14 Jul 17

img_FanaticaBig$2017_07_13_21_28_19_1289450[1].jpg

 Geraldes a ler um livro muito apropriado: Ensaio Sobre a Cegueira (foto Record)

 

 

Fazer entrar o Francisco Geraldes aos 57 minutos e mandá-lo sair aos 82' foi algo que me indignou.

Não custa explicar porquê. É uma forma inaceitável de tratar um dos melhores jovens talentos da nossa formação.

No Sporting-Valência de ontem houve, por outro lado, uma "experiência" que me fez abrir a boca de espanto: termos jogado mais de meia hora sem ponta-de-lança. Até quando já perdíamos por 0-3 e não havia vantagem nenhuma a defender, antes pelo contrário.

Dirão alguns que foi apenas um jogo de pré-época. A esses direi duas coisas. Primeira: a temporada leonina 2016/17 começou a ser perdida na desastrosa pré-época. Segunda: o prestígio internacional do Sporting, quando defronta uma equipa espanhola na Suíça, nunca pode ser jogado a feijões. Porque é algo muito sério.


comentar
24 comentários:
De José Manuel a 14 de Julho de 2017 às 09:11
"Ensaio Sobre a Cegueira" é uma leitura muito apropriada que todos os sportinguistas deviam ler.


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 09:53
Vieira, que foi sócio em simultâneo do Benfica e do Sporting, tem 'O Homem Duplicado' como livro de cabeceira.


De Simão a 14 de Julho de 2017 às 09:34
O "Ensaio Sobre a Cegueira" parece-me apropriado para o momento que se vive no Sporting. Para ler a seguir recomendo: O "Evangelho Segundo Jesus..." também do Saramago.


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 09:55
A vocês, com tanto "padre" pronto a distribuir hóstia encarnada, recomendo o 'Memorial do Convento'.


De Rudolfo Dias a 14 de Julho de 2017 às 11:11
Eheheh, não pude deixar de me rir com as respostas, caro Pedro Correio. Só faltava juntar ao Memorial do Convento e ao Homem Duplicado o "Deste mundo e do outro", ao que alguém benfiquista contraporia com "O Lagarto".


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 11:35
Fique-se pela leitura do 'Caim'. E não seja Abel.


De Sporting Sempre a 14 de Julho de 2017 às 09:59
Eu vejo esta foto e ponho-me a pensar em que estado está o balneário... uns filhos, outros enteados... uns com aulas e tempo de jogo para adaptação a nova posição aos 25 anos, outros vão lá para dentro uns minutos e façam o que quiserem que vale o mesmo.
E assim os enteados distraem-se como podem, que não vale a pena sofrer demasiado com a coisa, para chegarem ao clube de empréstimo com a moral indispensável ao resto da temporada...


De JHC a 14 de Julho de 2017 às 10:16
Nós como adeptos queremos sempre ver os nossos meninos a jogar e a brilhar.
JJ como treinador tem de analisar com distanciamento as características dos jogadores e enquadrá-las no seu modelo de jogo. É para isso que é pago.
Porventura saberemos mais que ele de treinos e dos jogadores, mesmo não treinando com eles diariamente como JJ o faz, e certamente passamos ao lado de uma grande carreira como treinadores...
Mas a verdade é que ele necessita conhecer melhor os jogadores que agora chegaram pois os nossos já trabalham com ele desde a época passada e alguns mais, como Matheus Pereira.
Jogar contra qualquer equipa é algo sério e é para ganhar, mas para a equipa técnica é muito importante adaptar quem agora entra e testar as soluções que a academia poderá trazer.
Respeito as opiniões contrárias e este desespero que nos abate sempre que as coisas não correm bem.
Faz parte de ser sportinguista e amar tanto este clube!


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 10:26
No dia em que deixássemos de sofrer e de nos indignarmos e de barafustar seria um péssimo sinal.
Oxalá esse dia nunca chegue do Sporting. Nada pior do que a indiferença.


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 10:26
Infelizmente dou-lhe razão, SportingSempre.


De Pandil a 14 de Julho de 2017 às 10:20
Jorge jesus é alérgico à formação, só motiva os seus meninos, os que contrata.
Só que nenhum dos seus é vendido por dinheiro que se veja, acabam todos em saldos.


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 10:24
Matheus Pereira, Ryan Gauld, Francisco Geraldes e talvez também Palhinha e Iuri vão ter guia de marcha, como já se percebeu. Em nome do "tudo já" - ou seja, de um putativo brilharete ocasional - cortamos todas as hipóteses de construir um futuro sólido e consistente.


De Pandil a 14 de Julho de 2017 às 11:07
Pedro Correia, é precisamente isso que me entristece.


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 11:36
Não quero ser pessimista, até porque isso é contra a minha índole. Mas o filme deste ano está a ser demasiado semelhante ao do ano passado.


De Orlando a 14 de Julho de 2017 às 15:01
Pedro, começando pelo livro que o nosso Francisco Geraldes estava a ler, só posso dizer que para além da grande qualidade que demonstra como futebolística, também revela bom gosto literário, o que poderá estar ligado ao seu bom percurso académico.
Por outro lado, o tema do livro adapta-se que nem uma luva ao que se está a passar neste estágio de pré-época da nossa equipa. Isto não significa que estou a criticar o desempenho da equipa no jogo de ontem frente ao Valencia. Não seria de esperar um desempenho melhor disputando um jogo de pré-época frente a uma forte equipa apenas 24 horas depois do primeiro jogo, enquanto a equipa espanhola teve 5 dias de intervalo em relação ao seu jogo anterior. O cansaço origina menos concentração. menos intensidade e velocidade. Não foi por acaso que os jogadores que melhor estiveram no primeiro jogo, ontem estiveram em geral bastante mal. Com toda a certeza não desaprenderam de jogar de um jogo para o outro!
Na minha opinião, a nossa direção ou equipa técnica é que devem sofrer de uma verdadeira cegueira, quando acordam numa calendarização de jogos perfeitamente absurda! Como se compreende que uma equipa em pré época dispute dois jogos no espaço de 24 horas com duas equipas fortes, sendo a segunda ainda mais forte que a primeira, e com um terceiro jogo a ser disputado também contra uma boa equipa, apenas menos de 48 horas após o segundo?
Não sei o que se passa com o planeamento das nossa últimas pré épocas que na minha opinião têm sido muito mal planeadas e que em nada têm contribuído para o desejado sucesso das épocas oficiais.
E como eu não sou adepto de teorias da conspiração, imagino que o mau planeamento das pré épocas apenas se devem em princípio, a incompetência e negligência grosseira de quem as planeia.
Sou sportinguista com todo o amor e paixão desde que me conheço como gente, mas também tenho que dizer que ser sportinguista de alma e coração, exige de nós em diversas circunstâncias uma paciência e uma abnegação a roçar o limite do suportável.
Nestas situações, agarro-me à fé inabalável que tenho neste clube grandioso, e é essa mesma fé que me ajuda a enfrentar as diversas tormentas, porque passam todos os verdadeiros sportinguistas.
Enfim...haja saúde!
SL.



De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 22:50
Excelente comentário, Orlando. Às vezes apetece-me oferecer um exemplar do 'Ensaio Sobre a Cegueira' precisamente ao Jorge Jesus.


De Sporting Sempre a 14 de Julho de 2017 às 15:33
Iniciada a época, grandes aquisições dos ultimos anos (7 da era Jesus) treinam-se algures:

1. Helton
2. Rosell
3. Ewerton
4. Douglão
5. Schelotto
6. Marvin
7. Spalvis
8. Castaignos
9. B.Ruiz
e o emprestado foi-se:
10. Campbell

Juntando o Jugg fazia-se uma equipa mais ou menos jeitosa...

A minha pergunta é...

Quantos destes 9 vão ter a mesma sorte no final desta época:

1. Doumbia
2. Piccini
3. Battaglia
4. Matheus Oliveira
5. Acuna
6. A.Pinto
7. Mathieu
8. B.Fernandes
e o emprestado
9. Coentrão


Porque o homem parece um puto, anda sempre à procura de novos brinquedos e cansa-se depressa com os que tem.

Ainda estou para saber porque é que Piccini foi contratado e Schelotto foi pendurado. Quando há uns meses era um galgo, dava tudo em campo, uma adaptação perfeita ao lugar de lateral, bla bla bla, etc, etc... Alguém faz alguma ideia ?



De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 22:53
Atenção. Vários jogadores que menciona são anteriores à vinda do Jesus para o Sporting.


De Fernando Albuquerque a 14 de Julho de 2017 às 18:28
Prezado Pedro Correia

Estou na mesma situação que o titulo do seu post.

Já li para aí, que temos de ter calma, pois estamos no principio de época etc. etc.

Já escrevi várias vezes que não gosto do treinador J.J., Não gostava antes dele ingressar no SCP e agora tenho a mesma ideia.

Não estou indignado por o SCP tenha perdido com o Valência. Seria grave se esse resultado tivesse sido com uma equipa da segunda divisão da Suíça, que o DN branqueou, pois só dá elogios aos jogadores vermelhos, mas não diz a verdade.

O que a mim me irrita, são as contratações que alguém faz no meu clube. A época passada o SCP comprou uma carrada de jogadores, os quais foram na sua maioria (grande) autênticos fiascos. Os erros cometidos não foram aproveitados para haver uma maior selecção nas compras para esta época.

Ainda não vi um jogador dos novos, que sejam superiores a alguns dos nossos jogadores da formação. Por razões que desconheço o nosso treinador não gosta dos mesmos. Para mim as idades dos mesmos é uma treta, pois a maioria tem um currículo nas selecções jovens, e não são jogadores inexperientes, pois alguns já fizeram um campeonato da segunda divisão e como vemos nos jogos ficam com experiência suficiente para dar o salto para a primeira categoria.

Continuamos a apostar em jogadores que mal podem com as botas, e deixamos abalar jovens que tudo dão pelo seu clube, pois a sua formação foi no sentido de serem exigentes consigo, pois só assim, podem aspirar a outros destinos.

Continuarei indignado e expectante quanto ao futuro desta equipa em construção. Mal sinal todas as épocas começarmos pelo principio, ou seja construir outra equipa.

Bom fim de semana Fernando Albuquerque



De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 22:54
Vou destacar o seu comentário, caro Fernando Albuquerque.
Desejo-lhe um bom fim de semana.

Abraço amigo.


De polik a 14 de Julho de 2017 às 19:29
Quando se quer bater, quer-se mesmo bater...

1. Helton - Veio no tempo do Marco
2. Rosell - Veio muito antes de JJ
3. Ewerton - Veio com Marco
4. Douglão - JJ
5. Schelotto - JJ
6. Marvin - JJ
7. Spalvis - Não foi JJ que o indicou, foi negócio de ocasião com duas lesões graves
8. Castaignos - - JJ
9. B.Ruiz - Veio no ano de JJ, mas foi contratado antes de ele chegar e juntares este ao grupo é de gritos...
e o emprestado foi-se:
10. Campbell - JJ

Ou seja de 10 misturas alhos com bugalhos e só 5 se deve atribuir a vinda a JJ

SL


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 22:52
Certo. Mas o Meli? E o Barcos? E o... (tantos outros)?


De SLB-36 a 14 de Julho de 2017 às 22:17
Caro Pedro Correia,

São jogos amigáveis.
Ninguém vence campeonatos ou perde campeonatos na pré época


De Pedro Correia a 14 de Julho de 2017 às 22:51
Isso é verdade. Mas já no ano passado vimos um filme muito semelhante. Também com as primeiras cenas a serem rodadas na Suíça.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Tudo ao molho e FÉ em Deu...

Gostei!

Quatro em onze

Esta época, eis a primeir...

Bruno Fernandes e Bas Dos...

Bonito é metê-la lá dentr...

Recordar - Vítor DAMAS

Hoje giro eu - o meu ONZE...

Os nossos comentadores me...

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

balanço

jorge jesus

slb

há um ano

vitórias

campeonato

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

humor

formação

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds