05 Jan 17

1. Jorge Jesus escalou mal a equipa no jogo de ontem. As "poupanças" são más conselheiras. Deixar de fora do onze titular  Adrien, Gelson, Bas Dost e Bruno César em simultâneo só podia dar no que deu: 45 minutos de avanço ao V. Setúbal (que aliás esteve prestes a adiantar-se no marcador no primeiro lance do jogo, se não fosse uma magnífica defesa de Beto) e necessidade de reformular a equipa logo ao intervalo. 

Passa pela cabeça de alguém?

 

2. É cada vez mais evidente que a política de contratações levada à prática pelo Sporting no passado Verão foi desastrosa. Ninguém pode negar esta evidência: temos uma ausência clamorosa de segundas linhas. Tirando Beto, Bas Dost e Campbell, tudo o resto devia ser devolvido sem demora à proveniência. A começar pelo inútil Markovic, que ontem voltou a demonstrar ser uma nulidade.

Castaignos, o avançado incapaz de marcar golos, é um novo Barcos. Douglas, um pinheiro plantado na nossa área. Petrovic não calça, Alan Ruiz também não. Meli tornou-se invisível. Paulista nem sabemos se ainda treina de verde e branco. André distingue-se pelos golos que é incapaz de marcar (ontem falhou dois à boca da baliza). Elias, mesmo tendo marcado um golito, voltou a ser de uma vulgaridade gritante nesta partida do Bonfim.

Ninguém assume responsabilidades por tantas contratações desastrosas, que tornam este plantel o pior - e o mais caro - desde que Bruno de Carvalho ascendeu à presidência?

 

3. Se somarmos ao que escrevi acima o apagamento total de Bryan Ruiz, que ontem teve a pior prestação de sempre pela nossa equipa e acabou por ir tomar duche ao intervalo, temos o quarto rombo da temporada. Somado às saídas de João Mário, Slimani e Teo Gutiérrez.

Bryan continua, mas só de espírito: as pernas - e por vezes a cabeça - parecem ter emigrado para parte incerta.

 

4. O que se passa com Matheus Pereira? Está de castigo? Se não serve para jogar na Taça Lucílio Baptista serve para quê? Alguém acredita que este jovem da nossa formação faria pior figura do que algumas nulidades que ontem se arrastaram no campo do Bonfim?

Vamos emprestá-lo para manter em Alvalade os poltrões que mencionei acima? E o que esperamos para trazer Palhinha, Tobias Figueiredo e Francisco Geraldes de volta? Não será também a altura de mandar regressar André Geraldes e Jonathan Silva?

Custa assim tanto perceber que é possível fazer muito melhor por muito menos dinheiro se soubermos gerir bem os recursos próprios em vez de importarmos cabazadas de jogadores inúteis que só vêm para Portugal fazer turismo e ganhar dinheiro que não merecem?


comentar
43 comentários:
De Pandil a 5 de Janeiro de 2017 às 10:42
Nem mais!


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:19


De Rudolfo Dias a 5 de Janeiro de 2017 às 10:44
Até que enfim que há um sportinguista lucílio perdão, lúcido, que consegue apontar os verdadeiros factores que levaram à derrota de ontem e ao consequente não apuramento para a final four da prestigiante Taça CTT.


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:20
Você quando quiser insultar-me chame-me tudo menos Lucílio.
Com isso eu afino mesmo!


De Plinio a 5 de Janeiro de 2017 às 10:52
Análise certeira e que faço minha.
Ao ver alguns jogadores do Sporting EM JOGO fico a pensar se eles querem mesmo jogar futebol, jogar à bola ou apenas passar tempo.
Não entendo porque o P. Oliveira não é titular a central. Douglas é isso mesmo que disse, um pinheiro. Não entendo a teimosia em JJ apostar em pinheiros para centrais que nem no jogo aéreo atacante dão uma para a caixa. Quando se é grande e pesado não se é rápido e um bom central não tem que ter 1,98. Vejam os casos de Baresi, ou até de Canavarro, não muito altos mas com rapidez e sentido posicional acima da média.
André é lamentável, Castaignos banal, Markovic fez uma epóca boa de encarnado vá lá saber-se como, Elias um jogador a gasóleo agrícola, and so one and so one.
Esgaio não me merece confiança como lateral, Jefferson morreu para o futebol e aqui já vai mais de meia equipa.
Saudações leoninas


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:23
Eu trocava já:
- O Petrovic pelo Palhinha
- O Douglas pelo Tobias Figueiredo
- O Marcoxovic pelo Francisco Geraldes
- O Castaiganos pelo Podence
- O Meli pelo Iuri
- O Elias pelo Gauld


De AJorge a 5 de Janeiro de 2017 às 11:08
Espero que o Mustafá desta vez não vá à Academia de Alcochete cantar as janeiras


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:24
Também espero que não. Até porque ele não sabe cantar.


De Luis Moreira a 5 de Janeiro de 2017 às 11:18
Meu caro, o negócio é assim. Por cada bom jogador comprado temos que comprar 3/4 maus. Há 30 anos que é assim. São as comissões. Comprar mau, que ninguém quer .


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:24
Comprar mau é péssimo, Luís.


De RUI ENCARNAÇÃO a 5 de Janeiro de 2017 às 11:30
isso tudo que acabei de ler é verdade, porém quando os senhores do apito não fazem o seu trabalho ajuda a que os jogadores saiam desvalorizados e desmoralizados, ficam impotentes a tantas injustiças que se praticam contra o Sporting. se houvesse isenção o texto que acabei de ler seria outro. BLACKOUT até ao final da temporada, pode ser que assim nos respeitem mais, saudações leoninas


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 13:33
Sobre arbitragem, já escrevi.
Mas não podemos passar o tempo a transferir para terceiros as graves culpas próprias.
Este ano ainda não fizemos nada de relevante.
Vamos com menos oito pontos no campeonato, a nossa única goleada foi com o modestíssimo Praiense (5-1) e já estamos afastados de duas competições. Não chegámos à Liga Europa por termos sido derrotados pelo Legia de Varsóvia...
Nesta taça Lucílio, bastaria termos vencido o modesto Varzim por 2-0 para seguirmos em frente.
Mas nem isso conseguimos.

Quanto a 'blackouts' e etc: tudo isso já foi experimentado no passado, com resultados nulos.
Não é por aí. Pelo contrário: temos é de aumentar a nossa presença e multiplicar as nossas vozes no espaço mediático. Nada de birrinhas, que são sempre péssimas conselheiras.


De david a 5 de Janeiro de 2017 às 17:56
Parabéns... palavras que acertaram na muche.


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 18:11
Sempre pensei assim e continuo a pensar.


De BMR a 5 de Janeiro de 2017 às 11:44
Afinal a culpa não é do árbitro... não comecem a olhar para vossa casa e a fazer o trabalho de casa bem feito... é muito mais fácil culpar os outros


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 13:29
São questões diferentes, complementares. O árbitro cometeu um erro grosseiro, determinou o resultado e a eliminação do Sporting e bastou a nomeação desse incompetente para um jogo destes para se perceber como os "patrões" da arbitragem nos tratam.
Nada disso pode escamotear as graves culpas próprias dos jogadores e da equipa técnica neste jogo.
Ainda por cima isto aconteceu um dia depois de o presidente ter dito claramente que a conquista da Taça da Liga era um objectivo assumido do Sporting nesta época.


De JS.Ferreira a 5 de Janeiro de 2017 às 11:52
O castelo vai ruir caro Pedro Correia? Basta soprar na altura certa e lá vão eles pelos ares.

Deixe-me dizer-lhe o seguinte, gostei do que vi ontem. Pela primeira vez na minha vida vi um arbitro a recuar perante sportinguistas. Julguei morrer e não ver tal coisa. É um principio que muito, muito provavelmente não terá continuidade. É pena porque quando os bois são picados eles recuam.

Continuamos a querer mudar o futebol e a forma como as pessoas nele actuam quando deviamos viver e tirar beneficio do que existe. Ás tantas não consigo compreender o que faz alguém como Octávio Machado no Sporting. Não tiramos proveito nenhum dos conhecimentos e experiencias destes senhores. Há dias usei o espaço temporal 30 anos mais tarde li que o nosso presidente usou 50 anos. São 50 anos de atraso e de teimosia em não querer aprender.

Só mais uma coisa caro Pedro Correia, imagine por breves instantes que é treinador de futebol e havia tido um jogador brilhante, fundamental e consequentemente vendido por uma soma irrecusavel. Passados 2 anos, se pudesse, gostaria de voltar a contar com ele?

Saudações Leoninas


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 16:26
Respondendo à sua questão, meu caro: não. Se estivesse actualizado, não.
Por que motivo o Vítor Pereira não contou com esse jogador? Ele bem sabia...


De Sérgio a 5 de Janeiro de 2017 às 11:57
Caro Pedro Correia:
Um dos objectivos da Taça da Liga é dar oportunidades aos jogadores mais jovens. O Sporting, que há muito tempo se orgulha da sua formação, foi eliminado porque usou jogadores com média de idades superiores à média do Setúbal. Não fora isso e a derrota pela margem mínima ainda daria para o Sporting ter sido apurado. E isto é consequência directa da estratégia recente de escolha de jogadores para a equipa principal. Não descure este ponto na sua análise. No resto concordo consigo.


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 13:26
Já nem fui por aí, embora a inclusão de um Matheus (por exemplo) em vez do Bryan bastasse, quanto a mim, para desequilibrar esse factor de desempate a favor do Sporting.
O Matheus tem 20 anos, o Bryan tem 31.
Seguramente o Matheus teria jogado melhor. Foi - de longe - o pior jogo do costarriquenho. E ele tem feito vários muito maus ao longo desta temporada.


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2017 às 11:59
Caro Pedro devo destacar o rigor da sua análise.
Esta é efetivamente a análise dura e crua.


De Pedro Correia a 5 de Janeiro de 2017 às 13:23
Gostaria muito de não ter escrito este texto, anónimo. Mas senti essa obrigação depois do que vi ontem.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os prognósticos passaram ...

Os nossos comentadores me...

Jesus vs.Jesus

Há razões que a razão des...

Pódio: Rui Patrício, Alan...

Rescaldo do jogo de ontem

E ele resolveu puxar do b...

Muitos parabéns, grande C...

Sporting: questões em deb...

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

vitórias

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

eleições

godinho lopes

ler os outros

clássicos

árbitros

golos

euro 2016

futebol

nós

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

formação

humor

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds