17 Nov 16

BETO (4). Não começou bem esta sua segunda actuação no regresso ao Sporting, sofrendo um golo logo a abrir. Acabou por não fazer uma defesa ao longo do jogo, o que não deixa de ser ingrato.

ESGAIO (6). Boa partida, nesta estreia na Liga 2016/17. Muito dinâmico e bem entrosado com a ala ofensiva. Revelou maturidade e vontade de mostrar serviço. Cruzamentos bem tirados aos minutos 28 e 41.

PAULO OLIVEIRA (6). Com pouco trabalho na linha defensiva, pôde avançar no terreno, nomeadamente nas bolas paradas. Com sucesso: ao minuto 21, com um bom cabeceamento na sequência de um canto, empatou a partida.

DOUGLAS (5). Parece lento e algo apático. Tentou utilizar a sua altura (1,92m) como factor desequilibrador nas bolas paradas. Sem o conseguir. Derrubado em falta aos 40': ficou um penálti por marcar.

JEFFERSON (5). Mal soara o apito inicial, já estava a sofrer um golo nascido na sua ala, tendo sido ultrapassado pelo adversário. Redimiu-se ao marcar muito bem o canto de que resultou o nosso golo inicial, aos 21'.

ADRIEN (7). É sempre uma mais-valia para a equipa, desequilibrando o meio-campo a nosso favor. Chamado a converter um penálti, aos 47', não falhou. Assistência para o terceiro golo, marcado por Bruno César.

ELIAS (4). Titular no meio-campo, andou semi-escondido durante parte da partida, sem abrir as linhas de passe que a sua posição requeria. Parece incapaz de fazer lançamentos em profundidade. Faltou-lhe inspiração.

BRUNO CÉSAR (8).  Grande partida do brasileiro, que parece dono de um fôlego inesgotável. Ganhou um penálti (47'), marcou um golo (62'), deu outros dois a marcar (79' e 82') e ainda fez a bola embater na trave (87').

MATHEUS PEREIRA (5). Muito voluntarioso, com bons pormenores técnicos, chegou a marcar um golo - aos 25' - que seria anulado por fora de jogo posicional de Castaignos. Uma exibição que soube a pouco. Substituído aos 65'.

ALAN RUIZ (4). Disparou um tiro ao poste esquerdo da baliza do Praiense, aos 14'. Prometia, mas não cumpriu. Muito desgarrado da equipa, demasiado individualista, continua sem marcar pelo Sporting. Ainda não foi desta.

CASTAIGNOS (4). De um ponta de lança espera-se que marque golos. O holandês continua sem marcar. E desta vez até jogou a titular, mas nem isso lhe deu mais confiança. Golos falhados aos 9' e aos 53'. Deu lugar a André aos 78'.

GELSON MARTINS (6).  Jesus procurou poupá-lo para o confronto frente ao Real. Mas acabou por fazê-lo entrar, aos 65'. Poucos criam desequilíbrios como o jovem internacional: aos 78' protagonizou um dos lances mais belos do jogo.

ANDRÉ (7). Está em momento de sorte, que deve ser aproveitada da melhor maneira. Entrou aos 78', substituindo Castaignos, e marcou logo no minuto seguinte. Aos 88', repetiu a dose. Pode-se pedir mais a um ponta de lança?

MELI (5).  Desfeito o tabu: o argentino afinal é aposta de Jesus. Aposta tardia: só entrou aos 83', rendendo Adrien. Tempo suficiente para exibir boa técnica com dois passes longos. Quase só deu para isso.


comentar
18 comentários:
De Edmundo Gonçalves a 18 de Novembro de 2016 às 01:33
Ora cá vai:
Beto - Ainda nem tinha as luvas calçadas e já tinha uma bola dentro da sua baliza. Ingrato, para quem poderia ter ido de imediato tomar banho, já que não foi mais solicitada a sua presença na baliza.
Esgaio - Aquilo que por aqui tenho defendido, é de que deveria ser utilizado na esquerda, mas ainda assim esteve muito bem na direita.
P. Oliveira - Tem lugar na defesa, esteve muito bem, marcou um belo golo, como mandam os livros.
Douglas - Denotou falta de ritmo competitivo, mas nunca comprometeu.
Jefferson - Em nítida baixa de forma e com falta de ritmo gritante. Valeu-lhe Bruno César.
Adrien - Duas partes distintas: A primeira completamente "fora dela", a segunda o Adrien a que nos habituou, a fazer jogar toda a equipa.
Elias - Hoje gostei de o ver. Colmatou bem a "ausência" de Adrien, na primeira parte. Na segunda ensaiou três ou quatro passes de rotura com muita qualidade. Tapou muitas vezes a falha de Jefferson. Bastante útil, hoje.
Bruno César - O nosso melhor, não é preciso dizer mais.
Matheus Pereira - Perdeu uma bela oportunidade hoje. Perdeu-se em rodriguinhos desnecessários, quando o que deveria ter feito era fazer jogar. Pode ser bem melhor do que foi hoje.
Alan Ruíz - Quem?
Castaignos - Grande, mas não grande coisa.
Gelson - trouxe velocidade, mas sinceramente não percebo porque entrou.
André - Marcou dois golos, em dois remates, pode-se pedir melhor a um avançado?
Meli - Afinal existe mesmo!


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 07:57
Fiquei com a ideia de que o Adrien entrou em campo com a intenção de poupar-se o mais possível para o jogo de terça. E só carregou as pilhas quando percebeu que sem ele a fazer de dínamo, como de costume, a equipa poderia sofrer um enorme susto.
Não por acaso, só conseguimos colocar-nos em vantagem ao minuto 47. Demasiado tempo.

Concordo contigo: o Matheus abusou dos rodriguinhos. Confesso aliás que sou cada vez menos adepto desse tipo de futebol brinca-na-areia que sempre teve cultores em Alvalade e tanto seduz grande parte dos nossos consócios.
Eu gosto de um futebol prático, rectilíneo e colectivo - um futebol que ficou bem plasmado com o magnífico golo do Praiense: bastaram dois toques, um dos quais do guarda-redes.
Matheus, com vontade de mostrar serviço, quis imitar Gerson. Mas o original é sempre preferível à cópia. Em técnica individual, Gelson é hoje o melhor jogador do campeonato português. Não é por aí que o Matheus chega lá.


De bonito a 18 de Novembro de 2016 às 07:05
O Jeff é muito bom a cruzar. Uma defesa a 3 com Jefferson a lateral, porque nao?
O fora-de-jogo ao castaignos foi mal marcado. Só pode ser foradejogo se ele toca na bola, e nao me pareceu que tenha tocado.


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 07:51
Não me pareceu mal anulado. O jogador não precisa de tocar na bola para ser sancionado por fora de jogo posicional. Falhanço do holandês, incapaz de perceber que: (1) estava deslocado; (2) não tinha possibilidade de chegar à bola; (3) Matheus chegaria lá.


De david a 18 de Novembro de 2016 às 17:01
Fez-se à bola para marcar, mas falhou por pouco e sem tocar no esférico. Contudo ao fazer-se à bola influenciou a jogada. Fora de jogo bem assinalado.

Aliás, este ano há um lance em fora de jogo claro do qual resultou o golo do Setúbal no empate com o Benfica na Luz, lance esse que a UEFA está a mostrar a árbitros para se evitar cometer erros dessa natureza.


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 17:11
Este fora de jogo foi bem assinalado. Ao contrário dos três lances de ataque anulados ao Sporting por pretensa deslocação.


De Corvo a 18 de Novembro de 2016 às 09:52
Lindo, emocionante foi a volta ao Estádio em aclamação.
A emoção foi de tal magnitude que até se esqueceu de ir fumar para os lavabos.
Durem sempre.


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 10:23
Começo a acreditar que a vossa obsessão com o presidente do Sporting tem algo de patológico. A clubite doentia não explica tudo.


De Carlos Silva a 18 de Novembro de 2016 às 13:09
O que os diferencia, é que um expõem-se às multidões, outro manda bocas no recato. Aliás, ainda sobre o castigo do nosso sócio Vieira, não são as palavras dele que me chateiam, mas sim o tom.
As palavras só demonstram aquilo que todos sabemos que ele costuma fazer "no recato" dos telefonemas. Escolhe os apitadores... este não, aquele sim. Com aquela vocação de restaurante, o nosso sócio escolhe por cardápio. Hoje apetece-me um capela bem passado.


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 14:20
Coitado. Recebeu uma pesadíssima pena de dois meses por ter chamado ladrões aos árbitros.
É injusto.


De Carlos Silva a 18 de Novembro de 2016 às 15:28
Pedro, aqui para nós que que ninguém nos ouve... eu confesso que penso o mesmo que o nosso sócio Vieira. São todos uma cambada...


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 16:19
Direi mesmo mais: são uma manada compulsiva.


De Leão de Queluz a 18 de Novembro de 2016 às 18:38
Elias está a jogar fora da sua posição ; não é trinco mas como dizem no Brasil, volante(médio ofensivo). Se bem aproveitado pode ser útil. Mas não é um Adrien.
André, nos poucos minutos que tem jogado, é o 2º melhor marcador do Sporting. Tem grande capacidade de antecipação, os golos parecem fáceis, mas quem anda lá dentro sabe que não é assim. Está melhor fisicamente e poderá ,também, ser muito útil. É o tipo de jogador brasileiro : "bobeou, bobeou, meto lá dentro"( distraiu-se, pumba..). Em jogos importantes um jogador destes, descontraído, faz a diferença, dificilmente falha golos de baliza aberta.

As coisas estão a sair como JJ antecipou quando disse precisar de tempo para integrar os reforços. A máquina começa a carburar.

SL


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 22:39
Concordo consigo, Leão de Queluz. E vou destacar o seu comentário. Merece.


De Anónimo a 18 de Novembro de 2016 às 18:54
A UEFA também está a mostrar as cotoveladas do Golden(época 2015/2016).


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 22:38
Já vai tarde. O rei dos cotovelos já merecia há vários meses a coroa e o ceptro.


De SportingSempre a 18 de Novembro de 2016 às 20:51
As notas são consensuais, as exibições foram o que foram atendendo também a que Jesus montou uma equipa com alguns jogadores com que não conta e outros que teima em utilizar fora do lugar mais adequado às suas características.

A substituição de Matheus por Gelson foi escusada, o resultado estava garantido, obviamente que Gelson está já a outro nível, mas Matheus vinha de vários jogos como o melhor da B, tinha marcado um golo bem anulado e, sem rotinas com os companheiros, estava a mostrar a qualidade dos seus pés e fazer pela vida. Jesus deixou de contar com ele definitivamente ? Se não é, parece. Porquê ?

Esgaio foi utilizado a defesa direito, ele é médio interior direito na B, para defesa direito existe o Schelotto e querem renovar (!!!) com o J.Pereira. Jesus deixou de contar com ele definitivamente ? Se não é, parece. Porque não foi emprestado no início da temporada então ?

Meli entrou a 5 mn do fim. Um ex-titular do Boca Juniors e potencial suplente do Adrien. Jesus deixou de contar com ele definitivamente ? Se não é, parece. Porque veio então ?

A.Ruiz continua a ser colocado a 10. Recebe a bola, dá 2 passos e já está cercado por adversários. Perde a bola ou faz falta. Quando lhe dão espaço tem a melhor remate de meia distância do plantel e faz aberturas em diagonal bem feitas. O problema é que espaço e tempo não tem. Não poderia ser utilizado como interior direito ?

O Castaignos parece o Slimani... fisicamente... peso, altura, etc...

Ficaram as boas notícias do B.Cesar (melhor em campo), P.Oliveira (golo), do André (2 golos).


De Pedro Correia a 18 de Novembro de 2016 às 22:49
Subscrevo quase na íntegra os seus apontamentos sobre este jogo. Parecem-me justos e pertinentes.
De qualquer modo, julgo que as boas notícias superam as más. Temos Paulo Oliveira recuperado e a marcar, André renascido como ponta de lança, Bruno César como um todo-o-terreno da equipa.
Várias boas notícias num jogo só.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Programa eleitoral, II

Programa eleitoral

Aqui estamos de novo

Boas notícias

Serenidade

Os nossos comentadores me...

Debater o Sporting.

É tão bom estarmos a disc...

Alinhamo-nos agora?

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

vitórias

prognósticos

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

ler os outros

árbitros

euro 2016

golos

clássicos

futebol

comentadores

nós

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds