26 Nov 16

Segunda vitória consecutiva do Sporting, segundo jogo seguido sem sofrermos golos. Fomos ao Bessa, onde há um ano tínhamos empatado a zero, vencer o Boavista. Vitória pela marca mínima, 1-0, mas suficiente para nos garantir três pontos. Bom desfecho de uma exibição categórica do onze leonino num estádio tradicionalmente difícil para qualquer equipa.

O resultado foi construído na primeira parte, novamente por Bas Dost, completando exemplarmente uma jogada genial de Gelson Martins - de novo o melhor elemento em campo. O jovem extremo direito fintou três adversários e cruzou na perfeição para a cabeça do internacional holandês.

Já antes Dost tinha rematado ao poste, logo aos 8', muito bem servido por Joel Campbell, que repetiu a titularidade: Jorge Jesus preferiu deixar no banco outro costarriquenho, Bryan Ruiz, que só entraria aos 60'.

No segundo tempo, destaque para um tiraço de Bruno César à barra: iam decorridos 73' e apesar de a bola não ter entrado era um sinal evidente de que o Sporting, quatro dias após ter defrontado o Real Madrid em Alvalade, estava de boa saúde física e anímica. Deixando para trás o fantasma dos maus resultados após cada jornada europeia.

Continuamos a depender só de nós na Liga 2016/17. Apenas isso interessa.

 

............................................................................

 

RUI PATRÍCIO (5). Teve muito pouco trabalho mas cumpriu nas raras ocasiões em que foi chamado a intervir. Protagonizou um lance polémico ao entrar na baliza com a bola dominada, mas sem que esta cruzasse a linha de golo.

SCHELOTTO (5). Substituiu João Pereira como lateral direito titular. Não pareceu em boa condição física, como viria a confirmar-se logo a abrir a segunda parte, quando se lesionou por aparente má colocação do pé.

COATES (7). Impõe-se cada vez mais como um dos melhores centrais do campeonato. Outra exibição categórica, em que não se limitou a defender: também foi à frente, apoiando bem os seus colegas. Grandes cortes aos 44' e 80'.

RÚBEN SEMEDO (6). Ganhou muitos confrontos individuais, exibindo-se com a autoconfiança que todos lhe conhecemos. Abusou por vezes do contacto físico, mas não no lance em que foi muito mal expulso, aos 83'.

MARVIN (6). Com poucos rasgos, mas sem deslizes. O holandês desta vez mostrou-se mais maduro e tranquilo. Protagonizou uma grande jogada individual aos 64'. Soube queimar tempo, com inteligência, no período extra final.

WILLIAM CARVALHO (7). Fez rolar a bola sempre controlada e transformando o nosso meio-campo numa muralha defensiva. Excelente lance individual aos 52' na grande área. Quase toda a construção passou por ele.

ADRIEN (7). O complemento ideal de William: formam ambos a melhor parceria de médios do futebol português. Eficaz a recuperar bolas, arguto a dar sequência aos lances, com uma grande visão de jogo. Acabou quase esgotado.

BRUNO CÉSAR (7).  Começou como segundo avançado, depois descaiu para a ala. Em qualquer lugar jogou com garra e brio. A sua "bomba" à barra merecia ter sido golo. Sacrificado aos 85': teve de sair quando Rúben foi expulso.

GELSON MARTINS (8).  De novo o melhor em campo. Falhou o golo aos 22', a passe de Bas Dost. Mas fez tudo o resto muito bem: desequilibrou, assistiu para o golo do holandês (25'), serviu Bruno César na bomba à barra (73').

CAMPBELL (7). Merece ser titular e o treinador recompensa-o. Veloz e dinâmico, serviu Bas Dost, que atirou ao poste (8'). Grandes trocas posicionais com Gelson e Bruno César, baralhando o bloco defensivo rival. Substituído aos 60'.

BAS DOST (7). Foi contratado para marcar golos e tem vindo a cumprir: o cabeceamento certeiro aos 25' valeu três pontos à equipa. Ainda rematou ao poste e teve boas movimentações em várias áreas do terreno.

JOÃO PEREIRA (5).  Entrou aos 47', rendendo o lesionado Schelotto. Foi bastante mais contido do que noutros desafios, talvez lembrando o cartão vermelho recebido quatro dias antes frente ao Real Madrid em Alvalade.

BRYAN RUIZ (5).  Substituiu Campbell aos 60', numa altura em que o treinador pedia à equipa maior contenção de bola. Cumpriu a missão no ritmo pausado a que já nos habituou mas sempre com bom toque de bola.

PAULO OLIVEIRA (-).  Entrou aos 85', colmatando a súbita vaga de Rúben Semedo. Jogou o tempo suficiente para ajudar a conter a previsível investida final do Boavista, que não passou de breve fogacho.


comentar
42 comentários:
De VideoVasco a 26 de Novembro de 2016 às 22:38
O Patrício esteve tão bem que conseguiu "defender" uma bola dentro da baliza. Excelente exibição.


De Pedro Correia a 26 de Novembro de 2016 às 23:06
O melhor guarda-redes da Europa. Você já votou nele? Ainda vai a tempo.


De Carlos Silva a 27 de Novembro de 2016 às 14:31
Acho que o José Nuno já votou no Rui


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 15:55
Dizem-me que até votou duas vezes. Estava a ver tudo a dobrar.


De rudolfodias a 27 de Novembro de 2016 às 00:57
E para além disso, quando pensava que um cruzamento ia para fora, foi ao poste. Excelente ao desviar a bola com o olhar.
Merece sem dúvida ser nomeado como o guarda redes número 1 para o Watts do Eurosport.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 08:33
Excelente, excelente, excelente é o vosso Júlio César, que encaixou quatro ameixas do Nápoles.

Fenomenal, fenomenal, fenomenal é o vosso Ederson, que acaba de encaixar três papaias do Besiktas (avé, Quaresma!) em 45 minutos.

Nunca acabem!


De rudolfodias a 27 de Novembro de 2016 às 13:24
Caro Pedro Correia, pelo menos uma vez na vida responda concretamente a uma pergunta sem subterfúgios de qualquer espécie: Qual acha que seria o valor que o mesmo clube necessitado de um guarda redes, estaria disposto a dar pelo vosso Patrício ou pelo nosso Ederson?


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 13:39
Comparar um campeão da Europa, eleito melhor guardião do Euro-2016, com um guarda-redes sem currículo é comparar o incomparável.
A pergunta, portanto, não justifica resposta.


De Carlos Silva a 27 de Novembro de 2016 às 14:47
Lembro-me de um extraordinário frangueiro da Luz que foi vendido por milhões. O curioso desta história, é que ninguém foi preso.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 15:53
Era tão extraordinário que foi vendido duas vezes ao mesmo clube. Coisa nunca vista.


De Carlos Silva a 27 de Novembro de 2016 às 18:02
Nada de anormal...ele era do signo gémeos, dividindo a baliza pelos dois, portanto duas vendas.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 18:07
Signo gémeos? Ó diabo: então volta e meia, em vez de ver a dobrar, vê a quadruplicar.


De Carlos Silva a 28 de Novembro de 2016 às 07:21
Então ele não era frangueiro ! Tinha era azar. Atirava-se sempre para a bola errada. Era mais um guarda redes virtual (tal como o dinheiro envolvido na venda ). Tudo virtual.


De Pedro Correia a 28 de Novembro de 2016 às 09:33
E não esqueçamos o Vera.


De Carlos Silva a 28 de Novembro de 2016 às 09:49
O grego Diógenes, andava à noite pelas ruas de Atenas com uma lanterna acesa, à procura de um homem honesto (creio que ainda hoje andará por aí). Eu ando à procura de quem contratou o Vera.


De Carlos Silva a 27 de Novembro de 2016 às 14:35
Bom, prémio é só para o Golden Bébé. Prémio financiado pelo Mentes.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 16:00
Não é financiado pela Cerelac?


De Carlos Silva a 27 de Novembro de 2016 às 14:29
Que grande olho !


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 15:54
Eles têm sobretudo um enorme cotovelo. Inchadíssimo de tanta inveja dos nossos campeões europeus.


De Simong2 a 26 de Novembro de 2016 às 22:40
Belo jogo, bela vitória.


De Pedro Correia a 26 de Novembro de 2016 às 23:02
Exibição superior ao resultado. Mas o essencial foi feito. E acabamos de ganhar mais dois pontos nesta jornada com o empate imposto ao Porto no Restelo.


De Simong2 a 27 de Novembro de 2016 às 00:29
Sim, mas cuidado com o Porto. O Porto está a crescer e os jogadores são muito solidários e quem o diz é o treinador deles e o homem tem ar de saber o que está a dizer. E mais: se a gente não compreende tão superior charla, ele faz-nos um desenho.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 08:34
Ver um jogo do Porto é um excelente remédio contra as insónias. Como eu próprio confirmei ontem à noite.


De Simong2 a 27 de Novembro de 2016 às 08:41
Algo está a mudar no Porto: o treinador apareceu na tv sem óculos.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 08:45
Mas mantém o ar tranquilo e o tom de voz bom para embalar crianças. Tinha ontem motivos para estar satisfeito: o FCP conseguiu segurar o zero-a-zero, aguentando as investidas dos "pastéis".


De Luis Moreira a 27 de Novembro de 2016 às 02:50
Coates, Adrien, Gelson, não vejo melhor em toda a Europa

Semedo, William, Bruno César, Rui e Ruiz não vejo melhor em Portugal

Bas Dost, há por aí alguém com mais golos marcados ?

Temos tudo para ser campeões


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 08:35
E só dependemos de nós próprios.


De leão verde a 27 de Novembro de 2016 às 10:49
Tudo, nao. Falta a APAF querer ser neutra. Com a neutralidade da APAF seremos certamente campeos. O problema eh que antes comiam fruta e agora servem-lhes a refeicao completa e a discricao.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 12:40
'Vouchers'. E agora com o Natal à porta dá sempre jeito umas refeiçõezitas para aconchegar o estômago.


De rudolfodias a 27 de Novembro de 2016 às 13:27
Leão esverdeado-56 anos--comentário-refeições- Benfica.
Não lhe sai da cabeça!


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 15:54
Alguém sabe dizer-me o resultado do Bayern?


De SportingSempre a 27 de Novembro de 2016 às 12:13
Como as notas reflectem foi uma equipa homogenea, com todos os jogadores que entram de início, num bom nível.

Temos que concordar que o Marvin tem melhorado gradualmente, já esteve melhor contra o Real Madrid e ontem. Mais concentrado a defender usando bem o físico e ataca mais criteriosamente.

E o Campbell está finalmente a justificar a sua vinda.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 12:39
Sim, o Campbell confirma que é mesmo reforço. Tal como Bas Dost e André já tinham demonstrado.
Elias, Markovic, Petrovic, Alan Ruiz, Meli e outros, até agora... bola.


De VideoVasco a 27 de Novembro de 2016 às 13:48
Sofrer 3 golos do Besiktas é realmente uma vergonha. Mas sofrer 3 do Skenderbeu e ainda ser expulso por ser azelha não envergonha ninguém.

Mas quem gosta do Patrício é o Cardozo, nunca o esqueceu. E o Patrício também diz "não esqueço o Óscar, ninguém me marcou tanto..."

Mas aquele golo do Luisão para a taça é dos melhores para demonstrar a categoria do Patrício. A bola em slow-motion a passar-lhe entre as mãos e as pernas. Qual Buffon, Patrício é o maior. Lol

Li um comentário a dizer que o Sporting "tem tudo para ser campeão". Tem 4 ou 5 jogadores melhores da Europa(lol), mais 4 ou 5 melhores de Portugal(lol) e mais não sei o quê. Normalmente quando falam assim, encostam logo a seguir outra vez, é bom sinal que não aprendam nada.

Eu diria que o Sporting a 5 pontos do Benfica tem tantas chances de ser campeão como com 7 pontos de avanço... quase nulas. Não estão habituados a estas lutas. Mas têm boas hipóteses na luta com o Braga pelo segundo lugar.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 13:54
Estão neste momento com dois pontitos de vantagem. Só.
Preparem-se para perder o dérbi.
Já estão a tremer nessa expectativa, como ficou bem patente na borrada que fizeram na segunda parte contra o Besiktas.
Antes do jogo começar já foram derrotados psicologicamente.
Faltam apenas 14 dias.


De VideoVasco a 27 de Novembro de 2016 às 14:19
Na época passada eram 7 de atraso, e foram anulados na vossa própria casa. Que tremendo supositório. Não percebo porque insistem em argumentar, vocês com o Benfica ficam sempre por baixo por mais voltas que tentem dar. As coisas são o que são.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 16:01
Que tremendo supositório.
Estão neste momento a pensar os dirigentes do Bayern, que já perceberam o enorme barrete que enfiaram.


De Anónimo a 27 de Novembro de 2016 às 17:27
Perceberam tarde, agora tem que fazer como alguém que compra um mau carro mas diz maravilhas do mesmo para não ficar mal visto. O presidente do Bayern deve ter cuidado com "abola", porque já estão na calha outros BARRETES.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 18:12
Maior barrete só o que o SLB enfiou ao contratar o Djaló peruano.


De Leão de Queluz a 27 de Novembro de 2016 às 17:47
O Bayern ganhou 2x1 ao Bayer Leverkusen, mas o RS não calçou; os objetivos começam a ficar tremidos.


De Pedro Correia a 27 de Novembro de 2016 às 18:09
O pequeno génio continua sem calçar. Se calhar anda com calos nos pés.


De Anónimo a 28 de Novembro de 2016 às 19:16
Matheus Pereira sucessor de Gelson?

Há tempos um lampião perguntou : quem é esse tal de Gelson? não o vi na bola e no record(as bíblias dos carnidenses)!
Avisa-se o lamparina que comesse a fixar este nome, Matheus Pereira.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Rescaldo do jogo de hoje

Mafiosos

O debate na blogosfera le...

Os nossos comentadores me...

De quem gostam os nossos ...

O melhor espanta-moscas d...

[Pub.] Braga, amanhã, às ...

Alguém ficou com dúvidas?

Abecedário do debate de o...

Leoas às sextas

Arquivo

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

vitórias

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

eleições

godinho lopes

ler os outros

clássicos

árbitros

golos

euro 2016

nós

futebol

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

formação

humor

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds