25 Fev 17

Gostei

 

De mais três pontos conquistados. Vitória merecida frente ao Estoril na Amoreira, por 2-0, com golos de Bryan Ruiz (22') e Bas Dost (86'). Terceiro triunfo consecutivo, após as vitórias frente ao Moreirense e ao Rio Ave. Segunda melhor série de jogos do Sporting nesta Liga 2016/17.

 

De Rui Patrício. Saiu muito bem dos postes, sem hesitar, aos 75', negando assim o golo ao Estoril. Outra exibição convincente do nosso guarda-redes, que regressou à boa forma.

 

De Gelson Martins. Por vezes parece o único jogador que imprime velocidade à equipa leonina. Parte os rins às defesas adversárias, ganha sucessivos confrontos individuais, desequilibra sempre na sua área e oferece golos de bandeja, que os colegas teimam em desperdiçar. Ele próprio desperdiçou hoje um. Mesmo assim, merece ser considerado o melhor em campo.

 

De Bas Dost. O que dizer de um avançado que lidera a lista dos goleadores no campeonato português, levando 18 golos marcados em 23 jornadas, tantos quantos os que Slimani conseguira faz agora um ano? Hoje Bas Dost desperdiçou dois, mas mesmo assim voltou a marcar. Com a originalidade de ter sido o seu primeiro golo de penálti, convertendo-o sem problema - missão de que costuma encarregar-se o colega Adrien, hoje ausente.

 

De Palhinha. Regressou à titularidade, substituindo o castigado (e lesionado) Adrien embora na posição habitualmente ocupada por William, que hoje jogou mais adiantado no eixo do meio-campo. Cumpriu com zelo a missão de que estava encarregado. E não se limitou a bloquear as vias de acesso dos estorilistas ao nosso reduto defensivo: já na segunda parte, soube também construir lances de ataque com qualidade.

 

De ver desfeita a "maldição Adrien". Até hoje, o Sporting teve sempre maus resultados quando o capitão estava ausente. Mas o feitiço quebrou-se. Já era tempo.

 

De voltar a ver Bryan Ruiz marcar um golo. O costarriquenho não marcava desde a primeira jornada.

 

De outro jogo sem golos sofridos. A nossa defesa cumpriu: Coates e Paulo Oliveira estão a revelar-se o melhor duo da época no eixo defensivo do Sporting

 

 

Não gostei

 

Do festival de golos falhados. De quantas tentativas precisamos para marcar um golo? Hoje os nossos jogadores voltaram ao carrossel do desperdício, sem que se perceba bem porquê. 39': grande passe de trivela de Gelson Martins, Bas Dost falha à boca da baliza, chutando para a bancada. 45': excelente lance desenvolvido por Gelson, que endossa a bola a William Carvalho, mas este remata sem nexo, muito acima da barra. 56': primorosa combinação entre Alan Ruiz e Gelson, com este a servir novamente Dost e o holandês novamente a falhar. 70': foi a vez de Gelson Martins desperdiçar um golo cantado, desta vez na sequência de um passe de ruptura de Palhinha.

 

Da lentidão da nossa equipa. Será só cansaço?

 

De Jefferson. Continua a ser um modelo de ineficácia. À beira do fim do jogo, endossou a bola a um adversário em zona proibida. Podia ter sido golo.

 

Da entrada tardia de Podence. Para quê dar um minuto de jogo ao ex-extremo do Moreirense resgatado há semanas pelo Sporting, fazendo-o entrar já no tempo extra? Uma decisão incompreensível de Jorge Jesus, tanto mais que nem precisava de queimar tempo pois a nossa equipa já vencia 2-0.


comentar
21 comentários:
De Orlando a 26 de Fevereiro de 2017 às 00:44
O mais importante de tudo Pedro, foi o facto de alcançarmos mais uma vitória nesta saga do jogo a jogo em que nos encontramos. Mas de qualquer forma apetece-me dizer com alguma ironia que finalmente aprendemos a jogar à Porto e à Benfica, ou seja: não jogamos nada de especial mas ganhamos. Acho que já merecíamos esta benesse!
SL.


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 10:33
E - prodígio, agora que já não contamos para o campeonato - até já temos os árbitros a nosso favor.


De rudolfodias a 26 de Fevereiro de 2017 às 09:15
Apesar de não ter visto o jogo, pois não me interessam jogos onde não se luta por nada, vi no resumo um fora de jogo transformado em penalti e pergunto-me como é possível o fiscal de linha, muito bem colocado, não ter levantado a bandeirola. Deve ter tido uma cãibra no braço, só pode.


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 10:41
Eu vi o resumo de outro jogo, empatado zero a zero, em que o avançado da equipa da casa empurra claramente o defesa adversário com os braços, derrubando-o, para assim poder marcar um golito livre de obstáculos, em clara transgressão mas que foi validado pelo árbitro.

Vi, no mesmo resumo do mesmo jogo, um penálti claramente cometido pelo lateral esquerdo da equipa da casa ao qual o árbitro fez vista grossa.

E pergunto-me até quando continuarão as mentiras no futebol português.


De Implacável a 26 de Fevereiro de 2017 às 15:03
Isso, Pedro, acontecerá enquanto os árbitros tiverem cãibras no braço que leva apito vermelho á boca...


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 21:37
Ou seja, quando as galinhas tiverem dentes.


De rudolfodias a 26 de Fevereiro de 2017 às 21:58
No "resumo" em que viu o avançado da equipa da casa a empurrar, a sua televisão deve ter tido uma câibra:
www.gifs.com/gif/pgPp3V


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 22:02
A imagem estava perfeita. Foi aliás na mesma televisão em que vi quatro jogadores do Sporting e dez da formação leonina sagrarem-se campeões da Europa.


De Sporting Sempre a 26 de Fevereiro de 2017 às 09:28
Ganhámos sem grandes problemas, face a uma equipa "espanhola" com muita troca de bola mas permeável na defesa e sem poder de fogo no ataque. E isso é importante para estabilizar e dar confiança à equipa.

Mas continuamos a não jogar grande coisa, existe um núcleo duro motivado e em forma (Patrício, Coates, P.Oliveira, William, Gelson, Dost, A.Ruiz) e os restantes a léguas das necessidades da equipa, com uma ou outra coisa bem feita, mas a falhar demasiado compromentendo a dinâmica da equipa.

Ver B.Ruiz à minha frente simular sobre o defesa lateral e fazer um passe para dentro facilmente interceptado que causou uma corrida pela esquerda e um lance perigoso para o Estoril é mau demais.

Palhinha acumulou erros de posicionamento, hesitando entre sair a pressionar ou ficar encostado aos centrais, e passou para trás e para o lado. Tem um lance em que quiz fazer de William e foi parar entre 3 adversários ficando sem a bola em terrenos perigosos. Mas enfim, este sim precisa de jogar para dar o salto para outros patamares mais consentaneos com o Sporting. Oxalá lá chegue, mas tem muito a melhorar.

Jefferson e Schelotto, estes pouco ou nada fizeram bem, mal a defender e a atacar.

E foi mais uma oportunidade perdida para dar minutos a jovens, testando o que podem dar, preparando a próxima época, porque esta já deu o que tinha a dar.

Se não jogam agora, Esgaio, Matheus, Gauld, F.Geraldes, Podence vão jogar quando ? E alguns voltaram de locais onde estavam a jogar e a ser os melhores em campo para quê ?

Passando a coisas positivas, gostei do William a 8 com passes a rasgar bem perigosos e do trio atacante (Gelson, A.Ruiz e Dost), cada vez mais entrosado e eficaz na abordagem aos lances.














De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 10:35
William é um excelente jogador. Rende muito a 8, não tenho dúvida. Como ficou demonstrado.


De Simão Gamito a 26 de Fevereiro de 2017 às 09:34
Não sofri muito, o que quer dizer que a vitória nunca esteve em risco.
Mas foi pena ver o Gelson a construir jogadas de golo, quase uma atrás das outras e a serem todas desperdiçadas.
Para a próxima será melhor.


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 10:32
Gritante incapacidade de concretização. É de dar urros.


De Implacável a 26 de Fevereiro de 2017 às 15:15
Simão, eu sempre disse que Bas Dost fora um equívoco.
O problema é que a malta teima em ver o copo meio cheio - á semelhança das conquistas de jj no beifica quando, na verdade, ele perdeu mais títulos do que os que ganhou - e só olha para os golos marcados pelo holandês. A verdade é que ele falha muito mais do que marca e em alguns jogos essa falta de competência foi decisiva - como em casa contra o Dortmund e contra o beifica na bomba ao poste.
Os seus falhanços de ontem são dignos de o fazer andar uma semana de saco na cabeça por vergonha.
Objectivamente, dar 2 ou 3 milhões pelo seu passe seria ruinoso. Dar 10 milhões é algo para o qual não tenho adjectivos.
Sem avançados concretizadores NUNCA venceremos NADA!
O futebol de hoje é apenas e só concretização e sobram exemplos dessa realidade.

A ser verdade que um clube chinês ofereceu 40M por ele esta semana, a recusa em vender o seu passe não é (mais um) tresloucado acto de gestão do presidente mas motivo para o colocar num camisa de forças...

E, POR FAVOR, não me venham com essa conversa deprimente de que sou contra BdC ou a favor de não sei quem porque não é nada disso que se trata. É a realidade nua e crua!
Eu só vejo Sporting Clube de Portugal. A mim pouco ou nada me interessa quem o serve. Quando o faz bem elogio, quando o faz mal condeno. Ponto final!


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 21:43
Você acha então mal a contratação de Bas Dost, rei dos goleadores do campeonato português, com 20 golos já marcados nesta temporada oficial e tantos neste campeonato como Slimani marcou no anterior?
Há coisas que não compreendo. Criticar só por criticar é uma delas.


De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2017 às 16:23
Rudolfodias anda a dormir, então não leu "agora que já não conta para nada até temos árbitros a nosso favor". E o Pedro a malhar. Isto já é assim há muitos anos, rouba-se na primeira volta e na segunda, como disse o Pedro, que já não conta para nada, vá de beneficiar.
Mas o orelhudo enganou-se, andou preocupado em lixar o Sporting, deixou fugir o Porto que vos vai tirar o treta. Nem que fosse o Diabo.....


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 21:41
E assim o "tetra" se transforma em treta...


De Sporting Sempre a 26 de Fevereiro de 2017 às 20:07
Hoje na academia o Sporting B ganhou nos minutos finais ao 2º classificado, o Aves, num jogo muito intenso e disputado, com Esgaio, A.Geraldes, Matheus e F.Geraldes (uma cópia de Adrien, porventura menos intenso mas a distribuir jogo com classe) a titulares. Como de costume, Matheus foi o melhor em campo, com um estupendo 1º golo à entrada da área. Os outros também estiveram muito bem, o 2º golo foi oferecido por Esgaio depois dum sprint tremendo pela esquerda.

Todos merecem oportunidades na 1ª equipa, mas Matheus é por demais um caso de má gestão do Jorge Jesus. Ainda mais quando se vê o que (não) está a jogar B.Ruiz e a trapalhice de Campbell.

E por onde anda Gauld, outro pequeno grande jogador que merecia bem melhor tratamento ?


De Pedro Correia a 26 de Fevereiro de 2017 às 21:40
Também acho incompreensível a forma como estes jogadores estão a ser tratados.
Matheus, lançado como titular no Dragão, nunca mais foi aposta na equipa principal.
Geraldes, tirado do Setúbal, desce de escalão.
Esgaio não podia andar mais oscilante: quem consegue mostrar serviço assim?
Gauld está em parte incerta.

Há quem chame a isto "gestão de recursos humanos". Eu chamo-lhe outra coisa. Um nome muito mais feio. E muito mais curto.


De david a 27 de Fevereiro de 2017 às 14:03
O Pedro comete a proeza de no seu post não referir o fora de jogo que antecede a carga sobre o Dost da qual resultou penalti e o 2º golo do Sporting.
Notável em quem sempre esteve muito atento, e com a pena afiada, para com erros idênticos que prejudicaram o seu clube.


De Pedro Correia a 27 de Fevereiro de 2017 às 14:08
Ainda estava aturdido com o penálti perdoado na véspera ao vosso Eliseu e com o golo precedido de falta clamorosa marcado pelo vosso Gluglu.


De david a 27 de Fevereiro de 2017 às 15:27
Não foi isso que pensei.
Tinha a ideia que ainda estava aturdido pelo penalti cometido sobre o Sálvio no jogo Braga - Benfica que não foi assinalado ou então pelo golo do Mitroglou nesse jogo que foi, bem, anulado por fora e jogo de um cabelo do grego.
O fora de jogo do Dost na Amoreira, convenhamos, era mais difícil de descortinar...


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Leoas às sextas

Os nossos comentadores me...

Balanço (2)

O Sporting à frente

Tão preocupado que eu est...

Cuspiram acusações entret...

Os nossos comentadores me...

Balanço (1)

Boas notícias

Liga dos Palpites 2016/20...

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

nós

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds