03 Abr 17

Bem sei que, para nós, o campeonato parece já ter acabado mas ontem a segunda parte do jogo em Arouca foi miserável. Não me recordo sequer de um remate à baliza na segunda metade do jogo. Isto depois de meia hora muito bem conseguida na primeira parte. Será que é possível alguém avisar os rapazes que eles jogam no Sporting Clube de Portugal?

Tags:

comentar ver comentários (1)
01 Mar 17
Eleições
Filipe Arede Nunes

Tenho andado um pouco desaparecido destas lides mas em semana de eleições não podia deixar de afirmar que no próximo sábado vou votar em Bruno de Carvalho. O homem é perfeito? É evidente que não mas tem sido suficientemente capaz na função. Também quero títulos mas não me esqueço que quando chegou ao Clube estávamos a lutar por pouco mais que a manutenção.

Off topic: desde que o Marvin saiu da equipa o Schelotto parece-me ainda pior...


comentar ver comentários (2)
03 Dez 16
90 minutos!
Filipe Arede Nunes

Será que alguém pode informar a equipa que o jogo tem duas partes de 45 minutos? É que isso de jogar apenas durante metade do tempo é algo que a mim, pessoalmente, me aborrece!

Tags:

comentar ver comentários (3)
03 Nov 16
Boas notícias!
Filipe Arede Nunes

O capitão ontem já jogou e a equipa foi capaz, quase imediatamente, de ser mais agressiva na procura da bola. Agora é acreditar no ditado: não há mal que sempre dure.

Tags:

comentar ver comentários (5)
27 Set 16
90 minutos!
Filipe Arede Nunes

Ganhar é sempre uma maravilha mas, apesar de saber que o mister disse que tínhamos feito um jogo pragmático, o jogo dura 90 minutos. A segunda parte deste jogo foi miserável. Agora espero que no próximo sábado, em Guimarães, nos apresentemos com mais intensidade e ambição do que contra o Rio Ave!


comentar ver comentários (7)
29 Ago 16
Vitória de Pirro!
Filipe Arede Nunes

A ser verdade, a transferência de Adrien é a maior perda possível para a equipa do Sporting e aquela que eu mais temia. O capitão leonino podia não ser o melhor jogador da equipa mas era a sua alma em campo. A forma como abordava cada jogada e a intensidade que colocava em cada disputa faziam dele a voz de liderança e o exemplo a seguir. Não vejo como é que vamos conseguir encontrar dois bons médios-centro até quarta-feira. Para ser franco, nem me apetece festejar a vitória de ontem!

Tags:

comentar ver comentários (8)
18 Jun 16
Sobre a selecção
Filipe Arede Nunes

Não sei qual o onze que Fernando Santos (quem se lembrou de escolher este homem para a selecção deveria, talvez, ter-se recordado que as suas equipas nunca jogaram grande futebol e que ele foi capaz de perder um campeonato com o Jardel a jogar com ele) vai apresentar logo nem qual o modelo de jogo. No entanto, se jogar em 4-4-2, e se quiser colocar em campo, ao mesmo tempo, Ronaldo, Nani e Quaresma (três jogadores com características muito ofensivas) deveria apostar, no meio-campo, em William, Adrien e João Mário.

Pergunta-se - ou pelo menos é legítimo que se pergunte - se a minha aposta neste três jogadores resulta de eles jogarem no Sporting. Sim, mas não por eu ser sportinguista ou devido ao facto de os três jogarem do Sporting. Se fossem atletas do Arrentela eu diria o mesmo. O Sporting jogou todo o ano com William a 6, Adrien a 8 e João Mário a interior direito, um sistema que deu equílibrio ao jogo leonino e que permitiu que os três dessem, sempre, muita rotatividade ao meio-campo. Estes são jogadores que estão rotinados, habituados a jogar em conjunto e capazes, praticamente sozinhos, de equilibrarem as transições ofensivas e defensivas.

Nada, note-se, contra Renato Sanches, Danilo ou André Gomes que penso serem enormes jogadores. Aliás, há muito tempo que a equipa de Portugal não tinha tamanha qualidade no meio-campo. Apostaria nos jogadores leoninos sobretudo porque penso que seriam capazes de dar mais à selecção.

Colocaria Quaresma no lugar de André Gomes (que penso, apesar de tudo, ter feito um jogo interessante contra a Islândia) porque está em grande forma e porque tem o elemento desequilibrador que o jogador do Valência não tem. Penso que a melhor posição para o André Gomes é a 8, mas a época de Adrien e as suas características pessoais fazem do jogador do Sporting, neste momento, e a meu ver, melhor para o lugar. Jogaria com Cédric porque é, no meu entendimento, mais jogador que Vieirinha e fecha melhor ao meio nos cruzamentos da esquerda.

Assim, a minha equipa para logo seria: Rui Patrício, Cédric Soares, Pepe, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Ricardo Quaresma, Nani e Cristiano Ronaldo.


comentar
08 Abr 16

Golo de DELFIM

Sporting-V. Guimarães, 3-0

3 de Abril de 1999, Estádio José de Alvalade

 

Mais um grande golo de um jogador que ficou conhecido pelo seu potente pontapé: Delfim.

Jogador português - chegou a ser internacional - Delfim jogava a trinco (na altura ao jogador da posição 6 chamava-se trinco) e era dos bons! A sua grande mais-valia estava no poderoso pé direito e no remate à baliza. Infelizmente, depois de sair campeão do Sporting, foi para o Marselha e lesionou-se gravemente tendo ficado afastado dos relvados mais de dois anos. Nunca mais voltou a ser o mesmo jogador.

O golo é fantástico. Um pontapé impressionante, de primeira, a mais de trinta metros da baliza colocado ao canto superior esquerdo. Ficou para sempre na minha memória!

 

 


comentar ver comentários (1)
05 Abr 16

Golo de RONNY

Naval-Sporting, 0-1

26 de Novembro de 2006, Municipal José Bento Pessoa

 

Quem não se lembra de Ronny, aka, o pé-canhão? Jogador canhoto, passou brevemente pelo Sporting (felizmente!) andando, presentemente, a espalhar magia pelos relvados da bundesliga.

O golo que aqui trazemos é fruto da imagem de marca do jogador, conhecido, sobretudo pela potência do seu pontapé. O jogo, contra o Naval (como é possível que equipas como aquela tenham passado pela 1.ª divisão?!), ficou marcado por um golo monstruoso de Ronny sendo que, na altura, muito se escreveu sobre o mesmo, nomeadamente sobre a velocidade a que a bola pode ter entrado na baliza. Há quem fale em mais de 200 km/h (mais precisamente 222 km/h) embora não existam meios capazes de determinar com rigor se assim foi ou não.

Para a história ficou o grande golo que o jogador brasileiro marcou e os três pontos que garantiu já bem perto do final do jogo!

 

 


comentar
02 Abr 16
Krassimir Balakov
Filipe Arede Nunes

Balakov foi um grande ídolo futebolístico da minha juventude. Quando comecei a ver futebol eram poucos os jogos que eram transmitidos pela televisão e, na altura, não era hábito ir a Alvalade mas antes ao Estádio da Medideira ver o grande Amora! Por isso foram poucas as vezes que tive oportunidade de ver ao vivo o grande jogador búlgaro embora tenha estado (entre milhares de sportinguistas que encheram todo o estádio) na sua despedida com a camisola do rampante na final da Taça de Portugal que o Sporting venceu ao Marítimo na época de 1994/1995.

Krassimir Balakov foi um dos grandes talentos que passaram por Portugal. A sua classe era enorme e o talento impressionante. Todos os que o viram jogar recordam, certamente, a sua destreza técnica e a facilidade com que marcava livres directos mas também a qualidade com que chutava à baliza.

O Sporting publicou no Youtube e na página do Facebook, esta semana, um vídeo com uma colectânea de 40 golos de Balakov na sua passagem pelo clube. Quase todos são de execução técnica muito acima da média e uma parte muito significativa dos mesmos poderia figurar entre as nossas escolhas dos melhores golos do Sporting. Fica, abaixo, o vídeo para recordar a arte do grande Balakov.

 

 

Tags:

comentar ver comentários (4)
01 Abr 16

Golo de RICARDO QUARESMA

Salgueiros-Sporting, 1-4

5 de Novembro de 2001, Engenheiro Vidal Pinheiro

 

Ricardo Quaresma foi, nas últimas décadas, um dos grandes jogadores formados pelo Sporting. O seu talento inebriante e a velocidade alucinante do drible faziam deste um verdadeiro Mustang!

Quaresma tem feito uma carreira de grande nível mas muitos (onde me incluo) pensaram possível, pelo menos em determinada altura, que talvez o antigo jogador leonino pudesse aspirar a algo mais, quem sabe se não mesmo a uma Bola de Ouro. Faltou-lhe, penso, a capacidade de trabalho que caracteriza jogadores capazes de alcançar o Olimpo, porque o resto ele, indubitavelmente, tinha!

A imagem de marca do seu enorme talento é a trivela mas o golo que marcou ao Salgueiros em Novembro de 2001 (a ver a partir do minuto 2:00) foi ligeiramente diferente. Desmarcado a partir de um passe da defesa, apanha a bola no meio campo e corre com ela, velozmente e entre os defesas encarnados, e, já depois de entrar na área da equipa salgueirista, desfere um potente remate ao canto superior esquerdo da baliza. Golo de levantar o estádio e um dos primeiros que marcou com a camisola verde e branca.

 

 


comentar
24 Mar 16
Morreu um dos maiores...
Filipe Arede Nunes

Johan Cruyff

 

 

Tags:

comentar
23 Mar 16

Golo de RICARDO SÁ PINTO

Sporting - Vitória de Guimarães, 2-0

15 de Janeiro de 1995, Estádio José de Alvalade

 

Ricardo "Coração de Leão" Sá Pinto foi um dos grandes ídolos que tive no futebol, e o seu nome foi o único que tive gravado numa camisola do leão rampante. Como jogador de futebol, Sá Pinto era um epítome da raça, da dedicação, do esforço e do orgulho pela camisola que vestia. Era impetuoso, ardente e de um talento enorme. A bravura que demonstrava em cada jogada ficará para sempre marcada na memória dos sportinguistas que o viram jogar. Como treinador o temperamento era igual e por isso todos se recordarão da canção que era entoada pela Curva Sul: Aperta com eles, Sá Pinto!

A ligação de Sá Pinto com os adeptos leoninos sempre foi tremenda. Durante o seu exílio em Espanha era frequente encontrar sportinguistas no Anoeta para o apoiar, pelo que o seu regresso a casa foi saudado por todos os adeptos leoninos.

O golo de Sá Pinto contra o Vitória de Guimarães é uma obra de arte. A jogada inicia-se com um arranque em velocidade de Balakov que, de pé direito, atira à baliza de Nuno. O remate do búlgaro é defendido para a frente e Sá Pinto, oportuno, de costas para a baliza, de calcanhar, faz um pequeno chapéu a um defesa e ao guarda-redes que se encontravam prostrados no relvado. A execução técnica é extraordinária e o golo (a ver a partir do minuto 6:07) é de classe internacional, de levantar o estádio!

 

 


comentar ver comentários (2)
17 Mar 16

Golo de JORGE CADETE

Beira-Mar - Sporting, 1-1

22 de Novembro de 1992, Estádio Mário Duarte

 

Jorge Cadete foi um dos bons avançados portugueses da década de noventa. No Sporting fez muitos golos tendo mesmo chegado a vencer o troféu de melhor marcador do campeonato na época de 1992/1993 (18 golos). Cadete era, segundo me recordo, um jogador elegante e de talento mas também bastante lutador.

No Sporting jogou bastante e marcou perto de setenta golos mas foi numa das épocas que fez no Celtic que se destacou no futebol europeu, tendo-se sagrado, na época de 1996/1997, o melhor marcador do campeonato escocês com 33 golos.

O jogo de Aveiro, cujo resumo vi, talvez, no famoso Domingo Desportivo da RTP, não terá sido grande coisa mas o golo (a ver a partir do minuto 2:09) de Jorge Cadete, de calcanhar, ficou-me na memória. O lance, de uma execução técnica brilhante e de um sentido de colocação fantástico, é daqueles que fazem levantar um estádio. Para mim, tantos anos depois de ter começado a ver futebol, continua a ser um dos mais belos que vi.

 

 


comentar ver comentários (1)
08 Mar 16

Golo de PAULO TORRES

Vitória de Guimarães-Sporting, 2-3

1 de Maio de 1993, Estádio D. Afonso Henriques

 

Não me lembro de ter visto em este jogo mas sei que foi transmitido na televisão. No entanto, não sabendo bem porquê, o golo de Paulo Torres nunca me saiu da cabeça.

Paulo Torres ficou conhecido no universo do futebol como o "pé canhão". Jogador canhoto, actuava, normalmente, como lateral esquerdo, foi campeão do Mundo sub-20 (fez parte da chamada "geração de ouro" que despontou na transição da década de oitenta para a década de noventa) e teve uma passagem breve pelo Sporting.

Embora tenha sido fugaz o período em que vestiu a camisola verde e branca o golo (ver a partir do minuto 5:50) que marcou ao Vitória de Guimarães em Maio de 1993 (livre directo descaído para a esquerda da grande área), de uma execução técnica e de uma violência impressionante, é dos mais incríveis de que me lembro. O guarda-redes do Vitória (Madureira), embora tenha tentado a defesa, foi incapaz de travar a brutalidade do pontapé de Paulo Torres.

Este é, para mim, entre os muitos de que me recordo, um dos melhores golos de sempre do Sporting!

 

 


comentar ver comentários (2)
01 Fev 16

Golo de KRASSIMIR BALAKOV

Sporting-Benfica

17 de Outubro de 1992, Estádio José de Alvalade

 

Todos os meninos merecem um ídolo. O meu, no futebol, era búlgaro e chamava-se Krassimir Balakov. A sua passagem pelo Sporting coincidiu com o início do meu fascínio pelo desporto rei. Para mim continua, mais de vinte anos passados da sua saída do clube, como um dos mais brilhantes jogadores que vi jogar com a camisola verde e branca. Lembro-me de um jogo - o primeiro que vi no velhinho Alvalade - contra o Paços de Ferreira na última jornada da época 91/92 em que ele estava, ao intervalo, a dar autógrafos junto à rede da bancada central. Por vergonha, talvez, não desci para lhe pedir um. Hoje lamento-o!

O jogo não foi um qualquer. Foi o derby eterno. Sporting vs Benfica, Estádio José de Alvalade, início do outono e Sir Bobby Robson no banco. Como ainda hoje o Sporting, na saída de jogo, atacava para a baliza norte. Começa o benfica mas dois passes depois Veloso perde a bola para Balakov que, de pé direito (era um canhoto brilhante), atira para a baliza de Silvino e fez balançar as redes. Foi a loucura. Noutros tempos, bem diferentes, um jornalista na tribuna do estádio entrevista o então presidente Sousa Cintra logo a seguir ao golo!

Vi o jogo na televisão. Uma transmissão da SIC (uma das primeiras, creio) com narração do grande Jorge Perestrelo. A bola, como ele gostava de dizer, entrou "onde a coruja faz o ninho". Este golo é a primeira memória clara que tenho de um derby e foi fundamental para o desenvolvimento da minha paixão pelo jogo e pelo clube. Pese embora a carga emocional que tem para mim creio, ainda assim, ser um dos melhores golos que vi do enorme Sporting!

 

 


comentar ver comentários (3)
03 Jan 16
O mundo sabe que...
Filipe Arede Nunes

O agradecimento é para o Valter Figueiredo que o filmou. No Youtube encontramos outros bastante bons. No Facebook encontramos o do João Botas, talvez o melhor!

 


comentar ver comentários (1)
08 Nov 15
Jogo para campeões!
Filipe Arede Nunes

Ninguém gostou, espero, do jogo na Albânia. Uma equipa desgarrada, sem lucidez e capacidade de perceber que, no futebol, quem corre mais ganha mais bolas divididas.

Hoje, num campo que parecia um batatal depois de tiradas as batatas, houve a lucidez que não tinha existido na quinta-feira. Foi um jogo para campeões e começo a pensar que Jorge Jesus tem, de facto, aquela estrelinha que permite ganhar mais vezes, sobretudo quando a equipa não joga bem. É que, e é preciso afirmá-lo com clareza, hoje voltámos a não jogar bem. Durante a maior parte do tempo fomos incapazes de jogar à velocidade exigível para a alta competição.

Uma palavra para o Lito Vidigal. Esteve pessimamente no lance com Naldo mas as equipas que consegue construir são sempre muito bem organizadas e competitivas.

Estamos, no entanto, no topo da tabela e assim vamos continuar durante as próximas semanas. Não sei como é com os restantes mas neste momento já só penso no derby!


comentar
23 Out 15
Pré-derby!
Filipe Arede Nunes


comentar ver comentários (2)
21 Out 15
Sobre o jogo da Liga Europa
Filipe Arede Nunes

Não sei qual é equipa que Jesus vai colocar a jogar de início amanhã mas espero que o jogo do fim-de-semana não seja factor condicionante. Por mais que a Liga Europa possa parecer pouco cativante não concebo sequer a ideia de não jogar para ganhar. Imagino que os albaneses não sejam a equipa mais forte da Europa mas espero que as alterações à equipa base do Sporting sejam cirúrgicas. Amanhã só pode ser para ganhar!


comentar ver comentários (5)
06 Out 15
O regresso do Rei!
Filipe Arede Nunes

William regressou esta semana e foi a melhor notícia dos últimos meses. Compreende-se claramente que, independentemente da qualidade de Adrien, João Mário ou Aquilani, o melhor jogador do meio-campo leonino é William Carvalho. Aliás, o Rei é, provavelmente, o melhor jogador do plantel. Qualidade técnica, de passe e de posicionamento em campo, capacidade física, tranquilidade são algumas das características que fazem de Carvalho um dos melhores médios do mundo!

Com William a equipa é mais equilibrada e o músculo que ganha no centro do terreno é fundamental, sobretudo, no processo defensivo. Parece claro que ainda não está no ponto da sua forma mas meio William é melhor do que qualquer outro jogador da equipa naquela posição. Espero que o regresso do Rei seja o que faltava para que o Sporting comece a jogar mais e melhor.


comentar ver comentários (3)
18 Ago 15

Belo jogo em Alvalade (grande ambiente) contra uma equipa muito boa. Tenho ideia de já termos jogado, há uns anos, contra esta formação russa mas é uma lembrança nebulosa!

Uma equipa que domina tanto um jogo tem de marcar mais golos. E não faltaram oportunidades. Slimini teve, pelo menos, mais três ocasiões em que poderia ter feito mais.

Grande jogo de Carrillo, Adrien e João Mário. Gelson Martins joga que se farta. Tem potencial para ser um enorme jogador de futebol. Aquilani não engana, tem muito futebol naqueles pés. Voltando a Carrillo: será que podem renovar com o rapaz?!

Gostei bastante, entre os russos, de Musa e Doumbia. O João Pereira ainda deve andar à procura deles no balneário. Na Rússia não podemos perder tantas bolas no meio-campo adversário porque com a velocidade dos dois jogadores africanos corremos demasiados riscos nas transições defensivas.

Sábado há mais e é como diz a Juve Leo: Onde tu fores jogar, eu vou lá estar, para te apoiar!


comentar ver comentários (1)
15 Ago 15
Terça-feira há mais!
Filipe Arede Nunes

Se gostei do jogo? Mais ou menos. Boa primeira meia hora. Depois disso, e porque o ritmo baixou demasiadamente, sofremos o costume. A equipa tem de compreender que enquanto o jogo não está mais ou menos orientado não se pode parar de correr e pressionar.

Há muito espaço para melhorar mas é sempre bom começar com uma vitória. Este ano, o início da temporada é especialmente importante, sobretudo o jogo da próxima terça-feira. Espero que os sportinguistas se mobilizem para o jogo que é fundamental.


comentar
23 Jun 15

Gosto de Bruno de Carvalho! Se houvesse eleições amanhã certamente que votaria nele novamente. De acordo com as informações disponíveis, tem feito um excelente trabalho no que concerne à gestão financeira e estou genericamente de acordo com a forma como tem comandado o futebol profissional e com as posições que tem assumido na Liga de Clubes. Não gostei da forma como despediu Marco Silva sendo que, apesar de tudo, também não estou dentro do problema.

Gosto de Marco Silva. Acho que é um excelente treinador (com provas dadas) e que é um homem muito inteligente. Soube criar, durante o ano em que esteve como treinador do Sporting, uma excelente imagem junto dos adeptos. Não esqueço, porém, que é um profissional e que no processo disciplinar de que foi alvo existem acusações graves.

Jorge Jesus é, na minha opinião, o segundo melhor treinador da actualidade. Não só tem um monte de conquistas como consegue colocar as suas equipas a produzir bom futebol. Gosto de Jorge Jesus e não escondo que foi com alguma satisfação que vi a sua mudança para Alvalade. Importa, no entanto, salientar que, como todos os treinadores (e todas as pessoas!), tem pontos fracos, sendo que vejo nele um género de soberba que não me agrada especialmente.

Apesar de tudo, não acredito na existência de homens providenciais. Bruno de Carvalho, Marco Silva e Jorge Jesus são apenas três nomes na longa história de um clube centenário. Nenhum deles, até ao momento, alterou substancialmente a natureza do clube leonino e também não penso que tal seja possível. O Sporting existiu antes de qualquer um deles e continuará a existir depois, porque a força de um clube desta dimensão não se reduz a um homem, por mais competente que seja. Bruno de Carvalho, ao despedir Marco Silva, foi salvo pela contratação de Jorge Jesus. Afinal, contratar o melhor treinador do país e, ainda por cima, ao grande rival histórico, garante sempre, junto dos sócios e adeptos, algum crédito acrescido. No entanto, a jogada de Bruno de Carvalho é arriscada. Parece que o presidente do Sporting quer sempre andar no fio da navalha e que retira algum prazer de um género de jogo da roleta russa. Espero, para bem do Sporting, que tudo corra bem, mas Jesus não é o filho de Deus, pelo que não se podem esperar milagres!


comentar ver comentários (8)
01 Jun 15

A vitória de hoje é para dedicar a todos os *#%+& que, a vinte cinco minutos do fim dos noventa, começaram a abandonar o estádio! Os piores adversários não são os que vestem de vermelho ou azul mas aqueles que, tendo a camisola com o rampante vestida, ousam não acreditar até ao fim!


comentar ver comentários (3)
18 Mai 15
Brutalidade!
Filipe Arede Nunes

Edmundo Gonçalves escreve abaixo sobre o assunto mas vi há pouco as imagens de um animal vestido de agente da PSP a agredir uma família de adeptos do benfica em Guimarães e fiquei chocado, indignado, triste...

Infelizmente, cenas como aquelas acontecem muito mais vezes do que possamos imaginar. Felizmente (porque tudo aquilo choca demasiado) nem sempre há imagens em vídeo. Aqueles que se dizem agentes da autoridade (garantes das liberdades individuais dos cidadãos) agem como se estivessem acima das regras jurídicas. Aquele animal que bate violentamente num homem (com a agravante de o fazer em frente aos filhos menores) deveria ter sido detido imediatamente. Infelizmente, o sentimento de classe (é sempre o mesmo!) faz/fez com que o protejam. Todos os outros agentes da PSP que assistiram ao sucedido são cúmplices da acção bárbara daquela besta!

Estou farto de ir ao futebol e ser tratado indevidamente por polícias. Fazer cumprir a ordem e a regra não significa agir desta maneira. Não vivemos num Estado de Polícia e os agentes da autoridade não são autómatos incapazes de pensar ou máquinas de bater em pessoas. Os cidadãos têm direito a ser tratados como seres humanos. Estou plenamente solidário com aquela família.


comentar ver comentários (12)
11 Mai 15
Estádio do Jamor
Filipe Arede Nunes

Escrevi, um pouco mais abaixo, sobre a vergonha que foi (tem sido) a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal no próximo dia 31 de Maio e, a talho de foice, pronunciei-me sobre o Estádio do Jamor.

Um dos nossos leitores refere que a festa do Jamor é especial! Há quem vá à bola para a festa fora do estádio mas eu confesso que não aprecio piqueniques e que acho as condições do espaço deploráveis. Mesmo para quem gosta de piqueniques e afins. O jogo é uma festa mas pode sê-lo em qualquer estádio do país. Recordo que, embora exista a tradição do jogo se realizar em Oeiras, a verdade é que já se fez quer no antigo Estádio das Antas, quer no antigo Estádio José de Alvalade. A festa pode ser feita onde quisermos!

Há quem sugira uma final a duas mãos. Não gosto dessa ideia. Acontece em alguns países da Europa mas eu prefiro uma final única. Lembro-me, inclusive, de antigamente existirem as chamadas finalissimas. Também não gosto da ideia! Um jogo onde tudo se decide mas num estádio em condições.

O Jamor é, para quem não vai lá, um estádio bonito. Mas é (e mesmo quanto à beleza podem existir dúvidas) a única vantagem que tem sobre os outros. No Jamor não há casas de banho em condições. As entradas para o estádio são poucas e a confusão é tremenda para entrar e sair. Os lugares são desconfortáveis e, na maioria dos pontos, têm má visibilidade, sendo que nas primeiras filas não se vê absolutamente nada. As bancadas ficam (em virtude da existência da pista de atletismo) a dezenas de metros do relvado. Quando chove (já me aconteceu) não há cobertura das bancadas. A parte exterior não permite a separação dos adeptos das duas equipas. Os acessos são absolutamente miseráveis e o estacionamento é medonho.

Não creio que existam condições para a Federação investir dinheiro num novo estádio. Também não me parece que faça falta. Volto a frisar, existem três estádios em Portugal com a classificação máxima da UEFA. Estádios modernos, seguros e maiores, com acesso a transportes públicos e a melhores vias de comunicação. Preferia, de longe, fazer a viagem ao Porto para ver a final da Taça de Portugal do que a Oeiras. Insistir no Estádio do Jamor é um erro. Todos (Federação, clubes e adeptos), saem a perder!

 

Tags:

comentar ver comentários (16)
09 Mai 15

Todos os anos é o mesmo circo! E nós - sócios e adeptos dos clubes - somos os palhaços que servimos para animar a festa. A venda dos bilhetes para a final da Taça de Portugal começou hoje e o espectáculo dos anos anteriores voltou a repetir-se!

Parece que, de acordo com os regulamentos, os dois clubes finalistas têm direito a 30% dos 35890 bilhetes disponibilizados para o jogo do Jamor, ou seja, 10767. O site do Sporting informa que o clube iria vender 9284 e que este número corresponde a um aumento de 77% face aos 5246 colocados à venda em 2012. Os não colocados à venda são distribuídos, entre outros, pelos principais patrocinadores e compromissos institucionais. As coisas têm de ser claras! A quem são distribuídos os bilhetes e quantos?

Na F.P.F. os bilhetes esgotaram em minutos sendo que a sua quota corresponde a 25%. As queixas dos utilizadores, porém, são imensas afirmando-se mesmo que não terão sido vendidos mais de 1000 bilhetes. Importa frisar que 25% da lotação do estádio corresponde a 8973 bilhetes. Para quem são os outros? Como é possível que ninguém informe e ninguém peça explicações?!

A primeira final da Taça de Portugal que assisti foi em 1993/1994 contra os tripeiros! Desde esse jogo apenas falhei o de 1995/1996 contra os lampiões. O estádio está sempre repleto de adeptos dos clubes. Os bilhetes que não são vendidos ao públicos são distribuídos pelos amigos, alguns dos quais colocam o cachecol e sentam-se ao nosso lado! Isto é inaceitável e vergonhoso. Somos nós, adeptos e sócios de todos os clubes, que sustentamos o futebol durante o ano. Pagamos quotas, compramos bilhetes de época, apoiamos o clube quando chove e faz frio, quando se ganha e se perde. Depois, há uns idiotas que sentam o rabinho o ano todo no sofa e quando chega a final das competições têm um amigo na direcção do clube ou da federação ou da associação que arranja uns bilhetes! Quanto mais tempo toleraremos isto?

Comprei bilhetes hoje, apesar de tudo. Quotas em dia e doze anos de gamebox! E um lugar especial que custou € 2000. No entanto, no Sporting continuam a trabalhar imensos incompetentes. Não me importo de esperar numa fila e aceito perfeitamente que quem chegou primeiro fique com os melhores bilhetes. Mas para a final da Taça de Portugal os melhores bilhetes nem sequer chegam ao público (os dois sectores centrais). E da forma como o Sporting organizou a venda de bilhetes (quinze bilheteiras em dois lugares diferentes), o lugar que se compra resulta única e exclusivamente da fortuna! Cheguei ao Estádio de Alvalade às 7:30 da manhã. Estavam umas duzentas pessoas à minha frente. Cada pessoa podia pedir até quatro bilhetes (um por cartão), ou seja, não foram vendidos mais do que oitocentos bilhetes antes de eu ter tido a oportunidade de comprar os meus. Apesar de tudo, quando cheguei à bilheteira havia apenas uns dez bilhetes para a central (terceira fila, quase lateral, onde não se vê absolutamente nada) e pouco mais para a lateral. Tive de me ficar pelas superiores, o único lugar onde é possível tentar ver alguma coisa. Aquela bilheteira vendia bilhetes para apenas três sectores! Quem foi o incompetente que organizou isto?

Finalizo este longo texto com mais uma reflexão. O Estádio do Jamor não tem condições para receber jogos de futebol profissional, muito menos uma final da Taça de Portugal. Não tinha há vinte anos quando lá fui pela primeira vez e não tem presentemente. Nem falo de toda a zona envolvente (que é própria de um país não civilizado) mas apenas do Estádio. Nas primeiras filas não se vê absolutamente nada e nas superiores, se tivermos azar de ficar atrás das claques, por causa das bandeiras, vê-se ainda menos. Há dez estádios construídos propositadamente para o Euro 2004 sendo que três destes têm a classificação máxima da UEFA. A final da Taça de Portugal tem de passar a ser jogada nestes estádios e o Jamor tem de ser abandonado.


comentar ver comentários (11)
26 Abr 15

Não é um desígnio nem uma realidade do passado. Sim, somos pelo menos tão grandes como os maiores da Europa!

Esta noite, o Sporting conquistou mais uma vez a Taça CERS em hóquei em patins. Este é mais um triunfo que se junta a tantos outros e que faz da equipa verde e branca uma das maiores potências desportivas do mundo com títulos europeus em diversas modalidades (andebol, hóquei em patins, futebol, atletismo). Acresce ainda, uma longuíssima lista de grandes campeões como Carlos Lopes, António Livramento, Naide Gomes, Rui Silva, Francis Obikwelu, Joaquim Agostinho, Jesus Correia, Emanuel Silva, João Benedito, Travassos ou Cristiano Ronaldo.

Ao mesmo tempo, a nossa equipa de futsal conseguiu o 3.º lugar na final four da UEFA Futsal Cup. Mais uma vez não ganhámos mas demonstrámos, de forma cabal, que temos uma das melhores equipas do mundo.

Como tudo isto, como é possível não rejubilarmos permanentemente com o nosso clube?! Sim, nós somos tão grandes como os maiores da Europa!


comentar ver comentários (5)
17 Abr 15
Vitória no Andebol
Filipe Arede Nunes

A nossa equipa de Andebol qualificou-se na passada quarta-feira para a final do campeonato depois de uma vitória 37-26 contra o ABC de Braga.

Agora, venham os tripeiros!

Tags:

comentar
19 Mar 15
UEFA Futsal Cup
Filipe Arede Nunes

A notícia já não é de hoje mas o Sporting anunciou que os bilhetes para a final da UEFA Futsal Cup (que se realiza no MEO Arena) esgotaram. Serão mais de 10500 adeptos (na sua larga maioria sportinguistas) que ocuparão por completo as bancadas do maior pavilhão em Portugal. Uma lição de sportinguismo e uma demonstração do eclectismo do nosso clube. Importa salientar que a prova decorre no fim-de-semana de 24 a 26 de Abril e que os bilhetes esgotaram com mais de um mês de antecedência.

Eu próprio fui apanhado de surpresa e não fui a tempo de adquirir bilhetes. Se houver alguém que me queira vender um, estou comprador!

Tags: ,

comentar ver comentários (1)
26 Jan 15
Futsal em Lisboa
Filipe Arede Nunes

O nosso Sporting garantiu a organização da final-four da UEFA Futsal Cup. Excelentes notícias! Desta vez é para ganhar!

Tags:

comentar ver comentários (2)
06 Jan 15

Bom jogo no fim-de-semana que resultou numa vitória concludente sobre o adversário. Carrillo fez uma primeira parte de altíssimo nível. Fico feliz. Durante anos defendi - com os argumentos possíveis - que Carrillo era o jogador com mais potencial do plantel e que apenas lhe faltava explodir. Este é o ano do peruano.

Parece-me claro que o jogo contra os canarinhos tinha tudo para correr mal. Acho que Bruno Carvalho tem tido, até ao momento, uma prestação positiva enquanto presidente do Sporting mas também penso que geriu desastrosamente as últimas semanas.

É que, com franqueza, ainda não percebi bem o que precipitou a crise que se abateu no Sporting no mês de Dezembro. Será mesmo que Bruno Carvalho queria demitir o treinador? Se o queria demitir, porque motivo é que havia de o fazer? Quais as justificações?

Há questões que têm de ser respondidas. Ninguém pode arrogar-se no direito de decidir sobre a orientação estratégica de um clube, sociedade ou empresa sem prestar contas a quem suporta as instituições. Pode Bruno Carvalho demitir o treinador? Pode, mas terá sempre de explicar porquê! É que Bruno Carvalho não é presidente do Sporting, ele apenas está presidente do Sporting. Por vezes parece que a presidência o define mas definitivamente isso não é assim. O Sporting existia antes dele e continuará, muitos anos, depois de todos nós.


comentar ver comentários (4)
06 Nov 14

Ontem cumpriu-se o desígnio do nosso clube: esforço, dedicação, devoção e glória. Foi assim que a equipa de futebol encarou o jogo. No futebol é preciso correr, saltar e rematar mais do que o adversário. Muito diferente do que se havia verificado no jogo de Guimarães.

O Sporting voltou ontem a demonstrar que é a segunda melhor equipa do seu grupo na Liga dos Campeões. O jogo contra o Maribor é para ganhar. Depois é ir a Inglaterra e esperar o melhor possível. Eu acredito.

Embora Nani tenha feito ontem um grande jogo quero aqui destacar o Cédric. Correu que se fartou e foi sempre capaz de combinar bem com Nani, Mané ou Carrillo. Quando aumentar a taxa de sucesso dos seus cruzamentos será um dos melhores laterais da Europa.


comentar ver comentários (2)
22 Out 14

Ficou ontem claro que o Sporting tem equipa suficiente para jogar a liga dos campeões. Jogar com menos um jogador durante uma hora e ainda assim ser capaz de discutir a partida não é fácil, mas conseguimos. Acho que, globalmente, o Sporting fez um excelente jogo. Não sei o que é que os árbitros de baliza lá estão a fazer. Não é possível que aquele indivíduo tenha visto mão na bola porque ela bateu na cabeça. O que terá motivado então a assinalar falta? É que, garantidamente, o árbitro não viu o lance...! Se o lance de fora-de-jogo do segundo golo pode acontecer o mesmo não se pode afirmar a respeito do penalti. Tornou-se agora muito complicado garantir o apuramento para a segunda fase. Apesar de tudo, se ganharmos os dois jogos em casa (o que é possível) talvez ainda possamos ter alguma hipótese.


comentar
27 Jul 14
Jogos de pré-temporada!
Filipe Arede Nunes

Bom ensaio ontem na Holanda em mais um jogo de pré-temporada. Está cada vez mais claro que a entrada de Marco Silva não alterou significativamente o estilo de jogo e que o entrosamento constitui uma mais-valia extraordinária.

Rosell não parece ser mau jogador. Tanaka, não sendo um virtuoso, cumpre nas funções que assume. Quanto aos outros, não deu bem para ver mas ainda faltam alguns jogos até ao início do campeonato pelo que algumas oportunidades surgirão para o fazer.

Esta equipa pode não estar ao nível financeiro dos rivais (especialmente os do norte) mas merece um grande voto de confiança por parte dos sportinguistas. Espero que por aqui já todos tenham adquirido a Gamebox para a nova época. Não podemos exigir equipas vencedoras e depois ficar a achar que o dinheiro para as construir surge do céu! Esta equipa promete jogar bom futebol, e isso faz sempre valer o preço do bilhete!


comentar ver comentários (2)
23 Jul 14

Vi com atenção o derby da Taça de Honra de Lisboa e fiquei satisfeito. A vitória assume um significado muito importante não porque represente alguma coisa do que a época nos vai trazer mas antes porque é fundamental para motivar os sócios e adeptos. Afinal, vencer o maior dos rivais é sempre um bálsamo importante.

A equipa está organizada e Marco Silva parece ter optado por não fazer grandes mudanças estruturais. Os reforços - os que jogaram - não aparentam ser jogadores que neste momento consigam entrar directamente na equipa mas ajudam na construção do plantel e, sobretudo, do banco de suplentes. Importa salientar que esta época terá, pelo menos, mais dez jogos do que anterior: 6 garantidos na Liga dos Campeões e 4 no campeonato. Há, portanto, mais oportunidades para cada um deles.

 

 


comentar
22 Mai 14

comentar ver comentários (1)
20 Mai 14
Saídas
Filipe Arede Nunes

Welder, Magrão e Piris não serão jogadores do Sporting na próxima temporada.

Sobre Welder nada tenho a dizer uma vez que não me recordo de o ter visto jogar.

Magrão foi jogador a menos. Tecnicamente evoluído mas demasiado lento. Nunca foi uma verdadeira alternativa aos homens do meio-campo e que falta fez um jogador capaz de substituir Adrien ou André Martins durante a época.

Piris - o melhor dos três - tendo tido oportunidade de jogar não demonstrou ser superior a Cédric ou Jefferson. Poderia continuar a ser uma boa alternativa para o próximo ano mas creio que pelo valor da cláusula de opção o Sporting consegue encontrar melhor.

Desejo-lhes sorte mas confesso que dificilmente sentirei saudades.

 


comentar
14 Mai 14
Vou desligar a Internet.
Filipe Arede Nunes

Esta semana são só más notícias. Não esperava que Leonardo Jardim saísse do Sporting este ano. Tenho pena. Desde que treinou o Beira-Mar que acompanho o seu percurso e acho que é um enorme treinador. Este era um projecto que merecia continuidade!


comentar ver comentários (1)

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Quem faz isto é capaz de ...

Os nossos comentadores me...

Futebol a sério e futebol...

Outra vez Abel?

A cartilha (parte II)

Os nossos comentadores me...

Coragem

Cada vez mais lido

O ódio criminoso

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

slb

campeonato

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds