11 Out 16
Debriefing
Francisco Almeida Leite

[Fotografia do DN online de hoje]

benf.jpg


comentar ver comentários (14)
10 Out 16
Cantona dixit
Francisco Almeida Leite

Apoia algum clube de futebol português, ou prefere ficar neutro?

Quando viemos para aqui, levei o meu filho, que tem seis anos, a ver o Sporting e o Benfica. Vimos jogos de ambos os clubes. E ele ficou apoiante do Sporting, tal como eu. Porque mergulhei na história do clube e acho que tem uma formação extraordinária, um sistema de desenvolvimento da personalidade e do potencial dos jogadores excepcional. Para mim, a verdadeira riqueza de um clube de futebol está na formação.

Eric Cantona, em entrevista a Eurico de Barros, revista Time Out

 


comentar ver comentários (6)
02 Jul 16
Ainda os 110 anos
Francisco Almeida Leite

19744119_6kZFG[1].jpg

 

O Sporting divulgou ontem esta fotografia enviada pelos nossos jogadores da seleção. Belo presente pelos 110 anos deste clube maravilhoso!


comentar ver comentários (15)
15 Mai 16
Acreditar sempre
Francisco Almeida Leite

19613140_o3czd[1].jpg

 

Em 1906, foi este o grupo que lançou o nosso grande clube. Entre eles está o meu tio-bisavô, Henrique de Almeida Leite Jr., que pertenceu ao núcleo duro e integrou a primeira direção do clube. Por causa dele, aqui somos todos Sporting! Obrigado, Tio Henrique! Viva o Sporting!

Tags: ,

comentar ver comentários (1)
04 Fev 16
Os melhores golos do Sporting (10)
Francisco Almeida Leite

Golo de MATIAS FERNÁNDEZ

Manchester City-Sporting

15 de Março de 2012, Etihad Stadium

 

Este texto é sobre um golo marcado na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, em Manchester, contra o multimilionário City, mas até podia ser sobre o golão marcado em Alvalade pelo Xandão. Quem não se lembra? Um golo de calcanhar do central brasileiro depois de um livre marcado pelo... Matias Fernández. O golo de que quero aqui falar foi marcado justamente por ele quinze dias depois, em Inglaterra, com um ambiente brutal e com o Sporting a ter que aguentar a vantagem de 1-0 que já vinha de Lisboa. A equipa, treinada por Ricardo Sá Pinto, tinha bons jogadores, alguns excelentes, já tinha Rui Patrício na baliza, só que denotava alguma imaturidade, como se viria a verificar mais tarde.

Eu já tinha vibrado com o jogo de Alvalade, estava muito entusiasmado com a segunda mão e na altura desta segunda parte da eliminatória estava em Nova Iorque, cidade onde por norma o futebol, ou o soccer, não tem adeptos por aí além. Pior, ou melhor, fazia 40 anos nesse dia e sabia que me iria lembrar para sempre da data e do que o meu Sporting me iria "oferecer". Felizmente, ofereceu-me um arranque impressionante, um jogo de alta pressão e emoção até ao fim. Contra tudo e contra todos, sobretudo contra os comentadores que deram o Sporting como eliminado à partida, depois do City ter despachado o FC Porto com 6-1 no conjunto da eliminatória. Fomos nós, contudo, que despachámos o Manchester City de Mancini, que tinha em Balotelli uma das suas (muitas) estrelas.

Matias com aquele golo soberbo de livre e o saudoso Ricky Van Wolfswinkel marcaram os dois golos (3-2) que nos deram um empate na eliminatória com vantagem por causa dos golos marcados fora de casa.

Passámos com imensa justiça e uma alegria enorme que vivi a partir dos EUA, em Manhattan, perto da Wall Street, num restaurante-bar completamente cheio de norte-americanos doidos com um qualquer jogo de basquetebol universitário - depois de percorrer meia cidade à procura de um sportsbar. Tive que pedir a vários empregados para encontrar um canal que passasse o jogo e felizmente consegui que me sintonizassem a mais pequena das televisões, perante o olhar incrédulo de meia dúzia de yankees. Foi aí que vi Rui Patrício, Ínsua, Matias Fernandéz, Wolfswinkel, Diego Capel, entre outros, fazerem um jogo do outro mundo, mostrando o que é o Sporting e a sua verdadeira raça.

Eu vibrei do outro lado do mundo, todo vestido de verde dos pés à cabeça. Acabei a noite a jantar no Buddakan, no Meatpacking, porque não se fazem 40 anos todos os dias e porque o Sporting me deu essa grande alegria. Mais uma de muitas, por muitos e bons anos.

 


comentar
22 Nov 15
Pontapés... na gramática
Francisco Almeida Leite

"Se me querem interromper, interrompam-me no final" - Rui Derrotas, treinador, ontem na conferência de imprensa em Alvalade.

Tags:

comentar ver comentários (2)
É isto
Francisco Almeida Leite

 


comentar ver comentários (1)
14 Set 15
William quase de volta
Francisco Almeida Leite

18818949_rDAZg[1].jpg

 

Estive com William Carvalho há pouco tempo, em Alvalade, e posso testemunhar o que Jesus disse. A recuperação decorre a bom ritmo e William é a nossa grande contratação. Dará muita segurança à linha média com uma atitude que fará a diferença.

sinto-me:

comentar ver comentários (2)
03 Jun 15
News
Francisco Almeida Leite


comentar ver comentários (5)
05 Abr 15
Marco Silva
Francisco Almeida Leite

Sobre o jogo de ontem retiro uma conclusão já antes adiantada aqui: Marco Silva não é treinador para o Sporting. Lamento muito ter que dizer isto porque se trata de um jovem com futuro, mas um clube como o nosso não deveria ser dado a este tipo de experiências e estágios profissionais num lugar como aquele. Como é óbvio tudo releva do mesmo problema de sempre, o orçamento é curto para mais.


comentar ver comentários (14)
22 Fev 15
Cantar de galo
Francisco Almeida Leite

galo barcelos.gif

O jogo desta tarde com o Gil Vicente pode representar uma viragem perante os últimos maus resultados e, sobretudo, perante aquilo que considero serem os erros de aprendiz de Marco Silva. Mas, para que isso aconteça, o homem tem que mexer na equipa e dar-lhe verve. Colocar o William Carvalho no onze é fazer o óbvio, já quanto ao Miguel Lopes confesso que preferia que não o fizesse avançar para o onze, nem que tivesse que fazer uma adaptação de circunstância para responder à ausência forçada do Cédric. Para este jogo, e perante o regresso adiado do Slimani, podíamos ter o Tanaka de início.

De resto, precisamos de um Nani na sua máxima força e concentração. Só assim se vence aos homens de Barcelos. Já agora, gostava de ver o nosso treinador um pouco mais efusivo nos golos do Sporting e mais sanguíneo nas nossas desgraças. Era sinal que estava ali a vibrar e não a fazer a rodagem para outros voos. Hoje é para cantar de galo e não sair de Alvalade com um grande galo, como aconteceu no jogo com o Carnide, na partida com a filial de Belém ou no último encontro com os alemães novos-ricos.

 


comentar ver comentários (12)
21 Set 14
Lenda viva
Francisco Almeida Leite

Gostei muito da primeira goleada da época (0-4 em Barcelos), mas não gostei mesmo nada de ver o grande Manuel Fernandes há pouco na SIC Notícias. Triste e magoado, o Manel mostrou o quanto lhe custou ouvir as palavras duras de Bruno de Carvalho. É bom que se tenha noção de que o Manel gosta genuinamente do nosso clube e que é uma autêntica lenda viva do futebol do Sporting e do futebol "à Sporting". Por causa dele e dos seus golos muitos homens e mulheres da minha geração são do Sporting e não de qualquer outra agremiação. Bruno de Carvalho e Manuel Fernandes vão ter de se entender. Nós não gostamos disto no Sporting e temos muito respeito pelo homem de Sarilhos Pequenos.


comentar ver comentários (4)
27 Ago 14
Visto de Maputo
Francisco Almeida Leite

 

Tenho estado por estes dias em Maputo, Moçambique, onde o derby do próximo domingo já mexe. Não há conversa de salão, taberna ou balcão onde não se fale de dois temas em matéria de futebol: o jogo da Luz e o regresso de Nani. Sim, o regresso de Nani. Por aqui o luso-cabo-verdiano é considerado uma estrela maior e não se dão ouvidos aos comentadores de bancada que o arrasaram e nos apoucaram só porque o camisola 77 falhou um penalty no seu regresso a Alvalade. Aqui o Nani é craque, dão-lhe muito valor e miúdos e graúdos não falam de outra coisa quando o tema é o futebol português.

 

Ilustro esta pequena nota de Maputo com uma fotografia de 1960 do Sporting de Lourenço Marques, onde alinhava na altura um jovem chamado Eusébio. Lembrei-me disto porque ontem, ao regressar de Marracuene, onde participei numa feira de atividades económicas, deparei-me com uma conversa típica de portugueses fora de casa. Os meus companheiros de viagem estavam todos divertidos a tentar convencer o nosso motorista, de seu nome Eusébio, a mudar do "outro clube" para o Sporting, em troca de uma camisola oficial verde e branca. Tentado, o jovem acabou por ceder e parece que, mesmo sendo maior e vacinado, vai mudar de clube. Nem que seja por uns dias, enquanto a comitiva cá está. A "estória" vale o que vale e não é sequer motivo para falar muito mais do passado. Só serve para termos a noção de que aqui, como em todo o lado, somos tão grandes ou maiores do que o "outro clube". Não precisamos de conquistar os fracos de espírito, precisamos de vitórias e de ter sempre em mente este lema: "Esforço, Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal".


comentar
11 Ago 14
Pedi-lhe para ficar mais um ano...
Francisco Almeida Leite


comentar ver comentários (3)
10 Fev 14
Não gosto
Francisco Almeida Leite
De ver adeptos do SCP ficarem cativos num local inseguro.

Tags:

comentar ver comentários (2)
08 Fev 14
Ontem em Alvalade
Francisco Almeida Leite

Tags:

comentar ver comentários (20)
03 Jan 14
A nossa história
Francisco Almeida Leite

 

A Maria Inês Almeida não pára. Agora acabou de escrever um novo livro, que ainda por cima tem tudo a ver connosco: "História do Sporting para leões e leõzinhos". A ideia é simples e passa por contar tudo sobre o nosso grande clube, numa linguagem acessível e compreensível para todos. O És a Nossa Fé associa-se a este importantíssimo lançamento, que deverá acontecer dentro de muito pouco tempo, e revela em primeira mão a capa e contra-capa do livro. A não perder.


comentar ver comentários (1)
08 Dez 13
Líder
Francisco Almeida Leite

Abram alas para o líder! Nove anos depois. Tudo bem feito, um clube que respira tranquilidade, com uma equipa com imensa qualidade.


comentar
01 Dez 13
Já está
Francisco Almeida Leite

O Sporting lidera o campeonato. Com muita justiça e um enorme sentido de responsabilidade. Mas que grande equipa! Grande em tudo.


comentar
09 Nov 13

É o homem do momento, o jogador de quem toda a gente fala e ainda por cima acaba de ser chamado à selecção nacional A para alinhar no play-off de apuramento para o Mundial2014, frente à Suécia. Finalmente, Paulo Bento viu o que todos já percebemos desde o início desta época: William Silva de Carvalho, nascido em Luanda (Angola), é o trinco que faz falta à selecção. Muito seguro, quer a defender, quer na transição para o ataque, William Carvalho impõe muito respeito em campo e dá tranquilidade ao 'miolo' do Sporting. Com ele em campo os centrais não andam na tremideira do costume e os outros médios têm tempo e cabeça para organizar o jogo da equipa leonina. Esta época, e depois de ter estado emprestado aos belgas do Cercle Brugge e ao Fátima, William Carvalho não largou mais o onze do Sporting - relegando o 'capitão' Fito Rinaudo para o banco - e Leonardo Jardim não abriu mais mão dele. Nem pode.

Com uma altura considerável para a posição (187cm), William Carvalho é um falso lento. Em duas ou três passadas, recupera a posição, ganha bolas que parecem impossíveis, sempre com uma facilidade impressionante. Para além disto, é um jogador correcto, que não exagera nas faltas (raro num trinco), e que, sobretudo, é de uma simplicidade e discrição que contrastam enormemente com o seu talento. Viu-se agora com a chamada à selecção e vê-se todas as semanas, seja num jogo a feijões ou num dérbi como o de hoje. Ele é sempre o mesmo e isso é coisa que não se vê muito entre os craques da bola.

William Carvalho estreou-se a marcar frente ao FC Porto e hoje esperamos todos, no mínimo, uma grande exibição frente ao Carnide. Hoje queremos que William Carvalho meta Matic 'no bolso' e mostre, mais uma vez, a razão para estar a despertar a cobiça de outros clubes grandes da Europa como a Juventus (a cláusula de rescisão é de 45 milhões de euros). William é grande e sabe que o Sporting é enorme, por isso recusou assinar com os encarnados quando era iniciado e estava no Mira Sintra. Acertou em cheio. Se tivesse assinado pelos nossos grandes rivais, hoje à noite não estaria certamente em campo porque no lugar dele entraria um qualquer estrangeirado, pago a peso de ouro. Felizmente no Sporting há uma Academia que produz jogadores deste calibre. Ontem, hoje e amanhã.

 

  


comentar ver comentários (1)
03 Nov 13
Regresso
Francisco Almeida Leite

Escrevi isto em Março, numa altura em que o Sporting estava em pleno clima eleitoral. Passados todos estes meses tenho que reconhecer que a direcção liderada por Bruno de Carvalho está a fazer o que precisava mesmo de ser feito. O Sporting joga bem, está a saber aproveitar os jovens da Academia, não entrou em loucuras no mercado de Verão e tem hoje outra respeitabilidade. Ah... e está bem lá em cima na tabela classificativa. Nada mau.


comentar ver comentários (1)
01 Mar 13
Equidistância
Francisco Almeida Leite

Este blogue tem revelado nas últimas semanas uma enorme sabedoria na gestão editorial da campanha para a escolha da nova direcção do Sporting Clube de Portugal. E é assim que deve continuar. Cada um é livre de apoiar a lista que quiser, aqui não se dão ordens, muito menos se apela ao voto em quem quer que seja. Somos assim, somos plurais.

De resto, gostava que esta campanha ajudasse a discutir algumas questões cimeiras e não apenas questões menores, acompanhadas da 'comentarite' aguda sobre a jornada do dia. Como se ultrapassa a questão financeira do clube? Como voltamos a construir uma equipa competitiva e que possa lutar pelo título a médio-prazo? Que futuro terá a academia?

Estas são algumas das matérias que os debates a três têm de resolver, independentemente de também considerar que o próximo jogo é sempre o mais importante. O próximo não é um jogo, é mais uma batalha essencial para vencermos a guerra da manutenção. Triste, mas é a dura realidade. 


comentar ver comentários (1)
12 Fev 13
Manifesto
Francisco Almeida Leite

Não quero, e não aceitarei, que o Sporting Clube de Portugal seja tratado como uma filial de quem quer que seja.

Tags:

comentar ver comentários (6)
11 Fev 13
Eleições
Francisco Almeida Leite

Precisamos de mais ideias e menos candidatos.


comentar ver comentários (5)
05 Fev 13
Carta de intenções
Francisco Almeida Leite

Ao próximo presidente do Sporting pede-se sobretudo isto: responsabilidade.


comentar ver comentários (7)
25 Jan 13
Alguém me explica?
Francisco Almeida Leite

Como é que se vende Insúa, o melhor lateral esquerdo dos últimos anos, ao Atlético de Madrid por 3,5 milhões de euros, tendo Rojo custado mais de quatro milhões e Elias 8,5 milhões (ao mesmíssimo clube)?

Tags: , ,

comentar ver comentários (8)
18 Jan 13
Pleno
Francisco Almeida Leite

Três jogos, três vitórias na era Jesualdo. Rui Patrício foi GRANDE.

Tags:

comentar ver comentários (2)
Regresso aos mercados
Francisco Almeida Leite

Esta é daquelas notícias que não me agradam. Emiliano Insúa é um excelente jogador, um lateral esquerdo de excepção e que ainda por cima é dono de um senhor pontapé. É certo que esta época não está à altura dos pergaminhos que deixou no ano passado, mas esse é um problema geral na equipa. A confirmar-se a informação, não vou gostar de o ver partir e ainda por cima parece que o Sporting só é detentor de 35% do passe. Quem vai jogar ali? Rojo? Pranjić? Do outro lado temos agora Miguel Lopes, Cédric e Dier, ali não temos nada. Aconselho alguma prudência, se é que isso ainda é possível nesta fase.

 

P. S. - Afinal, parece que é Pranjić a rumar ao Celta de Vigo. Menos mau...


comentar
16 Jan 13
Levezinho
Francisco Almeida Leite

Até tu, Liedson?

Tags:

comentar ver comentários (6)
Calma
Francisco Almeida Leite

Os ânimos têm estado demasiado exaltados e alguém devia apelar à serenidade. A equipa começou, finalmente, a jogar futebol, apesar de ainda ser cedo para deitar foguetes. Agora é preciso ter noção do que se está a passar. O Sporting não é isto. Aliás, é tudo menos isto.


comentar ver comentários (3)
15 Jan 13
Um 10? Temos um 20!
Francisco Almeida Leite

Podia chamar-se Izmailov, mas foi oferecido a um rival; podia chamar-se Matías Fernández, mas foi vendido a um clube de segunda linha em Itália; podia chamar-se André Martins, mas está lesionado e nem sempre corresponde; como se chama então? Zakarias Labyad. Por isso espero bem que esta nova novela com o FCP não passe de espuma...

Tags:

comentar ver comentários (1)
14 Jan 13
Há coisas que não se explicam
Francisco Almeida Leite

Como, por exemplo, o Izmailov estar inapto para jogar pelo Sporting e três dias depois estar apto para jogar um SLB-FCP. Sinceramente, já nem quero saber o que se passou. Prefiro reconhecer que Jesualdo está a saber dar a volta à situação, página a página, como gosta de dizer, e ver ainda que há jogadores que finalmente ganharam outro ânimo e parecem querer dar tudo pelo Sporting: Labyad, Adrien e Jeffrén, só para citar três casos muito concretos. Outros se seguirão, espero. Vamos a isto.


comentar ver comentários (5)
11 Jan 13
Pergunta
Francisco Almeida Leite

Será que Miguel Lopes vai revelar ser tão sportinguista dentro de campo como é fora dele?

 

"Sporting é sempre um passo em frente"

 

"Não hesitei, era um sonho vestir esta camisola, estou aqui de corpo e alma"

Miguel Lopes


comentar ver comentários (9)
10 Jan 13
Devagar, devagarinho
Francisco Almeida Leite

Voltámos a ganhar. Por 1-0, em cima do apito final, mas sempre é uma vitória. Gostei de ver o Zezinho a entrar na segunda parte e vislumbrei um resquício de lucidez em alguns jogadores que há muito não o demonstravam. É muito pouco, eu sei. Mas agora quero uma vitória para o campeonato, pode ser? Espero que não seja pedir muito a um clube que agora tem dirigentes, ex-dirigentes e putativos futuros dirigentes a digladiarem-se na praça pública por causa da fatídica assembleia geral.


comentar ver comentários (1)
09 Jan 13
Tenho que admitir uma coisa
Francisco Almeida Leite

Jesualdo Ferreira está alguns furos acima dos nossos últimos treinadores em termos de... prestação em conferências de imprensa. Vamos ver se aquela assertividade toda se traduz em resultados. Mais nada.


comentar ver comentários (6)
08 Jan 13
De uma coisa tenho a certeza
Francisco Almeida Leite

Não vou gostar de ver Marat Izmailov com a camisola do FC Porto. Não vou mesmo.

Tags:

comentar ver comentários (3)
07 Jan 13
Isto não me sai da cabeça
Francisco Almeida Leite

Elias, o tal que está "triste" e quer ganhar títulos, falhou um golo de baliza aberta frente ao Benfica quando já ganhávamos por 1-0. Ele que era titular do escrete e custou 8,85 milhões de euros. O jogador mais caro da história do Sporting. É uma imagem que, por mais que tente, não me sai da cabeça. Porquê?

Tags:

comentar ver comentários (3)
05 Jan 13
Isto não é o Sporting
Francisco Almeida Leite

Décima derrota esta época, quinta para o campeonato.

Tags:

comentar ver comentários (1)
01 Jan 13
Estamos sempre convosco
Francisco Almeida Leite

 

Há um ano foi assim. Um ano depois, o blogue És a Nossa Fé cumpriu o seu objectivo principal, defender e honrar o Sporting Clube de Portugal, mas viu o nosso clube mergulhar numa crise sem precedentes. 2012 foi definitivamente um ano para esquecer: resultados muito abaixo dos pergaminhos do SCP e atitudes (de dirigentes e jogadores) mais típicas de outras paragens. Em 2013 nada pode ficar na mesma. O Sporting tem vivido num autêntico PREC e vai precisar de estabilidade. Só uma instituição forte, de confiança e que se dê ao respeito poderá fazer renascer das cinzas o clube que tanto trabalho deu a erguer e que fez vibrar gerações e gerações de sportinguistas.

É preciso instaurar rapidamente uma cultura de responsabilidade e de respeito pelo clube. Quando um jogador ou um dirigente belisca o nosso património desportivo, cultural e humanista, tem de saber que forçosamente vai sofrer na pele as consequências dos seus actos. O Sporting está e estará sempre acima das pessoas que o servem e, sobretudo, daqueles que se servem dele. Ser do Sporting é ser diferente. Mas ser do Sporting é também saber que nunca, mas nunca, se pode pôr em causa o bom nome do clube. Isto aplica-se a todos, sem excepções. Com a equipa de futebol num estado calamitoso e com a gestão financeira a fazer soar todos os alarmes, temos de acreditar que batemos no fundo. Não pode haver pior do que isto. A partir daqui só podemos melhorar. Depois da tempestade tem mesmo de vir a bonança.

Nós, por aqui, vamos andar atentos e vigilantes. Não perdoamos a quem ofendeu o clube. E pedimos mais e melhor neste ano de 2013. Queremos voltar ao nosso lugar. Esforço, Dedicação, Devoção e Glória - Eis o Sporting! Sempre!


comentar ver comentários (4)
05 Nov 12
Da estratégia
Francisco Almeida Leite

"A táctica arruina a estratégia; a batalha que se ganhara harmoniosamente no papel perde-se em pequenas coisas no terreno" - Paul Valéry.


comentar ver comentários (3)

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Quem faz isto é capaz de ...

Os nossos comentadores me...

Futebol a sério e futebol...

Outra vez Abel?

A cartilha (parte II)

Os nossos comentadores me...

Coragem

Cada vez mais lido

O ódio criminoso

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

slb

campeonato

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds