11 Dez 16

Rescaldo do Benfica-Sporting, esta noite na TV:

 

Alexandre Pais (comentador, Record)

«Assim se conclui que o Sporting não merecia ter perdido e que tem motivos de queixa do árbitro? Sem dúvida.»

Bernardino Barros (comentador, TVI 24)

«Duas grandes penalidades por assinalar. O primeiro lance foi ainda mais grave porque penalizou duplamente o Sporting: foi na sequência desse lance que surgiu o golo do Benfica em contra-ataque. Má arbitragem de Jorge Sousa, que adulterou o resultado.»

Dani (comentador, TVI 24)

«Pizzi tocou na bola com o braço. (...) Nelson Semedo pôs o braço na bola. Foram grandes penalidades.»

David Borges (comentador, SIC Notícias)

«Parece que a mão direita de Pizzi toca na bola. (...) O braço de Nelson Semedo alarga-se, pode haver grande penalidade.»

Duarte Gomes (ex-árbitro, SIC Notícias)

«Não é normal o mesmo jogador, na mesma jogada, tocar na bola duas vezes. Num segundo momento, Pizzi parece controlar a bola com o braço direito num movimento deliberado. Pareceu-me penálti. Depois o Nelson Semedo usa o braço para cortar a bola. Outro penálti por marcar.»

Joaquim Rita (comentador, SIC Notícias)

«O movimento de Nelson Semedo amplia a zona de impedimento de progressão da bola. Do meu ponto de vista é penálti, claramente. Também no outro lance [de Pizzi] houve uma grande penalidade por marcar contra o Benfica.»

Jorge Faustino (ex-árbitro, TVI 24)

«É inequívoco que é penálti [de Pizzi] e o árbitro não podia ter deixado de ter visto o lance.»

José Guilherme Aguiar (comentador, SIC Notícias)

«Ficaram dois pontapés de penálti por assinalar. O árbitro teve influência no resultado devido a estes dois erros graves que aconteceram.»

Luís Pedro Sousa (jornalista, Record)

«O Sporting não teve a sorte do jogo e foi penalizado pelas decisões mais importantes de Jorge Sousa.»

Manuel Fernandes (comentador, SIC Notícias)

«Tanto o Benfica como o Sporting não mereciam uma arbitragem desta natureza. No lance do Pizzi, ele [Jorge Sousa] está de frente; no lance do Nelson Semedo ele está no enfiamento, sem ninguém à frente. Os penáltis são flagrantes.»

Marco Ferreira (ex-árbitro, Record)

«Nelson Semedo cortou a bola com o braço direito, dentro da área do Benfica. Apesar de ter o braço junto ao corpo, o lateral direito dos encarnados fez o movimento deliberado em direcção á bola, quando procurou impedi-la de chegar à baliza.»

Miguel Guedes (comentador, RTP 3)

«O Sporting foi prejudicado neste jogo. (...) No primeiro lance parece-me evidente que Pizzi está a olhar para a bola e se não ajeita da primeira vez com o braço ajeita da segunda vez com a mão.»

Pedro Sousa (comentador, TVI 24)

«As grandes penalidades são evidentes. Claro que tiveram influência no resultado.»

Rodolfo Reis (comentador, SIC Notícias)

«É um grande penálti! [Pizzi] tem as mãos abertas, faz volume, a bola bate-lhe, ele domina-a, é penálti.»

Rui Pedro Brás (comentador, TVI 24)

«É penálti claríssimo [de Nelson Semedo], sem espinhas. Erro grosseiro da equipa de arbitragem.»

Rui Santos (comentador, SIC Notícias)

«O segundo lance é indiscutível: há um abrir do braço do Nelson Semedo e, portanto, há claramente a intenção de jogar a bola com a mão.»

Vítor Serpa (jornalista, A Bola)

«Há dois lances para penalty na grande área do Benfica. E se, no primeiro, de Pizzi, ainda se admite a interpretação, embora errada, do árbitro, no segundo, de Nelson Semedo, não há lugar a qualquer dúvida.»

Texto actualizado


comentar
44 comentários:
De Simong2 a 11 de Dezembro de 2016 às 22:31
E dito isso, caro Pedro e dada a maneira como eles "jogam" e dados os apoios que têm, como é que podemos nós jogar para o título?!
Na semana passada perderam na Madeira, crucificaram o árbitro e... esta semana tiveram direito a bónus. Mas nunca falam da arbitragem, claro.
'lhaços...


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:29
Já tiveram direito a prenda natalícia, duas semanas antes da data. Este ano o Pai Natal e as renas chegaram mais cedo à Luz.


De anonymous a 11 de Dezembro de 2016 às 22:43
Aconteceu na Europa e também em Portugal. Jogaram como nunca, perderam como sempre...

E, também como sempre, quando perdem, a culpa é dos malandros dos árbitros. Quando ganham é sempre mérito dos jogadores e do treinador.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 00:36
Toda a gente sabe que este ano só houve más arbitragens na Luz, no Benfica-Setúbal, e nos Barreiros, no Marítimo-Benfica.
Tudo o resto foi excelente até agora.


De Simão a 11 de Dezembro de 2016 às 22:53
Depois de ouvir as declarações de Jorge Jesus após o jogo, sou obrigado a concluir que já começa sentir o chão a fugir-lhe debaixo dos pés. De facto, começa a ser cada vez difícil justificar o vencimento que aufere, face aos sucessivos fracassos da equipa.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 09:10
Bom é ter um presidente que não recebe ordenado. E conseguir "vendas" de 16 milhões em que só 9 milhões chegam aos cofres do clube.
http://www.elmundo.es/deportes/football-leaks/2016/12/10/584b2043e2704e0c568b45c2.html


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 09:30
É preciso descaramento. Alguém que pertence ao clube de maior passivo em Portugal preocupar-se com o ordenado do nosso treinador. Basta o ordenado mensal do Carrillo, do Taarabt e de mais um ou outro turista carnidense, para ser superior ao vencimento de Jesus.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 11:09
Um clube que "vende" por 16 milhões e só "recebe" 9, dando assim azo a investigações da imprensa internacional.
http://www.elmundo.es/deportes/football-leaks/2016/12/10/584b2043e2704e0c568b45c2.html


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 11:26
Vende por 16, recebe 9 e 7 são para vouchers.


De Anónimo a 11 de Dezembro de 2016 às 22:57
E o resto, caro Pedro Correia?
Até quando, nos vamos limitar a este tipo de análise. Já antes sabíamos que existia o estado lampiônico ou de lampionagem para efectuar a rima que se coaduna!
E o cérebro, o mestre da táctica?
Bem sei, que esta não é a noite para extrair tais conclusões mas branquear os cinco pontos de distância para aquela equipa, a eliminação da Europa e sabe Deus o que mais irá vir...
NÃO!
Bruno de Carvalho e Jorge de Jesus
RUA!


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:31
Não devemos mandar ninguém para a rua em tempo invernoso. Demasiado frio para isso.


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 09:37
Oh Anónimo. Vocé está carregado de razão. O Bruno de Carvalho à frente da baliza, falhou rotundamente e depois aquele centro desajeitado também foi muito mau. Eu por mim, prefiro o Gelson ao Bruno. Acho que você prefere o Godinho ao Bruno. Gostos !!!


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 11:09
Certos anónimos andam a sentir falta do croquete. É a altura de recomendar-lhes que experimentem uma chamuça, para variar.


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 11:29
Gostam de comer à borla e não olham aonde (carnide)


De Francisco Vasconcelos a 11 de Dezembro de 2016 às 22:59
oh Pedro a doença deles é tão grave que o domingos amaral, na TVI 24, disse que penalty é o que o árbitro marca e não o que achamos. Se calhar se o árbitro achou que não é, é porque não é.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:32
Domingos Amaral é um romancista, Francisco. Confunde factos com enredos de ficção.


De Romão a 12 de Dezembro de 2016 às 10:42
O Domingos Amaral é romancista? Nah...é um ghost-writter.

SL


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 11:11
É romancista, mas só aos Domingos. Eheheh.


De João Siva a 11 de Dezembro de 2016 às 23:01
Sou benfiquista, estive no estádio mas estou envergonhado por termos vencido desta forma, a jogar como equipa pequena e ajudados pelo árbitro.


De Sérgio a 12 de Dezembro de 2016 às 00:10
João Siva? Benfiquista? LOL. Até parece que o árbitro errou só a favor do Sporting. A jogada do primeiro golo do Benfica é muito bonita. Um adepto tem que ter orgulho na equipa que tem executantes desta qualidade. Se reparar, o Gonçalo Guedes é completamente atropelado pelo Ruben Semedo. Como esta, há uma série de entradas dos jogadores do Sporting merecedoras de cartão amarelo que o árbitro perdoou. E a condição física do Adrien e do Gélson? Estar com "gripe" dá cá uma pujança física!
O que acho é que é vergonhoso uma equipa ter jogado como jogou na Polónia só para ganhar o seu jogo do ano, o jogo contra o Benfica. Afinal o plano falhou.
Apesar dos lesionados, o Benfica ainda está em todas as competições e é a única que depende só de si para ser campeã.


De LEOA MARIA a 12 de Dezembro de 2016 às 00:47
"A jogada do primeiro golo do Benfica é muito bonita. Um adepto tem que ter orgulho na equipa que tem executantes desta qualidade"

Orgulho???? Executantes de grande qualidade??? Está a falar do Jorge ladrão??? Só pode, pois foi este roubo que deu origem ao tal 1º golo...

SL


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:36
Registo com muito agrado o seu desportivismo, caro João Silva. Você ilustra bem a diferença entre um benfiquista e um lampião.


De Sérgio a 12 de Dezembro de 2016 às 11:00
Caro Pedro Correia,
Acha mesmo que o João Silva é benfiquista? mas é "Siva" ou será "Silva"? Ou terá inventado um nome?
Noutros jogos este árbitro tem perdoado vários penalties a equipas contra as quais o Benfica joga. Perante as anteriores exibições deste árbitro em jogos do Benfica, era mesmo este árbitro que o Sporting queria. Neste jogo, antes da bola nas mãos do Pizzi, ele parou uma jogada muito perigosa do Gonçalo Guedes. Um grande erro dele. O golo do Sporting surge de uma falta que ele assinalou ao contrário. E agora comparem as decisões de bola na mão em outros jogos recentes do Sporting, por exemplo contra o Legia ou contra o Porto. Afinal as decisões foram todas iguais, tanto a favor como contra. Mas compreendo, agora já jeito justificar esta derrota com a arbitragem.
Como benfiquista não fico envergonhado por ganhar o jogo jogando em contra-ataque e tendo grandes defesas do meu guarda-redes. O que me envergonha são os papéis atirados para dentro do campo. Isso, sim, condeno fortemente.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 11:12
Registo a sua condenação sem ambiguidades do acto antidesportivo cometido por largas dezenas de adeptos do SLB ontem na Luz.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:36
"Muito bonita", a jogada do Pizzi: o rapaz tem futuro na selecção de andebol.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:58
"A jogada do primeiro golo do Benfica" que encheu de orgulho o leitor Sérgio é iniciada com uma bela jogada de andebol do rapaz Pizzi.


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 09:41
Posso fazer uma pequena adenda ? O carnide só depende de si para ser campeão .....e dos apitadores. Agora já gosto mais.


De Simão a 12 de Dezembro de 2016 às 00:15
Os italianos, em 1982, também ficaram envergonhadissimos de ser campeões do Mundo, a jogar em contra-ataque.
Os portugueses, este ano, também ficaram envergonhadíssimos de ser campeões da Europa, a jogar com pontapé para a frente, tudo ao monte e fé em Deus...
...
Mas está bem, para não passares vergonhas, quando chegarmos a Maio ficas dispensado de ir ao Marques...


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:37
Quem é o Marques? O teu vidente?
Diz ao gajo que ele anda com a bola de cristal embaciada.


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 09:46
Eis a pequena diferença. Os italianos era pontapé para a frente e fé em Deus. O carnide, é pontapé para a frente e fé nos apitadores


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 10:41
O exemplo do leitor Lampião é mal escolhido. Embora a Itália tenha vencido o Mundial de 1982, a selecção que continua a ser lembrada desse campeonato do Mundo é a brasileira, que praticou o melhor futebol de que há memória e nem à final chegou.


De JM a 11 de Dezembro de 2016 às 23:31
Hoje era impossível ganharmos. Uma equipa de arbitragem que num jogo não marca dois penaltys claríssimos a favor de uma equipa (Sporting), influência o jogo e o resultado. Desde o 1 minuto que se viu a dualidade de critérios. A equipa do Sporting esteve bem, foi dona do jogo do principio ao fim. O Benfica jogou em contra-ataque perante a superioridade do Sporting. A equipa no geral esteve bem, perdeu algumas boas oportunidades, lutou sempre e com uma arbitragem isenta, ganharia o jogo. SL


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 08:46
Um golo oferecido ao Guimarães. Artur Soares Dias.

Um penálti perdoado ao Nacional. Cortesia: Vasco Santos.

Dois golos roubados frente ao V. Setúbal. Cortesia: Rui Costa.

Um golo oferecido ao Benfica e dois penáltis perdoados à mesma equipa. Cortesia: Jorge Sousa.


De Carlos Silva a 12 de Dezembro de 2016 às 09:50
Roubo em roubo, enche o galináceo o papo


De António a 12 de Dezembro de 2016 às 10:29
Curioso que todos os antigos arbitros, os que de facto percebem da coisa e que comentam nos jornais e na internet, afirmam em unanimidade que os lances de Pizzi e Semedo não são penalti.
Mas em enfim cada um vê aquilo que quiser !!!

http://casos.pt/game/297/

http://foradejogo08.blogspot.pt/2016/12/benfica-sporting-marco-ferreira-pede.html#more


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 10:39
Esse árbitros, pressionados pela hora de fecho dos jornais, analisaram os lances com base nas imagens disponibilizadas pela BTV durante o jogo e respectivos resumos.
Só mais de hora e meia após o desafio, o canal de TV do Benfica, que tinha 16 câmaras no estádio, disponibilizou enfim as imagens alternaticas, que tornavam inequívocos os penáltis - nenhuma delas inserida nos resumos do jogo.
Apesar disso, e ao contrário do que você diz, ex-árbitros como Duarte Gomes e Marco Ferreira concluem sem reservas que houve uma (ou duas) grande penalidade(s) por assinalar.


De Francisco Chaveiro Reis a 12 de Dezembro de 2016 às 12:22
O facto é a derrota se mantêm e nada se fará.

Já sabemos como o que contamos e assim sendo, não podemos falhar tantos golos como fizemos ontem.

Nada está perdido.


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 21:55
É isso, Francisco. E - de facto - nada está perdido.


De Leão de Queluz a 12 de Dezembro de 2016 às 17:59
Futebol deve ser espetáculo, o Pedro Correia trouxe ao Blog a seleção brasileira de 1982; ainda hoje os brasileiros, penta campeões mundiais, falam dessa equipa com saudade, para eles, a melhor de todos os tempos. Foram eliminados pela Itália, injustamente; valeram os golos do Paolo Rossi, que segundo os brasileiros estava sempre na "mamadeira".
Faz lembrar o que aconteceu ontem...... mas no jogo do Mundial não houve influencia da arbitragem.

SL


De Pedro Correia a 12 de Dezembro de 2016 às 21:56
De facto, a selecção de Zico, Falcão, Sócrates, Éder e Cerezo foi bem superior à de Rossi i tutti quanti.
Nem sempre quem ganha é o melhor. Como o Mundial de 1982 bem demonstrou.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Frases eternas (2)

Postal aos nossos jogador...

O berço do campeonato

Mais do que desporto

Frases eternas (1)

Leoas às sextas

Ética - a morosidade da (...

A voz do leitor

264 visualizações por hor...

A primeira de muitas....

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

jogadores

benfica

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

formação

humor

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds