pode ser ou piada de mau gosto, ou ausência total do entendimento do que deve ser uma equipa B, ou mais uma fornada de carvão para a fogueira. Ou o somatório de todas elas.» (16 de Fevereiro)

- Francisco Almeida Leite: «Um jogador com imenso potencial e que Jesus teima em não lançar de forma sustentada. Se isso acontecer será um erro. Mais um. Francisco Geraldes bem trabalhado e com oportunidades poderá ser uma espécie de novo Antoine Griezmann...» (10 de Maio)

- Rui Cerdeira Branco: «Raramente jogou e o treinador não parece ter em grande consideração o seu potencial, preferindo discipliná-lo. Num raro momento em Alvalade em que Geraldes se arma em municiador imprevisível e consequente da linha da frente, Jesus só não terminou a bronca que lhe ia dar porque foi abafado pelo entusiamo dos adeptos com o atrevimento naquela equipa amorfa que viria a perder por 1-3.» (14 de Maio)


comentar ver comentários (6)
20 Jun 17
Tags:

comentar

 

«Que autoridade moral tem Pedro Proença, que foi posto lá [na presidência da Liga] mercê dos ofícios sobretudo do presidente do Sporting, que autoridade moral tem para chamar alguém à conversa para dialogar seja com quem for?»

16 de Junho, na SIC Notícias


comentar ver comentários (48)

Toda a imprensa desportiva traz hoje na primeira página - mesmo em letras pequeninas - a notícia da detenção de Hermínio Loureiro, ex-presidente da Liga, ex-secretário de Estado do Desporto e actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Por suspeitas de corrupção.

Toda? Toda não. O inefável jornal A Bola omite o assunto na sua capa. Nada: nem uma linhinha.

Uma autêntica lição de jornalismo, mas às avessas.


comentar ver comentários (6)

 

«Dia de Fábio. Jesus terá hoje em Alvalade o lateral mais desejado. Coentrão faz exames médicos e assina contrato. Presidente do Real Madrid confirma empréstimo.»

Manchete do Record

 

«Mathieu já acertou contrato. Central esteve até ontem em Lisboa e o anúncio como reforço do Sporting está iminente.»

Manchete d' O Jogo

 

«Bruno Fernandes vai assinar por 5 anos. Sporting perto de garantir médio internacional sub-21.»

Manchete d' A Bola

 

«Gastón [defesa internacional do Uruguai] confirma que "negociação [com Sporting] está avançada.»

Notícia de capa d' O Jogo

 

«Battaglia chega da Argentina.»

Notícia de capa do Record

 

«Milan de olho em Rui Patrício. Guarda-redes pode ser a solução para a saída de Donnarumma.»

Notícia de capa d' A Bola

 


comentar ver comentários (6)

«O que faz a grandeza de um clube são os adeptos. Nunca os títulos. De outra forma, o Sporting não passaria de uma equipa do meio da tabela.»

JorgeN80, neste meu postal


comentar ver comentários (11)
Leitura recomendada
Pedro Correia

 

O 'best of' dos comentários à polémica dos emails (#15 - #11). Do Mestre de Cerimónias, n' O Artista do Dia.

 

Dava jeito conhecerem as regras do hóquei antes de começarem aos gritos. Do Cherba, n' A Tasca do Cherba.

 


comentar
Balanço (27)
Pedro Correia

daniel%20podence[1].jpg

 

 O que escrevemos aqui, durante a temporada, sobre PODENCE:

 

- Francisco Chaveiro Reis: «O Sporting precisa urgentemente de avançados. Teo foi para os Jogos Olímpicos e calcula-se que não volte; Barcos não mostrou nada e Spalvis, antes de poder mostrar ao que vem, lesionou-se e vai perder seis meses, pelo que aposto que os poucos jogos que fará este ano serão na B. Há ainda Slimani, que não creio que fique em Portugal mais um ano. Bem vistas as coisas, sobram Alan e Podence e nenhum deles é um avançado de raiz. Falta poder de fogo e Jesus gosta de ter quatro homens para esta posição.» (22 de Julho)

- Eu: «Novamente o jogador mais em evidência. Substituiu Barcos na segunda parte, esticando o nosso jogo. Bom na finta, na dinâmica e na visão periférica.» (23 de Julho)

- Luciano Amaral: «É preciso pôr sempre os mesmos a jogar e eles não não chegam para todas. Isto dá mesmo que pensar, quando nos lembramos que andaram a ser espalhados de empréstimo por aí jogadores da formação que, de certeza, pior não fariam: Mané, Podence, Iuri, Palhinha, Gauld...» (13 de Dezembro)

- Rui Cerdeira Branco: «Temos três meses e algum sangue novo disponível e que, mais que não fosse, pelo baixo rendimento de alguns clássicos de Jorge Jesus, já justificam uma aposta continuada por uns jogos. Pelo menos Podence e provavelmente Geraldes e Matheus Pereira. Não para satisfazer os adeptos, mas para construir um esqueleto de equipa e um balneário mais equilibrado onde todos sejam vistos como alternativas válidas.» (6 de Março)


comentar ver comentários (3)
19 Jun 17
Tags:

comentar ver comentários (6)

«BdC é o nosso presidente, JJ o treinador. Sairão uns jogadores e outros virão. Só nós é que somos imutáveis, podem contar connosco, não será por nós que não ganharemos. Mas alguma coisa também terá de mudar no futebol português. O vídeo-árbitro pode evitar uma ou outra asneira, mas não evitará o essencial.»

Simão Gamito, neste meu texto


comentar ver comentários (6)
Balanço (26)
Pedro Correia

600.579cfc9d0cf2d6e7c123e489[1].jpg

 

  O que escrevemos aqui, durante a temporada, sobre MELI:

 

- Francisco Vasconcelos: «Um jogador que em forma pode ser uma boa alternativa.» (29 de Outubro)

- Francisco Chaveiro Reis: «Meli e Elias nada trouxeram e devem ser "despachados". Meli deve regressar ao seu país como moeda de troca num negócio.» (20 de Dezembro)

- Eu: «Trocava já o Meli pelo Iuri.» (13 de Janeiro)

- Rui Cerdeira Branco: Este ano foi um daqueles anos em que mais suspirei por vários jogadores que já são nossos, da Academia, e que, ou não estavam ao nosso serviço, ou permaneciam arredados do plantel. Fi-lo sempre que Castaignos tocou na bola, sempre que no banco ou na bancada via jogadores que nem calçavam - como Meli.» (22 de Maio)

- José da Xã: «Chamo aqui Campbell, Castaignos, Meli ou André Filipe. Nenhum deles mostrou ser reforço, o que me leva a perguntar como aparecem estes atletas no plantel. Pior… com a sua chegada atiraram alguns jogadores da Academia para a segunda liga ou para outras equipas. Um erro que foi demasiadamente caro.» (27 de Maio)

Tags: ,

comentar ver comentários (3)
Tags:

comentar ver comentários (50)
18 Jun 17
Tags:

comentar ver comentários (8)

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

O polvo encarnado (4)

Os nossos comentadores me...

Balanço (34)

Pontapé de saída

Palmarés leonino (38)

Memória de peixe outra ve...

O polvo encarnado (3)

Os nossos comentadores me...

Balanço (33)

A nossa identidade indest...

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

bruno de carvalho

leoas

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

liga europa

ler os outros

godinho lopes

golos

clássicos

futebol

árbitros

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

humor

formação

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds