28 Ago 16

Saímos de Alvalade com uma sensação de plenitude. Vimos um bom jogo, intenso e emotivo. E vimos a nossa equipa vencer mais um clássico - o sexto em sete partidas desde que Jorge Jesus foi contratado para treinador.

A vitória por 2-1 frente a um FCP mais sólido do que aquele que derrotámos a 2 de Janeiro para a Liga 2015/16 resultou de um exibição muito convicente - superior àquilo que indicia o resultado final, construído ainda na primeira parte após a turma portista ter estado a vencer.

Excelente organização colectiva da equipa leonina, com vários jogadores em excelente nível - quase a fazer esquecer já a ausência de João Mário, entretanto contratado pelo Inter. Não é fácil destacar um como melhor em campo, mas realço a presença combativa de Slimani, autor do nosso primeiro golo. Provavelmente o último que marcará pelo Sporting, pois despediu-se em lágrimas do público que o aplaudia sem reservas no fim da partida.

Aplausos bem merecidos para um dos maiores goleadores que vestiram a camisola verde e branca neste século. Ainda não partiu e já temos saudades dele.

 

............................................................................ 

 

RUI PATRÍCIO (7). Sofreu o primeiro golo deste campeonato, logo a abrir a partida, quando tinha o sol de frente e terá sido encadeado num lance de bola parada. Sem culpas neste lance, esteve em grande nível durante todo o jogo.

JOÃO PEREIRA (7). Não tem a energia de outros tempos, mas é um jogador cada vez mais racional. E combativo como sempre. Travou duelos constantes na sua ala e venceu a maioria deles. Com fibra leonina.

COATES (7). Outra exibição muito segura do central uruguaio com intervenções decisivas em diversos lances. Destaque para dois cortes consecutivos aos 54' e outro aos 71'. Dá solidez à equipa com a sua boa leitura de jogo.

RÚBEN SEMEDO (8). Impressiona como um jogador tão jovem tem já tanta maturidade competitiva. Todos os cortes lhe saíram bem e até pareciam fáceis - mesmo quando não eram. Grande qualidade na reposição de bola.

MARVIN (6). Foi o elemento mais apagado do nosso quarteto defensivo, sobretudo na primeira parte, em que por vezes se atrapalhou com a bola. Cresceu de rendimento no segundo tempo, saldando-se por uma exibição positiva.

WILLIAM CARVALHO (8). Foi um gigante nos confrontos individuais no meio-campo. E desta vez ousou diversas incursões pelo sector mais ofensivo. Cabeceou muito bem na sequência de um canto, mas Casillas negou-lhe o golo.

ADRIEN (8). Parece desdobrar-se em múltiplas acções de comando nas zonas mais diversas do campo. É o maestro indiscutível do nosso onze, mesmo quando aparenta algum cansaço, como hoje sucedeu perto do fim do jogo.

BRUNO CÉSAR (7). Nunca dá um lance como perdido, o que faz dele um elemento muito valioso no nosso plantel. Bom executante de lances de bola parada. Num livre, atirou ao poste. Da recarga viria o segundo golo. Saiu aos 90'.

BRYAN RUIZ (6). Muito marcado por Danilo, que lhe tolheu os movimentos, teve pouca posse de bola e não foi o desequilibrador a que nos habituou. Redimiu-se na jogada do segundo golo, assistindo Gelson Martins. Saiu aos 69'.

GELSON MARTINS (8). Pode ser o sucessor de João Mário e trabalha para isso: não se limita a brilhar na ala: já faz boas incursões para o eixo. Autor da recarga no primeiro golo e marcador do segundo, aos 26'. Substituído aos 69'.

SLIMANI (8). Marcou o primeiro golo (14') e teve excelente actuação no plano táctico, em pressão constante sobre a defesa, nunca deixando o FCP organizar-se a partir de trás. Alvalade tributou-lhe uma sentida e merecida homenagem.

CAMPBELL (7). Entrou aos 69' sob intensos aplausos de boas-vindas neste jogo de estreia com a camisola verde e branca. Correspondeu à expectativa com bons apontamentos, sobretudo no plano técnico. Temos reforço.

BRUNO PAULISTA (6). Entrou aos 69' com a missão de refrescar o meio-campo e desempenhou com brio a tarefa que lhe foi confiada. Vê-se no entanto que ainda lhe faltam rotinas que só virão quando tiver mais tempo de jogo.

CARLOS MANÉ (6). Jesus mandou-o entrar aos 90' para segurar a bola com a sua reconhecida mestria técnica. O jovem vice-campeão europeu sub-21 cumpriu, confirmando uma vez mais que o técnico pode confiar nele.


comentar
32 comentários:
De Anónimo a 28 de Agosto de 2016 às 23:22
O Bruno César foi o melhor em campo de caras. Grande jogo a mostrar a razão pela qual o JJ não prescinde dele.


De Pedro Correia a 28 de Agosto de 2016 às 23:27
Grande jogo dele, sim. Mas nenhum jogador hoje foi melhor "de caras". Quase todos foram muito bons.
Escolhi o Slimani pelo simbolismo da última presença do argelino em Alvalade. E por ter 'cavado' o livre de que nasceu o primeiro golo. E por ter marcado esse golo. Sli não falha, ao contrário de outros jogadores, que são jogadores "quase": quase conseguem, quase marcam, quase são bons.


De Ceoma a 29 de Agosto de 2016 às 00:19
Que grande jogo, que emoção do princípio ao fim.

Temos equipa, temos público, só falta acabar o mês de Agosto :-)

Hoje a equipa voltou a mostrar que joga unida e cumpre com o que lhe é pedido pelo maestro.

Uma bela despedida do Slimani com golo e com os adeptos a mostrarem porque somos os melhores adeptos do mundo!

Gelson a mostrar que vai fazer esquecer João Mário...
esperar que os Holandeses depressa nos façam esquecer o Argelino

e todos continuaremos felizes!


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 00:26
Muito bem. Também gostei da actuação do Jorge Jesus na conferência de imprensa final, dizendo que não deixará sair mais jogadores.
Quem fala assim não é gago.


De Sam a 29 de Agosto de 2016 às 01:55
Grande jogo! Gostei bastante das atuações do Bruno César, Ruben Semedo (deveria estar na seleção no lugar do Luís Neto ou até do Bruno Alves), William, Adrien e Slimani.

3.ª jornada, 1.º lugar isolado (é para manter). Gelson Martins, duas assistências e um golo até agora. Ou seja, em três jogos, Gelson tem o mesmo registo que um tal de Renato Sanches conseguiu num ano inteiro.


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 09:09
Concordo, Sam. Vou destacar o seu comentário.
Quanto à selecção, se pensarmos bem, por enquanto até é melhor que lá não vão. Melhor assim do que ficarem três meses lesionados ao serviço das selecções, como aconteceu há um ano com o William Carvalho, que começou a época muito mais tarde, para óbvio prejuízo do Sporting.


De Vítor Marques a 29 de Agosto de 2016 às 09:34
Bom dia,
Tenho achado piada às queixas dos portistas em relação à "dureza" empregue pelos jogadores leoninos.
Quem tem em campo um jogador (Octávio) que passa 90 minutos a simular faltas e agressões dos adversários, que já teve nas suas fileiras jogadores como Paulinho Santos, Jorge Costa, Mangala, Bruno Alves, André, Maxi Pereira e outros que agora não recordo, deviam meter a viola no saco e estarem caladinhos.
Foi um jogo intenso, duro mas leal. Mas para os portistas jogar com violência (Bruno Alves e afins) é jogar à Porto como gostam de afirmar. Já os outros (SCP) se jogam duro (diria melhor jogar forte para ganhar os lances) são criticados e na óptica portista mereciam ser todos expulsos.
Hoje teremos os representantes na CS do Porto e do Benfica unidos e em coro...


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 09:57
No plantel portista actual está um jogador que foi brindado com o primeiro cartão vermelho exibido no último Mundial de Futebol.
Fica quase tudo dito sobre a "meiguice" portista com este dado factual.


De Schmeichel a 29 de Agosto de 2016 às 09:39
Caro Pedro,

Mais uma vitória em clássicos de JJ!!

Em relação às notas, não concordo com o 8 ao Gelson, já que tirando o golo pouco fez.... falhou passes e não gostei muito!

Melhores em campo: Ruben Semedo e William Carvalho!


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 09:47
Ruben Semedo e William Carvalho foram excepcionais, de facto. Gostei muito da entrega do Slimani, a todos os títulos notável: não falhou uma manobra de pressão, contrariando todo o início de organização ofensiva do Porto. Levou a disciplina táctica ao ponto de ser, assim, o nosso primeiro defesa.
É extraordinária a evolução deste jogador desde que chegou ao Sporting - sobretudo sob o comando de Jorge Jesus.
Quanto ao Gelson, meu caro, não se esqueça que também o primeiro golo é quase todo dele com aquela recarga cheia de intenção e força que o Casillas foi incapaz de defender.


De JPT a 29 de Agosto de 2016 às 10:00
Acho que o Marvin merece um especial destaque, e nunca negativo. Depois de um início titubeante (como os demais, aliás), fez, de longe, o seu melhor jogo no SCP e jogou a um nível que eu não imaginei ser possível, quer a defender quer - aí a surpresa maior - a atacar (e, na véspera, debatiam os "especialistas" se o titular ia ser o Jefferson ou o Bruno César...) Enfim, se todos contamos com exibições imperiais de William e dos nossos centrais, creio que poucos ou nenhuns contariam que Marvin, e também Bruno César, estivessem a esse mesmo elevadíssimo nível. SL!


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 10:03
Concordo que o Marvin terá feito o melhor jogo em Alvalade. No entanto fez uma primeira parte apenas suficiente, tendo melhorado bastante na segunda.
Continuo a achá-lo, de qualquer modo, uns furos abaixo daquilo que o Sporting necessita para alcançar o título.


De alex M. a 29 de Agosto de 2016 às 11:19
Para cada perda temos de ter substitutos.
E... para a vaga que B. Paulista e C. Mané ocupavam na época passada será que já há substitutos?
Acho que sim, talvez, Petrovic e Meli, respectivamente.


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 13:01
Petrovic: continuo a achar um erro de contratação. Meli: tenho esperança de que apareça um dia destes. Já deu uns toques e gostei do que vi.


De david a 29 de Agosto de 2016 às 12:14
Carlos Mané 6? Como é possível...


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 12:49
Nenhum jogador do Sporting mereceu nota inferior a 6 neste sexto clássico que vencemos em sete disputados de há um ano para cá.


De david a 29 de Agosto de 2016 às 12:54
Não foi inferior a 6 como podia ter sido a 15. Mesmo que não tivesse tocado na bola...
São apreciações verdes por isso tudo pode acontecer...


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 13:00
E vocês cada vez mais preocupados. É boa a vista aí do andar de baixo?


De david a 29 de Agosto de 2016 às 13:05
Copiou esse discurso do início do campeonato do ano passado?
Ou já se esqueceu do final da Liga NOS 2015/16 em que ficaram com o pescoço "paralisado" de tanto olhar para cima?
Acho que recordou os dois momentos!...


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 13:45
Se copiei de alguém, foi de mim próprio.
Não se preocupe, portanto.

Não senti nem sinto dor alguma. Ao contrário do que sucede convosco: essa dor de cotovelo nunca mais passa.
Bem vos percebo: dói muito ver Portugal sagrar-se campeão da Europa com quatro jogadores do Sporting e perceber que os cofres leoninos estão a encher-se com as melhores vendas de sempre do futebol português, não é verdade?


De david a 29 de Agosto de 2016 às 14:27
Nisso de proveitosas vendas o Sporting está a muitas léguas de distância do Benfica. E mais, o Benfica vende e é tricampeão. O Sporting só agora começou a vender é há 15 anos que no final das épocas fica a olhar para cima!...
Sim, é verdade que o Sporting este ano está a vender muito bem, mas será que no final da época não vai continuar a olhar para cima?

Já disse e reafirmo: a Selecção Nacional foi Campeã da Europa e isso deu-me um contentamento sem fim.


De Pedro Correia a 29 de Agosto de 2016 às 14:49
Pelo sim pelo não, previna-se desde já com um colar ortopédico. Parece-me que vai precisar dele.


De david a 30 de Agosto de 2016 às 10:34
Colares ortopédicos esgotados pelos sportinguistas, pois andam há 3 anos a olhar para cima.


De Pedro Correia a 30 de Agosto de 2016 às 10:35
Para vocês estão a preço de saldo, tanta foi a procura a partir do dia 10 de Julho.


De d a 30 de Agosto de 2016 às 11:30
As vendas do Sporting ao longo dos anos estão a léguas, muitas léguas, das vendas do Benfica.
Mesmo no corrente ano, para já, ficam atrás.
Para reavivar memórias relembro que o Glorioso SLB vendeu um puto de 18 anos, repito, 18 anos, por 35 milhões mais alguns euros por objectivos.


De Pedro Correia a 30 de Agosto de 2016 às 13:54
As vossas vendas estão é muito atrás das vossas compras. Preocupem-se com isso.
Já lá vão quase cem milhões a esvoaçar só nas últimas três janelas de transferência:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/08/um-caso-unico-em-clubes-de-topo-na.html


De david a 30 de Agosto de 2016 às 14:00
Comprar bem, vender melhor e ser tricampeão é coisa difícil.
Comprar mal, vender pouco e mal e andar a olhar para cima há 15 anos é um martírio.
Pois é, o Benfica, pelo que diz, comprou muito e vendeu pouco e mal. Mas foi tricampeão.
E o seu Sporting o que andou a fazer?
A olhar para cima?
A pedir perdões à banca?
A fazer de kalimero?


De Pedro Correia a 30 de Agosto de 2016 às 14:18
Vocês é que andaram a fazer de calimeros após o brilhante empate na estreia caseira da Liga 2016/17.
E só não repetiram a calimerice frente ao Nacional porque tiveram dois brindes deste clube. A coisa promete.


De david a 30 de Agosto de 2016 às 14:22
Ser calimero uma vez, um dia, é absolutamente normal num benfiquista.
Ser calimero sempre é também normal nos sportinguistas.


De Pedro Correia a 30 de Agosto de 2016 às 14:25
Vê-se. A vossa calimerice é tanta que por vezes só conseguimos frequentar estas caixas de comentários de galochas calçadas.


De david a 30 de Agosto de 2016 às 14:34
Acha, Pedro Correia, que conseguir o tri, ganhar 35 campeonatos dão motivos para calimerices?
E o que dizer dos "doentes" do Sporting que não ganham há 15 anos e que "pararam" no 18 campeonato (quase metade do Glorioso SLB)?
Reconheço que no caso dos lagartos há muitas razões para ser calimeros.
Percebo o estado lastimoso em se encontram!... É doloroso, por isso qualquer vitórinha é um alívio.


De david a 31 de Agosto de 2016 às 11:05
Vi que nesses cerca de 100 milhões incluiu a aquisição do Rafa (16 milhões) mais a opção de compra de Danilo (15 milhões). Mas isso pouco importa.
Ó Pedro Correia o que interessa mesmo é olhar à idade dos jogadores adquiridos. Enquanto o Sporting compra, na maioria dos casos, jogadores "maduros" que, obviamente no futuro não serão tão valorizados, o Benfica adquire jogadores jovens para tentar valorizar e depois vender melhor. Percebeu?
Veja as idades dos atletas adquiridos por ambos os clubes e chegará, se lhe for possível, fácilmente a esta conclusão.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Duas realidades

Já agora que estou para e...

Para quem achava que o Be...

Não acerta uma

Pergunta para queijinho:

Sporting: questões em deb...

Os prognósticos passaram ...

Os nossos comentadores me...

Jesus vs.Jesus

Há razões que a razão des...

Arquivo

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

vitórias

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

eleições

godinho lopes

ler os outros

clássicos

árbitros

golos

euro 2016

futebol

nós

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

formação

humor

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds