12 Ago 17

1

Todos os especialistas em arbitragem, sem excepção, sublinham hoje na imprensa desportiva que o árbitro Bruno Paixão deixou ontem por marcar um claríssimo penálti favorável ao Sporting por derrube de Coates dentro da área sadina quando iam decorridos 33 minutos.

À segunda jornada, foi o primeiro neste campeonato. Todos sabemos desde já que estará muito longe de ser o último.

Passo-lhes a palavra, com a devia vénia:

 

Duarte Gomes, A Bola: «Lance difícil na área sadina. Venâncio parece carregar Coates, primeiro com as duas mãos e depois com o braço, impedindo o central de jogar a bola. Lance para grande penalidade

Fortunato Azevedo, O Jogo: «Grande penalidade indiscutível. Coates é empurrado pelas costas e foi, por isso, impedido de jogar a bola. Erro do árbitro ao não assinalar penálti

Jorge Coroado, O Jogo: «Quando procurava jogar a bola, provinda da direita, Coates foi empurrado nas costas com as mãos por Frederico Venâncio. Penálti por assinalar

Jorge Faustino, Record: «Lançamento lateral para a área do Vitória, onde Venâncio empurra Coates pelas costas, derrubando-o. Ficou um penálti por assinalar. Aceita-se a não intervenção do VAR, por ser um lance de intensidade subjectiva.»

José Leirós, O Jogo: «Coates, entre dois adversários, no primeiro momento, encostou a mão no adversário sem infracção. A seguir, Frederico Venâncio, deliberadamente, empurrou e desequilibrou Coates para impedir que este saltasse e disputasse a bola. Penálti por assinalar

Marco Ferreira, Record: «Infracção por assinalar de Venâncio sobre Coates dentro da área. O jogador do V. Setúbal empurra com ambos os braços as costas de Coates, impedindo-o de disputar a bola. Penálti por assinalar, não havendo ajuda do vídeo-árbitro.»

 

2

Sobre o penálti aos 85' convertido em golo por Bas Dost no minuto seguinte, os mesmos especialistas em arbitragem são igualmente unânimes: houve falta indiscutível, justificando o castigo máximo convertido pelo avançado holandês.

De novo a palavra a quem sabe disto:

Duarte Gomes, A Bola: «Nuno Pinto usa o braço esquerdo para carregar Bas Dost pelas costas, impedindo o avançado do Sporting de jogar a bola. Falta na área, penálti bem assinalado

Fortunato Azevedo, O Jogo: «É um claro empurrão nas costas de Bas Dost que o impede de disputar a bola. Correcta a decisão de Bruno Paixão em assinalar grande penalidade

Jorge Coroado, O Jogo: «Acorrendo a cruzamento ao segundo poste, Bas Dost saltou, Nuno Pinto, nas suas costas, empurrou-o. Grande penalidade clara, devidamente assinalada

Jorge Faustino, Record: «No momento em que Bas Dost salta para tentar cabecear, Nuno Pinto empurra com a anca e braço esquerdo as costas do seu adversário, provocando o seu desequilíbrio. Penálti bem assinalado. Correcta a advertência.»

José Leirós, O Jogo: «Hesitou, olhou para o árbitro assistente e correctamente assinalou penálti. Nuno Pinto, deliberadamente, carregou e empurrou Bas Dost de forma ilegal.»

Marco Ferreira, Record: «Infracção de Nuno Pinto sobre Bas Dost. O jogador do V. Setúbal empurra o adversário pelas costas, impedindo-o de disputar a bola dentro da sua área. Penálti bem assinalado


comentar
33 comentários:
De Simão a 12 de Agosto de 2017 às 15:33
A gente percebe bem a tentativa para esconder o que aconteceu ontem: um penalti de paixão, 3 minutos do fim, que valeu 3 pontos.

Comparem com o penalti que o Artur Soares Dias não marcou no último derby Sporting-Benfica, contra o clube da casa, e até um cego perceberá a diferença.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 18:16
Não há nada a esconder.
Pelo contrário, tudo ficou bem evidente.
Todos os ex-árbitros e todos os jornais desportivos reconhecem: aos 33 minutos ficou por marcar um penálti claro a favor do Sporting.
Se esse penálti tivesse sido convertido, a história do jogo teria sido bem diferente. E o desgaste da equipa, a quatro dias de um jogo europeu, teria sido muito menor.
Roubar dois penáltis num só jogo teria sido um escândalo demasiado grande até para o incompetente árbitro Paixão.


De anonimo a 12 de Agosto de 2017 às 20:17
Engraçado que o penalty na semana passada sobre o Jardel foi muito mais claro do que o empurrão ao Coates, mas toda a gente o calou.
Só falaram do fora de jogo tentando fazer passar a ideia de que não foi, mas foi marcado pelo fiscal e pelo VAR, tentando desviar as atenções das 2 outras faltas, um penalty claro e uma expulsão (falta sobre o Almeida).
Nós percebemos a campanha que está em curso.

Ontem, na TVI comentavam 5 sportinguistas e um benfiquista, na SIC comentavam 3 sportinguistas, na RTP3 comentavam 2 sportinguistas e na CMTV comentavam 3 sportinguistas e um benfiquista.
Propaganda à la Goebbels a tentar levar o SCP ao colo. Vão ficar desapontados.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 22:04
Que raio de contas essas. Nenhuma bate certo.
Para a próxima esquece os dedos e tenta a calculadora.


De Romão a 14 de Agosto de 2017 às 17:47
Este não está bom da cabeça

Propaganda "á Gobbels" é o que temos assistido nos últimos anos por parte do orelhas e o resto dos amestrados.

Vem agora para aqui a pensar que a "psicologia invertida" pega...

SL


De Bruno a 12 de Agosto de 2017 às 18:56
Claro que é penalty claro. Tira lá essas lentes que ficas a parecer doente.
Vou tentar ir fazendo um apanhado dos lancespolémicos nos jogos dos três grandes ao longo da época.

href="www.3grandesnaliga.blogspot.com">www.3grandesnaliga.blogspot.com</a>


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 21:57
Faz isso. É serviço público.


De Anónimo a 12 de Agosto de 2017 às 16:12
no segundo lance é falta indiscutível ?..eh,eh,he.......deixa-me rir. Mas ainda bem porque a jogar como jogam ficavam já para trás. Gosto de vos ver de garras de fora.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 21:53
Tu, nem garras nem nada. Até o nome escondes.


De Carlão a 12 de Agosto de 2017 às 16:36
Bastou um lance como o de ontem para se perceberem as mentiras e a hipocrisia dos lagartos quando fingem clamar pela verdade desportiva.

E, se tiverem dúvidas, comparem com o penalti não marcado, pelo "melhor árbitro português", no último derby, por carga sobre o Lindelof.

Quanto a opiniões de "especialistas" não percebo por onde andavam quando esses mesmo "especialistas" deram razão a Jorge de Sousa em pretensos penaltis reclamados sporting.

Joguem à bola e deixem-se de hipocrisias!
Pelo que vi ontem não passam do Natal.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 22:08
A propósito de Lindelof: uma vez mais se confirma que os vossos, mal passam de Elvas para Badajoz e perdem o colinho, começam a receber críticas duríssimas.
Eis o que já dizem do sueco lá por Inglaterra:
http://metro.co.uk/2017/08/08/manchester-united-fans-declare-victor-lindelof-a-flop-after-real-madrid-opener-in-super-cup-6838640/
Nada meigos, como se vê...


De Carlos Machado a 12 de Agosto de 2017 às 16:53
Paixão com selo de "qualidade"...

«Está melhor árbitro de ano para ano. Está aqui um grande árbitro.» Jorge Jesus

Pudera, em 3 jogos do Sporting, Bruno Paixão marcou 6 penaltis.
E ainda falam em verdade desportiva...


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 18:12
Jesus, obviamente, falava com recurso à ironia. Após Paixão ter roubado um penálti ao Sporting.
A ironia é uma figura de estilo que alguns broncos não entendem.


De Filipe Henriques a 12 de Agosto de 2017 às 17:13
Caro Pedro Correia, apenas duas notas:

1 - Não é a primeira grande penalidade que passa sem ser assinalada. No jogo entre SLBenfica e SCBraga também houve falta sobre o Jardel na grande área da equipa visitante ao cair da primeira parte.

2 - Julgo que concordará que se ontem realmente foi falta sobre Bas Dost, então no derby em Alvalade também terá sido falta quando Bruno César carrega sobre o Lindelof.

Um abraço


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 18:10
Olá, Filipe.

1. Primeiro penálti roubado ao Sporting. Obviamente. Das contas dos outros cuidam os adeptos desses clubes. O clube que me interessa é o meu.

2. O penálti marcado por Bas Dost não é questão de opinião nem de paleio de café. É questão de facto. Todos os especialistas em arbitragem o reconhecem.

3. Não me interessa o que ficou para trás. Há uma época nova em curso, com estreia do vídeo-árbitro. Interessa-me só o que fica para a frente.

Saudações.


De Filipe Henriques a 13 de Agosto de 2017 às 14:49
Caro Pedro,

peço desculpa pela resposta tardia.

Claro, compreendo que sejam contas relativamente ao SCP. Assumo então que não irá apontar dedos a arbitragens de jogos entre outros clubes da primeira liga, para o bem e para o mal.

Relativamente ao resto, também concordo. Foi penalti limpo e não se invocarão situações da época passada para tecer qualquer tipo de comparações.

Saudações desportivas e que ganhe o melhor.

Um abraço


De Pedro Correia a 13 de Agosto de 2017 às 23:24
Abraço, Filipe. Apareça sempre.


De JHC a 12 de Agosto de 2017 às 18:06
Apesar de termos sido prejudicados na grande penalidade sobre Coates, é bastante positiva a utilização do VAR até o momento e considero que teremos um campeonato mais transparente. Que seja utilizado de forma correcta na Luz e teremos o melhor é mais justo campeonato de sempre.
E que vença o melhor e que o melhor seja o Sporting!


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 18:18
Sem discussão, JHC.
A prova é que eles andam nervosos como nunca, incapazes de esconder a azia perante o vídeo-árbitro.
Como até nesta caixa de comentários se percebe.


De VideoVasco a 12 de Agosto de 2017 às 18:16
Sentem necessidade de fazer um texto destes para justificar o colinho a 4 minutos do fim para conseguir derrotar o colosso Vitória? Se o Dost tivesse camisola vermelha, era choro durante meses, nem quero imaginar.. Ponham esse lance ao lado do lance sobre o Lindelof em alvalade na época passada, em que NENHUM dos isentos e pela verdade desportiva da treta deste blog, admitiu ser penalti. Um dos 3 nesse jogo, diga-se. Este lance perto desse, é uma simulação vergonhosa, o Lindelof foi empurrado no ar, quando ia cabecear. Este atirou-se para o ar quando sentiu o encosto. Uma verdadeira vergonha. De qualquer forma não se iludam. A jogar assim não há colinho que vos segure. Fraquinhos demais.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 18:21
Este texto é apenas o reconhecimento público e unânime, validado por todos os especialistas da arbitragem e toda a imprensa desportiva, de que decorridos apenas 33 minutos do primeiro jogo disputado neste novo campeonato em Alvalade já a equipa de arbitragem liderada pelo senhor Paixão estava a roubar um penálti ao Sporting.
Se o segundo não tivesse sido marcado, como todos os especialistas e toda a imprensa reconhecem, não haveria um roubo.
Haveria dois.


De Bruno a 12 de Agosto de 2017 às 20:17
Estás mesmo a falar a sério?


Vou tentar ir fazendo um apanhado dos lances polémicos nos jogos dos três grandes ao longo da época.
www.3grandesnaliga.blogspot.com (www.3grandesnaliga.blogspot.com)


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 21:59
Faz lá esse apanhado. E vai dando notícias.


De JRamos a 12 de Agosto de 2017 às 18:36
Os corruptos estão indignados com a marcação de uma falta clara dentro da área contra o Setubal como se houvesse um hábito ou tradição que não foi respeitada.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 21:43
Por mim, quero distância máxima em relação a essa gente.


De Inconveniente a 12 de Agosto de 2017 às 19:46
É muito fácil pegar em testemunhos de ex-árbitros a valorizar este ou aquele lance. É mais fácil ainda fazer disso um post, fortalecendo teorias da conspiração. Muito bem espremido, o que assistimos ontem foi a um prolongar da manifesta incompetência da nossa linha atacante. Vi poucas equipas mais fracas e sem personalidade do que este Setúbal de Couceiro, e em Alvalade não soubemos dar conta disto atempadamente. Se realmente sair William/Adrien nem quero pensar. Venha a Champions...


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 22:00
Tu andas com medo? Nem pareces Leão. Um Leão não tem medo de nada.


De O Cid a 12 de Agosto de 2017 às 20:53
De facto assim vai ser difícil o Dost cumprir a promessa de ultrapassar os golos da época passada.
O rapaz falou pelo que os encartilhados lhe prometeram, quatro penáltis por jogo e vai-se a ver nem três marcam.
Vá-se la a gente fiar nestes apitadeiros.


De Pedro Correia a 12 de Agosto de 2017 às 21:45
O pior árbitro português ainda em actividade bateu um recorde pessoal: demorou só 33 minutos a roubar um penálti ao Sporting.
Talvez não precise de mais nada para ter direito a um 'voucher' especial. É merecido.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Depois dos cinco a zero

Apoiem o Sporting.

A suta, o trabalho, um ân...

Pódio: Bruno Fernandes, B...

Tudo ao molho e FÉ em Deu...

Talvez não tenham percebi...

Olheiro de Bancada - III

Os nossos jogadores, um a...

Rescaldo do jogo de hoje

E se for preciso escolher...

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

jogadores

benfica

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

futebol

godinho lopes

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

formação

humor

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds