20 Jan 12
Pontos nos i
Francisco Mota Ferreira

Não vale a pena disfarçar. Ontem não correu bem. Para além de tudo o que se passou, a insistência de Bojinov em fazer asneira, num penalty que podia ter virado o jogo a nosso favor, lançou a polémica no balneário e no Clube.

Continuo a acreditar no Sporting e sei que já me deu muitas alegrias. E felizmente o Sporting é muito mais do que jogadores que não sabem o que é jogar em equipa.

O Sporting tem de ser muito mais do que as tricas de café e da instabilidade criada por pessoas que, passados estes meses todos, ainda não perceberam que o Clube tem uma Direcção, uma Equipa e um Treinador.

 

Não está a correr bem? Claro que não está. Adepto que se preze quer o seu Clube a ter vitórias e a dar alegrias. Mas continuo a acreditar, mesmo que este seja um projecto a médio prazo. Tal como na cozinha, jantares feitos à pressa dão sempre mau resultado.

Sei também que a euforia inicial do Campeonato não duraria para sempre. Uma equipa nova precisa de tempo, calma, serenidade e (do) Paciência. Não sou um defensor incondicional de nenhum treinador, mas acho que o Domingos ainda merece um voto de confiança. Acredito que tem um caminho, uma estratégia e um rumo.

Mas, como sabemos tão bem, muitas vezes as chicotadas psicológicas são usadas como os caminhos mais fáceis de seguir, em vez de mandar embora jogadores que podiam estar dedicados ao bilhar que o resultado seria o mesmo.

 

Não fui ao jogo, mas parece que ontem alguns tontos de serviço já acenaram com lenços brancos. Não sei o que augura o futuro, mas confesso-vos que ficaria muito triste de ver Domingos a sair e brilhar noutra equipa. E, já agora, que estamos numa onda de pedidos, será que os críticos do costume podiam estar calados ou falar em fóruns próprios, e dar alguma serenidade para que esta Direcção possa trabalhar? Nas próximas eleições podem tentar a vossa sorte e deixar de ser treinadores de bancada….


comentar
2 comentários:
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2012 às 17:20
A prova de que o Sporting ainda não tem uma estrutura consolidada é toda a instabilidade dentro e fora da equipa. Uma vez consolidada a estrutura, o plantel e equipa técnica terão outra estabilidade e os adeptos mais confiança nos momentos menos bons. Mas só vitórias podem consolidar a estrutura.

O nosso melhor período da época coincidiu com uma altura em que os nossos rivais perderam pontos. Isso deu alento aos nossos, que já tinham uma atraso considerável, mas entretanto os outros conseguiram estabilizar (recorde-se como se aventava que Jorge Jesus não chegava ao Natal, e Vítor Pereira também esteve na corda bamba), depois o Sporting perdeu a hipótese de assumir a liderança na Luz, foi caindo e a partir daí corre o risco de ver desmoronar toda a época se não mudar de atitude rapidamente. Acho que houve uma má gestão de expectativa da parte do Godinho Lopes e principalmente Eduardo Barroso (um desastre a falar). Teria sido tudo mais fácil se estes estivessem estado calados. Para já não falar em pessoas a quem a comunicação social apostada em prejudicar o clube continua a dar voz, e estes não resistem ao "palco". Porque é que se fala tanto no Sporting?

Veja-se como os rivais quando perdem uma competição focam-se logo nas outras e estancam a sangria. Não ameniza a perda do campeonato, mas ao menos o que podem fazem por ganhar, até para não deixar que o adversário ganhe. Quantas épocas houve em que o porco não ganhou nada em trinta anos? Duas ou três. Aqui, a regra é quando o campeonato começa a correr mal entra-se em parafuso e perde-se tudo num mês. É uma precariedade que não se vê noutros lados. Enquanto o Sporting (dirigentes, atletas e adeptos) não conseguir lidar com a adversidade, não vai ganhar com regularidade.

A equipa tem de estabilizar, tem de ganhar já em Olhão, tem de fazer tudo para ir à final das Taças e depois vamos ver como decorre o campeonato. Um dos rivais pode claudicar. Mas se o Sporting se deixar ir abaixo, vai deixar o porco e o carnide à vontade e ainda corre o risco de ter o Braga e o Marítimo passar à frente.


De AV a 20 de Janeiro de 2012 às 18:16
"muitas vezes as chicotadas psicológicas são usadas como os caminhos mais fáceis de seguir". Neste caso está a ser usado Bojinov como a forma mais fácil de desviar as atenções do real problema do Sporting. Que cometeu um erro grave é verdade, mas cometeu porque o deixaram, porque o Sporting está sem uma linha firme de comando. E não é com castigos que se mostra a firmeza do comando. A liderança não é necessariamente o mesmo que autoridade, tem muito mais a ver com firmeza, clareza e confiança. E isso nada tem que ver com 6 meses "apenas". Tem a ver com as pessoas e a forma como são conduzidas. Até porque a estrutura é composta essencialmente por pessoas que já tinham estado no Sporting, não são totais desconhecedores do que é estar num clube de futebol. Domingos tem provavelmente o melhor ambiente, melhor plantel e as melhores condições que um treinador teve no Sporting nos últimos 5/6 anos. Para mim, ainda está limiar da oportunidade, mas se não deixa de fazer disparates atrás de disparates técnico-tácticos (acredito que esteja também ele na sua fase de adaptação e aprendizagem), se não se assume como o líder da equipa e se de uma vez por todas não deixa de se queixar dos jogadores (vitor pereira do porto passou por maus momentos esta época, mas nunca se queixou dos jogadores como domingos faz há 4 jogos seguidos, o que começa a ser anedótico e contraproducente) então terá os dias contados no Sporting. Se está na fase de adaptação a uma nova realidade (clube grande que tem que jogar sempre para ganhar ao contrário do que fez na carreira toda em que sempre jogou em contra ataque) então tem que dar corda aos sapatos e acelerar essa adaptação. O Sporting precisa e merece esse esforço da parte de domingos.
Parabéns pelo blog.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Fanfarronice ou será que ...

Prognósticos antes do jog...

Os nossos comentadores me...

Leoas às sextas

A minha costela Jota Jota

Pontos nos is.

A Europa e o Vida

Esperança

Irritação

Arquivo

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

memória

comentários

selecção

bruno de carvalho

leoas

vitórias

prognósticos

há um ano

jorge jesus

campeonato

balanço

slb

arbitragem

benfica

mundial 2014

jogadores

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

euro 2016

árbitros

ler os outros

futebol

golos

clássicos

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
134 comentários
132 comentários
114 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds