13 Mar 17
Segurar Bas
Alexandre Poço

Numa época pouco reluzente, Bas Dost é dos melhores da Europa (a um golo de Lionel Messi). 22 golos na liga em 25 jogos, 47% do golos marcados pelo Sporting no campeonato. Na média por jogo, só fica atrás de Mário Jardel (2001/2002). Duas notas emergem deste panorama: a primeira para constatar que numa época boa, com o Sporting a lutar pelo título até ao fim do campeonato, Bas arriscava-se a andar a lutar com os recordes de alguns dos melhores goleadores da história do Sporting. A segunda é para relembrar que é fundamental manter Bas Dost na época 2017/18. Será pedra fundamental no 3a tentativa de Jorge Jesus nos dar o tão almejado título. 


comentar ver comentários (8)
23 Jan 17
Estado da arte
Alexandre Poço

affreux-sales-et-mechants.jpg


comentar ver comentários (14)
15 Set 16

O Markovic. Vai marcar golos, fazer assistências e levantar Alvalade, cada vez que Jesus o passar da condição de titular para substituído. Vamos gritar "Marko, Marko, Marko" ao mesmo tempo que fazemos vénias sucessivas como ontem fizemos ao Gelson e ao Adrien. Ele precisa de tempo (3/4 jornadas e está no ponto), a magia está lá toda. Que L'azar vão ter as defesas contrárias lusas. E polacas. E alemãs. Os outros têm muita sorte, não contam.


comentar ver comentários (4)
06 Set 16
Todos a Madrid!
Alexandre Poço

Já lhe chamam invasão. E após o primeiro dia de vendas, não há um que sobre dos quase 4 mil bilhetes destinados ao Sporting para ir a Madrid ver a nossa turma jogar contra o Real, na próxima semana. Serei um dos afortunados, tal qual o nosso colega Frederico Dias de Jesus. Lá estaremos a apoiar os Leões no começo desta aventura europeia com os grandes da Europa, lugar natural da nossa instituição. 

WhatsApp Image 2016-09-05 at 13.52.47.jpg

 


comentar ver comentários (8)
01 Set 16
No pós-tuta-e-meia
Alexandre Poço

No clube que não conseguia vender bem os seus jogadores. Para registo futuro: de 350 000€ para 35 000 000€. 


comentar ver comentários (4)
30 Ago 16
A época da fruta
Alexandre Poço

14199600_10206783299443942_5878715875370110212_n.j


comentar ver comentários (10)
01 Ago 16
Um mês
Alexandre Poço

Dentro de um mês, os principais mercados de transferências estarão a fechar. Até lá, a expectativa sobre o que podemos fazer na época 2016/17 é ainda incerta. Quem sai, quem substitui, quem NOS paga os reforços, etc. Nos últimos anos, não me lembro de um começo de época assim, com tanto a poder mudar com a saída de 2/3 atletas. Se o presente está assim, só o está porque o passado recente tem sido digno de boa nota. De outra forma, ninguém quereria levar uns cepos. Para rematar, dizer que são bons, têm qualidade e ajudam muito o Sporting. Se ficarem, ficaremos mais fortes, mais próximos dos objetivos. Se saírem, não sendo o Apocalipse verde-e-branco, a época será, com certeza, mais difícil. 


comentar ver comentários (3)
16 Mai 16
Em frente
Alexandre Poço

Gosto quando ficamos frustrados por não ganhar. Quando não se festeja um 2º lugar. É este o meu Sporting. O nosso Sporting. O Sporting de uma só mentalidade: vencer sempre. Campeonato 2015/16 fechado. Não vencemos, queríamos muito, sentimos que "este ano era nosso", mas estamos no caminho certo. Com a actual estrutura, o actual treinador e com esta equipa. O melhor futebol em muitos anos (3 na Luz, 3 no Dragão, 4 em Braga é apenas um exemplo) tem de ter continuidade. Este ano começámos o campeonato a perguntar se seria possível lutar pelo mesmo com o FC Porto e SL Benfica. A partir deste Agosto, estamos logo na luta a tentar superar os 86 pontos conquistados em 2015/16. É tempo de balanço, mas será mais importante gastar tempo na preparação da próxima época - Liga, Liga dos Campeões, Taça e Taça da Liga: reforçando, vendendo bem o que temos mesmo de vender e projectando a estrutura do futebol para o campeonato. Vamos em frente!


comentar ver comentários (2)
26 Abr 16

IMAGE$707EF16FADE6D847.jpg

Um adepto do SC Braga, a descansar os adeptos do SL Benfica, afirmando que o FC Porto vai bater o Sporting Clube de Portugal. Estamos assim. Como se vê, não incomodamos ninguém. 


comentar ver comentários (10)
11 Abr 16
Continuo a acreditar
Alexandre Poço

O Sporting será campeão se conseguir vencer os últimos 5 jogos.

Tags:

comentar ver comentários (8)
04 Abr 16
Eu acredito
Alexandre Poço

A 6 jogos do título. Vamos Sporting!


comentar ver comentários (8)
01 Mar 16

Golo de MARCO CANEIRA

Sporting-Inter de Milão, 1-0

12 de Setembro de 2006, Estádio José Alvalade

 

Esta grande série colectiva volta ao início para recordar uma das grandes noites europeias do nosso clube, uma de várias que já assistimos no Estádio José de Alvalade. 1ª jornada do Grupo B da edição 2006/2007 da Liga dos Campeões. Sporting com um grupo nada fácil - Inter de Milão, Spartak de Moscovo e Bayern de Munique.

 

Quis o destino que o primeiro jogo fosse em casa com os transalpinos. Hoje, o Inter não assustaria tanto como então, visto que nessa noite quente de fim de Verão a equipa de Milão apresentava no seu onze, entre outros, Toldo, Córdoba, Stankovic, Patrick Vieira, Walter Samuel, Ibrahimovic e o "nosso" Luís Figo. Era um gigante europeu com uma equipa recheada de craques. Um adversário à altura do Sporting. 

 

Do nosso lado estavam Ricardo, Polga, Marco Caneira, Tonel, Abel, Nani, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli, Djaló e o levezinho Liedson. Oito portugueses, alguns deles craques da formação de Alcochete, contra as estrelas do Inter. Um David contra um Golias. 

 

Mas nesse jogo, onde Ricardo e a nossa defesa foram várias vezes testados, a magia percorria o meio-campo leonino e o avançado contrava com dois quebra-cabeças, Djaló nos movimentos e Liedson nas finalizações. Jogo vibrante, com várias oportunidades para cada lado, teve um herói mais-ou-menos-improvável. Menos, porque nestes jogos apontamos sempre como prováveis marcadores os extremos endiabrados, os médios criativos ou os avançados temíveis. Mais, porque Caneira, nas épocas que fez de Leão ao peito, várias vezes foi chamado para bater os livres (embora sem muito sucesso, diga-se).

 

Nessa noite, os astros alinharam-se e um excelente passe longo de Tonel foi directo à peitaça de Marco Caneira, libertou-se de Maicon e atirou à baliza um remate bem colocado, que ao fugir do enorme Francesco Toldo beijou a trave e morreu nas redes defendidas pelos italianos. Alvalade explodiu, estávamos a vencer ao todo-poderoso Inter de Milão. Aguentámos e no fim os 3 pontos ficaram em Lisboa. Uma noite de glória europeia com um golaço inesquecível do lateral Marco Caneira.

 


comentar ver comentários (3)
23 Fev 16

IMAGE$2F1C9BBBD5973C65.jpg

 

Chamada de capa do jornal O Jogo, 23-02-2016 

Tags: ,

comentar ver comentários (5)
27 Jan 16

Defrontamos o 2º classificado da Liga (actualmente com menos 2 pontos que nós) no início de Março. Até lá, vamos fazer os seguintes jogos:

 

Jornada 20 - Sporting X Académica

J 21 - Sporting X Rio Ave

J 22 - Nacional X Sporting

J 23 - Sporting X Boavista

J 24 - Vit. Guimarães X Sporting

J 25 - Sporting X Benfica

 

Pelo meio, há Liga Europa com os alemães do Bayer Leverkusen. Ora, temos 5 jogos do campeonato, três dos quais em casa com os 16º (Académica), 7º (Rio Ave) e 17º (Boavista) classificados. 9 pontos obrigatórios, repito e sublinho, obrigatórios. Ao que se juntam dois jogos fora, com Nacional e Vitória de Guimarães, ambos historicamente difíceis para as nossas cores. Fazer 15 pontos nestes 5 jogos será um passo de gigante (ou de Leão) rumo ao título. Empates e coisas que tais podem significar o princípio do fim do nosso sonho. Quanto à 25º jornada, bem, aí nem há outro resultado possível - em casa, estádio cheio, sofrimento e vitória. 


comentar ver comentários (7)
26 Jan 16

Tenho a honra de começar uma série que irá animar esta casa nos próximos tempos. O Pedro Correia já tinha destapado um pouco o véu na crónica do nosso último jantar, pelo que hoje dou o pontapé de partida. 

 

Golo de DIEGO CAPEL

Sporting-Athletic Bilbao

19 de Abril de 2012, Quinta-feira, 20h05, Estádio José de Alvalade

 

Nessa época, tremida e demasiado instável para o investimento que tinha sido feito no plantel, o Sporting alimentava então duas esperanças: chegar à final e vencer a Liga Europa, conquistar a Taça de Portugal. O título já não estava ao nosso alcance. Nessa noite europeia, orientados por um treinador muito querido entre os adeptos, Ricardo Sá Pinto, jogava-se a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa. Do outro lado, o forte e competitivo Athletic Bilbao. Alinhámos com o seguinte 11: Rui Patrício (e que época fez o nosso guardião!), Insúa, João Pereira, Anderson Polga, Xandão, André Martins, Daniel Carriço, Schaars, Izmailov, Diego Capel e Ricky Van Wolfswinkel. 

 

Nas bancadas, uma fraca assistência: 37.286 espectadores para uma meia-final europeia é pouco Leão para tamanha empresa (fosse hoje e tínhamos gente pendurada na cobertura do estádio). No campo, eles batiam-se, batiam-se, mas o Bilbao - principalmente o seu meio-campo - não era pêra doce. Ao intervalo, 0-0. A começar a 2ª parte, balde de água fria. Aurtenetxe inaugurava o marcador para os bascos. Livre da direita cobrado por Susaieta para a área, mau alívio de Insúa, com a bola a sobrar ao segundo poste para Aurtenetxe, que só teve de encostar. O Sporting sofreu mais um bocadinho e os falsos espanhóis quase que faziam o segundo (poupou-nos o poste da baliza de Patrício aos 60').

Nos últimos 25 minutos, começou uma noite europeia inesquecível. Aos 68', entrava Carrillo e o Sporting parecia endiabrado. Chegámos ao tento do empate ao minuto 75' com uma cabeçada estranha, raivosa, mas certeira do lateral-esquerdo argentino Insúa.

 

E a seguir chegou a magia que justifica este texto e o sorriso com que estou enquanto escrevo estas linhas: nas bancadas cantava-se "Aperta com eles, Sá Pinto!" (música que nos acompanhou na recta final dessa época 2011/2012).

Sá Pinto apertava, gesticulava, gritava, não parava um segundo. O banco do Sporting parecia outro onze que queria entrar e jogar. Aquele jogo tinha de ser nosso. E foi nosso devido a uma jogada que ligou a Sevilha à Rússia, fazendo estremecer meia Lisboa: Izmailov faz meio terreno adversário com a redondinha agarrada aos pés, deixa para Capel, que remata forte e rasteiro de fora da área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Iraizoz.

Grande golo de Diego Capel.

Eu tive a oportunidade de ver a bola dirigir-se para dentro da baliza sul, visto que me encontrava na Superior Sul com o Frederico Dias de Jesus. O estádio explodiu. O sonho de ir a Bucareste começava a parece algo fazível para os nossos rapazes. O povo leonino ficou endoidecido com Diego Capel. Se já era querido por todos nós (pese algumas limitações técnicas e tácticas), essa noite transformou-o no herói da ocasião.

Partilho aqui o link de um dos melhores vídeos que existem no Youtube desse mesmo momento (com relato Antena 1 e TSF). É emocionante, dá vontade de voltar a essa noite de Abril de 2012 para sentir aquela loucura em Alvalade. 

 

 

Neste blog, então ainda muito jovem, festejou-se nos dias seguintes (e de que maneira) essa vitória, esses golos e o momento decisivo de Diego Capel. O Bernardo Pires de Lima, o José Navarro de Andrade, o João Távora, o Adelino Cunha e o David Dinis, entre outros, deram nota da nossa alergia e orgulho. Um golo e uma noite europeia para a história desta grande instituição.

Obrigado, Diego Capel. Obrigado, Sporting!


comentar ver comentários (6)
13 Jan 16
Obsessão
Alexandre Poço

 


comentar ver comentários (8)
06 Jan 16
Decisivo
Alexandre Poço

Há um bom par de anos, nos idos dos campeonatos conquistados, também tivemos um jogo decisivo em terra sadina. Penso que então empatámos, o que não foi suficiente para nos tirar o título. Depois de sábado, hoje é uma "final" para nós. Lição: comer a relva e marcar cedo. Em dia de Reis, o Leão tem de continuar dono e senhor da tabela classificativa. Custe o que custar.


comentar ver comentários (1)
16 Dez 15
Tags:

comentar ver comentários (2)
01 Dez 15
Alvalade, 11ª jornada
Alexandre Poço


comentar
22 Nov 15

Ontem, em Alvalade, a equipa visitante começou a queimar tempo aos 10 minutos de jogo. Aos 15' já o árbitro avisava o guarda-redes visitante para não retardar a reposição de bola nos pontapés de baliza. Com o aproximar dos 90', os jogadores visitantes assemelhavam-se aos do Salgueiros/Moreirense/Paços de Ferreira/etc. quando já só pensam em segurar o seu 'pontinho' na casa de um grande. Ontem, a "melhor equipa que ficou pelo caminho" arrastou-se pelo prolongamento na esperança de não encaixar nenhum e, sabe lá Deus, conseguir passar a eliminatória na lotaria das grandes penalidades. O futebol não é um tribunal, mas ontem fez-se justiça. Quem jogou melhor, venceu. Quem entrou em campo com a mentalidade, estratégia e táctica de um Salgueiros ou de um Paços de Ferreira perdeu. O resto é conversa. 


comentar ver comentários (5)

Estrutura 0 - 3 Jorge Jesus


comentar
09 Nov 15
90'
Alexandre Poço

 Ontem, mal terminou a batalha campal em Arouca, lembrei-me deste golo e deste jogo (Jardel, Vit. de Setúbal). Déjà vu?


comentar ver comentários (6)
02 Nov 15
Meio da tabela
Alexandre Poço

O líder do campeonato vencer com dificuldade equipas que se classificam entre o 5º e o 10º lugar não é nada de novo. Há jogos em que essas equipas se superiorizam e tornam a vida complicada ao líder (resultados como 2-1 ou 1-0 são comuns nessas circunstâncias). Depois, há outras equipas que não conseguem ir para lá dos seus limites e nesses jogos vacilam (resultados como 3-0 ou 4-1 são habituais). Equipas de meio da tabela. É da vida. 


comentar
26 Out 15
Spin do dia
Alexandre Poço

O minuto 70 mostrou a força do Benfica com todo o estádio a aplaudir os seus heróis. 


comentar ver comentários (3)
22 Set 15

A 5 minutos do fim da partida, ouve-se um editor de uma qualquer troika de jornais desportivos: 'muda a capa, muda a capa. Afinal não ''descarrillou''.


comentar ver comentários (6)
31 Ago 15
Das perseguições
Alexandre Poço

Jesus não acredita numa perseguição engendrada com fins perversos e executada de forma (sistema)tica para prejudicar o Sporting. Nós também queremos acreditar que não, mas ao fim de 3 jogos da equipa no campeonato é caso para dizer que: aqui há gato.

Ora, o Tondela marca um golo com a mão a meio da 2ª parte quando o jogo está 0-1. O Paços empata através de uma muito duvidosa grande penalidade a 10 minutos do fim. Ontem, bem... Se não fosse o Sporting ter massacrado uma muito frágil Académica, o caso já se estava a compor através daquele mui engraçado penálti para a Académica e da não marcação de outro - claríssimo - devido a falta sobre o Slimani. 

Errar é humano. Errar (sistema)ticamente para o mesmo lado deve ser sobre-humano. 

Vamos continuar a acreditar que não existem perseguições. 

Tags:

comentar
12 Jul 15
Mãe
Alexandre Poço

Diz-se que uma Mãe tem sempre razão na hora de aconselhar os filhos. Pelo que vamos lendo, parece ser assim mesmo. 


comentar ver comentários (2)
11 Jun 15

Contratámos um dos melhores treinadores da Europa, bicampeão nacional, partimos os rins à malta de Carnide que ficou com um melão do tamanho do Colombo, mas o clima que se vive em Alvalade e no nosso universo é semelhante ao que existiria se o Sporting descesse à 2ª liga. 


comentar ver comentários (12)
04 Jun 15
A quente
Alexandre Poço

A confirmar-se Jorge Jesus como novo treinador do Sporting, emerge de imediato um risco para o caminho lento e gradual que fomos tendo até agora: no imaginário de todos estará a conquista, já no próximo ano, do campeonato. É um risco para todos, para Jesus, para BdC e para o Sporting. 


comentar
01 Jun 15

Último clube a vencer um título de futebol profissional em Portugal tem um nome: Sporting Clube de Portugal.


comentar ver comentários (3)
18 Mai 15

11230599_10152774929091555_1422121268552641784_n.p

 (Fotografia do facebook oficial do Sporting Clube de Portugal)

 

Evocar Rui Mendes, 19 anos depois do seu trágico desaparecimento às mãos da barbárie que, infelizemente, frequentava e frequenta os estádios de futebol.


comentar ver comentários (2)

Durante anos ouvimos a ladaínha que rezava que o Benfica campeão ajudava a economia a crescer. Ora, depois de ontem, eu não sei se o PIB vai crescer ou não. Para já, o que sabemos é que o centro da capital parece palco de um país em guerra civil, a cidade berço foi vilipendiada, a polícia está a ser questionada pelos seus métodos bárbaros e a noite terminou com brigadas de choque a carregar em cima de alguns vândalos que destruíam tudo por onde passavam. Para já, com o título do Benfica, Portugal ficou mais próximo de Bagdade.


comentar ver comentários (1)
17 Mai 15

Nos idos de Novembro de 1975, um Primeiro-Ministro deste nosso país referiu num célebre momento, que mais parece um sketch de humor, que estava farto de brincadeiras, referindo-se à situação caótica no país que levou o governo a decretar greve. Ora, quase 40 anos depois, nós adeptos do Sporting Clube de Portugal também podemos dizer que estamos fartos de brincadeiras. Isto vale para a estrutura técnica e directiva. A 15 dias de um jogo decisivo, o folhetim tem sido lamentável. Que sejam tentativas de desestabilizar vindas de fora, temos de aceitar e viver com isso, visto que ainda somos um grande e faz parte tentar criar uma pressão adicional antes de um jogo importante. Ver os nossos homens envoltos num espectáculo destes é de bradar aos céus. Isto tem tudo para correr mal. Que eu me engane no próximo dia 31. 

Tags:

comentar ver comentários (2)
28 Abr 15
Acrobacias
Alexandre Poço

Nós que já temos uns anos disto, percebemos claramente que aquele belo segundo golo de ontem, uma bela acrobacia do Montero, jamais entraria caso fosse num jogo decisivo contra o Benfica, Porto ou noutro qualquer de importantes decisões europeias. Mais, imagino aquela bola a bater no poste, cruzar a linha toda da baliza sul de Alvalade aos 87' de um grande jogo, até aí empatado. Já aconteceu inúmeras vezes. Ontem, os astros alinharam-se e bem, pese a não-extrema-necessidade-de-tal. Viver este clube é também equacionar estas coisas que, invariavelmente, nos calham no destino. 


comentar ver comentários (12)
30 Mar 15

Nada mau o resultado de ontem. A exibição também foi bastante sólida. Melhor ainda se tivermos em conta que estávamos em piloto automático. Parece que resulta. 


comentar ver comentários (1)
17 Mar 15
A altura da época
Alexandre Poço

Com hipótese de vencer uma competição oficial, e sem desprimor da mesma devido a todo o simbolismo que é vencer a Taça, é chegada a altura de começar a pensar no que se fez este ano. O que nos prejudicou, erros de estratégia, circunstâncias, melhores e piores, o que mudar, o que manter. No geral, ainda não sei bem se foi 'mais um ano perdido' ou se estamos em consolidação para algo maior, a dar frutos dentro de 2, 3 anos. 

 

PS: no campeonato, o 3º lugar parece ser o destino final da época. 


comentar ver comentários (3)
02 Mar 15
Objectivo
Alexandre Poço

7da95492f61e2e5ff10715793e248908_68f.jpg

 


comentar ver comentários (2)
20 Fev 15
Drama Europeu
Alexandre Poço

Vamos ver-nos gregos para derrotar estes alemães.


comentar ver comentários (2)
19 Jan 15
Analepse
Alexandre Poço

Destoando da época visivelmente abaixo das expectativas, ontem tivemos um William Carvalho à moda do ano passado. Mandão, a errar poucos passes, a controlar o meio-campo, a travar movimentos ofensivos, seguro a preservar a bola e a impor o ritmo. Gostei muito deste regresso ao passado. Que pare no tempo e projecte ontem nos eventos futuros. Bem precisamos. 


comentar ver comentários (1)
07 Jan 15
Há anos assim
Alexandre Poço

Está visto. E tem sido 'limpinho'. Vamos estar no Jamor. Este ano a Taça tem de ser nossa. 

 

PS: Para lembrar que antes dos jogos com as equipas de solteiros e casados eliminámos (ou melhor, humilhámos) o FC Porto em pleno Dragão. 


comentar ver comentários (1)

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Bas Dost versus Slimani (...

Pérolas de Rui Oliveira e...

Os nossos comentadores me...

Repararam?

Os nossos comentadores me...

A piada do dia

Os ingratos de chicote

O "fim" de Peter

Assobiar ou não assobiar

O melhor prognóstico

Arquivo

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds