Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Desta semana a Kiev

kiev.jpg

 

Telefona-me agora um amigo meu, grande e velho amigo, do tempo dos bibes azuis do colégio, e desde aí sempre, a dizer-me "vamos ver o Barça!". E eu, ai, ai, "óh pá, não posso pá!, é muito taco, nesta altura não posso", e nisso treme-me a voz, ou a alma, ou ambas, raisparta tudo isto, que vou perder o ao vivo da malta do Bruno a aviar o magno Messi e a sua colecção de cromos. Mas logo ele "deixa-te de merdas, convido eu, vou agora comprar os bilhetes" e eu feliz como um puto logo "assim não posso dizer que não", desavergonhado pois a gente somos manos, não há cá cerimónias entre nós, e rimo-nos. "Mas ouve lá, então combinamos assim", avanço, "tu pagas este e depois ..." mas ele logo me manda calar, que entre nós não há isto do "toma lá, dá cá". Mas eu insisto, "espera, espera-pouco, isto vai-me melhorar, portanto tu pagas agora e eu pagarei os bilhetes de Kiev". E ele ri-se, também feliz, também agora feito puto, e fica combinado: eu e o Joni, se calhar com mais alguns amigos, iremos à final da Xampions, no 26 de Maio próximo, lá em longínqua Kiev. 

 

***

 

A xampions começa esta semana, e para mim o jogo mais importante é mesmo o próximo. Não só porque é o próximo, que é sempre o mais importante. Não só porque o primeiro, que é sempre o mais importante quando há grupos de qualificação. Mas também por causa dos potes do sorteio. Como todos sabemos o malvado Benfica ficou no pote 1, o pote dos campeões nacionais, e ele foi-o, pois ganhou o último campeonato neolítico (a era pré-VAR). E não teve o azar dos Távoras, o grupo não é incontornável, apesar dos lampiões não estarem a jogar grande coisa e terem uma defesa que parece um bocado rançosa se para grandes cometimentos. O horrível Porto, lá por causa dos bons resultados dos últimos anos, não excepcionais mas aceitáveis e, acima de tudo, por ser cliente habitual, ficou no pote 2, e calhou-lhe um pacote um bocado mais difícil mas um bom Porto, não excepcional mas um bom Porto, pode pensar em avançar. E a gente, muito pelos fracotes resultados europeus do último quinquénio que nos atiraram escadaria UEFA abaixo, ficámos num grupo lixado. É assim a xampions. E por isso ganhar esta semana em Atenas seria excelente para aquilo de seguirmos em frente na Europa. Na Liga Europa. 

 

***

 

Eu e o meu amigo Joni, e se calhar com mais alguns amigos, iremos à final da Liga. Da Liga dos Campeões. E vai ser muito bonito (aliás, tanto que decido agora, ao escrever este postal, que levarei a minha filha Carolina) ver a malta do Bruno ganhar ao Real Madrid, de preferência, por causa do prestígio e do "nosso" Ronaldo. Ou ao Manchester United, se o mago Mourinho os puser este ano já capazes de tamanha coisa. E já estou em lágrimas, comovidíssimo, agora mesmo, a ver, aqui mesmo à minha frente, o capitão Rui Patrício a erguer a taça. "A xampions é nossa!".

 

***

 

Esperemos que o jogo desta semana, em Atenas corra bem. A vitória ou, pelo menos, o pontito. A ver se se segue até à Liga Europa.

O árbitro-tv (e o Etebo)

ar tv.jpg

 

Mau para a economia, como concordarão todos os que postulam a sua melhoria através do crescimento do consumo interno. Pois reduz a procura do amplexo Super Bock/Sagres, e concomitantes petiscos, nas constantes querelas dedicadas aos erros dos gatunos. E periga o sucesso de audiências dos painéis televisivos (e respectivas receitas publicitárias), dedicados ao escalpar dos malévolos xôs árbitos. Pior do que tudo afecta a auto-estima dos nacionais, minorando as temáticas nas quais, maiêuticos e nada sofistas, demonstramos a nossa argúcia analítica e verve argumentativa.

Como é sabido o Poeta Camões, que sempre creu nas nossas possibilidades de dominarmos os rankings FIFA e UEFA, simbolizou os adversários do árbitro-tv naquela figura de "O Velho de Carnide", conservador, comprazendo-se no seu pequeno e injusto dominium, timorato face a outros modos de ventos, correntes e marés. Pois até este já deve estar contente - certo que há semanas o árbitro-tv impediu um final descansado na nossa peleja com o Estoril. Mas safou-lhe agora a tribo de adoradores, ao descobrir uma (meia) perna marota a impedir um empate com o "primodivisionário" de Portimão e a mostrar a realidade da leve carícia que devastou Salvio, felizmente sem o ter lesionado com a gravidade que cheguei a temer. 

E assim, à mera 5ª jornada, já vamos todos mais ou menos contentes com o novo instrumento de mareação.

(Entretanto eu, aqui da praia, fico-me a pensar que aquele rapaz Etebo, que vive em Santa Maria da Feira, tem ar de quem seria um bom grumete para a nossa equipagem).

 

 

"O Mundo Sabe Que" ... Este Ano É Que É!!!

 

Estou muito grato ao Mister Pedro Correia pela oportunidade que me dá com este convite para regressar a casa, ao "És a Nossa Fé!". Há algumas épocas saí daqui, era jovem e, como disse recentemente o Fábio Coentrão, toda a gente pode errar. Agora é levantar a cabeça, trabalhar dia-a-dia, em prol do grupo de trabalho. Sei que vou começar no banco, mas vou esperar por uma oportunidade para mostrar o meu trabalho, para poder ajudar a que todos consigamos os nossos objectivos, mas sempre a pensar postal a postal.

{ Blog fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D