19 Dez 16
Como os abutres
Pedro Correia

Não podia haver mais lamentável cartão de visita. Aguardar a primeira derrota caseira do Sporting para o campeonato, num jogo que decepcionou justamente todos os adeptos, para anunciar - minutos depois do apito final, a caminho das onze da noite - a candidatura à presidência do clube não revela apenas uma chocante falta de sensibilidade perante o magoado universo leonino. Revela também ausência do mais elementar bom senso. A imagem que evoca, de imediato, é a dos abutres a esvoaçar em busca de alimento.

Fora do campo também se falham golos. Paulo Paiva dos Santos estreou-se a marcar com estrondo na própria baliza, o que não lhe augura nada de bom. Seria difícil começar pior.


comentar
58 comentários:
De Simong2 a 19 de Dezembro de 2016 às 08:58
Vão aparecer mais. Pessoalmente, estou com BdC e com JJ.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:17
Sim, é como no atletismo. Há sempre uma 'lebre' a tomar a dianteira.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 09:20
De Paiva não gosto dos passadiços , do clube e da terra perigosa nos últimos tempos. O Bruno de Carvalho é o meu candidato e de 90% dos Sportinguistas. Croquetes nunca mais.

SL


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:17
Prevê-se uma campanha eleitoral acalorada. É outra coisa que não se compreende no Sporting: tarda uma alteração dos estatutos que preveja eleições no final ou no início de cada temporada, não em Março - exactamente no período em que a época desportiva está no auge. As campanhas nesta altura acabam sempre por desestabilizar as nossas equipas - não apenas no futebol.


De Frederico a 20 de Dezembro de 2016 às 13:47
Se as eleições forem no fim da época, depois vêm pedir para ser noutra altura porque a nova equipa vai trabalhar com o plantel escolhido pelos outros...


De Pedro Correia a 22 de Dezembro de 2016 às 17:28
Ninguém vem pedir coisa nenhuma: há apenas que pôr o bom senso em prática. Eleger os corpos sociais do Sporting em meados de Março é um enorme disparate, numa altura em que a temporada desportiva se encontra numa fase crucial.
Quem não quer perceber isto convém que meta explicador.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 19:05
Discordo de si. Eu, de Paiva, gosto dos passadiços.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 09:43
Os problemas do Sporting não se resolvem com Presidentes, mas com jogadores.


De Mike Portugal a 19 de Dezembro de 2016 às 10:03
É isto.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:14
Precisamos de importar menos "craques" que se revelam autênticos pernas-de-pau e aproveitar muito melhor os recursos internos.
Voltei a pensar nisto ontem ao ver Wilson Eduardo marcar-nos aquele golo (e podia ter marcado mais dois).


De Antónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 11:01
O problema do Sporting resolve-se com competência e com fair play. Algo que não existe neste momento.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 11:09
'Fair play'? Que problema resolve você com 'fair play'? Devemos passar a oferecer também 'vouchers' aos árbitros e Jubas de peluche?


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 11:56
Talvez voltar aos tempos das brutas mariscadas para os árbitros em Alvalade. A hospitalidade para os árbitros de Sousa Cintra fez história...


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:04
Ah, OK. Entendi. Chamemos então 'fair play' ao que devia chamar-se 'boca cheia'.


De JPT a 19 de Dezembro de 2016 às 10:00
"a primeira derrota do Sporting para o campeonato" em casa, caro PC. Infelizmente, fora já temos duas.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:12
É factual, meu caro. Não podia haver pior momento para lançar uma candidatura. Nada a questionar se fosse de dia, à luz do sol, a meio da semana e sem esperar por uma derrota em casa.
Dando assim a entender que não teria avançado em caso de vitória do Sporting. Mau de mais.

P. S. - Convém recordar que perdemos 1-2 na Luz com dois penáltis surripiados pelo "segundo melhor árbitro português".


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:24
P. S. 2 - Agradeço-lhe o reparo, que me permitiu reler o texto. Faltava o adjectivo "caseira", que julgava ter escrito e não estava lá, embora estivesse logo no primeiro parágrafo deste texto:
http://sporting.blogs.sapo.pt/rescaldo-do-jogo-de-hoje-2988690

As outras duas derrotas, aliás como bem assinala, foram fora de casa.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:49
PS 3
Caro JPT: libertei o seu segundo comentário, que por algum motivo de ordem técnica que não consigo solucionar não ficou visível. Queria deixar-lhe esta justificação e reiterar o meu agradecimento.


De Corvo a 19 de Dezembro de 2016 às 11:24

Insiste o Pedro nos dois supostos penáltis surripiados para a causa do vosso desaire na Luz. Seja se isso o compraz. Ontem perderam por um frango do vosso propalado melhor guarda-redes do mundo, o excelso campeão europeu.
Por que não reconhece que Bas Dost nunca é nem será um quarto de Slimani.
Por outro lado, não deixa de ser estranho que o único jogador que ganha uma miséria seja o que carregue a equipa as costas.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 11:35
Qual jogador? O Nelson Semedo?


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 12:04
Era melhor, não?
O Gelson, Gelson Martins.
Esse é o único que vai mostrando alguma coisa do Sporting, mas é claro que sozinho e por muito que se esfalfe pouco pode fazer com essas nódoas ao lado.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:05
Começo a falar em abutres, depois aparece um corvo e termina tudo com o anónimo do costume. Tão fatal como a mosca da televisão.


De Corvo a 19 de Dezembro de 2016 às 13:27
Algo de muito estranho se passa no seu blogue. Comentários que não entram, outros que entram como anónimos postados por mim, enfim; o descalabro da equipa propagado ao blogue do Pedro Correia.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:34
Vou abrir uma excepção consigo, que serve para os demais: em assuntos que dizem apenas respeito a sportinguistas vocês ficam do lado que vos compete. O lado de fora.


De Corvo a 19 de Dezembro de 2016 às 13:48
É de facto um assunto interno do Sporting e certamente não me meteria não fosse o facto do Pedro insistir em desvalorizar a vitória do rival com dois penáltis que só existiram na vossa imaginação.
No resto tem toda a razão. O clube é vosso.
Aguardemos, portanto, o tão desejado post sobre os prognósticos do próximo jogo. :)


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:53
Sobre esse tema, o contraditório ficou feito com a vossa participação na jornada anterior. Agora só aceito reclamações do próprio Jorge Sousa, aliás leitor deste blogue.


De Carlos Gomes a 19 de Dezembro de 2016 às 10:40
Talvez ache que já chega, talvez esteja na altura de discutir o andebol, maior orçamento 2º derrota, o hóquei, maior orçamento, uma derrota em campo outra na secretaria, derrota essa por erro administrativo de indivíduos contratados ao benfica, o futebol, maior orçamento de sempre e aquisições medíocres, com pagamentos a empresários (Brian Ruiz) que quase duplicaram a fatura. Talvez esteja na altura de não dividirmos mais o Sporting entre os que apoiam BDC e croquetes, que para os que apoiam o presidente são todos aqueles que não o apoiam.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 10:48
Talvez esteja na altura em não dividir os sportinguistas entre aqueles que anseiam pelas derrotas para surgirem na ribalta e a esmagadora maioria, que só quer que o clube vença.


De Carlos Gomes a 19 de Dezembro de 2016 às 10:55
Desculpe, mas não acredito que haja um único Sportinguista que prefira que o Sporting perca.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 11:10
Eu conheço "sportinguistas" que só aparecem à luz do dia - de óculos escuros e gravata preta - quando o Sporting perde. Quando o Sporting ganha ninguém dá por eles.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 14:24
Já tivemos um PMAG desses.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 19:07
Fale com clareza. Não sei dialogar com siglas e sonsices e entrelinhas medrosas como se estivéssemos no tempo da PIDE.
Se não souber falar com clareza, vá bater a outra porta. Porque certamente errou no endereço.


De Paulo a 19 de Dezembro de 2016 às 10:50
Se calhar é só um adepto que perdeu a paciência de ver o maior investimento de sempre em jogadores e treinador a ter os resultados que se vêem.

Aquilo que Bruno de Carvalho fez até à entrada de JJ é altamente meritório. Conseguiu reconstruir uma equipa e lançar as bases para óptimos negócios que se concretizaram este ano.

Mas esta completa inversão com a entrada de JJ, com plenos poderes, põe em causa o que foi feito.

A realidade é simples. O Sporting está mal neste momento. E falam-se nos comentários a este post em "jogadores". E quem os contrata, quem os treina? Esses não responsáveis?

E se este ano o grande objectivo campeonato falha, como parece ser provável agora, o que se faz para o ano? Acreditam mesmo que ficando JJ vai aceitar uma quebra no investimento na equipa?

É isto que é preocupante e que se calhar ontem, no calor do momento, levou alguém a perder a paciência e anunciar que se acha mais capaz de mudar o estado de coisas.

Obviamente é um candidato sem expressão. Mas que enquanto sócio está no seu direito de estar farto de ver o que se está a passar.

Mas aparentemente a retórica presidencialista do "contra mim, contra o Sporting" está a resultar e qualquer um que ouse dizer que talvez seja capaz de fazer melhor vai ser logo apelidado de "croquete", "abutre", etc.

E assim vamos.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 11:12
Anunciar uma candidatura à presidência do Sporting dez minutos depois da primeira derrota em casa da nossa equipa para o campeonato parece-lhe um bom acto de comunicação? Abona a favor da personalidade que age assim?
Parece-lhe bem começar um percurso de candidato com este tiro no pé que indignou muitos sportinguistas - incluindo o nosso eterno capitão Manuel Fernandes?


De Paulo a 19 de Dezembro de 2016 às 11:38
Não. Mas parece-me o acto de alguém que sente o Sporting e quis dizer basta. Aliás, o post aparentemente já foi apagado o que me mostra que tenha sido muito mais um impulso.

E isto vale o que vale, mas o Bruno de Carvalho, também aproveitou e bem, no meu entender, o descalabro do futebol com Godinho Lopes. Faz parte da politica. Acho que o Sportinguismo de Paulo Paiva dos Santos está acima de qualquer suspeita. Mas nem ele é o diabo, nem BdC santo. Faz parte.

Quanto ao Manuel Fernandes, prefiro não falar. É uma figura que merece respeito pelas grandes alegrias que deu dentro de campo, mas não me esqueço que ainda há uns anos também se mostrou indignadissimo com Bruno de Carvalho. É uma pessoa com uma personalidade claramente volátil.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:15
Vocês vêm falar na necessidade de unir os sportinguistas e a primeira coisa que fazem é apedrejar o Manuel Fernandes.
Fica registado.


De Antonio Xavier a 19 de Dezembro de 2016 às 11:38
Bom dia também acho que o timing fou errado, mas não é por isso que vou apelidar de abutre o candidato. Aliás, Bruno de Carvalho enquanto oposição fez isto varias vezes. Mas só fz o comentario por causa de ter rerferido o Manuel Fernandes, que é o meu idolo enquanto Sportinguista, mas que nunca foi tratado tão mal como por BC, nem por os adversários, eu vi que chorou na televisão.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:14
Começam mal, a escolher o Manuel Fernandes como arma de arremesso eleitoral.
O Manuel Fernandes é um símbolo eterno do Sporting, tem de estar acima das contendas eleitorais.


De Antonio Xavier a 19 de Dezembro de 2016 às 15:01
Sou ou sócio com mais de 30 anos, neutro e sem palas, nao tenho nada a ver com candidaturas nem com candidatos. Sem avaliar tudo o que BC fez de bem e foi muita coisa, como o que faz menos bem e tambem sao algumas. Gosto de debate e nao de ditaduras, não gosto de ver chamado de abutre um socio que eu nem conheço. Foi o senhor que começou a usar o Manel Fernandes, e eu lembrei-me deste episodio e de tudo o que foi dito sobre ele a seguir, inclusive neste blog. Logo na altura me insurgi contra essa atitude. Uma das coisas que BC tem negativa é o fanatismo dos seus apoiantes.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 19:10
Você vem defender aqui alguém que eu denominei de "abutre". Gastou a tinta em vão.
O próprio já foi embora. A tal "candidatura" não durou 24 horas.

Até nestes pequenos exemplos se vê o desastre que seria o Sporting se voltasse a ficar entregue à vossa clique.


De Antonio Xavier a 20 de Dezembro de 2016 às 07:50
O senhor nao me conhece de lado nenhum para me apelidar do que quer que seja. Ja lhe disse que nao tenho nada a ver com listas nem com candidatos. Lamento que nao tire as palas que so o deixam ver a cenoura que lhe poem à frente. Quando quiser chamar-me alguma coisa eu digo-lhe qual é o meu lugar no estadio e se tiver coragem, vai la ter comigo e chama-me olhos nos olhos.


De Pedro Correia a 20 de Dezembro de 2016 às 08:44
Prezado senhor, respeito e compreendo o seu luto pelo candidatura que faleceu logo depois de nascer.
Aceite a expressão dos meus sentidos pêsames.


De SportingSempre a 19 de Dezembro de 2016 às 11:41
Não sei quem é o senhor, mas lançar uma candidatura na noite da derrota é de grande falta de nível.

Eleições em Março também não fazem sentido nenhum, mas aparentemente isso não preocupou ninguem com poderes para o alterar.

O que desejo é que voltemos às vitórias e às boas exibições, recuperemos lugares na Liga e ganhemos as eliminatórias da taça e que em Março tenhamos eleições concorridas e leais de forma a que os Sportinguistas possam ser informados das opções e escolher o que querem para o seu clube. Que até pode ser dar novo voto de confiança a Bruno de Carvalho. Oxalá ele faça por isso até lá.





De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:13
Também espero que o processo eleitoral seja disputado e concorrido.
Espero igualmente - na linha do que defendo aqui há anos - que depois do acto eleitoral haja uma revisão estatutária para acabarmos com estas eleições no mês de Março.
Há quem defenda que quanto pior melhor: ou seja, há quem prefira sucessivos desaires do Sporting até lá para reduzir ao mínimo as hipóteses de sucesso eleitoral do actual presidente.
Como é óbvio, eu estou no campo oposto.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 12:02
Pedro tenha calma.
O homem só fez um post no Facebook a disser que se ia candidatar num momento de indignação perante a situação desastrosa em que vê o clube.
Será que os posts do Facebook para além de serem um vicio do Bruno são agora a forma oficial de se fazerem as candidaturas ao clube...


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:11
Se fosse tão precipitado e imaturo a gerir o Sporting como foi com esta mensagem de lançamento da candidatura, à mercê de estados de alma, estaríamos bem entregues.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 19:11
O resultado já está à vista. Desistiu poucas horas depois de anunciar a candidatura.
Alguém pode levar esta gente a sério?


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2016 às 12:12
Abutres era na Churrasqueira. Agora mais finos no Chimarrão.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:08
Finos no Chimarrão? É mais fácil encontrar lá quem esteja grosso.


De Pedro Almeida a 19 de Dezembro de 2016 às 12:15
Entre o cromo genérico e o cromo original, tenho que dar razão, eu também preferia o original.


De Pedro Correia a 19 de Dezembro de 2016 às 13:07
Cromo original é o Barbas. E o outro, que queria violar meninas.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

A solução e o problema

Os nossos comentadores me...

Gamanço Futebol Clube

Os nossos jogadores, um a...

Rescaldo do jogo de hoje

Regras para um candidato ...

O mais comentado de sempr...

Os nossos comentadores me...

Pum! Um tiro na candidatu...

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

vitórias

prognósticos

jorge jesus

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

mundial 2014

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

ler os outros

árbitros

euro 2016

golos

clássicos

futebol

comentadores

nós

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds