29 Jun 17

MXMYPM3A.jpg

 

Amigos do Record: simpatizo com o vosso jornal, que leio com regularidade quase diária, e respeito o trabalho que fazem, por vezes em circunstâncias nada fáceis - sem prejuízo de discordâncias pontuais que já tenho assinalado aqui.

É nesta qualidade de leitor atento que venho sugerir-vos uma alteração de método nas classificações que costumam atribuir aos jogadores no final de cada partida. Faz pouco sentido avaliá-los só com notas de 1 a 5: é uma margem demasiado curta para percebermos as subtilezas da actuação de cada um, num desporto em que muitas vezes o segredo do sucesso (ou do insucesso) está nos pormenores.

Reparem no que sucede hoje na página 6 da vossa edição impressa: todos os jogadores titulares da equipa das quinas recebem nota 3 pelo desempenho nos 120 minutos da partida disputada ontem frente ao Chile, que terminou 0-0 e acabou por ser desempatada com penáltis, favoráveis à selecção sul-americana. Mas alguém acredita que William Carvalho e Cédric, dois gigantes ontem no relvado, mereçam ser contemplados com a mesma nota que o desastrado José Fonte, o inábil André Gomes ou o perdulário André Silva? Claro que não.

Sugiro-vos portanto que alterem a vossa bitola. Adoptem a que vigora nos diários vossos concorrentes (A Bola e O Jogo), que avaliam os jogadores de 1 a 10. Não precisam de pagar direitos de autor: nenhum deles foi pai da ideia. E há que assumir sem complexos nem preconceitos que a concorrência tem por vezes melhor critério que nós. É o caso.

Parece-me a ocasião propícia para tal mudança: estamos no defeso futebolístico, antes do início de uma nova temporada. Ponderem nisto. E recebam as minhas saudações desportivas.

Tags:

comentar
64 comentários:
De Simão a 29 de Junho de 2017 às 12:12
Porque será?....

Há um ano tiveram PEITO para assumir a vitória da "selecção do sporting" no campeonato da europa... Até enjoava a converseta diária e a contabilidade fastidiosa dos ditos "jogadores da formação de Alcochete"

Agora falta-vos PEITO para assumir a derrota da seleção do Sporting.... por onde andou ontem a "formação de Alcochete"?


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 12:26
A selecção nacional sagrou-se campeã da Europa tendo por base a formação do Sporting.
A selecção nacional tem vindo a cumprir a campanha de qualificação para o Mundial 2018 tendo por base a formação do Sporting.
A selecção nacional qualificou-se pela primeira vez na sua história para a Taça das Confederações tendo por base a formação do Sporting.
A selecção nacional foi semifinalista da Taça das Confederações (perdendo apenas nos penáltis contra o Chile) tendo por base a formação do Sporting.

A vossa putativa formação anda perdida em parte incerta. Há vinte anos que não fornece um jogador titular para a selecção nacional.
Os meus sinceros pêsames.


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 14:18
Andam no deserto do Dubai


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 15:35
Alguns foram-se Catar.


De Fernando Manso a 29 de Junho de 2017 às 16:21
Também estou admirado com os resultados da selecção de Fernando “Santinho” e seus “aurélios”...Ontem, foi o normal! No ano passado é que fiquei sem palavras ao verificar que, não jogando a ponta dum corno, conseguiram ser campeões europeus, tendo ganho , em sete jogos, apenas um no tempo regulamentar...! Isso é que foi de admirar!
E, já agora, até parece que foi o André Gomes (que é um facto que jogou mal...)quem falhou os três penalties...


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 16:28
Nunca falham, aqueles portugueses que, sentados numa poltrona, torcem sempre pelo insucesso de Portugal. E que mesmo após a conquista do maior troféu da história do nosso futebol vêm dizer, um ano depois, que essa conquista não foi merecida. São os mesmos que berram "Messi" quando vêem passar o Cristiano. E que gritam pelo Guardiola quando se cruzam com o Mourinho.
Este masoquismo lusitano é um dos sintomas (e uma das causas) do nosso atraso.


De Guilherme Rosado a 29 de Junho de 2017 às 17:16
A formação do Sporting carrega às costas a responsabilidade de bem ou mal representar este país futebolístico. Tem-no feito com dignidade e por vezes com maestria de que CR7 é o expoente máximo. Infelizmente do lado dos nossos vizinhos a mediocridade é palavra de ordem, em muitos anos só deram um jogador de geito à seleção nacional, Bernardo. Ademais especializaram-se em vender gato por lebre. Nisso vocês são os melhores, as evidências falam por si.
SL
P.S alguém é capaz de esclarecer por que razão pagou o Barcelona uma pipa de massa por André Gomes.? Em dez acções faz bem uma vez, acorda Fernando Santos.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 17:29
Vou destacar o seu comentário, Guilherme. Concordo consigo: o Bernardo Silva é o primeiro quase-titular que o Benfica fornece à selecção A desde o Rui Costa, vinte anos atrás. Escrevo "quase-titular" porque ainda há um ano vencemos o Euro 2016 sem contar com ele, por estar lesionado.


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 19:55
Como diz o velho proverbio. Há males que vêm por bem


De Pedro Correia a 30 de Junho de 2017 às 08:26
Como diz o velho provérbio que acabo de inventar, "entre a cor do sangue e a cor da esperança, só uma te dá confiança".


De Carlos Silva a 30 de Junho de 2017 às 08:38
De facto um proverbio muito antigo. Já ouvia o meu trisavô dizer isso, quando me levava pela mão ao estádio e me comprava castanhas abafadas em sacos de sarapilheira.


De Pedro Correia a 30 de Junho de 2017 às 08:48
Acontecia o mesmo comigo. O meu trisavô levava-me ao estádio pela mão e dizia: "Vê tu bem, moço, a beleza daquele fosso."


De Carlos Silva a 30 de Junho de 2017 às 09:18
Fosso como fosso, já foi há algum tempo.


De MB a 29 de Junho de 2017 às 12:20
William foi o melhor português em campo. Logo a seguir, Cédric e Bernardo Silva. Dar 3 a Nani e dar 3 a Bernardo Silva é de tontinho.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 12:29
William foi, de longe, o melhor português ontem em campo. 'A Bola' e 'O Jogo' dão-lhe esse destaque.
O 'Record' elege Cédric. Dá nota 3 a todos os titulares e nota 2 a todos os suplentes, excepto o Gelson, que recebeu injustamente a nota 1 pelos quatro minutos finais que esteve em campo. Não devia ter sido classificado pois mal terá tocado na bola.


De Fernando Albuquerque a 29 de Junho de 2017 às 12:22
Prezado Pedro Correia

Se me permite já agora poderia acrescentar qual a razão pela qual o Record (os outros também) nada mencionou nas primeiras páginas do jornal, sobre a denúncia que uma ex-delegada da Liga de nome Ana dos Santos escreveu no facebook, sobre questões da arbitragem, que segundo os jornalistas da TVI dizem ser um caso muito grave, pelo que não pode ser branqueado e deve ser investigado convenientemente.

Fala-se em e-mails esquisitos, em bruxaria, e este caso segundo percebi é mais uma prova que os jogos não se jogam apenas nas quatro linhas, pois existem outros ingredientes que nos passam despercebidos.

Doa a quem doer os amantes do futebol, não podem ser enganados, pois gastamos muito dinheiro e penso ser de toda a justiça , que tudo seja legal e nada de trafulhices.

Abraço leonino Fernando Albuquerque


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 12:31
Ignoro, caro Fernando Albuquerque. O facto de não frequentar facebooks também não me ajuda a esclarecer isso.

Um abraço amigo.


De Fernando Albuquerque a 29 de Junho de 2017 às 19:32
Prezado Pedro Correia

Também não sou adepto dos facebooks. Mas como ouvi um programa na TVI sobre o assunto em questão, tive curiosidade e li o que a ex-delegada escreveu sobre problemas de arbitragem que se pratica em Portugal.

Penso que vale a pena perder algum do seu pouco tempo, que tem para apagar tantos "incêndios", pois como dizem alguns dos jornalistas da TVI o caso é grave e deve ser investigado..

Abraço amigo Fernando Albuquerque


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 20:53
Agradeço-lhe a sugestão, meu caro amigo.
Vou indagar.
Abraço.


De José Manuel a 29 de Junho de 2017 às 12:49
O estado a que chegou o jornalismo em Portugal:

1. Francisco J. Marques afirma que o Benfica/LFV pagou milhares de euros a um bruxo da Guiné.
2. O bruxo da Guiné, numa televisão, desmente que tenha contrato ou recebido dinheiro do Benfica/LFV.
3. Um jornalista conclui que compete agora ao Benfica/LFV provar que não pagou nada... para limpar a nuvem de poeira que anda pelo ar e não comprometer o inicio do próximo campeonato.

A gente ouve isto e à primeira nem acredita bem no que ouviu. Vai-se à gravação, torna-se a ouvir e confirma-se o que se ouviu à primeira.
Para um certo jornalismo parece ser perfeitamente legítimo lançar suspeições e atoardas sobre pessoas e entidades, competindo, depois a elas desmentir e fazer prova de que as suspeições são falsas. Ao acusador nada lhes é exigido. Para esses jornaleiros (que de jornalistas pouco têm...) o princípio elementar da justiça de que compete a quem acusa fazer a prova da acusação, nada lhes diz. Nem lhes passa pela cabeça, e ir pedir ao senhor Marques, que lançou as suspeições, que apresente os elementos que possui para suportar as afirmações que fez. Ele disse, está dito. Agora a vítima que prove ser inocente.

E, assim, de uma penada se inverte o ónus da prova e se liquida um dos princípios mais básicos e elementares da justiça e da convivência em sociedade.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 13:24
E entretanto o ex-vice-presidente encarnado Rui da Silva, visado claramente nas notícias, tem mantido um sepulcral silêncio. Logo ele, que tanto gosta de palrar.


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 20:00
Perdeu o pio !


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 20:56
Tem de encomendar uma macumba ao general Nhanha para recuperar as cordas vocais.


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 21:03
Está muito concentrado a preparar o contrato


De Anónimo a 29 de Junho de 2017 às 21:14
"O artista do dia" e "O mister do café" são duas referências para mim que nunca perco.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 21:22
Acontece o mesmo comigo. Só não os acompanho no enorme entusiasmo que andam a dedicar ao director de comunicação do FCP.


De Ângelo a 29 de Junho de 2017 às 13:35
Neste caso, o JFM mostrou uma suposta prova. Compete à "defesa" refutar essa prova ou não.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 13:56
O silêncio ensurdecedor de Rui da Silva é só por si uma confirmação. Quem cala consente.


De anonimo a 29 de Junho de 2017 às 14:56
Disse bem uma "suposta prova". Nunca vi e-mails fazerem provas de contratos ou despesas.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 15:36
A justiça civil decidirá. E a desportiva também.


De JHC a 29 de Junho de 2017 às 12:59
Alguém falou em bruxaria?
É que já estão a "trabalhar" e a época ainda nem começou!
Li a notícia de que o presidente do Rio Ave fechou com o Benfica a transferência do Pele por 2 milhões de euros! É verdade!
O Rio Ave a comprar a grande! 2 milhões por um jogador que vai tenatr relançar a carreira depois de ter sido rejeitado pelo Wolverhamptom por ter uma fratura num pé.
Mas ainda faltam alguns milhões...com jeitinho o dinheiro do Ederson vai ser "diluído em craques de classe mundial"!
A bruxaria também deve ter sido feita para iludir os sócios do Rio Ave que vão comer de cebolada estes excelentes negócios do LFV e Antonio Campos...


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 13:22
Não me preocupa muito o que sucede noutros clubes: prefiro concentrar-me nas questões do Sporting.
Mas talvez o Rio Ave esteja a rentabilizar o dinheiro entretanto recebido pela venda do Ederson.
http://www.maisfutebol.iol.pt/geral/01-06-2017/ederson-rio-ave-e-gestifute-com-metade-do-lucro


De ZE a 29 de Junho de 2017 às 13:10
Só não consigo perceber é a parte da... "...simpatia..." (para com este e outros jornalixos...)

É por sermos simpáticos, com quem, há muito, nos quer é ver enterrados até ao pescoço (E O GRUPO COFINA - vulgo CM - É SÓ O MAIOR DELES) é que esta corja continua a proliferar por ai... Mas enfim... 'as opiniões são como as cerejas'..., e a democracia é muito bonita... mas comigo, essa gentalha não ganha um centavo... quanto mais um cêntimo...

#NÃOCOMPRO #NÃOCLICO #NÃOZAPPO

SAUDAÇÕES LEONINAS


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 13:20
Disparate, essa atitude de viver com a cabeça enterrada na areia.
Igual à do Trump, em Washington, que recusa ler jornais e ver TV a não ser a Fox News.
Vá dizer isso ao presidente do Sporting, que ainda há poucas semanas acamaradou durante uma manhã inteira, num pequeno-almoço muito apimentado, com jornalistas do 'Record' e do 'Jogo' e da 'Bola' e do 'Correio da Manhã' e da TVI e da RTP, etc, etc.


De ZE a 29 de Junho de 2017 às 14:34
Meu caro...

É precisamente por 'não viver com a cabeça enterrada na areia' é que disse o que disse... (e eu, não recuso ler jornais... recuso con$$$umir, certos, jornais... o que no caso dos desportivos, confesso, são... TODOS...!!!)

Compreendo que outros consumam, efetivamente, os ditos, designadamente vocês que veiculam as opiniões e os desidratos dos referidos... Já tive oportunidade, não aqui mas noutros blogs, de agradecer a forma como me permitem a mim ter conhecimento do que essa gente faz, pois só assim é que posso opinar... Reconheço o vosso 'sacrifício' mas não me peçam para os alim€€€ntar... Era como ir ao cinema rever um filme de que não gostei... Para mim é só..., para ser simpático..., perca de tempo...

Repare que a minha opinião em relação ao jornalismo não está no que eles fazem... mas no que eles querem fazer crer que fazem... São coisas completamente diferentes... Não tenho nada contra em qualquer orgão de comunicação social ter uma linha editorial bem definida..., designadamente no protectorado dos seus interesse particulares... O que me dá asco... é fazerem-no reiterada e despudoradamente... à sombra de uma idoneidade e imparcialidade..., que todos sabemos não existir... Vai-me fazer crer que o meu amigo vê a Benfica TV??? ou compra o Jornal do Benfica??? Obviamente que... não...!!! Porque dali sabemos o que vem... e não gostamos..., eu pelo menos não gosto... (o mesmo se passará com a Sporting TV para quem não é do Sporting - O Porto Canal, às terças feiras não conta... :))) ) Porém, se o fizer ao abrigo da sua programação editorial no que a este blog diz respeito, até posso perceber - como atrás referi - Se o fizer apenas como 'simples' consumidor... então, estamos em campos opostos... Não entendo...!!! (peço desculpa pela minha limitação)

[Há 'disparates' que não compreendo..., coisas do género de dizer impropérios, 'olhos nos olhos' (literalmente falando) a este ou aquele jornalista e depois ter o dito jornal debaixo do braço... (Bom mesmo era arrear no gajo com o papel que ele imprimiu...)...]

Quanto ao Presidente do Sporting... Sim, tem toda a razão... Discordo em absoluto com este modus operandi..., pôs-se a jeito )o lado negro de BdC) e 'pagou' por isso... ou melhor, até posso perceber a eventual intenção, mas a partir do que se passou (que não é novidade para ninguém...) o meu procedimento seria muito mais duro..., espero que seja muito mais duro... e não me venham com a conversa de que precisamos deles... Precisamos...??? Para quê...??? (É como a eterna discussão do 'serviço público'... Fez mais o Jota lá do Porto Canal, em 60 minutos, que a rtp em 60 anos...)

O Jornalismo é descritivo... (é recolher e investigar informações) quando passa a ser apenas opinativo (a fase da análise tem, obrigatoriamente de vir associada às outras duas e não isoladamente)... é outra coisa..., legítima e credível, se assim os atores o quiserem..., claro..., mas é outra coisa... Infelizmente, hoje em dia, há mais jornalixo... que jornalismo... Basta lembrar recentes edições em que a notícia de hoje contradiz, em absoluto, a de ontem..., que já tinha contradito outras anteriores..., and so on..., and so on

SAUDAÇÕES LEONINAS



De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 15:37
Já vi que o meu caro, em matéria informativa, se fica pelo Porto Canal às terças-feiras.
Com toda a franqueza, acho muito pouco.

Saudações Leoninas


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 14:25
Há uns anos a esta parte, prometi a mim mesmo, não comprar mais nenhum jornal desportivo. Daí a questão, considera o Pedro, o Record um jornal globalmente isento ?


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 15:38
O 'Record' é o jornal que trata com mais isenção e rigor o noticiário referente ao Sporting. Disso não tenho qualquer dúvida.


De Carlos Silva a 29 de Junho de 2017 às 17:36
Ainda bem então.


De Simão Gamito a 29 de Junho de 2017 às 15:36
Também assino a sugestão dada ao Record.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 15:40
Ainda bem que já somos dois. Não faz qualquer sentido a classificação 1-5, que acaba por ser quase sempre 2-3, com fugazes utilizações do 4.
Hoje, por exemplo, os titulares vão todos corridos a nota 3. Que equipara o William e o Cédric ao André Gomes.
Faz muito mais sentido a pauta 1-10.


De abreosólhosvasco a 29 de Junho de 2017 às 15:54
é páh Córesma, tu bates mal da bola...se falhares dou-te um beijinho



De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 16:29
Não te aproximes muito dele, papoila. Em vez de um chocho, levas uma galheta no trombil.


De Infiltrado a 29 de Junho de 2017 às 15:56
0 a 5 é manifestamente pouco, de facto.

Quanto ao jogo, nada a dizer. Creio que houve alguns erros tácticos, mas se eu percebesse muito disto, estaria num banco e não estou. Ainda estou para compreender como é que o melhor finalizador do mundo joga um jogo praticamente inteiro na posição de extremo, com um miúdo arruaceiro na frente a perder bolas. Como também não compreendo como é que Quaresma e Gelson se mantiveram no banco numa fase em que as pernas do Chile pediam descanso. Nunca massacrámos, nem nunca assustámos. Livrámo-nos duplamente de uma penalidade (árbitro e vídeo-árbitro). William jogou muito. Cédric esforçou-se mas não tinha para onde canalizar esse esforço. Eliseu não sabe mais, não comprometeu. Fonte enfim. RP nada podia fazer.

Quanto às penalidades, são uma lotaria. É injusto criticar quem quer que seja, mas não posso deixar de notar que Ronaldo deveria ser o primeiro. É o atleta mais bem preparado para ganhar de que há memória. O semblante de Moutinho 'tu bates bem' a caminho da marca dos 11 metros diz tudo. Defender 3 pénaltis não é sorte, é muita experiência e sabedoria, parabéns ao Cláudio Bravo. Mas dos 3 portugueses, só o Quaresma quis marcar aquela bola. E isso pagou-se caro.

Temos mais uma partida, com a qual não concordo. Um troféu só tem vencedor e derrotados.


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 16:24
Ronaldo devia ser o primeiro a marcar. Até porque já marcou 12 penáltis ao Bravo no campeonato espanhol.
Não percebi de todo qual quer o critério. Foi um disparate. Mas o mérito aqui é todo do guarda-redes chileno. E temos de reconhecer que o Chile mereceu a vitória que só veio nos penáltis.

Não concordo com a sua última frase. Há uma diferença entre ficar ou não ficar no pódio. Andámos décadas a enaltecer o "terceiro lugar alcançado no Mundial de 1966", que só se tornou possível porque vencemos a URSS no jogo pela disputa do terceiro posto em Inglaterra.


De JHC a 29 de Junho de 2017 às 16:49
Pois é...mas o terceiro lugar de 1966 foi o único "título" do Eusébio pela seleção!
Agora estamos numa época de primeiros lugares de Cristiano Ronaldo.
O que vier abaixo enquadra-se na categoria "prémio consolação Eusébio".
Podem até não concordar comigo, mas senti um certo alívio nos jogadores no final das grandes penalidades. Mais do que decepção.
Seria alívio por não ter de passar mais a bola ao André Gomes e vê-lo a atrapalhar-se com ela nos pés?


De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 16:56
O André Gomes não está fadado para estas andanças. Desde logo porque se apavora perante uma baliza pronta a receber a bola. Claudica nos momentos decisivos. E tem um estilo de jogo pastoso e enfadonho, ao contrário do Bernardo Silva, por exemplo.
Mas ontem, sinceramente, não sei quem poderia jogar naquela posição. O Moutinho, que já no Euro 2016 andava com o motor gripado?
A lesão do João Mário foi um problema sério, como bem se viu.


De JHC a 29 de Junho de 2017 às 17:14
Penso que Pizzi deveria ter jogado naquela posição desde o início.
Com Adrien Silva e William teríamos mais acutilância no ataque e segurança defensivamente.
Quando Moutinho entrou já Adrien tinha "arrebentado".



De Pedro Correia a 29 de Junho de 2017 às 17:22
Também acho que Fernando Santos mexeu tarde na equipa. Além de ter mexido mal. A entrada do Gelson Martins a quatro minutos do fim foi tão caricata como a entrada do Gelson Dala no minuto final do Sporting-Chaves ordenada pelo Jesus.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Até agora tudo bem

Jorge Sousa, Duarte Gomes...

Hoje giro eu - A incorrup...

A voz do leitor

O Steaua europeu

Parece brincadeira

Já podemos falar do tal á...

Um abraço ao Stojkovic

21 de Agosto (1560 e 2017...

Peça de vestuário

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

jogadores

benfica

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

futebol

godinho lopes

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

formação

humor

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds