11 Jun 14
Faz hoje um ano
Pedro Correia

 

André Martins estreara-se na véspera ao serviço da selecção A de futebol. Um justo prémio a um dos mais talentosos jogadores do Sporting - que muitos consideram já o novo João Moutinho (pelos bons motivos, não pelos maus).

Nesse dia 11 de Junho de 2013 deixei aqui a seguinte reflexão: «Lamentável é que aconteça o que tem acontecido nos últimos jogos. Há dias, contra a Rússia, a selecção das quinas tinha apenas um jogador do onze inicial integrado numa equipa portuguesa (Rui Patrício). Ontem, havia dois (Custódio e Varela). Reflexos de uma lamentável realidade: o mérito dos nossos jogadores não é reconhecido, como devia, por alguns dos maiores clubes portugueses que todas as pré-temporadas preferem importar reforços medíocres como se não houvesse amanhã.»


comentar
4 comentários:
De André Salgado a 12 de Junho de 2014 às 01:27
Meu caro, para quebrar a modorra do verão:

1. Já me fez dar umas boas gargalhadas. Conhece mesmo uns 'muitos' que consideram já o André Martins o novo João Moutinho? Gostava de conhecer esse bando de lunáticos.
Com a mesma idade (o 'miúdo', que se arrisca a ser a mais velha eterna jovem promessa leonina desde o Litos, já tem 25 anos…), já o Moutinho levava meia-dúzia de épocas nas pernas como titular indiscutível do SCP e um dos melhores médios portugueses. O que o André Martins ainda não conseguiu provar nem em meia-dúzia de jogos seguidos.

2. Quando o Pedro se refere a "alguns dos maiores clubes portugueses que todas as pré-temporadas preferem importar reforços medíocres como se não houvesse amanhã", não posso deixar de pensar nesta nova fornada de Slavchevs e Rosells e Rafaéis Martins e Derleys e quem mais vier. Como já no ano passado tiveram uma excelente fornada de Weldinhos e Piris e Gersons Magrões e Shikabalas e Salims Cissés. Se há clube que se tem distinguido pela qualidade média a roçar o medíocre da maioria dos estrangeiros que contrata (e não são poucos, mais de 30 só nos últimos 3 anos), esse clube, muito mais do que qualquer outro, é precisamente o SCP. Conseguindo, com habilidade e boa imprensa, passar pelos pingos da chuva com a converseta da aposta no jogador português, quando esta, em muitos casos, só acontece porque a qualidade de boa parte dos estrangeiros que aterra em Alvalade deixa muito a desejar.

Abraço


De Pedro Correia a 12 de Junho de 2014 às 18:09
Caro André,

Obrigado por ter contribuído para a minha boa disposição.
De facto, só com muito sentido de humor - ainda que involuntário - pode você tentar atirar pedras aos telhados alheios quando o seu clube tem sido uma interminável passarela de contratações falhadas.
Basta lembrar alguns dos casos mais caricatos - do impagável Roberto dos Frangos ao Bruno Cortez.
E lembra-se de um tal Bruno César, adquirido por cinco milhões? Sabe dizer-me o que é feito dele?
E o que tem feito o Djuricic, contratado há um ano com uma cláusula de 40 milhões e as loas entusiásticas das manchetes estampadas na imprensa amiga?

Você, como é habitual, entra em contradição de um parágrafo para o outro.
Começa por elogiar Moutinho, "um dos melhores médios portugueses" (e nisso estamos de acordo) para logo a seguir desvalorizar a "aposta no jogador português" por parte do Sporting, considerando que esta só existe para compensar contratações falhadas.
Ora bem. Se não houvesse "aposta no jogador português" em Alvalade não haveria dois Bolas de Ouro formados na nossa academia, Figo e Cristiano Ronaldo. Nem haveria Moutinho, veja lá, o tal que é "um dos melhores médios portugueses". Nem haveria sequer os Carlos Martins e os Djalós que vocês vêm buscar para rapidamente os condenar ao ostracismo, confirmando assim o habitual desprezo a que costumam votar os jogadores portugueses.

Saudações desportivas, como sempre.


De André Salgado a 13 de Junho de 2014 às 02:48
Telegraficamente ou talvez não:

1. Todos os clubes são uma interminável passarela de contratações falhadas. Todos, Pedro. O que distingue uns de outros é o balanço que podem fazer entre os flops e os craques. Por cada Roberto, Bruno Cortez, Bruno César ou Djuricic, houve um David Luiz, um Javi Garcia, um Ramires, um DiMaria, um Witsel, um Matic, um Garay, um Enzo, um Gaitan, um Markovic, um Salvio, um Rodrigo. E o seu clube, Pedro?

2. O Bruno César, que não era nada mau jogador (quem vos dera, em vez de um Gerson Magrão) e ainda deu umas vitórias ao meu clube, foi vendido por mais do que os 5 milhões que custou e está hoje num dos principais clubes brasileiros.

3. Por falar em telhados de vidro, eu teria alguma prudência em usar o valor de uma cláusula para ironizar sobre a valia de um jogador. Isto quando não há perneta contratado pelo seu clube a quem não ponham uma etiqueta de valor anedótico. Salim Cissé, 60 milhões. Chega?

4. Não será tanto contradição minha como confusão sua. Ninguém nega a capacidade do SCP em revelar grandes jogadores, uns extraordinários, como Figo e Ronaldo, outros muito bons, como Moutinho (e também acrescentaria Nani, até por serem da mesma geração). O problema é que o mais recente deles já foi revelado há quase uma década. Se o Pedro quiser falar do passado, de que hoje muito vive o mito da "melhor formação do mundo, podemos falar do passado. Até porque o ajudaria a perceber melhor o quanto a "melhor formação do mundo" decaiu nos últimos anos. Se quiser falar da última década, o que melhor traduzirá o actual estado da arte do seu clube, verá que a pirâmide se inverteu: um William Carvalho é a excepção e não a regra, esta feita dos Cedrics, Andrés Martins, Wilsons Eduardos, Pereirinhas ou Saleiros. O que nos traz de volta ao meu ponto: a maioria dos jovens jogadores em que o SCP tem apostado nos últimos anos deve-o menos à sua excelência e bem mais à falta de categoria das paletes de estrangeiros que todos os anos continuam a ir aterrando em Alvalade.

5. A piada do ano, que enunciou no seu texto original, é que continua a ser um mistério sem aparente explicação. Não só acredita que há já quem veja no André Martins o novo Moutinho (o que é quase tão bom como aqueles que viam qualquer coisa de Futre no Capel ou os que achavam que o actual suplente do Slimani - o vosso Karadas - era o novo Yazalde), como acredita que há "muitos" que o conseguem ver. Como tenho fair-play, também lhe poderia dizer que há já muitos que consideram o Nélson Oliveira o novo Ibrahimovic.

Saudações desportivas, sempre.


De Pedro Correia a 15 de Junho de 2014 às 10:54
Caro André:

Percebo a insistência no tema, que reflecte talvez o vosso ponto mais fraco: a incapacidade de produzirem resultados palpáveis ao nível da formação.
Basta reparar na selecção nacional que se encontra a disputar o Campeonato do Mundo do Brasil: quantos desses jogadores vieram da academia do Sporting?
Você talvez ignore, mas eu não me importo nada de o esclarecer, com 'fair play' leonino:
- Rui Patrício
- Beto
- João Moutinho
- Miguel Veloso
- William Carvalho
- Cristiano Ronaldo
- Nani
- Varela
Ou seja: mais de um terço dos convocados, incluindo aquele que foi votado o melhor jogador do mundo em 2013.

Se isto é "falar do passado", vou ali e volto já...

Saudações desportivas


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

A minha costela Jota Jota

Pontos nos is.

A Europa e o Vida

Esperança

Irritação

P.O. a D.D. - A sério?

Manto de silêncio

Ódio puro e duro

Os nossos comentadores me...

Como utilizar um miúdo 15...

Arquivo

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

memória

comentários

selecção

bruno de carvalho

leoas

vitórias

prognósticos

há um ano

jorge jesus

campeonato

balanço

slb

arbitragem

benfica

mundial 2014

jogadores

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

euro 2016

árbitros

ler os outros

futebol

golos

clássicos

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
132 comentários
132 comentários
114 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds