19 Out 16
Surpreendido!
José da Xã

Hoje fui surpreendido quando um colega me enviou um mail com uma ligação para um blogue do Benfica. A expressão que ele usou foi: "Estás em grande!"

A princípio não percebi o que passava até que carreguei na linha azul e fui parar ao tal blogue onde, para enorme espanto meu, reparei que alguém transcrevera este meu texto para aquele espaço, acrescentando no final uma espécie de comentário.

Jamais tal me acontecera... Mas a vida é assim, repleta de surpresas. Depois dei-me ao trabalho de ir lendo comentários. Percebi que há gente que pensa como eu mas há também quem considere o Sporting culpado desta violência verbal.

Cada um pensará o que quiser... Digo eu.

Estive então tentado em nada responder no tal espaço benfiquista, só que há por lá algumas insinuações que eu não gostei e por isso acabei por responder em comentário ao autor do post. Espero que o publique.

Para que não restem dúvidas, eis infra, o meu comentário no blogue "GeraçãoBenfica".

Sporting sempre!

 

Caríssimo,
Através de um colega e amigo da vossa geração, recebi a indicação de que este blogue havia transcrito "ipsis verbis" um texto que eu publiquei no blogue "Sporting - És a nossa Fé". Ao invés do que possam pensar tal não me preocupa. De todo! Estamos num país (ainda) livre e como tiveram também o cuidado de referir a origem e o autor do texto, reconheço coragem na assumpção deste post.
No entanto as opiniões nunca são verde versus vermelho. Infelizmente! Há sempre zonas demasiado cinzentas.
Assim, o que escrevi não foi contra ninguém em especial mas essencialmente contra uma filosofia reinante, perante a qual estou em total desacordo! Que fique desde já esclarecido.
Custa-me por isso que alguns dos comentários venham falar de mim e das minhas eventuais opções, sem que me conheçam nem saibam minimamente quem eu sou!
A minha idade já me escuda a muitas afrontas. Mas seja como for há ideias preconcebidas que nunca devemos deixar de clarificar.
Sou do Sporting, sim. Do Sporting Clube de Portugal que nasceu há mais de 100 anos. Vesti aquela camisola como atleta e deste modo não aceito de ninguém lições de sportinguismo. Porque cada um vive o seu clube à maneira que muito bem entender. Ponto.
Face ao que precede agradeço a referência ao meu texto e espero que continuem o vosso caminho em prol quiçá de um futebol mais sério, límpido e no fim que ganhe o melhor.
Preferia obviamente que fosse o Sporting a ter mais vitórias... mas se não for... paciência!
Saudações desportivas,
 
Jose da Xã
 
PS 1 - Se não se importam este comentário irá ser transcrito no blogue do Sporting.
PS 2 - Parabéns pela vitória de hoje!
 
A gente lê-se por aí!


comentar
22 comentários:
De rudolfodias a 19 de Outubro de 2016 às 23:24
Nunca fui apreciador, mas cada vez gosto mais de chá.


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 07:56
Nunca me enganou!


De Pedro Almeida a 19 de Outubro de 2016 às 23:31
Caro José da Xã,

Nem o conheço, mas quero que saiba que concordo inteiramente consigo e com a sua postura.
Estou a chegar à conclusão de que para alguns, em ambos os clubes, é mais importante o campeonato da palavra do que o campeonato da bola, sentem-se mais realizados com o insulto, a calúnia e a constante provocação do que quando os jogadores a metem lá dentro.
O mais engraçado é que estou mesmo convencido que este "campeonato da palavra" tem influência zero no campeonato dos verdadeiros artistas, os tais que lutam para a meter lá dentro, mas enfim costuma-se dizer e com razão que em Portugal quase ninguém gosta de futebol, gostam sim é do seu clube.
Bem haja.


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 07:57
Muito bem!
Estou perfeitamente de acordo consigo!
Abraço.


De david a 19 de Outubro de 2016 às 23:57
Grande. Parabéns.


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 07:57
Obrigado!


De Anónimo a 19 de Outubro de 2016 às 23:57
E parabéns ao José da Xã! E só lamento que haja cada vez menos sportinguistas como o José. Como o SCP merece. Ainda para mais na Europa, onde na actualidade até se dá o caso de dependermos todos dos pontos uns dos outros. Mas quando se vê inimigos no desporto não se faz a mais pequena ideia do que é o desporto. Ou o SCP!

SL


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 07:58
Obrigado! Mas só fiz o que a minha consciência me mandou.
SL.


De Anónimo a 20 de Outubro de 2016 às 07:46
o problema é que o campeonato das palavras ofuscam os verdadeiros artistas que são os jogadores. É caso para dizer: " sai de cena quem não é de cena". Essa cambada das 2ªs e 6as deve ir ladrar para outro sítio.
Relativamente ao Benfica não deu Jeito nenhum a vitória dos turcos fora de casa. Mas ainda há 3 jogos para disputar; o próximo pode ser decisivo.
Não é expectável que o Benfica numa série tão fácil não passe aos 8ºs. da Liga dos Campeões.


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 08:02
O problema dos comentadores é que eles se consideram umas sumidades e sem telhados de vidro.
Há um deles, pelo menos, que enquanto treinador pedia dinheiro aos jogadores se eles quisessem jogar.
Não tenho provas palpáveis mas foi-me dito por um pai de um antigo atleta, a quem ele fez isso!
Depois vêm para a televisão falar... dos outros.
Enfim!


De Sérgio a 20 de Outubro de 2016 às 09:10
Este é o meu primeiro comentário de sempre no espaço do José da Xã. Muitos parabéns pela postura.

Àqueles comentadores que insultam e pedem que as vozes benfiquistas sejam censuradas por serem benfiquistas, e que não entendem por que razão andam benfiquistas em blogs sportinguistas, aqui está uma das razões:"as opiniões nunca são verde versus vermelho. Infelizmente! Há sempre zonas demasiado cinzentas". Ver alguns assuntos abordados a partir de diferentes pontos de vista é também sinal de desportivismo.

Saudações benfiquistas; as quais devem ser entendidas como saudações desportivas.


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 09:43
Sérgio,
Neste blogue a liberdade de opinião é uma realidade. Nem podia ser de outra forma.
Não sou nem nunca serei seguidista. Sempre pensei pela minha cabeça, mesmo que seja errado para a maioria.
Falta somente um aviso: sou naturalmente responsável por aquilo que escrevo, não sou responsável por aquilo que cada um pensa!
Saudações desportivas.


De Edmundo Gonçalves a 20 de Outubro de 2016 às 09:46
hummmmm...
Andas-te a passar para o "inimigo". eheheheheh

Realmente tens razão e têm a maioria dos comentadores acima, e por isso, a partir de hoje farei uso da prerrogativa de evitar o jogo (baixo) da provocação e cortar o pio aos que por aqui aparecem (nos meus posts, obviamente) quais pássaros de arribação, com o intuito claro de conduzir a conversa para temas que não conduzem a nenhum lado.
Os benfiquistas serão sempre bem vindos.

Abraço


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 10:23
Amigo Edmundo,

Alguém tem de dar o exemplo.
Também eu recebi aqui alguns comentários menos próprios que não eram adeptos do Sporting.


De Rudolfo Dias a 20 de Outubro de 2016 às 10:57
Se os benfiquistas serão sempre bem vindos, isso também me inclui a mim?


De Edmundo Gonçalves a 20 de Outubro de 2016 às 16:19
Penso ter sido claro.


De Sérgio a 22 de Outubro de 2016 às 15:55
Um espaço de opinião onde "os benfiquistas são sempre bem vindos" não é certamente o espaço de comentários do Edmundo Gonçalves. A propósito de um Post dele sobre uma afirmação do Bas Dost onde o jogador diz: "É a enésima vez esta temporada que temos azar com a arbitragem. Estou farto" eu comentei que pode haver mais que uma leitura sobre as palavras do jogador; podiam também ser entendidas como uma ação para pressionar árbitros em futuros jogos (acrescento só aqui que esta estratégia pode até ser bem arriscada a nível da UEFA). Disse também que o jogador até poderia ter tido razão em relação ao golo anulado no último jogo, mas que generalizar dando a entender que o Sporting é constantemente prejudicado pela arbitragem me parecia exagerado.
Creio que foi um comentário feito com respeito e que vai ao encontro de se discutirem vários pontos de vistas sem fundamentalismos. Esse comentário foi censurado e no Post apareceu mais tarde a seguinte adenda: "Este post recebeu muitos comentários de lampiões. Conforme decisão publicada neste post do José da Xã, foram para o lixo. Um conselho: Não percam o vosso tempo, nem me façam perder o meu". Não sei qual o conceito de "benfiquista" do Sr. Edmundo Gonçalves, mas que eu nunca mais vi um único comentário de benfiquistas em Posts dele é um facto. O Sr. Edmundo Gonçalves tem todo o direito de aprovar os comentários de quem ele quizer, mas não diga que os benfiquistas são bem vindos no espaço dele.


De Edmundo Gonçalves a 22 de Outubro de 2016 às 21:55
Eu creio que me fiz entender.


De Sérgio Nunes a 20 de Outubro de 2016 às 19:22
Em parte concordo consigo mas lá estamos nós a dar o flanco, a ser "diferentes" e trouxe-nos onde? Eles continuam: "Fomos nós que chamá-mos a PJ para esclarecer a questão dos vouchers". É nós? Aplaudimos e dizemos, sim senhor, assim demonstram que são cidadãos exemplares. Só temos de nos lembrar que isto começou com o processo dos 14 milhões ao JJ, com único objectivo: desestabilizar o Sporting. Depois verificou-se que, afinal, o JJ não fazia parte do "plano estratégico". Daí para cá, vale tudo. Nós não podemos voltar atrás mas também não devemos cair nas armadilhas "comunicacional" dos meninos de coro. Esperteza e frieza é isto que se pede a BdC.
SPORTING SEMPRE


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 22:33
Atenção que eu não estou contra o BdC. Considero-o um homem de grande coragem que tenta a pulso vencer neste mundo cão que é o futebol.
No entanto não posso passar cheques em branco a ninguém.
Não foi o sermos diferentes que nos levou para esta lado negro da vida. Foram sim pessoas que em nome dos altos interesses do Sporting estragaram durante anos o nosso clube.
Lembro-me que Sousa Cintra quando ganhou as eleições passou um cheque de 125 mil contos ao Sporting. Até esteve exposto à entrada da porta 10A. Mas na verdade SC não deu o dinheiro, ao contrário do que muita gente afirmou, mas emprestou-o ao Sporting.
Desse dinheiro até recebeu juros...

SL.


De SportingSempre a 20 de Outubro de 2016 às 22:43
Mais uma vez os meus parabens pelo seu texto, com que concordo em absoluto.

Sou do tempo em que entrava no estádio da Luz com cartões de amigos benfiquistas (porventura ligeiramente falsificados), e ia ver o Sporting para o meio dos sócios do Benfica. No ano passado, fui com o meu sobrinho benfiquista de 12 anos ver o Sporting dar 3-0 ao Benfica para o meio dos Diabos Vermelhos. Entrei e sai sem problema nenhum (o que não aconteceu quando fui às Antas para o sector da claque do Sporting), e até fiquei impressionado com o comportamento daqueles rapazes que aplaudiam a equipa numa pesada derrota.

Por isso causa-me alguma impressão o "cada lampião é um cabrão". Quem diz isso muita vez está a chamar de cabrão o pai, o irmão, um familiar próximo. E está a chamar a si próprio o quê, exactamente ?

Mas admito que muita gente entrou no futebol de outra forma, e se serve do futebol como escape para muita coisa que detesta na sua vida. Ou que ficou magoada por episódios menos nobres ou mais ordinários do outro lado, do passado ou mais recentes.

Tenho para mim que o Sporting tem é que se focar nos seus objectivos, o que o Benfica faz ou deixa de fazer é secundário. E os nossos objectivos são ganhar no campo e tornar o Sporting mais forte e ganhar no campo. Com isso resolvido, tudo o resto se resolve.

Exemplificando. Vamos supor que tinhamos ganho ao Rio Ave, ao Guimarães e ao Dortmund. Mais 5 pontos na Liga e a passagem à fase seguinte da Champions à porta. Algum Sportinguista quereria saber dos paineleiros benfiquistas para alguma coisa ?


De José da Xã a 20 de Outubro de 2016 às 23:06
Grande questão.
È isso mesmo.
Obrigado pelas suas palavras.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

'Nunca lutes com um porco...

A luso-portuguesa Jéssica...

22 de Abril

Um pedido singelo

A minha visão do derby

Rescaldo do jogo de hoje

Pérolas de Ribeiro Cristó...

Viva o Benfica!

Os nossos comentadores me...

Vale tudo na boatovisão (...

Arquivo

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

slb

campeonato

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds