14 Jul 17

Gostaria de ver a reacção de um Coates, um Mathieu, um Dost, Adrien ou William se lhes acontecesse o que Francisco Geraldes vivenciou ontem. Isto não é autoridade, é autoritarismo! Jesus quer fazer do Futebol uma ciência, mas depois comporta-se como um vendedor ambulante de elixires pelas feiras deste país, com os seus experimentalismos. É o Melquíades dos Cem anos de solidão, ao leme de um clube que de solidão de títulos já leva 15 anos. No capítulo das invenções, tivemos Alan Ruiz e Bruno Cesar como pontas-de-lança. Ryan Gauld ainda vai a tempo de repetir a "oportunidade" do estágio da pré-época transacta, 1 minuto, ele que foi peça fundamental no xadrez de Luis Martins para se ter evitado a descida de divisão dos Bs. Depois, lança-se um Jovane Cabral, um miúdo ainda claramente verde, mas isso não é aposta, é só mais um placebo, um elixirzito para o esquecimento.


comentar
20 comentários:
De Elitista a 14 de Julho de 2017 às 09:13
O que se está (novamente) a assistir é a crónica de (mais) um desastre anunciado. Jesus é a maior falácia do futebol português e BdC o tipo que caiu no "conto do vigario". Com jj, a única coisa que ganharemos são... dívidas.


De Pandil a 14 de Julho de 2017 às 09:41
Na mouche, é issso mesmo.


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 09:49
Vamos ver. Dados os valores em cima da mesa, há que ser prudente. Não sei se Jesus ainda vai a tempo de corrigir o tiro, mas acredito que BdC tambem sentirá muitos dos nossos queixumes, só que está limitado a não mais poder fazer do que tentar influenciar com subtileza. Recordo, no ano passado, que Geraldes, mesmo não convocado, era chamado ao relvado em dia de jogo para entregar prémios, uma forma encontrada para não cair no esquecimento. O presidente, a partir do momento em que assinou este contrato com JJ, não pode fazer muito mais.


De Elitista a 14 de Julho de 2017 às 13:44
BdC ficará nos anais da história do SCP como o presidente que tomou a pior e mais desastrosa decisão de toda a existência do nosso clube. Resta-nos a esperança de que não seja relembrado como o tipo que acabou com o SCP. Se isso acontecer, 86% dos que votaram nas ultimas eleições, dormirão de consciência muito pesada.
Qualquer leigo percebe que jj está nas antípodas do ADN Sporting. Pratica e pensa exactamente o oposto do que é o ADN Sporting. Toda a gente sabia disso... BdC não!


De JHC a 14 de Julho de 2017 às 09:25
Caro Pedro Azevedo,
Não retiro qualquer razão ao que escreve aqui e ao Pedro Correia no post anterior.
Sou fã incondicional do Francisco Geraldes a vários anos e também fico triste ao vê-lo sem possibilidades de demonstrar o seu valor. Num comentário após a vitória sobre o Fenerbhace, disse que gostaria de ver o Xico como titular contra o Valência e na posição que ocupou o Iuri Medeiros. Não aconteceu...
Já joguei e sei que não é fácil entrar nas segundas partes quando as equipas já substituiram os melhores executantes e o resultado é negativo. É frustrante tentar trocar passes e criar jogadas com jogadores que ainda não percebem a mecânica, as rotinas de jogo da equipa.
Francisco Geraldes, ontem, e como toda a equipa, não conseguiu ser relevante nos 30 minutos que esteve em campo por culpa da estrutura que a equipa tinha.
De todos os jovens que estão neste estágio penso que Xico Geraldes é o que tem demonstrado maior garra e assertividade para conquistar um lugar no plantel. Mas não será fácil.
Assim como Gelson Martins e Iuri Medeiros que parece ter conquistado finalmente o seu lugar na equipa principal, Xico terá de mostrar grande resiliência.
Em relação aos avançados, Bas Dost e Dumbia foram fialmente testados como dupla. Faltam rotinas e JJ tera de dedicar a Dumbia o tempo que dedicou a Slimani para obter o 2º avançado que pretende. No entanto aos 30 minutos de jogo já andavam a passo e com a lingua de fora! São assim as pré-épocas.
Na 2ª parte só tínhamos Dala como avançado, mas que não é um ponta de lança fixo e por vezes estava longe da zona de finalização.
As situações de substituições são normais em futebol e em pré-épocas com 30 jogadores! Tenho a certeza que Bruno Cesar, que já anda nestas andanças a muito, compreendeu a substituição e que JJ terá também explicado a mesma ao Xico.
Eram Dala e Jovane para entrar e não podia retirar os centrais...






De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 09:52
Vamos ver...Também eu gostaria de ter tido a oportunidade de ver Xico a fazer de João Mário.
Incomoda-me o à vontade com que abordamos estas pre-épocas com jogos diários com clubes de classe alta europeia e o ânimo leve com que encaremos levar "três secos" na Europa. Outros, começam com Neuchatel e afins e vão crescendo na motivação e no grau de dificuldade...


De Ângelo a 14 de Julho de 2017 às 10:10
Parece que não aprendemos com a pré-temporada passada.

Temos que ir aumentando a dificuldade gradualmente, conforme vamos também gradualmente ficando em melhor forma.

Isto de fazer as coisas à bruta como se fossem recrutas militares, é ultrapassado e está mais que provado que não dá bons resultados.

Nem naquilo que podemos fazer, damos algum "colinho" à equipa, começar mais fácil e ganhando confiança e motivação.


De JHC a 14 de Julho de 2017 às 11:34
O problema é que o gradualmente e já amanhã!
Temos Liga dos Campeões e os jogadores não têm capacidade física nem entrosamento. Na LC é que não podemos levar 3 secos.
Os jogadores precisam ganhar capacidade física e rotinas.
JJ precisa testar os jogadores que não conhece e decidir quem fará parte do plantel.
E tudo isso em contra-relógio.
Deixem o homem trabalhar e critiquem se as coisas não resultarem quando for a doer.
O trófeu de pré-época podem entregar ao bruxo...


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 17:18
O que é preferível: uma alimentação saudável ou passar a vida a tomar medicamentos? Depois da casa assaltada tranças na porta? O mal já estaria feito...


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 17:15
De acordo


De JHC a 14 de Julho de 2017 às 09:31
Mais uma apontamento em relação ao Jovane Cabral...
Penso que JJ leva Jovane Cabral para testá-lo como extremo esquerdo(posição que de resto ocupa nos Juniores e B) para replicar a profundidade que Gelson Martins dá no lado direito.
Com a chegada de Acuna penso que JJ terá o flanqueador que procura.
Jovane, como disse, está verdinho(e bem!) e vai ajudar e muito a equipa B.
Entretanto fica um palpite para o jogo com o Basileia(espero não falhar como com o Xico), Gauld irá ter tempo de jogo.


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 09:55
1 minuto? E dar só um jogo a Gauld é obriga-lo a um "all-in" para ir a jogo. Imagine o peso das botas...Mas, atenção, um jogador do Sporting tem de estar preparado para a pressão...


De Simão a 14 de Julho de 2017 às 09:37
15 anos é muito tempo. E a contagem do décimo sexto ano já começou há 2 meses...


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 09:59
Caro Simao, como está o contador para as cartilhas? E para os e-mails? Há quantos dias não substituem o engenheiro informático?


De Sporting Sempre a 14 de Julho de 2017 às 09:51
Muito sinceramente a minha desilusão com Jorge Jesus não para de aumentar, depois de tanta asneira na época passada o homem não para de surpreender:

1. Aposta em dois defesas laterais que defendem igual ou pior que os da época passada. Coentrão nesta fase da sua carreira, poderá ser interior esquerdo, dificilmente lateral. Mas para a esquerda vem um argentino, quando existe para além de Coentrão, Matheus Pereira e B.Cesar.

2. Aposta em dois médios mais que banais, Bataglia e Matheus Oliveira, querendo adaptar Battaglia a trinco e assim Palhinha vai ter pouco ou nenhum tempo para mostrar alguma coisa.

3. Matheus Pereira, Francisco Geraldes e Ryan Gauld votados ao ao abandono, com a agravante de ter trazido um miudo Jovane Cabral mais que verde para tirar mais uns minutos de utilização ao Matheus Pereira. Podence a titular quando mal acabou de chegar de férias, coisa que os 3 anteriores nunca foram.

4. Meter e tirar os mesmos jogadores e coloca jogadores a 1 mn do fim. Uma nova forma de moralização.


Pergunto eu:

Com dois jogos em dias consecutivos porque não escalou duas equipas bem diferentes, colocando os titulares do 1º dia a suplentes no 2º e dando iguais oportunidades a todos de mostrar o que valem ?

O Braga por exemplo jogou de manhã e à tarde do mesmo dia dessa forma...


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 10:04
Concordo com quase tudo, Sporting Sempre, excepto o tema Battaglia. Acredito que se faz a "6", gostei do que vi contra os turcos.


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 10:01
Ainda assim, a esperança é a última a morrer. E verde é cor da esperança...Obrigado Pandil.


De Romão a 14 de Julho de 2017 às 16:27
O Francisco Geraldes não joga porque sabe ler. Não joga playstation nem anda agarrado ao smartphone como os tontinhos. Para piorar a situação até sabe jogar á bola.

O que para o JJ será sempre uma espécie de alienígena do plantel. O outro é que tinha razão "nascer, viver e morrer entre brutos é fodido".

SL


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 17:22
Não quero acreditar nisso. Acho que é mais preconceito em relação à forma como é feita a formação em Portugal. Mas, os maiores talentos são de uma fornada mais nova: Benny e, principalmente, o Brás


De Pedro Azevedo a 14 de Julho de 2017 às 20:07
Lá está, Jovane já vai a caminho de Lisboa. Entretanto, Matheus Pereira e Geraldes perderam minutos de jogo...


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Tudo ao molho e FÉ em Deu...

Gostei!

Quatro em onze

Esta época, eis a primeir...

Bruno Fernandes e Bas Dos...

Bonito é metê-la lá dentr...

Recordar - Vítor DAMAS

Hoje giro eu - o meu ONZE...

Os nossos comentadores me...

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

balanço

jorge jesus

slb

há um ano

vitórias

campeonato

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

humor

formação

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds