13 Out 16

BETO (6). Noite com pouco trabalho, embora forçando-o a manter a máxima atenção à dinâmica dos avançados do Famalicão. Defesa difícil aos 33'. Esteve globalmente bem.

JOÃO PEREIRA (5). Falta de confiança? Má forma física? Não pareceu o lateral irrequieto e ousado de outros jogos. Tímido a atacar, algo intranquilo a defender.

PAULO OLIVEIRA (6). Regresso à equipa vários meses depois - e com a braçadeira de capitão. Naturalmente sem a forma desejável. Mas cumpriu no essencial. Bons cortes aos 33' e 55'.

DOUGLAS (6). Estreia absoluta no Sporting - e logo a titular. Parece bem integrado e sabe impor o seu poderio físico. Bom no passe, atento às dobras. Tentou marcar de canto, sem sucesso.

JEFFERSON (4). Nervoso, falhando muitos passes, não parece o jogador que noutras épocas soube conquistar a posição de lateral-esquerdo. Saiu magoado, aos 86'.

PETROVIC (3). Poucos lances lhe saíram bem. Sem capacidade de acelerar jogo, fazendo mais passes para trás do que para a frente, permitiu que o Famalicão progredisse no terreno. Substituído ao intervalo.

ELIAS (5). Substituiu o lesionado Adrien, mas a diferença é tão grande que qualquer comparação é inviável. O brasileiro recupera poucas bolas e não dá intensidade ao jogo. Por vezes parece escondido.

BRUNO CÉSAR (5).  Não voltou a recuperar a forma que demonstrou até ao jogo do Santiago Bernabéu, em que marcou um golo. Precipitado, errando passes, fazendo faltas desnecessárias.

MARKOVIC (6). Marcou o golo da vitória leonina em Famalicão. Com alguma sorte, num lance de ressalto, mas a verdade é que estava lá. Merece nota positiva num jogo muito oscilante.

ALAN RUIZ (4). Mais uma oportunidade desperdiçada. Teve bons pormenores, a espaços, mas pareceu quase sempre desligado da equipa. Nunca conseguiu ser influente. Substituído aos 63'.

ANDRÉ (5). Melhor momento: aos 10', quando atirou à barra, no lance que antecedeu a jogada de insistência de que viria a resultar o nosso golo. Esforçou-se, mas não demasiado. Nada lhe saiu melhor depois disso.

WILLIAM CARVALHO (7). Entrou na segunda parte: Jesus percebeu que o jogo estava longe de ser controlado. Passou a estar com o nosso internacional em campo. Seguro, influente, deu maturidade à equipa.

GELSON (7).  Substituiu Alan Ruiz aos 63', o que deu enorme vantagem ao onze leonino com a sua destreza técnica e os seus desequilíbrios. Excelente jogada aos 73', culminada com um remate de trivela a rasar o poste.

CAMPBELL (5).  Entrou quando já iam decorridos 86 minutos. Soube segurar a bola e prender o jogo numa altura em que o Sporting já tinha como prioridade aguentar a magra vantagem. Objectivo cumprido.


comentar
40 comentários:
De Edmundo Gonçalves a 14 de Outubro de 2016 às 00:28
Como já disse no Post do Francisco, mais abaixo, missão cumprida.
Melhores em campo: William e Gelson.
Pior em campo: Jefferson
Continuo a acreditar que A. Ruíz será uma mais-valia.
O Markovic... nem sei que diga.

Vamos à eliminatória seguinte.


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 00:33
Markovic não sabe pressionar sem bola nem recuar no tempo. Foi preciso entrar o William para estancar o caudal ofensivo do Famalicão no eixo do terreno. Depois eles insistiram pelas alas. E aí, enfim, houve momentos confrangedores.


De Edmundo Gonçalves a 14 de Outubro de 2016 às 00:42
E ainda me faltou uma referência ao Mota.
Mauzinho. Um lance fotocopiado do de William em Guimarães, que daria vermelho e um corte ostensivo com o braço, dariam dois penaltis, que o carniceiro deixou passar em claro.


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 00:45
Corrijo uma gralha acima: recuar no campo (não no tempo). Se ele recuasse no tempo voltava ao pré-fabricado.


De Edmundo Gonçalves a 14 de Outubro de 2016 às 00:47
Eu entendi.
Se calhar não se perdia grande coisa. eheh


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 08:57
Já nem digo nada... Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos.


De atitopoteu a 14 de Outubro de 2016 às 01:19
o que eu vi é que, mais tropeço menos tropeço, se a ausência do Adrien se prolongar e o William for marcado (à zona, nem sequer é preciso pressionar muito!) a 'coisa' vos vai levar à perda de mais 3 ou 4 pontos, antes da visão da ... LUZ !!!

não sei porquê é premonição minha que o Jesus não vai levar o 'puto' e o anão coxo ao circo pelo Natal.


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 08:56
Espantoso. Agora o Adrien e o William, de quem vocês tanto disseram mal, já são afinal grandes jogadores.
De facto em futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira.


De Canastrão a 14 de Outubro de 2016 às 11:44
Nem é preciso ir tão longe, ó Correia.

O que hoje é verdade, daqui a pouco é mentira:

"MARKOVIC (6). Marcou o golo da vitória leonina em Famalicão. Com alguma sorte, num lance de ressalto, mas a verdade é que estava lá. Merece nota positiva num jogo muito oscilante."

Pedro Correia às 23h30

"Markovic não sabe pressionar sem bola nem recuar no tempo. Foi preciso entrar o William para estancar o caudal ofensivo do Famalicão no eixo do terreno. Depois eles insistiram pelas alas. E aí, enfim, houve momentos confrangedores."

Pedro Correia às 00h33





De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:08
Que contradição encontra aí? Markovic bom a jogar de trás para a frente, ainda inepto a jogar da frente para trás.
Por falta de cultura táctica.
Mesmo assim marcou o golo e teve algumas movimentações interessantes na frente de ataque. Justifica nota positiva. Nada que o faça eleger como melhor em campo, ao contrário do que fez um diário desportivo de hoje.
Estes jornais fazem mal os jogadores, atribuindo-lhes qualidades que eles manifestamente não têm.


De Romão a 17 de Outubro de 2016 às 15:19
Tem razão Canastrão.

O Markovic é um dos maiores flops do SCP deste ano. Só o JJ vê alguma coisa de especial no rapaz.

Tanto que desde que saíu da filarmónica de São Domingos de Benfica nunca mais deu uma pra caixa.
O que me leva a concluir que a "excelente" época realizada ao serviço do SLB se deveu muito mais a "ajudas externas", que agora não tem que á sua classe como futebolista.

SL



De david a 14 de Outubro de 2016 às 15:21
O Sporting tem o Adrien lesionado e "tremem".
Imaginem se tivessem quatro ou cinco jogadores preponderantes lesionados?


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 18:22
Erro seu. Um Leão nunca treme.


De atitopoteu a 14 de Outubro de 2016 às 20:50
de onde tira tal ideia, naquilo que escrevi ?!

lá vem, mais uma vez, a confusão entre a castanha pilada e a boleta seca ao Sol ! ... é o seu costume

ainda assim, está no seu direito de se sentir espantado.

de forma directa, não comento o valor do Adrien e do William Carvalho, a sós e/ou em conjunto, outrossim alguma falta de qualidade dos seus (deles) 'sobressalentes'.

o que me agrada, sobremaneira, e dá força à minha premonição.



De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 22:57
Não disse que você escreveu. Disse que VOCÊS escreveram.


De atitopoteu a 15 de Outubro de 2016 às 00:35
ahh bom ! ... que distracção a minha ! ... não 'vi' o plural.

e eu a pensar que, NÓS, teríamos sido o único a comentar a ausência do Adrien e a forma de controlar o jogo do William quando sem o seu (daquele!) 'amparo'.



De Pedro Correia a 15 de Outubro de 2016 às 14:21
Preocupem-se - você e o seu pseudónimo - é com o Djaló peruano, que vos fez desempochar dois milhões quando nem para apanha-bolas serve.


De Carlos Silva a 14 de Outubro de 2016 às 11:13
Pedro, Na próxima terça feira lembre-me para comprar um cachecol para este nosso adepto


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 22:58
Ele bem precisa. E secretamente deseja.


De atitopoteu a 15 de Outubro de 2016 às 12:54
o que é que o(s) 'meu(s) amigo(s)' não percebe(m) - se for necessário faço um 'boneco' - quando lhe(s) digo, "antes queria borrar um pézinho todo até ao pescoço", a ser adepto de tal clube.

p'ra mim tudo o que é às riscas, é mesmo para ... 'riscar'.

nem o simpáticos Leixões Sport Clube e o aportuguesado Clube 'Sporting' das Aves, apesar das duas bonitas cores usadas, se conseguem safar ;-P


De Pedro Correia a 15 de Outubro de 2016 às 14:23
Com um presidente "tricolor" - portador do cartão de sócio de pelo menos três clubes - o melhor para vocês é fingirem-se daltónicos.


De Pedro Correia a 18 de Outubro de 2016 às 17:29
Boa sorte contra o Dínamo, já agora.


De JM a 14 de Outubro de 2016 às 02:03

« post anterior | home
Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016
Os nossos jogadores, um a um
Pedro Correia
BETO (6). Noite com pouco trabalho, embora forçando-o a manter a máxima atenção à dinâmica dos avançados do Famalicão. Defesa difícil aos 33'. Esteve globalmente bem.
JOÃO PEREIRA (5). Falta de confiança? Má forma física? Não pareceu o lateral irrequieto e ousado de outros jogos. Tímido a atacar, algo intranquilo a defender.
PAULO OLIVEIRA (6). Regresso à equipa vários meses depois - e com a braçadeira de capitão. Naturalmente sem a forma desejável. Mas cumpriu no essencial. Bons cortes aos 33' e 55'.
DOUGLAS (6). Estreia absoluta no Sporting - e logo a titular. Parece bem integrado e sabe impor o seu poderio físico. Bom no passe, atento às dobras. Tentou marcar de canto, sem sucesso.
JEFFERSON (4). Nervoso, falhando muitos passes, não parece o jogador que noutras épocas soube conquistar a posição de lateral-esquerdo. Saiu magoado, aos 86'.
PETROVIC (3). Poucos lances lhe saíram bem. Sem capacidade de acelerar jogo, fazendo mais passes para trás do que para a frente, permitiu que o Famalicão progredisse no terreno. Substituído ao intervalo.
ELIAS (5). Substituiu o lesionado Adrien, mas a diferença é tão grande que qualquer comparação é inviável. O brasileiro recupera poucas bolas e não dá intensidade ao jogo. Por vezes parece escondido.
BRUNO CÉSAR (5). Não voltou a recuperar a forma que demonstrou até ao jogo do Santiago Bernabéu, em que marcou um golo. Precipitado, errando passes, fazendo faltas desnecessárias.
MARKOVIC (6). Marcou o golo da vitória leonina em Famalicão. Com alguma sorte, num lance de ressalto, mas a verdade é que estava lá. Merece nota positiva num jogo muito oscilante.
ALAN RUIZ (4). Mais uma oportunidade desperdiçada. Teve bons pormenores, a espaços, mas pareceu quase sempre desligado da equipa. Nunca conseguiu ser influente. Substituído aos 63'.
ANDRÉ (5). Melhor momento: aos 10', quando atirou à barra, no lance que antecedeu a jogada de insistência de que viria a resultar o nosso golo. Esforçou-se, mas não demasiado. Nada lhe saiu melhor depois disso.
WILLIAM CARVALHO (7). Entrou na segunda parte: Jesus percebeu que o jogo estava longe de ser controlado. Passou a estar com o nosso internacional em campo. Seguro, influente, deu maturidade à equipa.
GELSON (7). Substituiu Alan Ruiz aos 63', o que deu enorme vantagem ao onze leonino com a sua destreza técnica e os seus desequilíbrios. Excelente jogada aos 73', culminada com um remate de trivela a rasar o poste.
CAMPBELL (5). Entrou quando já iam decorridos 86 minutos. Soube segurar a bola e prender o jogo numa altura em que o Sporting já tinha como prioridade aguentar a magra vantagem. Objectivo cumprido.

Tags: famalicão, jogadores, taça de portugal

Comentar:
De
Não tem blog no SAPO (moderado)
Nome

JM

Url


Email

jdecarvalho@

Guardar Dados?


Este Blog tem comentários moderados

Tem blog no SAPO? – Iniciar sessão (moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário


Essa do pré-fabricado foi bem metida. O Elias não substitui Adrien. Adrien dá velocidade e intensidade ao jogo, pressiona e joga para a frente, Elias, apesar de ser bom jogador e bom no passe, joga para o lado e para trás, ou em tabelinhas e não tem metade da intensidade de Adrien. Jefferson, actualmente, nem na equipa B tem lugar. Estiveram bem Beto, Douglas, William e Gelson. A arbitragem de MM, foi fraca. SL


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 08:56
Que aconteceu ao seu comentário, JM?


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:44
Ah, já percebi.


De JS.Ferreira a 14 de Outubro de 2016 às 11:07
Petrovic é dinheiro deitado fora. Não há hipotese de retorno a menos que termine a construção do pavilhão João Rocha sózinho.
Compreendo a politica. Comprar os mal amados e os mal adaptados. Mais compreensivel fica sendo JJ o treinador. Repito nada tenho contra a politica do despertar psicologico dos bons jogadores de futebol que se vão perdendo por esse mundo fora. São baratos mas em 10 aproveitam-se 1 ou 2. Em termos de retorno financeiro o mais ocorrente serão casos como o do Naldo. Servirão para se pagar a eles mesmos. Preço e salários. Os de sucesso serão vedetas de muito valor tais como Brian Ruiz.
O jogador que me parece estar a evoluir e adaptar-se melhor deste lote de "repescados" será o André. Acho que será o cisne dos patinhos feios do Sporting.


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:09
Concordo consigo em relação ao Petrovic (alguém discordará?).
Concordo também em relação ao André. Confio mais nele neste momento do que no Alan Ruiz, que me vai desiludindo de jogo para jogo.

Vou destacar este seu comentário.


De SportingSempre a 14 de Outubro de 2016 às 14:50
Neste jogo da taça e um pouco desde o princípio da época, parece que temos um conjunto de jogadores a tentar ser o que Jesus quer sejam e às vezes não conseguem porque são outra coisa qualquer. E Jesus também parece que anda a tentar perceber o que quer, confundido por um plantel demasiado extenso e por apostas próprias em jogadores de que muito gostava há uns anos atrás.

Posição a posição:

GR : Patrício, Beto, Pedro Silva e Jugg - Jugg a caminho de empréstimo. Estamos óptimos.

DD: J.Pereira e Schelloto - Ambos fracos a defender. Nenhum com a confiança de ser titular.

DE: Jefferson e Marvin - idem, idem, aspas, aspas, mais ainda com a intromissão do B.Cesar como atestado de incompetência dos dois.

DC: Coates, R.Semedo, P.Oliveira e Douglas - Nada a apontar. Estamos bem servidos. Tobias precisava de provar rodando na 1ª Liga.

MC: William, B.Paulista e Petrovic - O melhor em Portugal, uma promessa com muito potencial que não joga e uma lástima de 2 ou 3 milhões de Euros, agora lesionado.

Médios mais ou menos polivalentes: Adrien, B.Cesar, Meli, B. Ruiz, Elias e Esgaio. Adrien é a máquina da equipa, o que me parece mais capaz de o imitar é o B.Cesar, existem o Meli e o Esgaio que também poderiam fazer o lugar mas que não jogam, o B.Ruiz é claramente um interior esquerdo, joga o Elias. Mas o Elias não tem nada a ver com o Adrien. Elias é nº 10. Foi ali que rendeu com Domingos e basta ver o golo do Sporting que deu a Markovic e mais um falhado na cara do guarda-redes para perceber.

Avançados mais ou menos polivalentes: Gelson, Markovic, Campbell, Matheus, A.Ruiz - Gelson é a estrela, Markovic está a recuperar de um par de anos perdidos, A.Ruiz precisa de tempo, Matheus encanta na B para libertar espaço para Campbell fazer o seu número e mostrar a melhor forma de perder a bola rapidamente.

Pontas de lança: Dost, André, Castaignos e Spalvis. Um valor seguro, um jogador que como A.Ruiz tem qualidade mas precisa de tempo de adaptação, um que não joga e custou mais 2 ou 3 milhões e um que custou mais outros 2 ou 3 milhões e rebentou o joelho no primeiro teste.

Então temos 30 jogadores na equipa A, dos quais 12 contratações deste ano.
Dos 30, 7 nem 1 minuto dispuseram até agora.

Das 12 contratações, temos por ordem de utilização:
- Dost - Ok !!!
- Elias - Já fez alguma coisa, mas longe do que pode render.
- Markovic - Já fez alguma coisa, mas longe do que pode render.
- Petrovic - ??? Alguém que explique como veio cá parar.
- A. Ruiz - Pouco rendeu, mas tem potencial. Em adaptação
- André - Pouco rendeu, mas tem potencial. Em adaptação.
- Petrovic - ??? Alguém que explique
- Campbell - Encosta-se o Matheus para ficar este amigo do B.Ruiz ? (Vê-se o A.Gomes, Cancelo e B.Silva na selecção e percebe-se que o Jesus às vezes se engana ou emprenha pelos ouvidos). Pelo menos faz-lhe companhia no avião nos jogos da selecção. Oxalá me engane.
- Beto - Ok !!!
- Castaignos - O Tanaka pelo menos jogava de vez em quando...
- Meli - Um titular do Boca Juniors que veio aprender Português e passear por Lisboa ?
- Spalvis - Este veio fazer fisioterapia...

Cheira a muito desperdício ($$$) por aqui, mas o que hoje é verdade amanhã é mentira, cá estaremos para ver...



De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:43
Boa análise, SportingSempre. Daria um bom texto se você fosse autor deste blogue. Subscrevo no essencial.


De Schmeichel a 14 de Outubro de 2016 às 15:02
Caro Pedro,

Algumas considerações:

JEFFERSON - achei uma das piores exibições.... vê-se que está gordo e sem confiança! Claramente tem de se ir buscar o Jonathan Silva em Janeiro.

ELIAS - ainda não me convenceu.

ALAN RUIZ - muito pouco em jogo.... mas creio que o JJ tem tido alguma culpa, já que não se percebe em que posição é que ele joga, algumas vezes a 9, outras a 10, outras na faixa.... não se entende!

BETO - Na minha opinião excelente contratação, jogador experiente, líder, formado em Alvalade, deu bastante tranquilidade à defesa nos minutos finais.

SL


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:39
Estou de acordo, Schmeichel. Sobretudo no que se refere ao Jefferson: perdi a paciência com ele após este medíocre desempenho em Famalicão.
Cada vez me convenço mais que devíamos mandar voltar o Jonathan Silva da Argentina. E julgo que Esgaio merece novas oportunidades.


De JM a 14 de Outubro de 2016 às 15:42
Essa do pré-fabricado foi bem metida. O Elias não substitui Adrien. Adrien dá velocidade e intensidade ao jogo, pressiona e joga para a frente, Elias, apesar de ser bom jogador e bom no passe, joga para o lado e para trás, ou em tabelinhas e não tem metade da intensidade de Adrien. Jefferson, actualmente, nem na equipa B tem lugar. Estiveram bem Beto, Douglas, William e Gelson. A arbitragem de MM, foi fraca. P.S. - Pedro, não faço a mínima ideia por que é que o meu comentário anterior (que era realmente este) apareceu daquela forma, uma salganhada de frases e letras. As minhas desculpas por isso. SL


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:36
Ainda bem que repetiu o comentário, JM. Gostei. De tal maneira que vou destacá-lo. Merece.


De Corvo a 14 de Outubro de 2016 às 18:06
Fraco; muito fracote. Quase a roçar o comiserativo, não?


De JS.Ferreira a 14 de Outubro de 2016 às 22:20
Tivesse você quieto 24h e tinha evitado fazer TILT.


De Pedro Correia a 14 de Outubro de 2016 às 23:00
Ridículo. O 1º Dezembro vai treinar ao Cheichal, abdica de jogar na sua casa, aceitando jogar em campo neutro, e mesmo assim vêem-se à rasca para ganhar à tangente no minuto 96 do jogo, propositadamente esticado.
Pela boca morre o peixe. Pela boca o lampião cobre-se de ridículo.


De Corvo a 15 de Outubro de 2016 às 11:22
Não é bem assim. O 1º de Dezembro foi uma equipa aguerrida que deu luta, mas o Benfica esteve sempre por cima e ganhou com todo o merecimento.
Em Famalicão, oSporting esteve sempre por baixo e ganhou por uma diatribe da sorte.
Como vê, as coisas foram um pouco diferentes.


De Pedro Correia a 15 de Outubro de 2016 às 14:24
O Sporting esteve "sempre por baixo" a ganhar desde o minuto 10 até ao fim.
Nunca acabem...


De AXN a 15 de Outubro de 2016 às 13:10
"Cheichal" ?!

Os hábitos de origem são difíceis de perder, a juntar a 15 anos de derrotas, vejo que ainda continuas com o sotaque lá da aldeia.


De Pedro Correia a 15 de Outubro de 2016 às 14:07
XeiXal, se preferires. Para condizer com o X do teu falso nome.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Programa eleitoral, II

Programa eleitoral

Aqui estamos de novo

Boas notícias

Serenidade

Os nossos comentadores me...

Debater o Sporting.

É tão bom estarmos a disc...

Alinhamo-nos agora?

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

vitórias

prognósticos

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

ler os outros

árbitros

euro 2016

golos

clássicos

futebol

comentadores

nós

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds