05 Mar 17

Não gostei

 

Do empate em casa, frente ao V. Guimarães. Um péssimo presente dado hoje pela equipa ao presidente Bruno de Carvalho, reeleito horas antes com 86% dos votos. E sobretudo aos adeptos, que continuam a acorrer a Alvalade sem nunca verem 90 minutos de bom futebol.

 

Da segunda parte. Embalado pela vantagem tangencial conseguida relativamente cedo, o onze leonino claudicou no segundo tempo, com uma toada lenta e monótona, concedendo a iniciativa de jogo à equipa adversária. Quando enfim despertou, após o golo do empate, já era tarde.

 

Das bolas atrasadas. Precisávamos de vencer, mas nos minutos finais vários jogadores preferiram atrasar a bola, incluindo para o próprio Rui Patrício. Esta falta de atitude competitiva exasperou os adeptos, que brindaram a equipa com sonoros assobios.

 

Dos erros repetidos, lance após lance. Demasiados cruzamentos na direcção do guarda-redes. Um verdadeiro desperdício.

 

De Bryan Ruiz. Jorge Jesus teima em incluí-lo no onze inicial. Desta vez o costarriquenho aguentou 81' em campo. Mas fica sempre a sensação de que com ele jogamos só com dez e meio. Mostra-se incapaz de ser decisivo e de fazer a diferença.

 

Das substituições. Não percebi as mudanças operadas por Jesus na equipa. Para quê fazer sair Alan Ruiz e Bruno César, que tiveram bons desempenhos na primeira parte? Para quê fazer entrar Palhinha quando já lá estava William, como se pretendesse defender o magro 1-0, em vez de mandar avançar Podence para conseguir esticar o nosso jogo?

 

Da ausência de Adrien. Sentiu-se a falta do nosso capitão, que continua lesionado. Sem ele, está mais que visto, o Sporting não tem a mesma qualidade.

 

Dos castigos. Por acumulação de amarelos, Alan Ruiz e Bruno César ficarão de fora na próxima partida, frente ao Tondela.

 

De mais dois pontos atirados fora. Quando faltam dez jornadas para o fim do campeonato, vemos o Benfica a doze pontos e o FC Porto a onze. Cada vez mais longe. E o Braga a aproximar-se.

 

 

Gostei

 

De Gelson Martins. Voltou a ser o jogador mais inconformado, mais veloz, mais esclarecido tecnicamente e com melhor leitura de jogo. Caiu um pouco na segunda parte, aliás como toda a equipa, mas foi à mesma - para mim - o melhor sportinguista em campo.

 

De Bas Dost. Desta vez não marcou, mas assistiu. E teve vários pormenores de muita qualidade fora da sua posição habitual.

 

Da primeira parte. A equipa entrou dinâmica, muito bem organizada e com segurança de passe. Um período coroado pelo golo aos 35' - uma excelente jogada colectiva iniciada em Bruno César, desenvolvida num cruzamento milimétrico de Esgaio e prosseguida numa soberba recepção de bola da parte de Bas Dost, que a colocou em Alan Ruiz, o marcador. Pormenor a assinalar: o argentino rematou com o seu pior pé, que é o direito.

 

Do apoio nas bancadas. Os adeptos foram puxando pela equipa, incluindo já no período em que os jogadores preferiram tirar o pé do acelerador, confiando que bastaria o golo solitário para vencerem o jogo. Só quando o onze leonino baixou muito de intensidade, quebrando o rendimento, se ouviram os primeiros sinais de desagrado. Os assobios no fim foram compreensíveis.


comentar
60 comentários:
De Implacável a 5 de Março de 2017 às 22:49
A (mais uma) humilhação desta noite assenta que nem uma luva aos alucinados que continuam a não enxergar o obvio!
JJ é a maior falácia do futebol português e BdC caiu no engodo, mas como ontem foi reeleito esmagadoramente, a Nação Sportinguista está satisfeita. Que mais faltará acontecer para reconhecerem que BdC tomou a pior decisão desde o despedimento de Bobby Robson?!
Vou repetir o que digo jogo, após jogo, após jogo; esta equipa NÂO FUNCIONA!!! Esta equipa tem uma defesa anedótica que é um passador. Esta equipa não sabe contra-atacar, podem estar os 10 jogadores adversários na nossa área que esta equipa do SCP NÂO CONSEGUE chegar á baliza adversária rapidamente. Só o consegue fazer do GR para os defesas depois para os médios e finalmente chega aos avançados. Esta equipa do SCP pratica um futebol enfadonho, mastigado, previsível e enervante.
Depois, quando já não se luta por nada, para quê meter em campo um jogador emprestado ao invés de fazer crescer Podense? Campbell só fez porcaria e ainda falhou vergonhosamente o golo do descanso aos 67'.
Bardamerda com os que elogiam esta farsa de treinador - menos ele que não tem culpa e lá vai sugando os seus milhões.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:00
"Esta equipa do SCP pratica um futebol enfadonho, mastigado, previsível e enervante."
Destaco esta sua frase por estar 100% de acordo com ela.


De Implacável a 5 de Março de 2017 às 23:58
Tendo em conta o que se passou ontem e que nos impõe jj, pel menos, por mais 2 anos, o que pensa que vai acontecer?
Dê-me alguma esperança porque vejo o futuro de um negro completamente opaco...


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:32
Vamos lutar esforçadamente pelo acesso à Liga dos Campeões enquanto começamos já a programar a próxima época.


De Implacável a 6 de Março de 2017 às 00:50
E esse programar da nova época é com jj?!
Esqueça...


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:54
Com o treinador espanhol do candidato derrotado é que não será, seguramente.


De Implacável a 6 de Março de 2017 às 01:03
Esqueça o candidato derrotado Pedro!
Não dou para esse peditório!
Se acredita em jj, respeito. Eu não!
Não quero crucificar BdC pela sua contratação, só quero que ele concerte o estrago que ela provocou.
Não acredito que o Pedro Correia não reconhece que foi calamitosa.
Jogadores como João Mário - a quem jj não conseguiu ensinar a atirar á baliza e não 10 metros (ou mais) ao lado - e Slimani valeriam sempre fortunas desde que a equipa funcionasse.
E as 10 vezes mais que William iria jogar com ele?
E que outros jogadores promoveu? Contratamos o calamity Coates e a cada vez que ele vai ao corte de uma bola conduzida por um adversário eu deito as mãos á cabeça.
E o que aconteceu a Ruben Semedo?
E a anedota Marvin?
E a (falsa) fama de "fazer" jogadores quando os titulares da posição são vendidos? Acabou em Alvalade? Não consegue, sequer encontrar substituto para Adrien.
E a insistência no cepo bryan ruiz?
Não dá mais, Pedro! É demasiado mau...


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 01:06
Mas quem é que punha no lugar do actual treinador?


De Rui Alexandre a 5 de Março de 2017 às 22:56
Com Bruno de Carvalho e Jorge Jesus:
No RUMO CERTO.
É continuar, porque 86% está certos.
SL


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 22:59
Com o treinador espanhol de Madeira City era sempre a carburar, não tenho a menor dúvida.


De Rui Alexandre a 5 de Março de 2017 às 23:06
O actual presidente o SCP é o Dr. Bruno de Carvalho.
O actual treinador do SCP é o Sr. Jorge Jesus.
Estas duas realidades - e não só uma - foram objecto da escolha de 86% dos sócios votantes do SCP.
Não comento realidades virtuais. Não sou bruxo.
Aquilo que eu verifiquei - e o Pedro Correia também - é que a equipa de futebol do SCP fez mais uma exibição miserável (à semelhança do que fez como Rio Ave e com o Estoril) e desta vez não foi premiada com uma vitória.
Esta é a realidade. E já agora, onde anda o Francisco Geraldes?
A mais recente embirração deste treinador.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:25
A equipa não jogou o suficiente, tanto em termos técnicos como em termos tácticos, para vencer o V. Guimarães. Mas ainda bem que você é contra as realidades virtuais: só faz falta quem está. Temos que dar a volta com este treinador, não contra este treinador.


De Rui Alexandre a 5 de Março de 2017 às 23:36
Caro, Pedro Correia
Como já lhe havia dito uma vez, não acredito, nem nunca acreditei neste treinador. O homem não muda e julgo que já faz de propósito.
Insisto, onde anda Francisco Geraldes?
O Podence é só para entrar a cinco minutos do fim ou menos?
A táctica agora consiste no pontapé de baliza do Patrício para o Bas Dost (quantas vezes isto foi repetido hoje e com o Rio Ave e com o Estoril...)?
Ela não quer jogar com os jogadores da casa e isso é evidente...


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:38
O Francisco Geraldes anda a levantar a equipa B, que ameaçava descer de divisão.
Anda com o Matheus e o Gauld e o André Geraldes.


De Rui Alexandre a 5 de Março de 2017 às 23:50
O Francisco Geraldes não foi opção para a equipa B!


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:58
Jogou há uma semana, na nossa vitória em Alcochete frente ao Desportivo das Aves.


De Rui Alexandre a 6 de Março de 2017 às 00:04
Há uma semana. E este fim de semana?


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:08
Talvez se tenha lesionado. Não vou especular sobre isso.


De Implacável a 6 de Março de 2017 às 00:49
Meus Caros, divisionismos nesta altura não nos levam a lugar algum.
Entendo a reeleição por larga margem de BdC como uma vontade de não andarmos sempre a recomeçar. Não entendo e preocupa-me é o circo montado em torno da mesma.
Não me agrada o "Carvalhismo" cego que parece tolher o discernimento da Nobre Família Leonina.
O que a ocasião pedia, ontem, era a escolha esmagadora na continuidade mas sem festa, apenas com um aplauso moderado pois estes 4 anos não trouxeram tanta prosperidade que justifique tamanha euforia.
BdC é o nosso presidente e com ele temos que construir o futuro. Mas com o actual treinador já se percebeu que será negro. O exemplo que nos vem da sua longa passagem pelo antro é perfeitamente desenganadora.
As equipas demolidoras que treinou - e com as quais conseguiu perder muitas competições - tiveram um preço exorbitante. É teimoso, coloca a sua vaidade á frente dos interesses do clube e não fomenta a formação.
Para não me repetir, digo que foi um "erro de casting" de BdC e a solução passa, primeiro que tudo, por assumi-lo para, depois, tentar sensibilizar jj a encontrar novo clube. Explicar-lhe - até adoptando uma postura forçada de humildade - que a estrutura montada não é compatível com o seu estilo de gestão e liderança e pedir-lhe para sair sem encargos para o clube.
Não vale a pena insistir em algo que se previa fracassado á partida. É pura perda de tempo.
Não quero acreditar que a Nação Sportinguista é, como o presidente nos apelidou, um rebanho de carneiros iludidos e anestesiados...
É chegada a hora de preparar a nova época e não me agrada que se altere, ainda mais aprofundadamente, o paradigma de sucesso implementado por BdC que assentava na contenção de custos, para dar a jj uma equipa de milhões.
Ou seja, a nova época tem que começar JÁ com a contratação de um treinador português a auferir um salário racional e que entenda a lógica do futebol português e a identidade e geneses do SCP. Chega de inverter o que estava bem para massajar o ego de um perdedor...

SL


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:57
Que treinador?


De Implacável a 6 de Março de 2017 às 01:10
Sinceramente, e não o considero exagero, diria que, avaliada a relação custo/benefício, qualquer um seria melhor do que jj.
Ainda assim, o que nos deu banho esta noite seria uma boa opção e conhece os cantos á casa.
Depois, e para quem paga 8 milhões para estar afastado de tudo desde Janeiro, um esforço por Paulo Fonseca ou Vítor Pereira seria uma jogada de mestre.
Uma tentativa de convencer Rui Faria a encetar uma carreira de treinador principal - mas. aí, convenhamos que o feitio do nosso presidente seria sério obstáculo.
Assim, de repente e a esta hora faltam-me ideias mas o que não falta é gente competente por aí.


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 01:30
Se qualquer um serve, mande vir o Cajuda. Ou diga ao Paulo Sérgio para voltar.


De Plinio a 5 de Março de 2017 às 22:59
Exasperante. A equipa brindou nos com o que sabe. Ou seja pouco. Depois de os sócios ontem terem dado um sinal de apoio, moral, querer, hoje os meninos brindam nos com isto. Lamentável. A equipa não merece os adeptos. Acabaremos a época a mais de 15 pontos do primeiro. Mais um ano para esquecer. Eu da minha parte sinto me frustrado e sem acreditar num futuro risonho. Continuarei a pagar as quotas e a ser sportinguista, mas isto cansa. SL


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:20
Exasperante é também a falta de exigência de muitos sportinguistas. Incluindo profissionais do futebol que tinham a obrigação de levantar a fasquia bem alta.
Acabo de ouvir o Manuel Fernandes dizer isto na SIC Notícias: "O Sporting fez um excelente jogo em termos ofensivos."
Tive de voltar atrás para ter a certeza. Nem queria acreditar.


De Sporting Sempre a 6 de Março de 2017 às 00:19
Tenho um respeito imenso por Manuel Fernandes, o nosso grande capitão, treinador e dirigente, mas o que anda a debitar na SIC a tentar imitar a jagunçada do Benfica não o dignifica.
Que volte a ser genuíno e a pensar pela sua cabeça, como fazia no passado e evite os comentários (por vezes justos) do Rodolfo. São os meus votos.



De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:20
Faço meus os seus votos.


De Implacável a 6 de Março de 2017 às 00:55
Se os Caros estão - e com razão - incomodados com as atoardas de Manuel Fernandes, experimente rever a emissão especial eleições de ontem na SIC onde esteve Eduardo Barroso. Uma verdadeira VERGONHA, repito VERGONHA, para a Nação Sportinguista a intervenção daquele sujeito.
Inacreditável...
Já agora, Plínio, os meninos estiveram mal, sim. E o mestre de não sei bem de quê?


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 01:31
O Manuel Fernandes tem especial responsabilidades, por ter sido um jogador de mérito e grande capitão leonino, além de ser um funcionário qualificado do Sporting.
Razões de sobra para não baixar o patamar de exigência, como fez esta noite ao qualificar de "excelente" a medíocre prestação da equipa, que acabou vaiada em Alvalade.


De Sportinguistateu a 5 de Março de 2017 às 23:11
O discurso de vitória não foi digno dum presidente do sporting.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:23
O que é que isso tem a ver com o Sporting-V. Guimarães?


De Pedro Almeida a 5 de Março de 2017 às 23:20
Engraçado que na conferência de imprensa após o final do jogo, Jorge Jesus referiu pelo menos umas 4 vezes uma tal de estrutura que o Sporting ainda não tem ao contrário dos rivais.
Não percebi a que se referia. Quando ele esteve 6 anos num desses rivais sempre referiu que a estrutura era ele. Falaria de vouchers croquetes?
Parafraseando o tio avô de alguém...É só fumaça!


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:22
Parafraseando essa ilustre personagem, "o povo sportinguista é sereno".


De VideoVasco a 5 de Março de 2017 às 23:21
"Mete o Marega"

Nunca fez tanto sentido...

Ou então metia o Nelson Évora.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:27
Mete o Rafa, a contratação mais dispendiosa de sempre do teu clube com passaporte nacional. Ou o Jiménez, o suplente mais bem remunerado do futebol português.


De VideoVasco a 6 de Março de 2017 às 00:43
Então mas esses estão em 1º.. o que podem fazer mais??


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:59
Esses estão em primeiro em quê? No campeonato dos suplentes?


De Anónimo a 5 de Março de 2017 às 23:24
E já todos percebemos que Geraldes com Jorge Jesus nunca vai calçar, que Iuri Medeiros vai andar de empréstimo em empréstimo até acabar no porto ou benfica, que na próxima época Jesus vai querer outra palete de mercenários. Indaguem os motivos porque quiseram correr com ele do galinheiro.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:28
Geraldes vai calçar. E o Iuri também.


De Simão Gamito a 5 de Março de 2017 às 23:31
A equipa estava a ver se passava o tempo e se ganhavam por 1 a zero. Pouca ou nenhuma luta, passes e passes perdidos.
JJ diz que faltou qualidade e faltou: desde logo, a ele. A equipa não lutou e isso não perdoo. E num dia que estava a ser de festa. A defesa tem que ser toda substituída, titulares, suplentes, ou formatados à ultima hora. Que os vendam a todos num molhe, mandem-nos para a China. Comprados, ou da formação, o único de que gosto pelo que luta é do Bruno César. O guarda-redes também pode ir na molhada.
Ninguém sabe marcar um livre, nem 1% dos cruzamentos se aproveitam, perdem-se bolas atrás de bolas, não se ganha uma bola dividida, os nossos jogadores correm sempre menos que os outros, principalmente os defesas.
E agora, para o desabafo ser completo, um palavrão impublicável:

Pronto, já está.

E começo, desde já, a pôr sérias dúvidas na próxima época. Não dou o benefício da duvida a ninguém.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:41
Bardamerda para este sistema de jogo. Parece que estão a lutar pela "posse de bola" em vez jogarem para ganhar o jogo. E continuamos a ser surpreendidos por contra-ataques rápidos com a bola a ser metida para as costas da nossa linha defensiva.


De Simão Gamito a 5 de Março de 2017 às 23:46
Continuamos a ser surpreendidos porque os nossos jogadores correm menos que os outros. Principalmente todos os da defesa.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:55
Só temos dois titulares rápidos: Gelson Martins e Schelotto.
É curto. Muito curto.


De Simão Gamito a 5 de Março de 2017 às 23:36
Só gostei do Gelson, do Das Bost e do Bruno César. Este, foi alvo de uma agressão aos 20 e poucos minutos. Não alvo de uma falta, aquilo foi mesmo agressão. O árbitro mostrou um cartão amarelo.
Tenho bem presente a agressividade dos jogadores do Guimarães neste jogo, por contraponto, por exemplo, ao jogo deles com o Porto. Corro o risco de me repetir, mas volto a dizer: faltam-nos latas de spray.


De Pedro Correia a 5 de Março de 2017 às 23:39
Essa falta foi brutal. Devia ser vermelho directo, com a consequente expulsão do jogador vimaranense.


De Simão Gamito a 5 de Março de 2017 às 23:48
Pois devia, mas não foi e nem vale a pena perguntar porquê.


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:01
Admito que o árbitro não tenha analisado o lance com a devida atenção. Mas em qualquer dos casos não vou dizer que deixámos voar mais dois pontos por causa dele.


De Simão Gamito a 6 de Março de 2017 às 00:06
De modo algum. O árbitro não teve nada a fer com aquele simulacro de "exibição".


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 00:11
O Sporting esta época não consegue ter uma exibição convincente em 90 minutos de jogo.
É impressionante.


De Sporting Sempre a 5 de Março de 2017 às 23:58
Foi mais do mesmo, qualquer um que tenha acompanhado a temporada detecta as asneiras do costume:
1. Jogadores fora das posições naturais, como hoje o Esgaio a defesa esquerdo, um passador na posição.
2. Jogadores a saltitar entre diferentes posições, sem conseguir especializar-se em nenhuma, como hoje o B.Cesar a 8, o B.Ruiz a 11 e 10, e o William a 6 e 8.
3. Desprezo pelos pontes fortes do adversário, como hoje pelo Hernani que passou como quiz pelo Esgaio, já de si desprotegido pelo B.Ruiz.
4. Inoperância nas bolas paradas, cantos e livres ingloriamente desperdiçados.

Tudo isto transforma o bom que se vai fazendo (hoje Gelson, B.Cesar, Dost, A.Ruiz fartaram-se de jogar) numa corda bamba de resultados, que às vezes dá vitória e noutras desperdício de pontos.

E detectando essas asneiras e ouvindo o Jorge Jesus parece que o homem navega noutra dimensão... com apetência para guiões de ficçao ciêntífica (que o diga Palhinha)... e os burros somos nós.

Entretanto, Gauld, F.Geraldes, Podence e Matheus tem de ter paciência de corno... Matheus foi mais uma vez o melhor na B e o homem aposta no Campbell para falhar golos feitos e regressar ao Arsenal no final da época...

PS: Por amor de Deus, por o Esgaio a defesa esquerdo contra o Hernani ou o B.Cesar a defesa esquerdo contra o Gil Dias, não lembra ao diabo, quanto mais ao melhor treinador português de todos os tempos ...


De Pedro Correia a 6 de Março de 2017 às 01:02
Uma autêntica trapalhada, sem pés nem cabeça. Esta época futebolística está a ser um desastre.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Leoas às sextas

Os nossos comentadores me...

Balanço (2)

O Sporting à frente

Tão preocupado que eu est...

Cuspiram acusações entret...

Os nossos comentadores me...

Balanço (1)

Boas notícias

Liga dos Palpites 2016/20...

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

nós

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds