19 Ago 15

Sexta-feira, um árbitro português sem a menor categoria para apitar desafios importantes validou um golo do Tondela ao Sporting marcado com a mão. Esta noite, um árbitro turco supostamente qualificado para apitar confrontos na Liga dos Campeões perdoou ao CSKA um penálti claríssimo, após um defesa russo ter desviado com a mão a bola que Slimani iria disparar para a baliza.

Há mãos a mais num jogo que só devia praticar-se com os pés e a cabeça. Motivos redobrados para dar razão a quem advoga a utilização imediata da tecnologia digital em prol da verdade desportiva nos estádios europeus e o sorteio dos árbitros ao nível das competições profissionais portuguesas.

Enquanto isso não acontecer, veremos a mentira sobrepor-se por sistema à verdade. Aconteceu há dias, aconteceu há horas, acontecerá sempre.


comentar
44 comentários:
De Maria Fátima Soares a 19 de Agosto de 2015 às 01:21
Pena o blog não ter favoritos Pedro ou este seria um dos que eu guardaria com agrado! Eu foquei um outro tema no meu blog que me pareceu muito "pertinente" (ironizo, claro) na conferência de imprensa perante os russos alguém puxar o célebre problema indeminizatório ao Benfica, como se isso não fosse um assunto interno (nosso do país e dos clubes) e fosse chamado para ali, onde porventura alguns ficaram a "leste!" Enfim... Uma boa noite e boa semana!


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 10:53
Viva, Fátima. É um gosto vê-la por cá novamente. O seu blogue vai já para a nossa barra lateral.


De O- negativo a 19 de Agosto de 2015 às 15:58
Não sei como hei-de agradecer o seu carinho Pedro. Fico gratíssima por poder usufruir da sua amizade e privar consigo! Bem, haja. Há pessoas que nos acrescentam. Tornam a nossa vida mais bonita. Uma boa semana e obrigado por tudo. Fico felicíssima e orgulhosíssima deste blog! Todos que o alimentam e a minha admiração, pelo seu fundador, é clara e inequívoca. Tudo de muito bom para si em todos os campos da vida e para todos que ama!


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 17:14
Já lá está!


De pps a 19 de Agosto de 2015 às 07:52
Caro Pedro Correia,

Se acrescentar a esses dois o jogo da supertaça, em que nos roubaram um golo limpinho, podemos concluir que fomos esbulhados em todas às partidas disputadas nesta época. O que nos vale é que estamos como o aço, e temos ganho mesmo contra todas as adversidades.

Sl


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 10:51
É verdade. Em todas as partidas, sem excepção. Anulado golo limpo ao Teo Gutiérrez na Supertaça, validado um golo escandalosamente ilegal ao Tondela na primeira jornada do campeonato contra nós, perdoado ao CSKA, em Alvalade, um penálti do tamanho da catedral de Moscovo na 1ª eliminatória do 'play off'.
Cada tiro, cada melro. Temos estado sempre a jogar contra doze ou treze.


De José Manuel a 19 de Agosto de 2015 às 09:35
À próxima não se esqueça de explicar como é que o "sorteio dos árbitros" evitaria os erros de arbitragem ou faria aumentar a "categoria" dos árbitros que têm cometido erros escandalosos (como é caso do Sr. Xistra, que há muito devia ter sido despromovido, tal a incompetência que vem alardeando ano, após ano...).




De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 10:47
O sorteio dos árbitros pelo menos evitaria premiar a incompetência óbvia de alguns com o beneplácito expresso do senhor Vítor Pereira. Refiro-me a árbitros como o fatal senhor Mota dos talhos, que anulou um golo limpo ao Rio Ave, roubando-lhe a vitória no Restelo frente ao Belenenses. E ao senhor Xistra, que validou um golo totalmente irregular ao Tondela frente ao Sporting. E ao vosso querido senhor Martins, a quem faltou coragem para assinalar um penálti na Luz, logo aos 10 minutos, por evidente falta cometida pelo inevitável Luisão.


De José Manuel a 19 de Agosto de 2015 às 12:22
Com o sorteio, qualquer um dos árbitros citados poderia ser "premiado" para arbitrar os jogos mais difíceis e importantes do campeonato.

O problema é que quando se vê só para um lado, como se vê pela "lista" dos erros citados, não há árbitros que sirvam...


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 12:31
Sorteio é sorteio. Nomear árbitros sem experiência nem categoria para jogos importantes, como aconteceu nesta jornada inaugural do campeonato, já não pode ser imputado aos caprichos da sorte: é decisão deliberada do "líder" da arbitragem portuguesa.
Palas são as suas.
A propósito, ainda estou à espera que você reconheça o óbvio: que o Sporting viu um golo mal anulado contra o Benfica, que o Sporting foi prejudicado ao ver validado um golo do Tondela claramente irregular na primeira jornada do campeonato e que ontem houve um escandaloso penálti perdoado ao CSKA (como aliás bem se percebe vendo hoje a fotografia de capa do jornal A Bola).


De José Manuel a 19 de Agosto de 2015 às 14:16
A esses erros somaram-se outros a favor do Sporting, um deles com influência no resultado, como aconteceu no jogo do Tondela. Mas para o efeito, isso não interessa nada...


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 14:30
Único com influência no resultado foi o "golo" do Tondela. Até um cego vê que foi ilegal.
Nessa altura, recordo, já o Sporting vencia por 1-0. É incrível como vocês não reconhecem isso.


De Francisco a 19 de Agosto de 2015 às 11:18
Caro Pedro,

se nao tivessemos JJ como treinador, e Bruno de Carvalho como Presidente, estava já praticamente decidida uma epoca, e tao fácil que é.

se nao temos a segurança que o nosso Presidente nos dá, e se nao tivessemos uma equipa compacta como JJ o faz, já tinhamos perdido um titulo, Supertaça, ja tinhamos perdido pontos no campeonato, e iamos mais descontrolados e desmoralizados para a segunda mão de acesso à Champions(que é fundamental para esta epoca) em casa do adversario.

como este ano, foram muitos outros assim, e facilmente o SPORTING estava fora da luta e nao chateava ninguem.

depois, com a orquestra da comunicacao social, e antes de muitos SPORTINGUISTAS (e finalmente muitos acordaram no sentido de nao agir por impulso a toda e qualquer noticia sobre o nosso SPORTING, mas ainda ha muitos que vão na cantiga) transformavam essas derrotas em lutas internas fazendo com que os adeptos em vez de criticaram o que vem de fora, criticavam o que estava dentro, e assim se ia destruindo o SPORTING.

mudar isto como?

SL



De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 11:50
Para já, Francisco, podia ser mudada a mentalidade de vários sportinguistas que continuam a rogar pragas ao presidente, a resmungar contra o treinador e a suspirar pelo regresso aos trinta anos anteriores, em que não ganhámos quase nada.


De Francisco a 19 de Agosto de 2015 às 12:29
a esses chamam-se melancias...

mas ja estao quase em vias de extinção!!!

agora o que está na moda é o melão.

um abraço

SL


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 13:52
Eheheheh... é verdade, Francisco. Os jarretas que o digam.


De Valdemar a 19 de Agosto de 2015 às 13:49
Calma, amigo Francisco.

Eles fariam painéis televisivos a analisar a crise leonina.

E diriam, inclusivé os representantes encarnados nesses programas, que era necessário um Sporting forte no campeonato português.


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 13:53
Na véspera de cada jogo do Sporting poderemos sempre contar a partir de agora com novas manchetes destinadas a desestabilizar a equipa. Limpinho, limpinho.


De Lotário Sepúlveda a 19 de Agosto de 2015 às 13:53
"E ao senhor Xistra, que validou um golo totalmente irregular ao Tondela frente ao Sporting"

o mesmíssimo e, já agora, um bem conhecido adepto lagarto, senhor Xistra que com um novo e DUPLO ERRO entregou de mão beijada - irregularidade no lançamento lateral e transformação de falta atacante, por entrada de pé em riste, numa "grande penalidade bem TRABALHADA" - a vitória e os 3 pontos ao Sporting

o Xistra é só MAIS um mau árbitro que compensou o erro inicial, com 3 (TRÊS) ERROS A BENEFICIAR o Sporting

- p.s.-

nem imagino como é que os donos da "verdade" desportiva, ainda não exportaram a supina ideia do 'sorteio' (!?!) de árbitros

espanhóis, franceses, italianos e romenos, austríacos, húngaros, checos, eslavos, polacos, alemães ou até mesmo ingleses, não abrem a pestana (nem a mente)

são uns perfeitos estúpidos que não atingem o brilho da 'brilhantíssima ideia' dos dragartos

o rapazola lagarto por crer na repetição da 'estória' à época e senil grifo pelo regresso ao brilho doirado do apito

o dono da "verdade" doirada até afirmava que "os toiros é que são sorteados"

viva o 'sorteio' e os seus erros (desde que a favor)

viva a hipocrisia viva a coerência


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 13:57
Os lampiões querem que tudo se mantenha como está. Como eu os compreendo. Sobretudo depois do que aconteceu no ano passado em que foram campeões dos jogos contra dez.


De Lotário Sepúlveda a 19 de Agosto de 2015 às 16:26
não é que tu, como é ÓBVIO, (uma palavra tão do teu agrado) não tenhas compreendido, mas, para mais fácil apreensão, repito-me e repito-te, MUI - TO, mas mesmo muito, DE - VA - GA - RI - NHO

"espanhóis, franceses, italianos e romenos, austríacos, húngaros, checos, eslavos, polacos, alemães ou até mesmo ingleses, não abrem a pestana e resolvem todos os ERROS que também deverão acontecer no seu (deles) Futebol

são uns perfeitos estúpidos que não atingem o brilho da 'brilhantíssima ideia' dos dragartos"

começaste bem com a oferta, bem TRABALHADA (JJ dixit) dos 3 pontos, numa 'grande penalidade' à Xistra

para que a 'estória' da última vez em que foram campeões se repita, SÓ JÁ, ficam a faltar 18 ou 19 penáltis

a grande maioria falsos e 2 (dois) destes, na Luz, quando a 10 minutos do fim perdias por 2 a 0 e ficavas a abanar com a derrota

o que tu - e restantes adeptos dos vigários que presidem aos toldos de praia da Madalena e do Dafundo - queres sei eu

- p.s. -

não me venham atirar com areia para os olhos com 'sorteios' completamente condicionados, e à presença na roleta de árbitros pré-escolhidos

deixem de ser hipócritas

- p.s. 1 -

pessoalmente, estou-me nas tintas, para o lagarto (com mais anos de sócio que tu e o rapazola das claques juntos) que tal como o andrade que é o seu ajudante de campo, foi ELEITO para o CA da F.P.F. dominada pela cúria papal e em que todos (ou quase) se passeiam em automóveis fornecidos pelo homem do roupão.


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 17:11
Sei bem a que se deve essa azia: ao facto de o Sporting ter vencido os dois mais recentes troféus do futebol nacional: a Taça de Portugal (a 31 de Maio) e a Supertaça (a 9 de Agosto).
Como é ÓBVIO.


De Lotário Sepúlveda a 19 de Agosto de 2015 às 17:40
o 4º ou 5º ou 6º árbitro, também não sei quantos são - (;-P) - deveria ter visto

http://bnrb.meiamarca.com/

concordo com o JJ, num caso e noutro

- p.s. -

e que tal propor os 3 que estão a mais, a 'apitar' os jogos pela televisão

ou não dará jeito à vossa "verdade"?


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 20:22
Vocês fogem da utilização dos meios tecnológicos no apuramento da verdade desportiva como o diabo foge da cruz.
Percebo-vos muito bem.


De Lotário Sepúlveda a 20 de Agosto de 2015 às 10:56
quem...!?! o clube que nos plagia em tudo!?!

até na "Missão Pavilhão" nos seguiu as pisadas de há vinte anos !?!

o Clube de quem vocês têm uma incomensurável INVEJA, o vosso inalcançável émulo, Sport Lisboa ... e BENFICA, nunca será contra

e mais uma vez, como p. e. na célebre "jaula", será o pioneiro em Portugal

já vós, como pirómanos não tendes rivais





De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2015 às 22:13
A "jaula" é imposição da Liga para esta época nos jogos com mais de 35 mil espectadores.
Só um fanático como você faz de conta que não sabe disto.


De Lotário Sepúlveda a 19 de Agosto de 2015 às 18:08
em mim o 'abandono' não deixou quaisquer marcas
no bom funcionamento biliar e sou daqueles que julgam saber o que se foi passando desde Janeiro para cá.
só tem que não morder a mão que lhe deu de comer e resolver os problemas com quem o 'segurou' e lhe deu TODAS as condições para ser conhecido na Europa e ambos saírem vencedores

se Jesus tivesse aceite a mescambilha que um asqueroso catraio lhe propôs, era eu, um dos muitos que o pregava na cruz pendurado pelo 'tintins'.

assim e por que aprecio o bom futebol resta-me dar-lhe os parabéns pelo bom jogo de ontem e esperar que faça o mesmo que no Moreirense, Belém ou Braga ou ainda melhor, no Felgueiras



De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 20:24
Prepare-se já para lhe dar os parabéns pela conquista do campeonato. Limpinho, limpinho.


De Lotário Sepúlveda a 19 de Agosto de 2015 às 22:34
para isso vir a acontecer, terá de fiar fino, muito mais fino

veremos quanto tempo demora o jogo da 'máquina de lavar' a fazer TILT
muito me rirei se não passarem o 'play-off'

se vos bastasse a génese delirante e a inveja crónica, seriam heptacampeões (ou mais, sei lá), a cada meia-dúzia de anos


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 23:47
Vocês sem o Jesus vão passar mais vinte anos sem ganhar nada de jeito. Preparem-se.


De Rudolfo Dias a 19 de Agosto de 2015 às 14:22
Isto é o resultado de uma cabala internacional desencadeada pelo grande LFV para desestabilizar o pequeno scp. Caramba, o poder que o homem tem! Como vocês desejariam ter o grande LFV a presidente em vez do Peter Griffin.


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 14:31
Como vocês desejariam ter Jesus de volta. Trocavam-no já por dez Vieiras.


De Passos Dias Aguiar a 19 de Agosto de 2015 às 19:45
Elucide-me sff, o lfv de que fala é aquele condenado de delito comum, cujo passado desportivo anterior era ser sócio, com direito a tribuna, do fcp ?


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 20:32
O melhor é perguntar ao Mr. Burns.


De Rudolfo Dias a 19 de Agosto de 2015 às 21:43
Caro Passos Dias Aguiar Mota, o grande LFV de que eu falo é o senhor BICAMPEÃO, que conquistou em dois anos mais títulos que o vosso clube em 30.


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 23:48
O bicampeão sempre foi do Sporting e mora em Alvalade.


De Fernando Albuquerque a 19 de Agosto de 2015 às 19:38
Prezado Amigo Pedro Correia

Como eu admiro a sua paciência em dialogar com pessoas que apenas o vermelho existe no arco-íris.

O SCP foi beneficiado em Tondela ! Espantosa afirmação de gente que sofre do síndroma da mania da grandeza. O PRIMEIRO GOLO do SCP não existiu, o golo do Tondela foi limpinho, limpinho e o segundo do SCP foi irregular, ou seja o SCP beneficiou de erros do apitador ! Está tudo dito.

Haja paciência e pachorra para aturar gente desta dimensão, onde a matemática não é o seu forte, ou seja 1 + 1 - 1 = a zero. Porreiro.

Um abraço Fernando Albuquerque


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 20:37
Caro Fernando Albuquerque:

Eles andam órfãos de Jesus. Vieira pede-lhes que idolatrem Vitória, mas eles não resistem a cantar o faduncho 'Ó tempo volta para trás'.
Eles sabem bem que não terão vitórias com Vitória. Só tinham vitórias com Jesus. E qualquer dia viram-se contra Vieira.
Fiquemos a assistir. Vai dar-nos algum gozo.

Um abraço.


De José da Xã a 19 de Agosto de 2015 às 20:45
Esqueces-te, amigo Pedro, que uma das empresas patrocinadoras da Champions League é a...Gazprom. Que vem, como tu muito bem sabes, da Rússia.
Ou achas que o caso do Shalke foi mera coincidência?
Sei que o Sporting é melhor que o CSKA. Muito melhor. E isto não tem nada de chauvinismo. Estive ontem no estádio e percebi que o Sporting não ganhou por muitos porque... o árbitro não deixou.


De Pedro Correia a 19 de Agosto de 2015 às 23:53
Pois é, meu caro: temos de jogar contra doze. Ou treze. Ou mesmo catorze. O campo está sempre inclinado...
Foi assim na Supertaça, em que o senhor Sousa nos anulou um golo limpo.
Foi assim na primeira jornada da Liga, frente ao Tondela, com o senhor Xistra a validar um golo escandalosamente ilegal da equipa nossa adversária.
Foi agora assim, contra o CSKA, com o turco a gamar à grande... e à russa. Deve ter gás à borla lá em casa.

Apesar de tudo isto, estou confiante de que passaremos à fase seguinte. E até podemos ganhar em Moscovo.


De Rudolfo Dias a 20 de Agosto de 2015 às 18:26
Foi porque o árbitro não deixou ou porque o Doumbia não quis? O CSKA teve, tirando os golos, as duas ocasiões mais claras do jogo.


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2015 às 22:15
O CSKA demonstrou ser uma boa equipa... de andebol. Só isso.


De José da Xã a 21 de Agosto de 2015 às 00:26
O cidadão continua a entrar por esta casa que não é sua só para dizer imbecilidades.
Foi óbvio o penalti sobre um tipo qualquer do seu clube no Algarve, mas nunca é a favor do Sporting.
Eu conheço alguns oftalmologistas que tratariam desse seu problema... de visão.
Trate-se... que ainda vai a tempo!


De Pedro Correia a 21 de Agosto de 2015 às 22:37
Excesso de Sagres, meu caro. Ele faria bem em mudar de marca.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Comissão Arbitral

O ideal

Os nossos comentadores me...

Palmarés leonino (9)

Recado ao presidente da M...

Da necessidade de pôr fim...

Grande Gelson

Os nossos comentadores me...

A coisa até estava a corr...

Cotovelite

Arquivo

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

árbitros

clássicos

golos

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds