07 Nov 16

O Sporting regressou às vitórias no campeonato, derrotando o Arouca por 3-0. Uma vitória que se desdobrou em dois outros campos, com o empate entre FC Porto e Benfica no estádio do Dragão e a derrota do Braga frente ao Marítimo no estádio dos Barreiros.

Este triunfo em Alvalade coroou uma exibição convincente e personalizada da nossa equipa, que pela primeira vez nesta época consegue um resultado positivo após uma jornada europeia. Vitória folgada apesar de termos desperdiçado uma grande penalidade - desta vez por falhanço de Adrien, regressado ao onze titular na sequência de uma lesão que o afastou durante um mês dos relvados.

A figura do desafio foi Bas Dost, que marcou dois dos nossos três golos - confirmando-se como o melhor goleador leonino nesta temporada até ao momento e desfazendo quaisquer dúvidas que pudessem subsistir entre os adeptos sobre o seu rendimento enquanto ponta-de-lança. Outro reforço que também já deixou de suscitar reservas é Campbell. Jorge Jesus apostou nele como titular e esta aposta foi bem-sucedida: o internacional costarriquenho marcou um golo e deu outro a marcar.

Agora voltamos a depender só de nós. Só isso interessa.

 

............................................................................

 

RUI PATRÍCIO (5). Foi um mero espectador durante praticamente toda a partida, não tendo chegado a fazer qualquer defesa digna desse nome.

JOÃO PEREIRA (7). Grande partida do nosso lateral direito, que voltou a ser titular. Fez o lançamento lateral que originou o primeiro golo e deu início ao segundo com um excelente cruzamento. Tentou o golo de cabeça, aos 51'.

COATES (5). Fez a assistência para o primeiro golo, de cabeça. Subiu várias vezes à baliza contrária, em lances de canto, e cumpriu no essencial as missões defensivas. Falhou uma intercepção aos 66', que podia ter gerado perigo.

RÚBEN SEMEDO (6). Mais contido do que noutros jogos, participou na construção do primeiro golo. Foi dele a primeira iniciativa marcante, com um excelente passe de ruptura, logo aos 8'.

MARVIN (6). Motivado pela chamada à selecção da Holanda, fez uma das melhores prestações de verde e branco. Atreveu-se várias vezes a construir ataques a partir do seu flanco, cruzando com eficácia.

WILLIAM CARVALHO (6). Foi mais pendular do que em jogos anteriores, beneficiando com o regresso à equipa de Adrien, com quem reparte o essencial da missão construtiva ao nível do meio-campo.

ADRIEN (7). Reapareceu em forma após lesão: exerceu pressão alta, recuperou várias bolas. Foi dele a assistência para o segundo golo leonino e abriu caminho ao terceiro. Exibição só ensombrada por falhar um penálti aos 63'.

GELSON MARTINS (6).  Sem deslumbrar como noutros jogos, voltou a ser um elemento muito eficaz. Não apenas à frente mas também no apoio à defesa. Foi vital para travar um lance com perigo, aos 66', indo à dobra de Coates.

CAMPBELL (7). Titular, demonstrou que merece agarrar a posição de extremo. Marcou o segundo golo, aos 55', com um bom cabeceamento. Quase voltou a marcar, aos 59'. Assistiu Bas Dost para o terceiro, que fechou a conta.

BRYAN RUIZ (5).  Ainda não conseguiu sacudir a apatia que parece tolher-lhe os movimentos nesta temporada. Servido por Adrien, podia ter feito muito melhor aos 57'. Fez um remate bonito, mas inconsequente, aos 67'.

BAS DOST (7). Para que serve um ponta-de-lança? Isso mesmo: para marcar. O internacional holandês cumpriu a missão, marcando por duas vezes. O primeiro logo aos 9', o segundo aos 63'. Já provou merecer o que ganha.

CASTAIGNOS (5). Substituiu Bryan Ruiz aos 76', participando pela segunda vez num desafio do campeonato. Vai ganhando ritmo de jogo e adaptando-se ao colectivo. Sem rasgos criativos, mas com bons apontamentos ocasionais.

BRUNO CÉSAR (5).  Entrou aos 79', substituindo Adrien. Numa altura em que o essencial era segurar a bola, já com o resultado construído. Cumpriu a missão.

ELIAS (-). Rendeu Gelson Martins aos 81'. Ajudou a reter a bola. Mais não lhe era pedido naquela fase do jogo.


comentar
22 comentários:
De Simong2 a 6 de Novembro de 2016 às 23:49
Caro Pedro: acho que vamos ganhar por 3-0 ao Arouca, assente aí e vá por mim.
Boa noite e estou de parabéns.


De Pedro Correia a 6 de Novembro de 2016 às 23:50
Eheheh. Você esta semana foi um homem de pouca fé.


De Simong2 a 7 de Novembro de 2016 às 12:38
"Gato escaldado, alumia duas vezes", lá diz o ditado.

Mas ontem gostei. Foi pena aquele artolas do Porto dar aquele canto. Juro, que quando vi que o gajo fez canto, disse e em voz alta, "aí está o golo do Benfica" e não me enganei. (Não costumo ver jogos dos vermelhos, mas como estavam a perder e faltava pouco...)


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 12:46
E falavam eles do Tonel...


De Luis Moreira a 6 de Novembro de 2016 às 23:51
Isso. Campbell deu hoje uma eficácia ao seu futebol que ainda não tinha mostrado. É possante, boa técnica e tira centros tensos-meio golo.

Ganhamos um jogador


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 00:00
Segundo reforço de qualidade comprovada em Alvalade. O primeiro foi Bas Dost.
Faltam os outros.


De Simão a 7 de Novembro de 2016 às 00:26
Estão à espera de quê?

BRUNO DE CARVALHO FOI ALVO DE TENTATIVA DE AGRESSÃO, dentro do Estádio de Alvalade, e não há aqui um post sobre o assunto?


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 08:26
O povo é sereno. É só fumaça.


De Saraiva de Carvalho a 7 de Novembro de 2016 às 09:14
O director de comunicação do Sporting diz que BRUNO DE CARVALHO FOI ALVO DE TENTATIVA DE AGRESSÃO...
e Pedro Correia diz que é só fumaça?
Será que acha que o Director de Comunicação do SCP é MENTIROSO?


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 09:17
Mentiroso é o vice-presidente lampião Fernando Tavares.
Mentiroso compulsivo.


De SportingSempre a 7 de Novembro de 2016 às 00:30
Tudo está bem quando acaba bem, hoje acabou optimamente porque o Arouca se suicidou com a expulsão, eu salientava o seguinte:

1. Pela primeira vez nesta época Jesus optou por aquilo que já disse que não gosta, um 4-3-3 clássico com Ruiz a 10, um futebol amplo e pressionante, a encostar o Arouca às cordas. Marcámos o primeiro, o Arouca reagiu e andámos ali uns minutos complicados porque a transição ofensiva emperrou um pouco. E o 2º golo tardou e não existiu na 1ª parte. Na 2ª parte, com 11 contra 10, a vitória surgiu naturalmente. Adrien foi substituido pelo seu substituto natural, Bruno Cesar. Finalmente Jesus percebeu ?

2. Pela primeira vez nesta época Campbell mostrou as suas credenciais, e trapalhão num ou noutro lance, foi decisivo para desmontar a defesa do Arouca. Para mim, o melhor em campo, até pela surpresa, já que do Dost não tenho qualquer dúvida.

3. Pela primeira vez nesta época (?) Markovic e Petrovic não foram convocados... Markovic então foi um favor que lhe fez. Pode dar alguma coisa lá mais para a frente. Ou não.

4. Pela primeira vez (?) desde há muito, a incompetência arbitral do Xistra resultou em favor do Sporting, este homem está para o futebol como a GNR está para o trânsito. A arbitragem da Champions passa-lhe ao lado. Também já não vai a lado nenhum. Reforme-se que bem precisa.

5. Pela n-ésima vez esta temporada Marvin, J.Pereira e também Gelson, não fizeram um centro em condições. Vejam o golo do Dortmund ? Não sabem , não treinam, não entendem ? Já chateia...Campbell esteve bem melhor nesse capítulo e o Empis com 19 anos pode dar umas lições...


6. Alguém treina penaltis no Sporting ? Adrien com a lesão não deve ter treinado muitos...


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 08:28
A última pergunta é talvez a mais pertinente. Tanto assim que já a destaquei.


De Schmeichel a 7 de Novembro de 2016 às 09:50
Caro Pedro.

Apenas uma nota sobre o João Pereira... ainda alguém acha que o Schellotto é a melhor opção?! a titulo de exemplo, o lance do vermelho.... também é preciso saber sacar o vermelho, e o JP sabe muito de futebol... a milhas do italiano, que só sabe é correr!
O JP é um jogador que combina bem com o Gelson, tem raça.... merece ser o titular!


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 10:45
Caro Schmeichel. Concordo consigo: o João Pereira é o candidato natural ao lugar. Gosto de o ver assim maduro, sabendo moldar a impetuosidade natural aos interesses da equipa. Fez uma grande partida, aliás reconhecida por toda a imprensa desportiva, e merece manter-se como lateral titular na ala direita.
Alguém aí diz que ele continua sem saber cruzar. Não foi isso que se viu no jogo de ontem, antes pelo contrário.
Isto sem prejuízo de reconhecermos que o Schelotto fez uma grande partida em Dortmund e revelou genuíno espírito leonino ao fazer das tripas coração quando já estava todo esfarrapado, nos últimos dez minutos, e as substituições tinham sido esgotadas.


De Simong2 a 7 de Novembro de 2016 às 15:38
Andava eu em baixa psíquica por causa dos resultados e perguntei pelo João Pereira. A resposta chegou ontem.


De Simong2 a 7 de Novembro de 2016 às 18:56
O Paim da Musgueira é o tal barrete que o Bayern enfiou?


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 21:25
Enfiaram um barrete até aos calcanhares.


De Carlos Silva a 7 de Novembro de 2016 às 11:55
O 12º voltou a estar em grande nível. Sempre em forma. Que nunca nos abandone.


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 12:46
Nós nunca falhamos.


De Carlos Silva a 7 de Novembro de 2016 às 13:07
Acreditando no presidente, acreditando em JJ, acreditando na estrutura do futebol do scp, porque raio não haveria de acreditar na valia dos nossos reforços. O tempo de adaptação pode ser mais ou menos rápido, mas estou convicto que todos irão mostrar a sua valia. Esta é a minha Fé.


De Pedro Correia a 7 de Novembro de 2016 às 14:45
Bas Dost foi o primeiro a conquistar os adeptos.
Campbell já lhe seguiu o exemplo.
Faltam os outros. Vão a caminho.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

E agora, algo verdadeiram...

A obrigação de tudo fazer

A minha costela Jota Jota

Os nossos comentadores me...

Pódio: Bas Dost, Gelson M...

O ponto

Mais um fim-de-semana rid...

O problema

Inaceitável

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

vitórias

prognósticos

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

ler os outros

árbitros

euro 2016

golos

clássicos

futebol

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
114 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds