20 Abr 17

23tplw1[1].jpg

 Equipa do SLB na temporada 1938/39

 


comentar
24 comentários:
De Anónimo a 20 de Abril de 2017 às 16:30
Não sou lampião, mas parece estarem a acenar a alguém, seria à MARILU?


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 17:32
Estavam a dizer adeus ao título.


De Francisco Xavier a 20 de Abril de 2017 às 21:30
Bastava que estivesse na Tribuna um dos vossos dirigentes fascistas, para serem obrigados pelo regulamento em vigor a fazer esta saudação.
Se não o fizessem seriam eliminados das provas. E por isso TODOS os clubes que participaram nas competições fizeram esta saudação: Benfica, Sporting, Porto, Académica, etc., etc.,
O senhor PC, como pessoa bem informada, tinha a obrigação de saber. Como pessoa séria e honesta tinha a obrigação de escrever uma nota explicativa do fenómeno e não apelar ao instinto mais básico e selvagem das suas hostes. Mesmo que o seu clube esteja nesta fase Brunista em que parece que todos os meios são legítimos, desde atinjam os fins pretendidos...


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 21:32
Desfeita de vez a mitologia do clube "antifascista". Que não tem ponta por onde pegar.


De Francisco Xavier a 20 de Abril de 2017 às 22:09
Mas quem é que aqui defendeu essa tese?
Não me lembro de ter lido aqui em lugar nenhum.

O Benfica não é, nem nunca foi um partido político nem organização ideológica. Foi e é um Clube dedicado à prática e fomento do desporto, com destaque para o Futebol. O Benfica foi sempre um clube de tolerância desde a sua fundação. O Benfica caracteriza-se por nunca descriminar ninguém pelas suas opções políticas e ideológicas, independentemente das opções ou realidades do país.

Na monarquia ou na República, conviveram no Benfica monárquicos e republicanos, dos moderados aos radicais. Durante o regime fascista, o Benfica acolheu sem descriminações democratas e salazaristas, situacionistas e oposicionistas. Depois do 25 de Abril nunca se descriminou ninguém pela sua ideologia política.

O que nunca se permitiu, ao contrário de outros que agora ser armam em virgens, foi que o clube fosse utilizado para a actividade política e partidária. O que nunca se impediu no Benfica durante o Estado Novo foi que os democratas, os oposicionistas ou do “reviralho”, ocupassem lugares de direcção, ao contrário de FCP e SCP, cujos dirigentes estavam maioritariamente ligados ao aparelho corporativo (deputados da União Nacional, ministros e dirigentes regionais da União Nacional) e repressivo (PIDE e Legião Portuguesa) do Estado Novo. O Benfica nunca teve nenhum presidente da Direcção que estivesse ligado ao Estado Novo, mas teve vários conotados com a oposição.

Por isso, por mais que os Goebells repitam, o Benfica nunca foi o clube do regime fascista ou de qualquer outro regime.


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 22:18
Essa tese já foi defendida hoje, por mais de um lampião, nestas caixas de comentários. Aludindo às bandeiras vermelhas, aos equipamentos "encarnados", ao hino 'Avante' substituído pela ária das papoilas...
Tenham paciência, mas não nos venham dar lições de "antifascismo" benfiquista. Com braços erguidos ao jeito do Mussolini, jogadores acarinhados pelo Salazar, um presidente procurador da Câmara Corporativa fascista, etc, etc.


De Francisco Xavier a 20 de Abril de 2017 às 23:07
Percebeu mal.
O facto do hino original «Avante pelo Benfica» ter sido proibido durante o Estado Novo, não faz do Benfica um clube antifascista.
O facto de Salazar não gostar do "vermelho" das camisolas, e ter dado instruções para os órgãos de propaganda do Estado Novo passarem a falar em "encarnado" para não usar a palavra que Salazar não gostava, não faz do Benfica um clube antifascista.

E o que também não faz, com toda certeza, é do Benfica um clube do regime e muito menos um clube de que Salazar gostava (ao que consta não gostava de futebol nem de nenhum clube).

Em suma:
Como referi atrás o Benfica não é um partido, nem oposição a partidos. No Benfica sempre houve lugar para todos os que tivessem um objectivo comum: praticar desporto e apoiar as suas equipas.


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 23:32
Começamos a estar de acordo, ao fim de todo este tempo...


De jorgen80 a 21 de Abril de 2017 às 03:03
Muito boa a resposta. Tudo vale para afundar o Benfica. Até política se mistura. Podiam era explicar aos fanáticos do seu clube qual a razão do Sporting antes do 25 de Abril ter tantos ou mais- não me recordo- títulos que o Benfica e depois da Revolução é o que todos vemos. Aqui há gato. Perguntem ao Salazar.


De atitopoteu a 20 de Abril de 2017 às 23:44
mas alguém, alguma vez, aqui afirmou o Sport Lisboa e ... BENFICA como clube "antifascista" - apesar de ser o único que teve como Presidente um operário - ou que não teve algumas figuras, 'infinitamente' menos que o Sporting, (onde bastava ir de 15 em 15 dias para ver uma chusma deles, entre governadores civis, ministros e governantes, altas patentes militares, onde só chegava quem fosse simpatizante do Regime e de que ficou célebre a "Brigada do reumático" !!!) ligadas ao Estado Novo !?

os Benfiquistas, aqueles que o são, e neste momento, tenho muitas dúvidas em relação a alguns que por lá andam, não escondem, não deturpam, não se envergonha, nem alteram a sua História !...



De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 23:49
Se querem então respeitar a História e não são ingratos, inaugurem uma sala Salazar lá no vosso museu.


De Anónimo a 20 de Abril de 2017 às 17:41
Mas na saudação a mão não deveria estar virada para a frente?
Dando azo à imaginação penso que estavam a acenar à águia vitória; no sábado vão acenar................. não vão cantar a canção do ADEUS.


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 18:22
Estavam a tentar levantar voo.
Ao que consta, nenhum deles conseguiu.


De Anónimo a 20 de Abril de 2017 às 18:04
Ganharam no campeonato nesse ano.


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 18:21
Ganharam o quê? Juízo?


De Leão de Queluz a 20 de Abril de 2017 às 19:52
CURIODIDADES (NET)

Em 1938 o Campeonato Português de Futebol passou a chamar-se Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ou apenas 1ª Divisão, designação que se manteve até 1999.
Nesse ano o Porto foi campeão, 2º Sporting, 3º Benfica.
Este curioso post do Pedro Correia motivou a minha atenção. Só por isso valeu a pena. Obrigado Pedro.

SL


De Leão de Queluz a 20 de Abril de 2017 às 20:12
Campeonato Nacional da 1ª Divisão(1985/86)

Benfica 1 x Sporting 2 - 13/04/1986

Classificação :
1º Porto
2º Benfica
3º Sporting

A História repete-se sempre, pelo menos duas vezes.
Karl Marx


De Francisco Xavier a 20 de Abril de 2017 às 23:14
"A História repete-se sempre, pelo menos duas vezes..."
Karl Marx

"... a primeira como tragédia, a segunda como comédia."

Esqueceu-se de acrescentar o resto da frase. Se estiver certo, depois da "tragédia" de 1986, iremos ter a "comédia" no próximo sábado.


De Pedro Correia a 20 de Abril de 2017 às 23:34
Aí está um autor que o lampião Salazar abominava.


De AXN a 21 de Abril de 2017 às 00:55
Francisco Xavier

Meu prezado 'compagnon de route',

como é óbvio todos nós estamos à espera de voltar a repetir a história tão brilhantemente "escrita", quando poucos de nós acreditavam, a 5 de Março de 2016 e é isso que os está a deixar completamente borrados de medo e cheios de dúvidas !!!

Que a Equipa e Rui Vitória não tenham receio de assumir o jogo pelo menos até marcar ...


De Francisco Xavier a 21 de Abril de 2017 às 09:34
Espero que seja pelo menos igual ao ano passado, mas o que gostava mesmo era ver repetido aquele fabuloso jogo dos 6-3, que nos lançou definitivamente para o título.
De qualquer modo estou com o "nosso" Simões, mesmo que consigamos ganhar, não devemos ser exuberantes nos festejos. O campeonato não acaba sábado, ainda ficam a faltar 4 jogos.


De anonymous a 20 de Abril de 2017 às 21:08
Fotos dessas, com a equipa do Sporting a fazer a mesma saudação fascista, também não faltam.
O que pretende concluir Pedro Correia com esta foto, pois não acredito que esteja a chamar burros aos seus amigos e consócios?


De Francisco Xavier a 20 de Abril de 2017 às 21:21
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS

Consta que foi o ideólogo para o desporto do Estado Novo, Salazar Carreira que incluiu no regulamento das competições oficiais a obrigatoriedade de fazer a "saudação fascista" desde que na tribuna estivessem entidades oficiais: membros do Governo ou oficiais superiores das Forças Armadas.

O SCP já a fazia muitas vezes, mesmo antes da entrada em vigor do tal regulamento, tal a promiscuidade entre os seus dirigentes que também eram responsáveis dentro do aparelho político, administrativo e corporativo do Estado Novo.

O FC Porto não só fazia a "saudação fascista" quando era obrigado mas também desfilava a fazê-la. O que não deixa de ser curioso, porque ao entrar em campo não era obrigatório fazê-la, mas só frente à tribuna nas condições descritas.

A Selecção Nacional sempre que jogava em Portugal, porque havia sempre alguém na tribuna que pertencia a uma entidade oficial, era obrigada a fazer a "saudação fascista".

Curiosamente Pedro Correia só encontrou uma fotografia do Benfica a fazer a saudação fascista.

Ou será que está,, simplesmente, a seguir a conhecida cartilha de Josef Goebbels:
«É necessário repetir muitas vezes uma mentira que acosse o inimigo para que ela se torne verdade»


De Anónimo a 20 de Abril de 2017 às 22:10
Correção : Marilú era uma atriz namorada(?) de um ministro da educação(PC)), benfiquista, mas na década de 60, marcada pela contestação dos estudantes universitários.

Ficou famoso(1962):

Ó Marilú, marilú .........L......


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Prognósticos antes do jog...

Os nossos comentadores me...

S'é q'ueu gostava de ser ...

A orquestra está mais pob...

A minha costela Jota Jota

Os prognósticos passaram ...

Os nossos comentadores me...

Leituras recomendadas

Por imperativo de cidadan...

A mesma opinião

Arquivo

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

slb

campeonato

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds