02 Dez 16

alvalade_xxi-1[1].jpg

 

MAIS

  • Andavam aí umas alminhas a uivar de emoção, putativamente preocupadas com as contas do Sporting. Podem baixar os decibéis: as nossas finanças estão bem e recomendam-se. De tal maneira que no primeiro trimestre desta temporada oficial (Julho-Setembro) atingiram a melhor cifra desde que foi constituída a SAD leonina: um lucro de 62,9 milhões de euros.
  • No mesmo período, as nossas receitas de bilheteira subiram 737 mil euros face ao período homólogo do ano anterior, o que se traduz em 4,207 milhões de euros. Resultado da boa prestação desportiva do plantel leonino, confiado ao timoneiro Jorge Jesus. Os números demonstram: tem sido mais do que justificado o investimento que o Sporting já fez no melhor treinador a actuar em Portugal.
  • Ainda números do passado trimestre: o Sporting gastou 19,5 milhões de euros em reforços para esta temporada. A receita líquida conseguida com as saídas de João Mário e Slimani foi muito superior: 59,6 milhões. Saldo positivo, pois. Contra factos não há argumentos.
  • Segundo o Observatório do Futebol, temos o plantel com mais elevada estatura média do campeonato português: 184,2 cm. Conclusão: se os campeões se medissem aos palmos, o título já era nosso.
  • Outra conclusão do Observatório do Futebol: o Sporting é, de longe, a equipa que utiliza mais jogadores da formação na Liga 2016/17. No total, 42,9% do nosso tempo total de jogo tem a inconfundível marca da academia leonina. Também neste aspecto podem aquietar-se portanto as tais alminhas que pareciam muito desassossegadas com o "escasso aproveitamento" dos recursos que formamos. Quase sempre o pior cego é o que não quer ver.
  • Mais uma estatística: Jesus cumpriu 69 jogos oficiais à frente da equipa do Sporting, tendo vencido 47. Uma percentagem digna de cumprimento: 68,1%.
  • À nona oportunidade foi de vez: Alan Ruiz marcou enfim o primeiro golo vestido de verde e branco. Frente ao modesto Arouca, numa coisa chamada Taça CTT. Mais vale tarde que nunca.
  • E vão três jogos seguidos sem sofrermos golos. Nenhum título se conquista sem defesas consistentes.
  • O Arouca regressou a Alvalade e desta vez não houve casos. Antes assim.

 

MENOS

  • Meli e Bruno Paulista continuam sem jogar. Foram contratados para quê?
  • No futebol, como jogo que é, a sorte e o azar contam muito. Está provado: Castaignos é azarado. O holandês tem de ir à bruxa.
  • Markovic continua sem demonstrar a menor prova de categoria e classe ao serviço do Sporting.
  • As despesas com pessoal elevaram-se para 15 milhões de euros no trimestre Julho-Setembro. Aumentaram 31% face ao período homólogo de 2016. Há que pôr travão nisto.
  • Alguns sportinguistas, até com colunas nos jornais, andam a imitar os benfiquistas mais desqualificados, gastando tempo e tinta com factóides como a suposta cor do carro de Alan Ruiz. Às vezes interrogo-me qual será a verdadeira convicção clubística desta gente.
  • Bruma, numa extensa entrevista publicada no jornal A Bola, garante: "O Sporting vai ser sempre o meu clube." Devíamos ser poupados a estes exercícios de hipocrisia. Nós temos memória: Bruma, que deve toda a sua formação desportiva ao Sporting, a dado passo recusou treinar, alegou que o contrato de trabalho tinha cessado para se furtar aos seus deveres de assalariado do clube e optou pela via litigiosa para quebrar o vínculo com Alvalade, acabando por ser derrotado em tribunal. Do mal o menos: ainda acabou por render 10 milhões de euros aos cofres leoninos. Só podemos desejar-lhe que passe bem. Lá longe, onde se encontra.


comentar
26 comentários:
De SportingSempre a 1 de Dezembro de 2016 às 23:26
Alguns comentários:

1. Dos 19,5 milhões, 9,5 milhões foram gastos com a equipa de reservas que jogou ontem.

2. As despesas com o pessoal cresceram se calhar com a equipa de reservas que jogou ontem (não falando das modalidades).

3. Meli sem jogar ? Jogou 10 minutos e muito mal. Para um ex-titular do Boca Juniors, deve andar com a confiança abaixo de zero. Uma história estranha que alguém deve conhecer. A do Bruno Paulista é outra.

4. Essa história dos carros vermelhos é ridicula.Por amor da Santa. Já fui ver jogos do meu clube de polo vermelho. Quanto a cuecas não sei precisar... Deviam-me ter barrado a entrada ?

5. Quanto a Bruma tem toda a razão.


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 09:14
Meli continua sem jogar. Jogar 16 ou 17 minutos em cinco meses equivale a não jogar.
Não dá para concluir nada sobre o seu mérito ou demérito enquanto jogador.
Seja como for, a pergunta subsiste: por que raio foi contratado?


De polik a 1 de Dezembro de 2016 às 23:28
«As despesas com pessoal elevaram-se para 15 milhões de euros no trimestre Julho-Setembro. Aumentaram 31% face ao período homólogo de 2016. Há que pôr travão nisto.»

Para teres uma equipa competitiva este era um valor que teria de aumentar... Não podes aguentar os craques da formação sem os aumentar, nem lhe podes acrescentar valor sem contratares a pagar bem.
Este era uma aumento completamente esperado que poderá aumentar ainda mais, mas nem o vai ser indefinitivamente. nem por estes valores novamente.


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 09:18
Não discuto essa necessidade. Discuto, sim, o montante da despesa face ao período homólogo de 2015 - um aumento de 31%, que considero excessivo.
Noutro âmbito, contesto a qualidade de vários reforços. Mas sobre isso tenho escrito já várias vezes aqui. Não importa contratar muito ou contratar caro: importa contratar bem.
Slimani, por apenas 300 mil euros, foi a melhor contratação da era Bruno de Carvalho.


De SportingSempre a 2 de Dezembro de 2016 às 10:15
Porque foi contratado Meli ?

Já agora, porque foi contratado Castaignos/André, com Dost e André/Castaignos, e acreditando que Spalvis regressa em condições (só vendo) ?

Porque foram pedidos emprestados dois extremos Markovic/Campbell quando havia Matheus, Mané para além do Gelson ?

Porque foi contratado Petrovic quando havia R.Semedo, B.Paulista e Palhinha para alternativa a William ?

Porque foi contratado Douglas quanto havia P.Oliveira, T.Figueiredo e D.Duarte como alternativas aos dois titulares ?

Quantos milhões estão por aqui para jogarem pelas reservas para a taça da liga ?

Já não falo do Elias, porque se Jesus teima em fazer dele um 8 está explicada a contratação.

Porque foram contratados então ? alguém pode explicar ?


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 10:26
Já questionei quase tudo isso aqui.
Mas há que estabelecer diferenças. Bas Dost, André e Campbell são reforços verdadeiros.
Até agora nenhum dos outros demonstrou o mesmo.

Por outro lado, nenhum clube é campeão contando apenas com a prata da casa.
É importante apostar na formação. E nenhum outro clube na primeira Liga portuguesa aposta tanto nela, como ainda agora o Observatório do Futebol vem reconhecer.
Mas a formação é apenas uma parte da espinha dorsal da equipa. Não pode ser de outra maneira.


De david a 2 de Dezembro de 2016 às 14:38
Posso explicar, facilmente.
Jesus no seu melhor, mas agora mais requintado.
Comprar jogadores já feitos para tentar ganhar depressa.
Se não ganhar, quem vier atrás que feche a porta.
O Jesus ganhará sempre...


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 15:18
Pense no seu clube e deixe o Sporting para os sportinguistas.


De Leão de Sete Rios a 2 de Dezembro de 2016 às 17:44
É verdadeiramente preocupante o facto da Sporting SAD caminhar para mais de 60M€ de Custos com pessoal.

Isso significa que a equipa de futebol (mesmo sem haver prémios a pagar!) já está mais cara que a do Benfica e começa a aproximar-se dos desastrosos custos do FCP.


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 19:05
É necessária máxima atenção a este assunto.


De anonymous a 2 de Dezembro de 2016 às 11:07
E quando vão ser divulgadas as contas consolidadas do grupo Sporting (SAD, Clube, SGPS)?


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 15:55
Preocupem-se com o vosso passivo de 275 milhões - o maior do futebol português.


De anonymous a 2 de Dezembro de 2016 às 17:12
Olhe que não!....
O maior passivo do futebol português é o do Sporting. E por isso é que não têm coragem de publicar as contas consolidadas. Sabem bem o que está escondido debaixo de um tapete da SGPS...


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 22:45
Preocupem-se com a vossa equipa, hoje claramente derrotada na Madeira.
Só faltam nove dias para o dérbi.


De Simão a 2 de Dezembro de 2016 às 17:25
Pela primeira vez na história do Sporting que o Passivo + VMOC's da SAD ultrapassou os 400M€. Nunca tal se verificou no passado, em épocas anteriores de ex-Presidentes e de ex-Treinadores do Sporting!

Este é o motivo pelo qual o SCP se RECUSA a apresentar o Relatório e Contas Consolidado do Grupo Sporting (SAD + CLUBE + SGPS), relativo à época 2015/2016.
O Jornal Expresso bem pode esperar "sentado" por essa informação....


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 22:45
Daqui há nove dias há dérbi. Vão-se preparando. E deixem a conversa de chacha lá para os vossos blogues. A gente aqui dispensa isso.


De Simão a 2 de Dezembro de 2016 às 11:25
A mim faz-me muita confusão que um clube que apresenta este lucros:

- precise de novos investidores para aumento de capital da SAD, anunciando a venda de 18 milhões de euros de participações, ficando cada vez mais perto de ficar sem o controlo da SAD;

- tenha que andar a antecipar dezenas de milhões de euros em receitas futuras.

Há aqui qualquer coisa que não bate certo, mas o defeito deve ser meu!...


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 15:18
Há aqui qualquer coisa que não bate certo: benfiquistas pendurados o tempo todo em blogues do Sporting. Como se o Sporting fosse o grande amor deles.


De Carlos Silva a 2 de Dezembro de 2016 às 12:08
Não sou um perito, no que diz respeito ao mundo do futebol. Todas as minhas análises nessa matéria, não passam de superficiais, fruto de sensibilidades (frequentemente traiçoeiras) e nunca de saber consolidado.
Face a resultados visíveis, é para mim mais que evidente o extraordinário trabalho desenvolvido por BC, que ultrapassou as minhas melhores expectativas. Não o endeuso, pois ninguém é perfeito e BC comete erros como todos os mortais (excepção aos carnidenses).Quanto à política de contratação de jogadores, encontro muitos pontos que me desconfortam. O mais relevante foi a quantidade de jogadores contratados alguns sem jogar. Também não percebo para que serve uma equipa B, (caiu em desuso o nome de reservas). Parece que caiu também a prática de usar esses jogadores, quando necessário, na equipa principal. Contrariamente àqueles que vimos jogar contra o Arouca, ao menos este Bs têm competição nas pernas.
Valorizando como o faço, a dita equipa B, acho que se deveria contratar para ela um treinador de créditos já muito bem firmados.


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 15:22
Subscrevo por inteiro o seu comentário, Carlos. E vou destacá-lo.


De Simão a 2 de Dezembro de 2016 às 17:19
Se vai tudo tão bem,
- porque precisam de ampliar o capital social da SAD em 18 milhões de euros;
- porque precisam de andar a antecipar receitas futuras;
- porque precisam de ter receitas da UEFA penhoradas para garantir pagamento de dívidas...


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 22:46
Parabéns pela vossa brilhante exibição hoje no Funchal.


De Carlos Silva a 3 de Dezembro de 2016 às 09:02
O quê ???? São mesmo seiscentos milhões (600.000.000,00) de euros dívida ??? Terei ouvido bem ???


De Pedro Correia a 3 de Dezembro de 2016 às 11:28
Mais trocos, menos trocos.


De DSilva a 2 de Dezembro de 2016 às 12:42
Quero apenas fazer uma chamada de atenção, o Bruno Paulista está lesionado, daí não jogar...pode ir com o Castaignos á bruxa, que bem precisa dada a quantidade de tempo que passa no estaleiro.


De Pedro Correia a 2 de Dezembro de 2016 às 15:21
Meu caro, pela quantidade de vezes que o rapaz está no estaleiro a coisa já não se resolve indo à bruxa. Mesmo que essa bruxa seja a Maya.
Paulista e Spalvis deviam ter sido contratados com "endireitas" no mesmo pacote.
Pensando melhor: nenhum dos dois devia ter sido contratado.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Programa eleitoral, II

Programa eleitoral

Aqui estamos de novo

Boas notícias

Serenidade

Os nossos comentadores me...

Debater o Sporting.

É tão bom estarmos a disc...

Alinhamo-nos agora?

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

vitórias

prognósticos

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

ler os outros

árbitros

euro 2016

golos

clássicos

futebol

comentadores

nós

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds