Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Possiveis Reforços - Adrien Silva

Com Morita e Daniel Bragança no meio-campo, seria importante reforçar a posição com alguém que tivesse experiência e fosse uma solução imediata. Apesar da enorme qualidade de Daniel Bragança, entendo que não seria positivo colocar a pressão no jovem jogador, atendendo ao facto de este ter saído de uma época dificil. 

Adrien Silva podia ser uma solução interessante porque é um jogador formado no Sporting Clube de Portugal, sempre demonstrou respeito e tem experiência.

Problemas do Futebol - Corrupção

A corrupção subverte os princípios básicos da vivência em sociedade e do desporto.

É um problema global e não apenas do futebol português, sendo que as consequências variam do local onde é praticada. Em Itália tivemos clubes despromovidos para ligas inferiores e perda de pontos, mas em Portugal, não vislumbramos consequências para os inúmeros casos.

Aparentemente é normal aliciar árbitros com favores sexuais, vouchers, “lutar” pelo controlo do conselho de arbitragem, condicionar árbitros nas suas habitações e locais de trabalho, avaliações de árbitros baseadas na performance/beneficio do clube A ou B.

Ou seja, o problema está na mentalidade do adepto e na sociedade portuguesa em geral, que considera normal quando tudo isto acontece em benefício do seu clube. Por outro lado, espera uma justiça implacável quando algo semelhante acontece num outro clube que não o dele.

Na prática parece que a paixão clubística prevalece sobre a justiça, os princípios básicos do desporto e de vivência em sociedade. Falta-nos cultura desportiva. Temos que evoluir neste capítulo porque só assim a modalidade pode sobreviver.

Realidade Covid

Em relação ao futebol, a pandemia veio trazer uma nova realidade.

Hoje todos temos perceção do que acontece dentro e fora do campo (pressão nos bancos, dentro e fora das quatro linhas) e de todas as jogadas de bastidores. Ou seja, esta situação afasta alguns “erros” do passado e retira a margem de manobra que alguns “players” tinham. Sem penáltis, jantares ou ofertas sexuais, não há forma de esconder a mediocridade de algumas equipas. A formação do papel é ofuscada pela formação de excelência proveniente de Alcochete.

Tudo faz parte desta anedota que se tornou o futebol português. Os meus sinceros agradecimentos à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional pelo seu contributo.

Cashball

CM Casball.jpg

 

Em Março de 2018, Paulo Silva denunciou ao Ministério Publico que tinha sido mandatado, através de intermediários, para corromper árbitros de andebol e jogadores de futebol para favorecer o Sporting Clube de Portugal.

Com isto, André Geraldes e Gonçalo Rodrigues assistiram à devassa da sua vida pessoal e profissional. Por outro lado, o Sporting Clube de Portugal viu o seu bom nome “arrastado para a lama” e tentaram comparar-nos a todos os outros. Queriam fazer de nós “toupeiras” ou “fruteiras”. Só nós sabemos o que isto nos custou.

Durante esta semana ficámos a saber que nenhum dos supramencionados vai ser responsabilizado. Face ao exposto, exijo que a direção do Sporting Clube de Portugal tome as necessárias diligências para que isto jamais aconteça. Devem ser extraídas certidões, avançar com queixas-crime e pedidos de indemnização civil contra todos os que contribuíram para este ruido.

A foto é ilustrativa dos abusos de que fomos alvo. Temos de exercer de forma pedagógica o nosso direito.

Domingos Duarte (parte II)

Como ninguém pergunta, a Direção entende que não deve explicar como é possível dispensar/vender ao desbarato/oferecer, um central formado no clube e meses depois, este estar ao serviço da Seleção Nacional.

Não tinha valor para representar o Sporting Clube de Portugal ou existem outros fatores externos?

E agora com o Ivanildo vamos ter outro caso semelhante ao de Domingos Duarte? O Feddal é assim tão melhor!?

Honestamente, estou farto de negócios duvidosos… Não quero andar a alimentar empresários e dirigentes gulosos. Deixem de andar a brincar com o nosso Clube!

Contratações

Um clube que paga 14 milhões para contratar um treinador seguramente tem capacidade financeira para reforçar o seu plantel. Assim sendo, deixo à consideração o que era possível garantir com uma verba semelhante.

Já sei que devia considerar os custos dos vencimentos, mas mesmo assim acredito que as contratações por três temporadas de Beto, Daniel Carriço, Adrien Silva e Nani ficassem muito abaixo dos valores supra mencionados.

Com estas contratações garantíamos experiência, qualidade, mística e liderança. Os últimos dois nomes da lista seriam sonhos possíveis para reforçar a linha avançada. Acredito que com a contratação dos nossos antigos jogadores, a inclusão de um jogador como Mario Mandzukic e a aposta em alguns dos nossos emprestados conseguimos ombrear com qualquer equipa em Portugal.

 

A minha lista seria:

 

Guarda-redes

António Alberto Bastos PimparelBeto”

Idade: 38 anos

Estado: Sem clube

Palmarés: 1X Campeonato da Roménia, 1X Campeonato em Portugal, 2X Taças de Portugal, 2X Taças da Liga, 4X Ligas Europa

Custo: ZERO

Formação: Sporting Clube de Portugal

 

Defesa Central

Daniel Carriço

Idade: 32 anos

Estado: Wuhan Zall até 31.12.2021 (está em Portugal devido ao COVID)

Palmarés: 3X Liga Europa

Custo: O valor de mercado é 1,80 M, tem mais um ano de contrato num clube onde ninguém sabe quando começa o campeonato. Provavelmente, esta situação facilita a negociação.

Formação: Sporting Clube de Portugal

Nota: Jogador da formação que nunca escondeu o carinho pelo clube e que joga a central e a trinco.

 

Médio

Adrien Silva

Idade: 31 anos

Estado: Sem clube

Palmarés: Campeão da Europa, 4X Taças de Portugal, Campeão de Israel, 4X Supertaças de Portugal

Custo: ZERO

Formação: Sporting Clube de Portugal

 

Avançado

Nani

Idade: 33 anos

Estado: Orlando City SC até 31.12.2021

Palmarés: Campeão da Europa, 4X Taças de Portugal, Campeão de Israel, 4X Supertaças de Portugal

Custo: O valor de mercado é de 2,40 M e tem mais um ano de contrato, sendo que a Liga Americana está a terminar a temporada.

Formação: Sporting Clube de Portugal

 

Mario Mandzukic

Idade: 34 anos

Estado: Sem clube

Palmarés: 1X Champions League, 1X Supertaça de Espanha, 2 X Campeão da Alemanha, 2X Vencedor da Taça da Alemanha, 4X Campeão de Itália, 3X Vencedor da Taça de Itália, 2X Vencedor da Supertaça da Itália, 3X Campeão da Croácia, Etc…  

Custo: O valor de mercado é de 4,00 M.

 

Mario Götze

Idade: 28 anos

Estado: Sem clube

Palmarés: Campeão do Mundo, 5X Campeão da Alemanha, 4X Taça da Alemanha

Custo: O valor de mercado é de 10,50 M.

Demitam-se!

Nos termos do n.º 1 do Artigo 20.º dos Estatutos do SCP, são direitos dos sócios requerer a convocação de Assembleias Gerais extraordinárias, nos termos dos presentes estatutos.

Por outro lado, o Artigo 21.º dos Estatutos do SCP identificam os deveres, nomeadamente o de honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio, zelar pela coesão interna do Clube, manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube.

O Artigo 35.º dos Estatutos do SCP, refere que os membros dos órgãos sociais devem cumprir e fazer cumprir os estatutos e regulamentos do Clube e exercer os respetivos cargos com a maior dedicação e exemplar comportamento cívico e moral.

Por outro lado, o Artigo 40.º dos Estatutos do SCP, explica que o mandato dos membros dos órgãos sociais é revogável, individual ou coletivamente, nos termos previstos na lei, podendo ainda a revogação ser deliberada pela Assembleia Geral nos termos dos números seguintes deste Artigo.

Sendo que compete exclusivamente à Assembleia Geral, eleger e destituir os membros dos órgãos sociais. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral é a entidade mais representativa do Clube que tem por atribuições, nomeadamente convocar a Assembleia Geral, indicando a ordem de trabalhos respetiva, ex vi artigos 43.º e 51.º dos Estatutos do SCP.

Nos últimos meses, temos vindo a assistir à delapidação do bom nome do Sporting Clube de Portugal, à tomada de decisões dúbias no que diz respeito ao futuro do clube, relacionada com a política de contratação de treinadores, jogadores e omissão de pagamento a fornecedores.

Se acho que o Presidente e a sua direção devem ser julgados pela competência dos seus atos, então o que dizer de uma Mesa de Assembleia que não reage a esta situação e que assiste no camarote à destruição do bom nome da instituição?

Protegem-se no argumento que não podem ingerir na gestão do clube, mas estamos perante algo mais complexo do que isso. Objetivamente, quem é mais culpada? Uma Direção incompetente e sem soluções ou uma Mesa da Assembleia, na pessoa do Presidente, que assiste a tudo isto e nada faz? Qual é o maior atentado ao Sportinguismo? Para mim é obvio! Mais do que destituir o Conselho Directivo e o seu Presidente pelos atos de má gestão, a Assembleia Geral, a respetiva Mesa e o seu Presidente devem seguir o mesmo sentido porque não cumprem as suas obrigações.

Esperava do Presidente da Mesa da Assembleia um ato de sportinguismo e que consequentemente apresentasse a sua renúncia. De certeza, no futuro os sócios do Sporting Clube de Portugal vão prestar mais atenção a esta figura, para que jamais seja eleito um Presidente demasiadamente ocupado e sem capacidade de acautelar de forma imparcial os interesses do Clube.

Lista de dispensas

Guarda-Redes

Renan Ribeiro

É um jogador com valor e que demonstrou enorme qualidade na defesa de grandes penalidades. Podia ser a solução para o banco, mas entendo que não deve ser porque necessitamos de um guarda-redes que faça concorrência direta a Max. Acho que devia ser vendido e não contava com ele para a próxima temporada.

Luís Maximiano

É o atual melhor guarda-redes da Liga e a prova que juventude não é sinonimo de inexperiência. Pode vir a falhar no futuro, mas tem o meu incondicional apoio porque já demonstrou ter o caracter e garra de Leão. No futuro, será o titular indiscutível da baliza da Seleção Nacional porque tem qualidade. Depois de Damas e Patrício, Max é um guarda-redes que me enche de orgulho. O Sporting só tem futuro se contar com jogadores como Max e como é logico, deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Diogo Sousa

Não consigo fazer uma análise objetiva à qualidade do jogador porque assisti a poucos jogos onde este tenha jogado.

Defesa

Tiago Ilori

Decide abandonar o Clube para tentar a sua sorte, mas lamentavelmente não conseguiu e face ao exposto, volta à casa que o fez nascer para o futebol. Ou seja, morde a mão que lhe deu de comer e posteriormente volta porque não conseguiu sucesso. Posso estar a ser injusto e é lógico que o jogador terá as suas razões, mas este comportamento não reflete os princípios do Sporting Clube de Portugal. Em campo, é inconstante e raramente consegue realizar mais do que dois jogos seguidos com alguma qualidade.  Sinto que está a ocupar o espaço de alguém mais jovem e que podia acrescentar ao clube mais alma e amor. Assim sendo, não deveria fazer parte do plantel da próxima temporada.

Sebastián Coates

Confesso que, para mim, a chegada de Amorim trouxe o Coates que necessitávamos, sendo que hoje temos o patrão da defesa. Este Coates merece jogar e usar a braçadeira de capitão.  Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Stefan Ristovski

Não é o melhor defesa direito do mundo, mas não compromete no atual cenário. Quando penso neste jogador, é impossível esquecer a cumplicidade que tinha com Bruno Fernandes e as boas exibições que fez. É um jogador útil em qualquer plantel e devia ter alguém forte para lhe fazer concorrência. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Luís Neto

É um jogador com palmarés internacional e experiência, algo que faz falta ao atual Sporting. Esta época sofreu com algumas lesões, mas entendo que tem qualidade suficiente para permanecer no plantel da próxima temporada.

Val Rosier

Chegou lesionado e nunca encantou. Nunca compreendi a razão de ter vindo para o Sporting e muito menos o processo que envolveu a troca de um jogador que até podia acrescentar algo ao nosso Clube (Mama Baldé).  É um jogador intermitente e que não consegue fazer mais do que um jogo em condições. Assim sendo, está a ocupar um espaço que não é dele. Não deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Cristian Borja

Tem 27 anos e é internacional pela Colômbia. Entendo que é um jogador que não compromete e à semelhança de Ristovski é útil em qualquer plantel, sendo que devia ter alguém forte para lhe fazer concorrência. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Nuno Mendes

Aqui está a concorrência que Borja necessita. Jovem, sportinguista, com qualidade e vontade. Este deve ser preservado e valorizado. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Gonçalo Inácio

À semelhança de Diogo Sousa, não consigo fazer uma análise objetiva à qualidade do jogador.

Eduardo Quaresma

Para mim é a grande revelação. Fico impressionado com a qualidade e maturidade deste jovem jogador. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

 

MÉDIOS

Eduardo

Outro jogador que não consigo compreender a razão da contratação. Temos vários jogadores no plantel e na formação que garantem mais qualidade do que Eduardo. Não deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Marcos Acuña

Só por razões financeiras é que posso equacionar a venda deste jogador porque é um dos melhores do plantel. Confesso que às vezes me deixa um pouco irritado porque nunca sei quando acabamos os jogos com 10 jogadores. Mesmos assim, merece que o clube faça um esforço para o manter no plantel.  Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Rodrigo Battaglia

Antes da lesão era um dos melhores jogadores do plantel na posição dele. Depois da lesão, falta rotina de jogo para garantir lugar na equipa principal. Tem qualidade, sentido posicional e raça. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Francisco Geraldes

O mal-amado menino da formação... Tem talento, mestria, mas falta-lhe intensidade. O que ainda não compreenderam é que estamos perante um jogador cerebral e provavelmente, depois da saída de Bruno Fernandes, um dos poucos do plantel com estas características. Dizem que já teve oportunidades no clube, mas esquecem que não contam 10 ou 15 minutos num jogo. Fez uma segunda parte completa e deslumbrou. Ou seja, deram tempo e ele apareceu. É delicioso observar este jogador sem bola, nomeadamente a forma como se movimenta e dá instruções aos colegas. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada e jamais permitir que reforce qualquer equipa em Portugal.

Miguel Luís

Um jogador intermitente e que já demonstrou ter qualidade, mas demora a aparecer. Ainda dava oportunidade para representar o clube na próxima temporada pois seria sempre uma solução alternativa.  Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Wendel

Se assumir a responsabilidade e souber concentrar-se no futebol, tem qualidade para jogar no Sporting Clube de Portugal. É um jogador que está no limite de se tornar um grande jogador ou uma promessa. A falta de acompanhamento fora de campo é o maior risco e penso que devíamos prestar mais atenção a este tema. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Matheus Nunes

Mais uma promessa que não engana e que será um dos nossos magníficos. Espero que continue de uma forma humilde e esforçada. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Mattheus Oliveira

É um jogador sem espaço no atual plantel e que, à semelhança de Eduardo, não acrescenta a qualidade necessária para preterir qualquer jogador proveniente da formação. Não deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Idrissa Doumbia

É esforçado, mas entendo que não chega para fazer parte do plantel. Mesmo assim, até posso ter alguma tolerância e aguardar mais um ano para decidir o que fazer com o jogador. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

 

AVANÇADOS

Rafael Camacho

É um jogador da formação e tem alguma qualidade. No entanto, não podemos estar dependentes deste jovem jogador e devemos permitir que cresça. Se o fizermos sem pressão, podemos assistir ao melhor Rafael que existe. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Luciano Vietto

É um dos jogadores cerebrais do plantel. Parece que não consegue assumir o peso da responsabilidade e com isso torna-o instável, impedindo-o de manter a regularidade que necessitávamos. Mesmo assim, não deixa de ser um dos melhores jogadores do plantel. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Gonzalo Plata

É jovem, irreverente e tem qualidade. Falta-lhe o mesmo que Wendel (acompanhamento) e o destino deste, apenas depende dele. Pode ser um dos melhores. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Luiz Phelyppe

Tem qualidade para jogar no Sporting Clube de Portugal, mas não podemos esquecer que jamais poderá ser o titular. Necessita de concorrência para torna-lo mais competitivo e tirar pressão. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Tiago Tomás

Outra jovem promessa que tem qualidade, mas que necessita tempo para demonstrar. Temos que ter paciência para deixa-lo crescer. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Pedro Mendes

Outro mal-amado…. Honestamente, não consigo compreender a razão de não fazer parte dos planos de Amorim. Quem foi o melhor marcador da equipa de Leonel Pontes? Quem tinha a média de um golo por jogo? Quem marca na Liga Europa um grande golo? Criticámos a falha de inscrição deste jogador durante meses. Desaprendeu? Acho que não. Penso que o treinador não conta com ele por razões que desconhecemos. Mesmo assim, entendo que tem espaço no plantel. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Jovane Cabral

Tem o ADN do Sporting e ficar por cá mais alguns anos. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Sporar

Replico tudo o que disse em relação a Luiz Phelyppe e deve ser com este o suplente. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Joelson Fernandes

Mais uma jovem promessa com qualidade para jogar no Clube. Espero que tenha o acompanhamento necessário para decidir o melhor para ele. Neste momento, devia renovar com o Sporting, assumir-se e o futuro iria sorrir. A pressa é inimiga da perfeição. Deverá fazer parte do plantel da próxima temporada.

Mito vs Realidade

Como é que se destrói uma mentira?

Muito simples. Colocas Max, Quaresma, Rafael Camacho, Matheus Nunes, Jovane Cabral, Nuno Mendes, Francisco Geraldes e Pedro Mendes.

Sim, são só OITO jogadores da formação… E lá se vai a teoria da formação de rastos. Torna-se complicado manter a mentira que é no Seixal que se formam jogadores.

 

PS: Calma, porque de onde vieram estes há mais.

Estado de emergência e treino - incompatível ou não?

Vivemos tempos difíceis e o estado de emergência exige limitações de circulação e de contacto.

Além disso, a alteração das nossas rotinas diárias no trabalho e nas relações familiares/sociais implica graves mudanças.   

Os atletas profissionais devem estar preocupados com a sua condição física e psíquica à data mas também com os efeitos que esta pausa pode acarretar no seu futuro.

Manter uma alimentação saudável e respeitar períodos de descanso são regras de ouro mas num caso destes a rotina de treino e de competição são condições essenciais. Neste nível, treinar em casa não é solução.

Já compreendemos que não é possível manter a rotina de competição, mas será impossível afastar a rotina de treino?

Durante anos, assistimos às pausas das Ligas durante o mesmo período, quando os jogadores aproveitavam para gozar as suas merecidas férias. Por acaso alguém acha possível que este ano os jogadores não gozem um período de férias no Verão? Até poderá ser mais curto do que é habitual mas vão gozar.

Este ano a realidade é diferente e como tal, também devíamos equacionar o que podemos fazer diferente. Não sabemos qual o modelo adoptado para a conclusão da Liga ou para o apuramento de competições internacionais mas devíamos estar a preparar o futuro.

Durante anos, após as férias, a regra era os jogadores saírem de Portugal em estágio com os seus colegas, no intuito de treinarem e ganharem rotinas de equipa.

Por vezes, e quando existiam fracos recursos económicos, as equipas chegavam a realizar pré-temporadas nas Academias. Até tivemos um clube em Portugal que pretendeu utilizar a Academia de Alcochete na sua pré-época.

Alias, os treinadores são unânimes quando referem que a pré-temporada é um dos momentos mais importantes da época e que uma equipa sem pré-temporada não é equipa.  

Assim, indo diretamente ao que interessa, qual a razão de o período de quarentena não ter sido passado em Alcochete, a treinar e trabalhar com os atletas?

Podiam ter ficado todos em Alcochete a dormir, comer, trabalhar e descansar. Seria injusto para os profissionais? Compreendo o sacrifício de estarem fechados no local de trabalho, sem acesso à sua família. Mas já não fazem tudo isso quando vão para as pré-temporadas?

Seria uma exceção à regra num período em que todos fazemos sacrifícios.

Se não queriam ficar todos em Alcochete, podiam ter optado por uma solução alternativa. O futebol americano treina os sectores (defensivo e ofensivo) em separado.

Por exemplo, durante os primeiros quinze dias de quarentena, permanecia em Alcochete a equipa técnica com os jogadores do sector defensivo e os restantes ficariam em casa. Volvido esse período, o sector atacante permanecia em Alcochete na companhia da equipa técnica e o sector defensivo ficava em casa durante o período de quarentena.

Será esta ideia tão descabida, nomeadamente num clube onde a equipa técnica é recente e necessita tempo para conhecer o plantel e treinar com os jogadores?

Para mim não é.

Stay home, Diogo Tavares

Hoje foi publicado no Correio da Manhã que o atleta do Sport Lisboa e Benfica Diogo Tavares foi detido ontem à tarde por falta de título de condução.

O Correio da Manhã faz uma pequena referência no canto superior direito da capa e na página final do jornal. Por outro lado, nenhum jornal desportivo considerou importante abordar este tema.

Ainda há uns meses, quando não estava a decorrer o estado de emergência, recordo as novelas Jovane Cabral e Wendel. Tantas foram as páginas de jornal e abertura de jornais.

Aparentemente, deixou de ser grave conduzir sem habilitação legal, mesmo durante um período onde todos são aconselhados a permanecer em casa.

CM 06.04.2020.jpg

Mudar estatutos: incompatibilidades

sporting-clube-de-portugal-symbol.png

 

No seguimento dos contributos anteriores, venho desta forma abordar um capítulo dos Estatutos que considero importante e onde devem estar plasmados os princípios da transparência e da honestidade, pilares base pelos quais o Sporting Clube de Portugal se rege.

Após leitura dos nossos Estatutos nesta matéria, tive a curiosidade de fazer o mesmo relativamente a outras instituições, dentro e fora de território nacional.

Cheguei à conclusão, que em Portugal a grande maioria dos clubes têm o mesmo tipo de preocupações, uns com mais zelo do que os outros, nomeadamente:

  1. A qualidade de titular de um órgão social é incompatível com a qualidade de titular de outro;
  2. É incompatível com o exercício de funções em outros clubes ou em sociedades desportivas por estes promovidas;
  3. É incompatível com o exercício de funções em sociedades comerciais de que outro clube desportivo seja, direta ou indiretamente, fundador;
  4. Não pode ser admitida nenhuma candidatura a titular de órgão social por quem se encontre em situação que determinaria incompatibilidade, sem que o sócio renuncie ao cargo que determinaria a incompatibilidade;
  5. A superveniência, relativamente a titulares de órgãos sociais, de situação de incompatibilidade determina automaticamente a perda do mandato.

 

Todas as preocupações supra mencionadas são importantes, mas convém compreender que é necessário dar mais uns passos. A atual realidade do desporto não é a mesma do século passado e os Estatutos devem evoluir no intuito de acompanharem esta mesma, sob pena de perdermos a competitividade necessária.

Penso que devemos observar quais os atuais problemas e, mais do que inventar, importar ideias que são válidas e tentar completar se for necessário.

 

Assim sendo, alguns dos princípios que estão plasmados nos Estatutos dos nossos rivais, deveriam também constar nos nossos, nomeadamente:

  1. Os membros dos órgãos sociais não podem, direta ou indiretamente, estabelecer com o Clube e sociedades em que este tenha participação relevante, relações comerciais ou de prestação de serviços, ainda que por interposta pessoa, considerando-se para estes efeitos, nomeadamente, o cônjuge, ascendentes e descendentes, ficando assim excluídas as relações comerciais estabelecidas no âmbito do patrocínio a qualquer das modalidades desportivas praticadas pelo Clube ou por sociedades ou entidades em que participa ou tutela;
  2. Os membros dos órgãos sociais estão impedidos de participar em procedimentos e de votar em questões que lhes digam respeito ou que tenham interesse o cônjuge, descendentes, ascendentes ou parentes ou afins na linha colateral até ao 3º grau;
  3. É expressamente vedada a concessão de empréstimos, adiantamentos ou créditos a membros dos órgãos sociais, efetuar pagamentos por conta deles e prestar garantias a obrigações por eles contraídas, salvo as despesas comprovadamente efetuadas ou a efetuar da responsabilidade do Clube.
  4. Está vedado o pagamento de qualquer remuneração, a titulares dos órgãos sociais, excepto se estes prestarem a sua colaboração a título de exclusividade.

 

Também deveria ser incluída uma incompatibilidade muito atual, relacionada com agentes de futebol, fundos ou outras realidades.

Assim sendo, a qualidade de titular de um órgão social devia ser incompatível com o exercício de funções a título individual, através de detenção de participações sociais ou exercício de funções de gerência ou administração em sociedades comerciais, cujo objeto social seja o agenciamento de profissionais desportivos, fundos de investimento ou qualquer forma jurídica cujo objeto esteja relacionado diretamente com a atividade do Clube, ainda que por interposta pessoa, considerando-se para estes efeitos, nomeadamente, o cônjuge, ascendentes e descendentes.

Considero que estas alterações iriam dar um enorme contributo ao Clube e tornar-nos mais transparentes e competitivos.

A queda de um Leão

21533816_ktRZJ[1].jpg

 

Hoje não escrevo sobre futebol, jogadores, treinadores ou presidentes, mas sim sobre o Clube, a associação de pessoas para um fim comum ou com um interesse partilhado.

Sempre defendi que nem todos estão à altura de serem adeptos do Sporting Clube de Portugal porque é um clube onde imperam os princípios básicos de respeito pela sociedade.

O princípio do ganhar a qualquer custo ou do vale tudo não está no nosso ADN. Também não somos arrogantes, elitistas ou pedantes, apenas olhamos para o desporto da única forma possível, a correta.

É um Clube aberto a todas as classes sociais, onde gravitam ilustres conhecidos e desconhecidos, mas todos dão o seu contributo para a riqueza da sociedade e da instituição.

Hoje despeço-me de alguém que não conheci, mas que sempre demonstrou o que significa o espírito do Sporting Clube de Portugal.

Saudações Leoninas para o eterno Leão Alexandre Soares dos Santos.

Loja Verde

Loja Verde foto 2.jpg

 

Atravessamos a baixa pombalina e somos confrontados com duas realidades distintas.

A loja do Sporting Clube de Portugal é pequena e apenas vende artigos relacionados com o clube.

Para além do supra mencionado, não existe uma única alusão a duas das maiores referências da formação do clube, Luís Figo e CR7, sendo que ambos são dois dos maiores embaixadores do país.

Mais: dentro da loja, os produtos apenas estão identificados em língua portuguesa, contrariamente a outros exemplos.

Continuamos a achar tudo isto normal?

Sporting Clube de Portugal vs Sport Lisboa e Benfica

A equipa principal no ano passado era: Rui Patrício, Coentrão, Coates, Mathieu e Piccini (defesa). Neste ano, desses jogadores, apenas jogou Coates. Depois tínhamos W. Carvalho, Bruno Fernandes, Acuña, Gelson, Dost e alternava o segundo avançado.

Este ano jogamos com Bataglia, Bruno Fernandes, Raphinha, Montero e Nani. Ou seja, apenas B. Fernandes e Acuña jogaram. Na prática estivemos 86 minutos a ganhar na casa do nosso rival. Todos sabemos que o futebol é um jogo de rotinas e, face ao exposto, retirem as vossas conclusões. Eu também queria mais mas... Mesmo assim, parabéns à equipa.

 

Saudações Leoninas

Candidatos - RUI REGO

Nascido em 17.02.1972, advogado de profissão, sócio do Sporting Clube Portugal nº 32295-A, desde 1998.

 

Profissionalmente exerceu as seguintes funções:

 

1992 – Desempenhou funções no Gabinete de Estudos de Mercado na sociedade Lever Portuguesa, Industria Alimentar e de Produtos de Limpeza;

 

1994 a 1995 – Desempenhou funções na Organização de Congressos na sociedade Mundicongressos – Organizador Profissional de Congressos, Lda.;

 

1996 a 1998 – Desempenhou funções na sociedade Sete Mares – Sector da restauração e bebidas;

 

1999 a 2001 – Desempenhou funções de Gestor de Sinistros na sociedade Assicurazioni Generalli;

 

2000 a 2002 – Desempenhou funções de socio gerente na sociedade Vogar, Atividades Hoteleiras, Lda.;

 

2002 até 2003 – Desempenhou funções de advogado estagiário na sociedade do Dr. Viterbo do Rosário Rego;

 

2003 até 2007 – Desempenhou funções de advogado em escritório próprio;

 

2007 até 31.12.2011 - Desempenhou funções de advogado na sociedade Luís Laureano Santos & Associados;

 

Desde 1 de Janeiro de 2012 até 31.12.2017 – Desempenhou funções de advogado na sociedade Dias Ferreira & Associados, Sociedade de Advogados, R.L;

 

Desde 1 de Janeiro de 2018 – Desempenhou funções de advogado na sociedade Bordalo Gonçalves & Associados;

 

Para além do curriculum profissional, este candidato também demonstra alguma experiência na área desportiva, nomeadamente:

 

  1. Diretor da Associação de Moradores da Portela, associação civil de utilidade pública, entre 2000 e 2002, sendo o responsável pelo departamento de Futsal.
  2. Diretor da Associação de Moradores da Portela eleito para o biénio 2011 / 2013, sendo o responsável pelo gabinete jurídico e pelo departamento de ténis.
  3. Diretor da Associação de Moradores da Portela para o biénio 2013/2015, sendo o responsável pela Direção Desportiva que engloba Futsal, Ténis, Ginástica Acrobática e Dança Jazz.
  4. De 30 de Setembro de 2011 a Julho de 2013 – Secretário da mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD.
  5. De Outubro de 2011 a Dezembro 2012 – Vogal do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Ginástica de Portugal.
  6. Desde Dezembro de 2013 – Vogal da Direção do Special Olympics Portugal.

 

É um candidato que revela alguma experiência na área desportiva, tem um projeto definido e apresentou Paulo Lopo como um dos seus homens fortes na área da gestão.

 

Saudações Leoninas

Candidatos - DIAS FERREIRA

Desafiei alguns dos meus amigos que estão espalhados nas mais variadas candidaturas à presidência do nosso clube para enviarem o curriculum dos candidatos.

 

Pretendo dar a conhecer o percurso dos candidatos no intuito de facilitar a melhor escolha aos sportinguistas.

 

O primeiro candidato é José Eugénio Dias Ferreira que nasceu a 17 de Abril de 1947 na freguesia de Santa Isabel, concelho de Lisboa.

 

Atendendo ao vasto e brilhante curriculum profissional e académico do candidato, selecionei apenas parte que está diretamente relacionado com a área desportiva.

 

É sócio do Sporting Clube de Portugal desde 27/2/1963 tendo atualmente o nº 2229, detentor de Emblema de Ouro e membro do Grupo dos Cinquentenários.

 

Em 1980 iniciou a sua atividade no Sporting Clube de Portugal como membro do Gabinete Jurídico.

 

Em 11/8/1980 tomou posse do cargo de Vice-Presidente da Direção (presidida por João Rocha) para o Secretariado Geral do Sporting Clube de Portugal, iniciando assim o seu percurso de dirigente desportivo.

 

1984 – 1986: Foi eleito Vice-Presidente da Direção do Sporting Clube de Portugal (presidida por João Rocha), com o pelouro das relações exteriores, adquirindo larga experiência da vida associativa, federativa e, sobretudo, um grande relacionamento com todos os Presidentes dos principais clubes que criaram o chamado “Movimento dos Presidentes” que mais tarde dariam origem à Associação Nacional de Clubes e à Confederação Portuguesa de Clubes de Futebol e que, mais tarde ainda, se viriam a fundir na atual Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Participou ativamente em todas as iniciativas então tomadas: policiamento, totobola, bingo, televisão, fisco etc...

 

1986-1988: Foi mais uma vez eleito Vice-Presidente da Direção do Sporting Clube de Portugal, agora sob a presidência do Dr. Amado de Freitas, tendo ficado de novo com o pelouro das relações exteriores, e assumindo na parte final do mandato a chefia do Departamento de Futebol.

 

Foi membro do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) do SCP e desde 1980 a 1988, membro do Conselho Leonino, por inerência.

 

Em 1996 participou ativamente na reforma dos estatutos do Sporting Clube de Portugal, tendo, após a sua aprovação, sido eleito membro do Conselho Leonino, onde permaneceu até que se demitiu, em Outubro de 2005.

 

2009 – 2011: Presidente, por inerência, do Conselho Leonino

 

2011 – 2013: Membro, por inerência do Conselho Leonino

 

Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal de Junho de 2009 a Março de 2011.

 

No final do ano de 1989 foi admitido como membro do Grupo Stromp, tendo sido, no biénio de 1991-1992, designado pelos fundadores, então ainda vivos, como Presidente da Comissão Diretiva do grupo.

 

É associado e fundador dos “Leões de Portugal”, Associação de Solidariedade Sportinguista IPSS, tendo sido membro do seu Conselho Social.

 

Foi alvo de Homenagens por parte dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal, designadamente:

 

  1. Em 7 de Junho de 1997, pelo Núcleo Sportinguista da Área de Boston, com sede em Summerville, Maassachussetts “pelos inúmeros serviços prestados e pelo grande apoio dado ao Sporting Clube de Portugal e pela sua honrosa presença no 5º Aniversário do Núcleo Sportinguista da Nova Inglaterra”.
  2. Em 5 de Julho de 1997, pelo Núcleo Sportinguista de Sanfins do Douro por ocasião do primeiro aniversário.
  3. A 13 de Dezembro de 1997, pelo Núcleo Sportinguista de Frauenfeld, por ocasião do 2º aniversário deste.
  4. Em 11 e Julho de 1998, pelo Núcleo Sportinguista de Torres Vedras com a atribuição do “Prémio Agostinho”.
  5. Em 13 de Novembro de 1999, pelo Núcleo Sportinguista de Soure por ocasião do 6 Aniversário deste.
  6. Em 26/11/2004, pelos sportinguistas da região de Leiria com a atribuição do prémio “Rugidos do Leão”.
  7. Em Outubro de 2005, pelo Núcleo Sportinguista de Tires com a atribuição de “Prémio Jesus Correia” – Dedicação.
  8. Em 6 de Novembro de 2005, pelo Núcleo Sportinguista da Pedrulha, “pelo seu empenho e dedicação à causa leonina”
  9. Em 05/12/2009 pelo Núcleo de Sportinguistas do Vale de S. Joaquim, na Califórnia.
  10. Em 11/06/2016 pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Estarreja

 

De 1982 a 1984 foi Presidente da Direção do Mem-Martins Sport Clube, tendo sido eleito em 1990 Presidente da Assembleia Geral, tendo sido reeleito para mandatos sucessivos até Abril de 2006.

 

2013 – Eleito de novo Presidente da Assembleia Geral

 

1988 – Membro da Comissão Organizadora do Congresso da Federação Portuguesa de Futebol, realizado em Troia entre 9 e 12 de Junho de 1988.

 

Foi, no início dos anos 90, Presidente - Adjunto da Associação de Futebol de Lisboa.

 

Foi Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional.

 

De 1982 a 1984 foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Basquetebol e integrou a Comissão Consultiva do 6º Campeonato Mundial de Juniores Masculinos de Basquetebol.

 

Foi Presidente do Comité de Auditoria da Liga de Clubes de Basquetebol.

 

Em 1986 foi indicado por unanimidade de todos os clubes componentes da Associação Nacional dos Clubes de Futebol seu representante no “Grupo de Trabalho para o Desporto Profissional” criado por Sua Excelência o Ministro da Educação e Cultura, Prof. João de Deus Pinheiro, para elaboração do projeto de Lei de Bases do Sistema Desportivo.

 

Foi Conselheiro do Conselho Nacional do Desporto, durante dois mandatos.

 

Em 14 de Fevereiro de 2012, aceitando o convite do Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, foi designado Embaixador para a Ética no Desporto

 

É Presidente do Special Olympics Portugal

 

Foi membro da Associação Espanhola de Direito Desportivo

 

É membro fundador (sócio nº 1) da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.

 

Lecionou no 1º Curso Pós-Graduação de Direito Desportivo da Universidade Lusíada e, no ano letivo de 1999/2000, a disciplina de Legislação e Direito Desportivo num curso para dirigentes desportivos, organizado pela Universidade Autónoma.

 

Mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida (Espanha).

 

Tem participado, no âmbito do desporto e do direito desportivo em diversos congressos, colóquios e conferências, designadamente:

 

  1. Entre 18 e 23 de Abril de 1994 frequentou o curso “A Propriedade Industrial e os Direitos de Autor “organizado pela Universidade Lusíada com a colaboração da Ordem dos Advogados.
  2. Em Março/Abril de 1998 participou no ciclo de conferências organizado pelo Jornal de Notícias e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol subordinado ao tema “O Futebol Português: Que Presente, Que Futuro? “Modelo de Organização Sistemática Desportiva e Sociedades anónimas desportivas.
  3. Em 12/03/1997 participou como orador num colóquio organizado pela Associação de Estudantes da Universidade Portucalense subordinado ao tema “Sociedades Desportivas – Que futuro? “
  4. Em 17/02/1998 foi orador convidado numa conferência subordinada ao tema “Direito Desportivo”, organizado pela Associação Europeia de Estudantes de Direito” e a Universidade Católica Portuguesa.
  5. Entre 15 e 30 de Abril de 1999 frequentou o “Seminário sobre Direito Desportivo” organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
  6. Em 16/04/1999 participou como orador no colóquio organizado pela Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho subordinado ao tema “A Marca e o Desporto “.
  7. Em 30/04/1999 participou num colóquio subordinado ao tema “Sociedades Desportivas: a solução para o desporto profissional? “Organizado pela Câmara Municipal de Leiria.
  8. Em 26/06/1999 participou nas I Jornadas “Francisco Stromp”, comentando o tema apresentado pelo Dr. Silva Resende “Futebol que Futuro?”, na perspetiva “Clubes/Seleções - choque de interesses”.
  9. Participou como orador no “Fórum Sporting 2000 “e no painel subordinado ao tema “Sporting, que Modelo de Clube “.
  10. Em 07/03/2001 participou a convite da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa no debate acerca das possíveis implicações da “Lei Bosman II “.
  11. Participou no Congresso Internacional de Direito do Desporto subordinado ao tema “O Desporto na Europa das Regiões”, realizado em Madrid nos dias 8, 9 e 10 de Março de 2001.
  12. Em 25/05/2001 participou num colóquio - debate sobre “A Justiça Desportiva” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
  13. Em 14/09/2001 participou num colóquio - debate sobre “A Difamação e a Injúria no Direito Desportivo” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
  14. Em 09/11/2001 participou num colóquio - debate sobre “O Doping e as suas controvérsias” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
  15. Nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2001, participou no Seminário sobre Arbitragem Desportiva, organizado pelo Comité Olímpico de Portugal, Fundação do Desporto e pela Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
  16. Em 24/25 de Outubro de 2002 participou no “Congreso Nacional de Derecho y Economia del Deporte “realizado em Madrid subordinado ao tema “Hacia la excelência empresarial de los clubes e sad “.
  17. Nos dias 16 e 17 de Novembro de 2002, participou nas “VI Jornadas Nacionales de Derecho Deportivo” organizadas com a colaboração da Associação Espanhola de Direito Desportivo sob o título “Asociaciones y Fundaciones. Un nuevo marco legal”, e realizadas na Universidade da Corunha.
  18. Em 22/03/2003 participou no I Encontro Nacional dos Leões de Portugal subordinado ao tema “O Voluntariado Social nos Clubes Desportivos “.
  19. No dia 10/02/2004 debateu em audição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, a Proposta de Lei 80/IX do Governo “Lei de Bases do Desporto”.
  20. Em 23/03/2004 participou num Seminário sobre “Lei de Bases do Desporto “organizado pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República.
  21. Em 14/05/2004 participou como orador nas Jornadas de Desporto e Direito organizado pela Universidade Lusíada e Associação Portuguesa de Direito Desportivo, com o apoio do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, no tema “Justiça Desportiva “.
  22. Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2002, participou nas “VII Jornadas Nacionales de Derecho Deportivo” organizadas com a colaboração da Associação Espanhola de Direito Desportivo sob o título “Las bases futuras del deporte profesional”, e realizadas na Universidade da Corunha.
  23. Em 13 e 14 de Maio de 2005 participou no 2º Fórum de Dirigentes Desportivos organizado pela Associação dos Dirigentes Desportivos da Região Autónoma da Madeira subordinado ao tema “Ética e Deontologia no Dirigismo Desportivo “.
  24. Em finais de Setembro de 2005 ano organizou o “II Encuentro de Masters en Derecho Deportivo”, que teve lugar no auditório do estádio José de Alvalade, tendo feito uma exposição sobre “Os aspectos jurídicos do desporto profissional em Portugal”.
  25. Em 20 e 21/10/2005 participou no 1º Ciclo de Conferencias de Direito Desportivo, organizadas pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, e moderou o painel “Advocacia vs Representação de jogadores “.
  26. Entre 12/12/2005 e 18/02/2005 participou no “Congresso do Desporto, Um Compromisso Nacional “.
  27. No início de 2006 participou num ciclo de 4 debates sobre “O Estado e o Desporto “organizado pelo Fórum do Desporto Português.
  28. Entre 25 de Setembro e 18 de Setembro de 2006 participou na Audição Parlamentar organizada pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura para apreciação na especialidade da Proposta de Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto.
  29. Em 4/01/2007 participou num seminário internacional na Alfandega do Porto subordinado ao tema “Profissionalização da Arbitragem. Será Possível? “
  30. Em 24/05/2007 participou como conferencista na conferência “Caso Zé Tó “, organizada pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.
  31. Em 3 e 4 de Junho de 2013 participou no 1º Congresso da Associação Portuguesa de Direito Desportivo e moderou o painel subordinado ao tema “Tribunal Arbitral do Desporto – Realidade ou Ficção? “composto pelo Prof. Leston Carretero, Conselheiro Cardoso e Costa e os Drs. Miguel Galvão Telles e Nogueira da Rocha.
  32. Em 26 de Janeiro de 2015 participou na conferência sobre “O combate ao doping em Portugal “organizado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
  33. Em 29/04/2017 foi orador no painel sobre formação dos vários intervenientes no mundo futebol, centrando-se a sua intervenção na formação dos dirigentes, no âmbito do Fórum Comemorativo do 1º Centenário da Associação de Futebol da Madeira

 

Foi colunista dos jornais “Record”, “Sporting” e “A Bola “ em diversos períodos de tempo.

 

Foi comentador residente no programa de televisão da RTP “Jogo Falado” em 1995-1996 e 1998 e no programa “O Dia Seguinte” da SIC Noticias, durante quase 10 anos.

 

Actualmente, para além de reconhecido advogado é árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto.

 

Ou seja, estamos perante um forte candidato com vasta experiência.

 

Saudações Leoninas

{ Blogue fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D