14 Jun 17
Apita, apita
Pedro Boucherie Mendes


Já o escrevi variadíssimas vezes: o problema do nosso futebol é a arbitragem e em especial os que orbitam em redor. Mais do que estarem do lado do “nosso” clube e destacarem escutas ou mails, o que Record, Jogo, Bola e demais jornais deveriam fazer era publicar um top semanal, mensal e depois anual de quanto dinheiro ganham os árbitros a cada época.
Inclua-se o fee por jogo, mais as despesas, mais os quilómetros, mais o fee por jogo europeu, mais despesas de deslocação. Depois comparem com os vossos rendimentos e abram a boca de espanto. Já agora, adorava saber se são rendimentos tributados em IRS e a que taxa…
E podiam incluir uma lista dos árbitros, ex-árbitros, observadores etc cujos filhos aspiram a ser árbitros e por isso tiram cursos e alguns até andam a apitar jogos da 897ª divisão da associação da Raspa de Limão...  
Duvido que o vídeo-árbitro mude alguma coisa, porque o vídeo-árbitro só atende lances capitais. A faltinha a meio-campo, o amarelo aos dez minutos, o ataque interrompido por fora de jogo mal assinalado, a falta atacante a eito, a expulsão do técnico, tudo isso vai prosseguir para servir os interesses da malta do apito. Malta essa para quem é irrelevante saber se quem manda hoje é azul, encarnado ou verde, desde que eles (do apito) saibam a cor certa na era certa. 


comentar
24 comentários:
De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 19:43
A opinião de um Advogado sportinguista:

"Se os lampiões fossem corridos para a 2ª liga para onde acha que íamos nós? (Sim está a esquecer-se que um estúpido de um Vice presidente colocou dinheiro em uma conta de um arbitro). Os lampiões arranjariam maneira de lhes fazermos companhia e não seria muito difícil.
Fiquei desiludido com a apresentação de ontem, em termos legais infelizmente não há ali nada de indícios de corrupção nem sequer de tráfico de influências.
Pensei que fossem aparecer coisas a falar de dinheiro, viagens, casas, carros, transferências… Qualquer coisa assim.
Algumas coisas até são estúpidas, por exemplo as listas dos árbitros tornam-se publicas 1 ou 2 dias depois dos próprios árbitros terem tomado conhecimento (se acontece aqui no Algarve suponho que no resto do pais seja igual, não faria qualquer sentido ser diferente), onde existe corrupção em enviar um documento com essa informação para alguém do benfica. No máximo poderemos considerar de mau agrado/duvidoso , mas em termos legais vale zero.
Fiquei desiludido, agora é esperar que venham mais coisas a serio. Ainda espero ouvir falar em dinheiro isso sim, era de esfregar as mãos. Até não me importava de passar meses a ajudar o Sporting gratuitamente a preparar todo o processo para indiciar por corrupção o benfica."


Continuam a enfiar gelados nas testas. Está cada vez mais difícil tal o tamanho dos enfeites.


De DMarques a 14 de Junho de 2017 às 20:09
lol que ganda otário este lampiolho.

Meu, o teu cartel de carnide bem tentou levar uma situação de denuncia caluniosa para corrupção, mas como é óbvio não deu nada.
Já para não falar que o cristóvão nunca mais pode entrar sem autorização no estádio nem fazer-se sócio. Ao contrário do corrupto traficante que está à frente dos lampiões.

Os nossos avós já os conheciam de gingeira - http://sporting.blogs.sapo.pt/240109.html

Agora é vê-los a festejar o penta na 2a e dar os campeonatos da vergonha a quem ficou num muito mais suado segundo lugar


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 23:09
Lagarto, se faz favor.
PPC ainda não foi julgado na justiça desportiva. Continuam com a faca na garganta! É para continuar assim!

"Em termos desportivos PPC não foi julgado… era vice-presidente e como tal o clube tinha de ser penalizado, ainda estão para saber como".



De Leão de Queluz a 14 de Junho de 2017 às 20:14
" A COR DO DINHEIRO"
(Camilo Lourenço)
Só por coincidência é benfiquista mas não joga nestas coisas e é um craque nas Finanças.
Salvo melhor opinião penso que há matéria para investigar, os e-mails provam claramente que há tentativa de influenciar os árbitros, a sua progressão na carreira; se o Advogado Sportinguista leu com atenção esta post está lá o cerne da questão, vencimentos, prémios nacionais e internacionais; claro que um árbitro FIFA ganha mais e aí está a CARREIRA.
Julgo não ser preciso dizer mais.

SL


De Liondamaia a 14 de Junho de 2017 às 20:33
Ó senhor doutor, mas o caso do PPC não foi já julgado, o homem condenado, até está preso e vosselência quer o Sporting condenado porquê?
Pois se ficou provado que não houve qualquer contacto com o árbitro auxiliar, se ficou provado que ele desconhecia quem lhe pôs o dinheiro na conta (razões pelas quais suspeitou de armadilha que comunicou superiormente) e que, em consequência, o Sporting não era tido nem achado no assunto, diga-me, por favor, em que razões jurídicas fundamenta a sua douta opinião?

Agora o caso das denúncias de FJMarques:
ainda ninguém falou em corrupção... excepto o sô tôr e com base em quê?
A corrupção implica a existência de... (como não deve ter o Código à mão, sugiro-lhe uma pesquisa no Google, está lá tudo).

Ah, se for ao Google, aproveite para ler sobre tráfico de influências -actualize-se, homem, é agora ou nunca!


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 23:11
Julgado na justiça desportiva ainda não foi. Mas lá terá de ser.
A não ser que chamemos a essa falha, corrupção desportiva e tráfico de influências.

"Em termos desportivos PPC não foi julgado… era vice-presidente e como tal o clube tinha de ser penalizado, ainda estão para saber como".


De JHC a 14 de Junho de 2017 às 20:41
Caro advogado anónimo,
Deves ser tão advogado como eu primeiro-ministro!
Aliás deves ser tão sportinguista como Pedro Madeira Rodrigues!
Uma espécie de melancia!
Deixe que lhe diga que está tão encartilhado como um lampião e mais confuso que cego em tiroteio.
Para advogado sabe pouco daquilo que está a falar! Para piorar tem tudo detalhado na internet...
P.P.Cristóvão tentou incriminar um árbitro e não corrompê-lo. A seu "mando" um colaborador, Rui Martins, foi ao Funchal efetuar um depósito de 2.000 euros na conta do árbitro José Cardinal, para posteriormente o acusar de ter sido subornado antes do jogo Marítimo-Sporting. Após o depósito fez a denúncia e foi infantilmente "apanhado" com provas concretas.
Foi condenado à pena única de 4 anos e 6 meses de prisão, com pena suspensa por dois crimes de peculato, um de acesso ilegítimo e por denúncia caluniosa agravada do árbitro José Cardinal. Ficou também impedido de exercer durante três anos a atividade de dirigente desportivo, e obrigado a indemnizar o árbitro auxiliar José Cardinal em 40 mil euros por danos não patrimoniais. E ficou provado que o SCP nada teve haver com esta armadilha!
Agora podes voltar para o NGB e Benfica TV para apanhar mais algumas aldrabices inventadas de forma a desculpar a merda em que cada vez mais estão atolados...
JH


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 23:13
Onde está a decisão na justiça desportiva?
A justiça civil não é a mesma coisa que a justiça desportiva.
Falta qualquer coisa!! LOL!


De Simão a 14 de Junho de 2017 às 20:59
O que diz este alegado "Advogado sportinguista" é que dirá qualquer cidadão que saiba minimamente no que consiste o crime de corrupção/tráfico de influências e tenha lido os e-mails.
A verdade é que não há nada nos mails que possa servir de indício a qualquer crime de corrupção. O que há é uma narrativa ficionada de um director de comunicação, a partir de frases truncadas e fora do contexto, para alimentar suspeições arrastar o futebol para o lodaçal para onde está a ser arrastado.


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 23:15
Ora nem mais. É ele que irá parar com os costados no tribunal e responder pelos vários crimes que cometeu.


De Carlos Silva a 15 de Junho de 2017 às 00:06
Simão, eu ainda não recebi a cartilha desta semana. Importa-se de me enviar um exemplar ?


De JHC a 15 de Junho de 2017 às 09:00
Caro Simão,
Continua confuso ou a tentar confundir...
Este sermão que está a pregar só engana lampiões!
O lugar certo para ouvir amém é nos blogs lampiónicos. Lá encontra gente ao nível do Pedro Guerra para ainda acrescentar mais umas aldrabices ao discurso.
Bom feriado!
JH


De jose a 14 de Junho de 2017 às 20:59
O Anonimo do comentário anterior diz-se advogado, não sei se realmente é. Então esperava que falassem em dinheiro? Acha mesmo que nos dias de hoje fala-se em dinheiro, viagens ao telefone?

O favorecimento para si é apenas troca por dinheiro ou viagens? se for para ser promovida mais rapidamente ou apitar mais jogos ou ainda para favorecer o seu clube de coração, isto é não favorecimento?

Eu não sou advogado, mas na minha perspectiva há com a clareza da luz do dia, tráfego de influencias. Os árbitros favorecem o benfica para serem promovidos facilmente e/ou apoiar a sua equipa de coração. Pergunto este favorecimento é legal? Se é realmente advogado, esclareça-me.


De Simão a 15 de Junho de 2017 às 00:33
«tráfego de influencias»?
Sim senhor, deve ser um crime praticado na autoestrada.
Estes sportinguistas são danados para inventar crimes.


De Anónimo a 14 de Junho de 2017 às 21:21
Esse pseudo advogado sportinguista tirou o curso de Direito onde?
Não conhece o tráfico de influência?
Art° 335 do código penal
1 - Quem, por si ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, solicitar ou aceitar, para si ou para terceiro, vantagem patrimonial ou não patrimonial, ou a sua promessa, para abusar da sua influência, real ou suposta, junto de qualquer entidade pública, é punido:

a) Com pena de prisão de 1 a 5 anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal, se o fim for o de obter uma qualquer decisão ilícita favorável;
b) Com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal, se o fim for o de obter uma qualquer decisão lícita favorável.

2 - Quem, por si ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, der ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial às pessoas referidas no número anterior para os fins previstos na alínea a) é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

Patrimonial ou não patrimonial!
Depois apague tudo e continue burro...


De JRamos a 15 de Junho de 2017 às 14:49
Falta aí na história de PPC que Godinho Lopes, o pres. do Sporting na altura, fez a denúncia as autoridades, à Liga e à FPF, após ter recebido carta anónima a informar as acções de PPC.


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 20:11
Segundo Francisco J. Marques, Mário Figueiredo terá assegurado a Luís Filipe Vieira, em abril de 2014, que estaria "sempre a seu lado".

No comunicado, Mário Figueiredo explicou que no final da época 2013/14 "Luís Filipe Vieira estava profundamente desagradado, para dizer o menos, com as acusações disciplinares proferidas contra ele pela Liga".

"Eu disse ao Luís Filipe Vieira para ter calma na sequência de mais uma acusação da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga contra o presidente do Benfica. Ele estava indignado com a acusação - pela qual acabou por ser condenado - que considerava injusta, por não ter sucedido o mesmo ao António Salvador, e dizia ainda que estávamos a voltar ao tempo do 'Apito Dourado' e do favorecimento do FC Porto", referiu o antigo presidente da LPFP.

Segundo Mário Figueiredo, o organismo a que presidiu entre janeiro de 2012 e outubro de 2014, "utilizando os poderes que lhe eram conferidos pelos Estatutos e pelos Regulamentos, acusou disciplinarmente o presidente do Benfica e outros agentes desportivos do mesmo clube de forma tão repetida e competente que Luís Filipe Vieira achava que estava a ser perseguido pela Liga".

Mário Figueiredo termina o comunicado de nove pontos considerando que "só o desespero em função dos catastróficos resultados desportivos obtidos nas últimas épocas pode explicar que, mais de três anos depois e tendo existido já dois outros presidentes da Liga (...) algum clube possa querer retirar ilações do acontecido em 2014 para caracterizar o estado atual do futebol português".


De Anonimo a 14 de Junho de 2017 às 23:19
hihihihihihihihihihiihihihihiiihiihihihihiihihihi!



De chico a 15 de Junho de 2017 às 00:18
blábalá


De adepto benfiquista a 15 de Junho de 2017 às 00:44
Com todo o respeito, gostaria de convidar os caros bloggers leoninos a imaginarem uma situação que tem sido "conjurada" como se de uma solução redentora de todos os males deste mundo se tratasse: a descida de divisão do Benfica (para não dizer implosão) por cumprimento das leis "futebolisticas" em vigor e decerto bem intencionadas...

Já devem ter percebido que nutro simpatia pelo clube do outro lado da circular, mas gostava que tal facto não vos toldasse o juízo e tentassem mesmo imaginar a supracitada situação...

Estou a aqui a escrever verdadeiramente de peito aberto, podem crer!

E sou completamente sincero quando afirmo que se tal viesse a acontecer, não seria o fim do mundo, pelo menos não para mim. Felizmente tenho muitas mais coisas com que me contentar para além do Benfica em particular e do futebol em geral!

E gostaria que percebessem que o atual estado de coisas no que aos campeonatos diz respeito, não irá durar para a eternidade como é óbvio - há que pensar a longo prazo - há-de chegar o tempo do Sporting também ganhar campeonatos e o Porto igualmente...isto do Benfica ganhar 4 campeonatos seguidos aconteceu, mas de certeza que haverá uma interrupção e pode já acontecer na próxima época...

Mas vamos lá ao tal exercício de imaginação e vamos tentar perceber o que seria ver o Benfica na segunda divisão ou quiçá implodido, destruído, erradicado do mapa, qualquer coisa desse género.

E atenção! O mesmo seria válido se víssemos o Porto ou o Sporting nessa miragem verdadeiramente apocalíptica para o mundo do futebol e não só!

Imaginem lá o que seria não jogarem pelo uma menos uma temporada inteira contra um dos históricos rivais...

Imaginem o que seria uma média de assistências a menos nos estádios que ascenderia praticamente a um quarto do que foi nesta época...

Imaginem o prejuízo financeiro a todos os níveis para o futebol nacional...

Imaginem o vazio que criariam com a ausência de um rival (inimigo para outros, quiçá) que voz incendeia a paixão...

Tentem mesmo imaginar o futebol português sem o Benfica (ou o Porto e o Sporting)!

Se conseguirem, tenho pena de vós, pois não se conseguem abstrair dessa tal visão redentora...

Se não conseguirem, então dou-vos os meus parabéns, pois ainda não se afundaram nesse lamaçal que é a clubite!

E agora pensam: então mas se a corrupção for comprovada não deveria haver castigo??? Pois é, eu também acho que o crime deve ser punido, mas é aqui que entramos no dilema...

E podem ter a certeza que ninguém no seu perfeito juízo e que viva do futebol profissional em Portugal quererá um dia estar perante esse dilema!!!!

Mas como Benfiquista acredito que tudo isto só serve para manchar o nome e a marca Benfica, e que tudo isto deve ser investigado, embora sabendo que se não der em nada, quem sairá perdedor será sempre o Benfica.

Mas queremos mesmo ir por aí...?

Vamos querer reduzir o futebol português a isto?

Vamos continuar nisto...?


De Thor a 15 de Junho de 2017 às 11:44
Caro adepto, faz sentido algumas coisas que diz, e muito provavelmente, tal como aconteceu com o porto, isto acabará por ser inconsequente.
Não obstante, será terrível a sombra de corruptos/traficantes que se vai abater sobre o v/ clube, e o clube são os sócios, pena que sejam os sócios, que embriagados pelas vitorias não vejam ou não queiram ver os sinais explícitos que muita coisa de errado se passa na gestão desportiva, mas sobretudo na gestão financeira do v/ clube.
Assim sendo, há que lidar com as escolhas que fazem ou fizeram.



De Anónimo a 15 de Junho de 2017 às 12:01
A corrupção para alguns deve ser permitida se com isso a maioria do povo ignorante estiver satisfeito.
Ricos valores e principios...


De JMA a 15 de Junho de 2017 às 00:59
Excelente post. Aos comentadores sportinguistas deste post: se eu disser que sou marciano, vocês acreditam? Então por que é que acreditam num anónimo que diz que é advogado (podia dizer que é calceteiro marítimo...) e que é sportinguista. Aliás esta é outra. Oiço com muita frequência, sportinguistas, apelidarem de sportinguista, pessoas que têm feito as maiores maldades ao Sporting ou que dizem o pior do Clube! O ser-se sportinguista, não se diz pratica-se. Quem, de forma constante arrasa tudo o que se faz no Clube, quem de forma constante elogia os nossos inimigos (gostaria de dizer adversários) e desanca tudo o que se faz no Sporting, NÃO é sportinguista! Isto, é diferente de, construtivamente, se criticar o presidente ou a direcção, ou a "compra" deste ou daquele jogador, ou esta ou aquela obra. O problema é aqueles que dizendo-se sportinguistas, acham tudo mal no nosso Clube e no(s) outro(s) é tudo bom e bem feito. Esse devem mudar de camisola. SL


De Anónimo a 15 de Junho de 2017 às 12:41
O meu patrão benfiquista(fanático) não aparece há uma semana e não está doente, pelo menos doença somática(palavra bonita hoje é feriado).
Temo que vá fazer companhia ao adepto da Fiorentina, de quem disse " o gajo estava cá a fazer o que?".


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Hoje giro eu - o Rei vai ...

Vamos ter saudades dele

Porque hoje é Quarta-feir...

Leitura recomendada

A frase

Balanço dos 3 primeiros j...

Catorze passarinhos e um ...

Poucos se salvaram numa e...

Hoje giro eu - Equipa da ...

Na Mouche?

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

jogadores

benfica

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

golos

nós

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

formação

humor

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds