18 Mai 17
Tiro ao adepto
Pedro Correia

Não há outra maneira de pôr as coisas: o alegado "último texto no Facebook" foi talvez o mais lamentável de quantos Bruno de Carvalho até hoje escreveu.

O presidente leonino, de pé no acelerador, excedeu-se como nunca.

Já tinha disparado contra tudo quanto mexe fora de Alvalade. Depois disparou contra ex-presidentes e ex-dirigentes do clube, sem esquecer alguns ex-jogadores. A seguir disparou contra jogadores actuais. Mais adiante, disparou contra elementos da equipa técnica - incluindo treinadores

Faltava disparar contra os adeptos que o elegeram e reelegeram e nunca deixaram de apoiar a equipa, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando ficámos arredados da conquista de qualquer troféu cedo de mais, logo em meados de Janeiro.

Ei-lo, enfim, a bradar contra nós neste prosa sobressaltada e torrencial.

Promete deixar de escrever. Faço votos para que cumpra a promessa.

 

Leitura complementar: O fim de um novo princípio?, no Leão de Plástico.


comentar
100 comentários:
De José Manuel a 18 de Maio de 2017 às 12:11
Visto de fora, o alegado "último texto no Facebook" marca o fim do estado de graça de Bruno de Carvalho perante o universo sportinguista. A partir de agora não vai ser possível colocar-se de fora dos insucessos e fracassos e vai passar a ser o principal alvo das críticas dos adeptos. Adivinha-se um próximo ano muito difícil para o treinador e, sobretudo, para ele, o presidente. Se correr bem será um herói, se correr mal será o vilão.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 12:41
Têm sido dias terríveis no Sporting, desde a derrota em Alvalade frente ao Belenenses, no Dia da Mãe, até à última prosa do presidente, dois dias atrás.
Dias para esquecer. Ou para lembrar.


De José a 18 de Maio de 2017 às 12:19
Qual quê, venha o Sporting Campeão e tudo passa.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 12:40
O único título que este ano podemos festejar é o do Mónaco, novo campeão francês.
Treinado pelo "nosso" Leonardo Jardim.


De MB a 18 de Maio de 2017 às 12:23
Sinceramente, pareceu-me uma pessoa imatura a querer atenção. Ainda por cima quando criticou tudo e todos e depois disse para o deixarem em paz e apagou a sua página e, consequentemente, a publicação.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 12:42
Devia tirar férias. Sossegar, ler, meditar.
Pensar duas vezes antes de falar.
Pensar dez vezes antes de escrever.


De Rute Rockabilly a 18 de Maio de 2017 às 13:17
BdC faz-me lembrar aquela música do Gershwin:

"It all began so well, but what an end!
This is the time a feller needs a friend,
When every happy plot ends with the marriage knot,
And there's no knot for me."




De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:23
Bruno de Carvalho tarda em assimilar os bons conselhos que vai recebendo.
Se quiser ter uma vida longa enquanto dirigente desportivo, é bom que os assimile.


De Anónimo a 18 de Maio de 2017 às 13:27
O homem vai casar (pela Igreja, imaginem) mas nem isso lhe trará sossego. Está no sangue. Quando as coisas não correrem bem vai continuar a disparar em todas as direcções, agora com a novidade de alvejar também os sócios e adeptos. E o Benfica, vai continuar a ser o seu alvo preferido? E vai mandar às malvas o director de comunicação? Gostava que fosse ao contrário, mas pelos vistos pouco ou nada irá mudar. O namoro com JJ chegou ao fim, por mais que tente fazer crer o contrário.
Haja Deus!...


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:24
Disparar em todas as direcções é um péssimo caminho. Os tiros não tardam a fazer ricochete.
É fatal como o destino.


De Anónimo a 18 de Maio de 2017 às 13:42
Já aqui escrevi e volto a escrever. O problema do Sporting são os adeptos. Cada vez mais me convenço disso. Não ponho em causa a paixão, o amor pelo clube, mas a forma como se vive o clube, como se passa a vida a dizer mal, onde se perde e está tudo bem, onde se é roubado e nada acontece. Se concordo na forma como o Presidente o disse? Não. Se concordo com o que disse? Sim. Se algum dia (duvido...) aumentarmos o nosso grau de exigência em vez de dizermos "no Sporting somos diferentes" e defendermos o nosso clube com unhas e dentes (veja-se o que fizeram os adeptos do Porto quando se sentiram lesados, sendo que a partir daí as arbitragens mudaram) talvez possamos ganhar alguma coisa, caso contrario seguiremos nesta espiral de bipolaridade, da euforia á depressão, de um Presidente eleito há 3 meses com 90% de votos, passar de bestial a besta, do treinador passar de fantástico a um "cérebro sem ideias" e a lamentar porque nunca ganhamos nada ou ganhamos tão pouco...chegamos ao cumulo de preferirmos perder mas jogar bem do que ganhar jogando mal...só mesmo no Sporting...


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:14
"O problema do Sporting são os adeptos".
Que ideia brilhante.
E de fácil resolução.

Eliminem-se os adeptos, pois.
Todos aqueles que foram enchendo o estádio apesar dos péssimos resultado e de o Sporting ter ficado arredado todas as competições logo em Janeiro.
Todos aqueles que votaram maciçamente em Bruno de Carvalho na mais concorrida eleição de sempre no clube.

Tiro ao adepto.
Pum!


De Anónimo a 18 de Maio de 2017 às 21:42
Concordo consigo. Cada vez dou mais razão aqueles que diziam que nós somos um clube simpático....o clube que joga bonito mas ganha bola..os diferentes.

Pum tiro nos titulos mude-se tudo para o jejum se prolongar.

Gostamos disso...parece!


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 22:46
Como dizia o outro, "se o povo discorda de nós dissolvemos o povo e fica o assunto resolvido".


De Anónimo a 19 de Maio de 2017 às 13:52
Aquilo que acho é que se tem razões de queixa mande uma carta ao presidente, fale na assembleia geral do clube ou no limite envie um pombo correio, agora de forma sistemática estar na praça pública a criticar por criticar não sei o que ajuda. Enfim...


De Pedro Correia a 19 de Maio de 2017 às 22:37
Chegou a altura de você e outros fundarem a CACA (Comissão Associativa de Comentadores Anónimos). Tornam-se parceiros sociais e aparecem a palrar nos telejornais. Encapuzados, para não violarem a vossa deontologia profissional.


De João André a 18 de Maio de 2017 às 13:54
É boa notícia para toda a gente. Barulho não ajuda ninguém. Talvez os rivais se queixem: deixam de ter um factor de instabilidade para o Sporting. Como adepto do Benfica tenho pena. Como adepto de futebol fico feliz com o silêncio prometido.

Ainda assim seria boa ideia os sócios e adeptos do Sporting olharem-se ao espelho. O Sporting é uma instituição que não se esgota no futebol, vai muito mais longe que isso. Bruno de Carvalho deu a cara de forma responsável e militante quando outros andavam a trabalhar para si mesmos. Com isso levou a uma situação em que os sportinguistas se dão ao luxo de se poderem queixar. Convém lembrar que há 3 anos estes resultados seriam recebidos com um encolher de ombros. A reacção é em si mesma demonstrativa da recuperação que BdC tem vindo a conseguir.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:15
Pois é, João.
O problema é que ninguém pode criar expectativas impunemente.
Se as cria, terá de estar à altura delas.

Se não consegue estar, melhor não elevar tão alto a fasquia.

Isto é elementar, parece-me. No futebol e não só.


De João André a 19 de Maio de 2017 às 09:38
Tens razão claro, mas preferes um presidente que tem resultados como os de BdC, mesmo abaixo das expectativas (que eram ridículas), ou um que tem resultados iguais aos esperados, mas abaixo dos de BdC.

BdC é um gabarola, não o contesto minimamente. Só que era preciso ser-se algo cego para acreditar que ele atingiria os resultados que estava a prometer. Via-se à légua que falava com o coração. Ainda assim era melhor que os que não prometiam nada de especial e nem isso atingiam.

Continuo na minha: BdC levantou o Sporting mais que aquilo que eu esperaria. E, já agora, no futebol isso foi em parte devido a Jorge Jesus, que intensificou o entusiasmo com a sua atitude e com o futebol que a equipa praticou.

Há coisas a corrigir? Obviamente. Há sempre. O importante é que BdC aprenda com os erros e com os sucessos. E parece ir fazendo isso. Aliás, eu até poderia dizer que ele está a utilizar um método "científico" para as suas correcções: uma ou duas mudanças de cada vez, para melhor poder isolar quais os seus efeitos e identificar as que são realmente importantes.

Estou optimista em relação a ele? Talvez. Mas também porque desejo um Sporting forte. A competição é importante e, sejamos sinceros, vencer um campeonato com oposição forte é melhor do que fazê-lo como o Celtic o anda a fazer na Escócia :).


De JHC a 18 de Maio de 2017 às 17:26
Caro João André,
Um bem haja pela racionalidade com que analisa a questão.
É a prova de que o desporto deve ser olhado de uma forma bem mais positiva!
Em vez de queixas, apresentemos sugestões. Em vez de críticas destrutivas, opiniões assertivas.
E parabéns pelo 36! Independentemente de achar que foram favorecidos fora de campo, dentro de campo os jogadores foram incansáveis e não estiveram a espera que as camisolas ganhassem os jogos!
Saudações Leoninas


De João André a 19 de Maio de 2017 às 09:49
Caro JHC,
eu não tenho qualquer ódio ao Sporting. Desejo que continue a ser a instituição que sempre foi. Isso é importante para o desporto português (não só o futebol) e até para a sociedade.

Bruno de carvalho tem um estilo que me repele. Mas aquilo que conseguiu num espaço de tempo algo curto é inegável. Se aquilo que está a agora a corrigir é apenas a parte que é mais desagradável, então isso é boa notícia para o desporto português e, no longo prazo, até para o Benfica e outros clubes, que só têm a beneficiar de uma maior competição (para não falar das selecções nacionais).

Quanto aos parabéns, como benfiquista a única coisa que fui fazendo foi ir lendo os resultados. Não tenho uma assinatura da Benfica TV, não sou sócio, não comprei nenhum merchandising, etc. Não contribui em nada para o título Por isso, embora agradeça os seus votos e esteja feliz pelo título, a verdade é que não mereço parabéns :).


De rudolfodias a 18 de Maio de 2017 às 14:42
Bruno, nós adoramos a tua prosa. Tens um estilo magnífico, autodestrutivo, em autocombustão e autofágico.
Não pares de escrever. Nós agradecemos.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:25
Vocês agradecem, claro.
Nada de novo na frente ocidental.


De Anónimo a 18 de Maio de 2017 às 14:57
Eleições antecipadas já. Todos ao marquês de pombal manifestar. Pode ser que apareça entretanto um Sebastião qualquer para salvar o Sporting Clube de Portugal da crise nem que seja inventada pelos " próprios". Daqui a uns anos que se repita a novela. Os rivais agradecem.
O facto de haver histórico positivo que se lixe, interessa é o bota abaixo. Quando não se ganha, argumentos não faltam para a religião cultural do bota abaixismo.
Bem hajam.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:26
A quota de anónimos neste blogue hoje começa a esgotar-se. Como puxam todos para o mesmo lado, é fácil perceber que parecem muitos mais afinal são um só.


De Anónimo a 18 de Maio de 2017 às 21:48
Isto de comentar em blogues parece ser a sua vida mas não é a minha. Por isso nem mevou dar ao trabalho de registar.
Soube deste blogue por um antigo chefe de serviço e grande sportinguista e de vezem quando venho ler o que pensa alguma massa sportinguista. Defende o clube seja contra quem for. Ao contrário de si que só o vejo a destilar ódio.
Já se percebeu que abomina Jorge Jesus e Bruno Carvalho.

Caramba homem ganhe coragem e candidate-se com um projecto porque quem fala como o senhor fala tem de ter um projecto para vencer Liga dos Campeões e tudo.

Infalível nem que seja em teoria de blogue.

Bem haja e saudinha.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 22:46
Vai pela sombra, lampião. E não te constipes.


De Anónimo a 19 de Maio de 2017 às 13:59
Lampião? Porquê? Você é que parece um incendiário que só fala mal. Critica tudo e todos...Só lhe dei uma sugestão. Candidate-se e ponha mãos à obra. Critica fácil e ligeira quando há histórico de bom trabalho e resultados na estrutura do clube sinceramente não entendo. Querem ser só opinadores porque é fácil?
Candidate-se homem.Apresente as suas ideias e projecto.


De Pedro Correia a 19 de Maio de 2017 às 15:40
Então não se tinha despedido? Afinal voltou mal eu chamei por si.


De Anónimo a 19 de Maio de 2017 às 19:33
Com argumentação dessa fica apresentado se já não o estava. Mas antes de chamar lampiões reveja os seus textos anti Jorge Jesus e Bruno de Carvalho na praça pública. Na sua boca os homens já tinham guia de marcha. Quarquer dia tem uma coluna no jornal A'bola. Pela narrativa...


De Anónimo a 19 de Maio de 2017 às 16:27
Só para dizer que escrevi apenas uma vez , por isso restantes anónimos não sou eu, logo somos pelo menos dois. E para que conste, sou socio, tenho lugar cativo e não tenho vinculo com nenhuma Direção. Para que saiba, este é um dos blogues que consulto com frequência dada as ideias transmitidas. Não sou carneiro (apenas de signo) mas não me esqueço que foi este Presidente que pegou no clube quando mais ninguém queria. Não me esqueço do contentamento de adeptos quando se mandou embora o Robson e se foi buscar o Queiroz quando estávamos em primeiro do campeonato ou quando assobiavam o Paulo Bento por ganhar jogando mal. Quando digo mal dos adeptos é da sua cultura e não que não devessem existir. Saudações Leoninas (e nunca lampionagem...)


De Pedro Correia a 19 de Maio de 2017 às 22:40
Vocês, anónimos, são tantos que podiam fundar a Comissão Associativa dos Comentadores Anónimos (CACA).Tornavam-se parceiros sociais e davam entrevistas no telejornal. Encapuzados, para não violarem a vossa deontologia de classe.


De João Távora a 18 de Maio de 2017 às 15:55
A melhor notícia de ontem foi Bruno Carvalho ter decidido deixar o Facebook. A melhor notícia de hoje foi ainda não ter voltado.


De Pedro Correia a 18 de Maio de 2017 às 17:18
Calma, João. O dia ainda não chegou ao fim.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

A cereja no topo do bolo:...

Uns "meninos" tão grandes...

Mais um. Sporting campeão...

Esta já está. Queremos ag...

Rabo de peixe

Como vi esta época

Revista de imprensa

Fim de semana promissor

"Não dou palco a lampiões...

Balanço (3)

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

nós

ler os outros

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds